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Atraso de ponto por gerenciador

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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    GTi-T
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    #1

    gostaria que e o pessoal mais :^^: aí disse quanto geralmente atrasa o ponto do seu carro na fase turbo (por gerenciador).

    tipo bem deste estilo aqui por exemplo:

    para cada 0,1bar atraso 1 grau. meu carro tem 8,5 de taxa, pistão forjado e roda no álcool com 15 de inicial.

    isso foi um exemplo. não adianta falar atraso tanto porque depende da config de cada carro.

    vamos lá pessoal contribuam aí

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      Ricardo
      escreveu em última edição por
      #2

      olha, o valor exato mesmo, sinceramente… eu nao sei.

      anteriormente, quando andava de meg, eu sei que a 6000 rpm, atrasava 8 graus.

      hoje, com o unidesign, eu fui avan?ando a regulagem de atraso ate sentir que o carro ficou xoxo, depois fui voltando aos poucos. pela posi?ao do trim-pot, deve estar entre 6 e 8 graus de atraso, mais ou menos.

      ambas as condi?oes andando com 1,0 bar.

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      • ? Offline
        ? Offline
        Visitante
        escreveu em última edição por
        #3

        gostaria que e o pessoal mais :^^: aí disse quanto geralmente atrasa o ponto do seu carro na fase turbo (por gerenciador).

        tipo bem deste estilo aqui por exemplo:

        para cada 0,1bar atraso 1 grau. meu carro tem 8,5 de taxa, pistão forjado e roda no álcool com 15 de inicial.

        isso foi um exemplo. não adianta falar atraso tanto porque depende da config de cada carro.

        vamos lá pessoal contribuam aí

        [snapback]455308[/snapback]

        procure um tópico meu no mão na graxa onde mostrei um aparelho q fiz pra saber com qto de ponto o motor esta a x rpm com x de pressão.

        1 Resposta Última resposta
        • R Offline
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          Ricardo
          escreveu em última edição por
          #4

          procure um tópico meu no mão na graxa onde mostrei um aparelho q fiz pra saber com qto de ponto o motor esta a x rpm com x de pressão.

          ka, aquilo lá funciona legal em carburado, onde o avanco é determinado somente em funcao da rotacao… no injetado teria que fazer mais coisa para conseguir ler o ponto final...

          1 Resposta Última resposta
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            Visitante
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            #5

            ka, aquilo lá funciona legal em carburado, onde o avanco é determinado somente em funcao da rotacao… no injetado teria que fazer mais coisa para conseguir ler o ponto final...

            [snapback]455389[/snapback]

            sim, pra carburado ele serve perfeitamente.

            acredito que no injetado ta daria pra usar com algumas adaptações como mandar ar pressurizado tb pro map do carro.

            quais sensores (sem contar o de detonação) do injetado que alteram o ponto de acordo com a pressão do turbo?

            1 Resposta Última resposta
            • ? Offline
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              #6

              gostaria que e o pessoal mais :^^: aí disse quanto geralmente atrasa o ponto do seu carro na fase turbo (por gerenciador).

              [snapback]455308[/snapback]

              se me lembro bem esta algo assim:

              com 1 bar = 31?

              com 1,7 bar = 25?

              com 2,5 bar = 22?

              1 Resposta Última resposta
              • O Offline
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                overspeed
                escreveu em última edição por
                #7

                quais sensores (sem contar o de detonação) do injetado que alteram o ponto de acordo com a pressão do turbo?

                [snapback]455399[/snapback]

                depende da central…

                posição da borboleta

                temperatura do ar

                temperatura da água

                map (ou maf)

                1 Resposta Última resposta
                • ? Offline
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                  escreveu em última edição por
                  #8

                  depende da central…

                  1. posição da borboleta

                  2. temperatura do ar

                  3. temperatura da água

                  4. map (ou maf)

                  [snapback]455416[/snapback]

                  1 - abertura total sempre - simples de resolver, basta acelerar tudo, usando a condição de potência total

                  2 - imagino que tenha como fixar um valor constante pra fzr a leitura de ponto, nem q seja com uma resistencia no lugar do sensor. ou algo do genero que fixe um valor entre m?dio -> de risco

                  3 - idem ao item 2, e até é mais facil bastanto o motor estar na temp. normal de trabalho, ja que ninguem sai socando o po com o motor frio ou super-aquecido

                  4 - o map trabalha recebendo pressão do turbo, certo? então o aparelhinho la q fiz pode mandar pressão pro map do carro junto com o map do atrasador de ponto.

                  correto?

                  1 Resposta Última resposta
                  • R Offline
                    R Offline
                    Ricardo
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    1 - abertura total sempre - simples de resolver, basta acelerar tudo, usando a condição de potência total

                    oloco, tem jeito nao… o giro vai subir ate o corte nessa condicao...

                    4 - o map trabalha recebendo pressão do turbo, certo? então o aparelhinho la q fiz pode mandar pressão pro map do carro junto com o map do atrasador de ponto.

                    tai uma duvida que sempre tive. considerando que o gerenciador ja tem clamper de map, sera que o proprio clamper ja nao forca tensao maxima no mapo ou ele drena o excesso de tensao?

                    1 Resposta Última resposta
                    • F Offline
                      F Offline
                      Fahrell
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      qualquer bom clamper limita a tensao apos um determinado limite…

                      ele nao deve interferir no sinal ate o limite deseajdo...

                      ou seja, ele nao joga carga maxima no sensor e sim evita que o sensor chegue ou ultrapasse o valor maximo...

                      1 Resposta Última resposta
                      • ? Offline
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                        escreveu em última edição por
                        #11

                        oloco, tem jeito nao… o giro vai subir ate o corte nessa condicao...

                        [snapback]455437[/snapback]

                        ah ricardo, por favor né…

                        acelera até o talo, lá o ponto e solta a borboleta. não tem complicação em fzr isso, é coisa rapida, da pra ler antes de cortar nem que conte com a ajuda de mais uma pessoa.

                        to querendo achar uma solução que nem é pra mim (ja q meu turbo é carburado e não tem esse problema), então vamos tentar simplificar as coisas o máximo possivel, com boa vontade e mente aberta.

                        1 Resposta Última resposta
                        • ? Offline
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                          escreveu em última edição por
                          #12

                          se todo pessoal que tem carro injetado parasse pra pensar numa solução, ela apareceria. gente que manja tem de monte, só resta correr atras das soluções, nunca se acomodar.

                          brasileiro é um povo extremamente criativo, acima da média.

                          1 Resposta Última resposta
                          • G Offline
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                            GTi-T
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            apesar da discussão, sadia até, ninguém respondeu a pergunta que eu fiz.

                            tem gente que usa fueltech, usa turbo link, e afins.

                            quero saber quando esses usuários criam os mapas para a fase turbo, quanto eles atrasam o ponto em média para cada 0,1bar. somente isso.

                            1 Resposta Última resposta
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                              #14

                              apesar da discussão, sadia até, ninguém respondeu a pergunta que eu fiz.[snapback]455491[/snapback]

                              o q podia eu respondi.

                              http://www.preparados.com.br/forum/index.p…ndpost&p=455403

                              serve como uma referencia de ajuste.

                              1 Resposta Última resposta
                              • G Offline
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                                #15

                                o q podia eu respondi.

                                http://www.preparados.com.br/forum/index.p…ndpost&p=455403

                                serve como uma referencia de ajuste.

                                [snapback]455502[/snapback]

                                vamos esperar a galera das program?veis tão queridas se pronunciarem.

                                ? uma resposta fácil de se fornecer. a não ser que o pessoal não queira fornecer os segredos de sua preparação .

                                1 Resposta Última resposta
                                • O Offline
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                                  #16

                                  caio, o que vc pode fazer ?:

                                  1 - usa um tps externo pra simular que é wot, mas lembrem-se de que tem curvas diferentes de wot pra meia carga em algumas injeções… e as correções de temperatura do ar (a mais importante) mexem de forma diferente

                                  2- temperatura da água - normal...entre uns 90 e 100?c normalmente a correção é 1 , ou seja não corrige

                                  3- temperatura do ar... aí pega porque cada central tem uma de refer?ncia onde não existe correção, acima disso abaix ao ponto...abaixo disso a partir de um certo valor começa a acrescentar ponto e não é linear.

                                  algumas centrais se referenciam a 25?c outras a 40?c..depende tem que pesquisar porque num lembro o valor de todas ..ali?s nem sei com certeza o valor de todas.

                                  4- map é moleza...basta desconectar ele do coletor que marcar? sempre a pressão atmosf?rica próxima ao que será encontrado com plena carga.

                                  qto a pergunta do amigo a resposta é não tem regra... por exemplo até 0,5bar eu costumo não tirar ponto em nenhuma situação dependendo do motor/taxa , a partir da? eu tiro, mas depende da taxa, pressão e uso ..se for um carro pra ficar andando forte na estrada, seguran final, etc tiro mais do que um carro que vai ser usado só pra espetar marcha de farol a farol... se tem cambio curto e tem cambio longo ... se é pesado, se é leve tudo isso conta.

                                  snme a msd padroniza o atraso pra 1? por cada 3 psi isso pra taxa de 8,5 a 9:1 e usando gasolina (ou seja num chega a usar nem 0,7bar ma maioria dos casos)...bom olhar no site dela e confirmar os valores que posso ter errado grossamente porque num considero um valor normal pro brasil onde se tem alcool na gasolina e na maioria das vezes usa...ehehe alcool...

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • D Offline
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                                    daniel_fabricio
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                                    #17

                                    o que dá pré fazer nos injetados (pelo menos no ap):

                                    1. arranja outro map, desconecta o chicote do original do carro e deixa pré atmosfera (ele vai ler 1 bar)

                                    2. arranja outro tps, com chave de fenda gira ele todo a ponto de simular plena carga

                                    3. trava o acelerador em 3mil rpm usando um toco de madeira ou algo assim

                                    4. pega uma seringa e monta um uns niples em t um sistema que você pressuriza o map do gerenciador e um manometrozinho para ver o que vem de pressão pelo relógio.

                                    5. pega pistola de ponto lá no motor e vai subindo pressão pela seringa até a pressão final desejada e acerta o ponto te?rico … nos gerenciadores que usam rampa de atraso de ponto tipo pressão x rotação funciona bem.

                                    6. sai pré rua e faz acerto fino.

                                    over, o meu gerenciador atual (hardware) você apenas faz um cortinho no fio do map que sai da central e liga o fiozinho do hardware... mede com mult?metro com motor desligado mas chave ligada a corrente que vem naquele fio, e tira 0,05 volt, isso é o suficiente para o map não gravar erro de map positivo .

                                    mas o melhor jeito ainda é o dinamometro.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • G Offline
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                                      #18

                                      caio, o que vc pode fazer ?:

                                      1 - usa um tps externo pra simular que é wot, mas lembrem-se de que tem curvas diferentes de wot pra meia carga em algumas injeções… e as correções de temperatura do ar (a mais importante) mexem de forma diferente

                                      2- temperatura da água - normal...entre uns 90 e 100?c normalmente a correção é 1 , ou seja não corrige

                                      3- temperatura do ar... aí pega porque cada central tem uma de refer?ncia onde não existe correção, acima disso abaix ao ponto...abaixo disso a partir de um certo valor começa a acrescentar ponto e não é linear.

                                      algumas centrais se referenciam a 25?c outras a 40?c..depende tem que pesquisar porque num lembro o valor de todas ..ali?s nem sei com certeza o valor de todas.

                                      4- map é moleza...basta desconectar ele do coletor que marcar? sempre a pressão atmosf?rica próxima ao que será encontrado com plena carga.

                                      qto a pergunta do amigo a resposta é não tem regra... por exemplo até 0,5bar eu costumo não tirar ponto em nenhuma situação dependendo do motor/taxa , a partir da? eu tiro, mas depende da taxa, pressão e uso ..se for um carro pra ficar andando forte na estrada, seguran final, etc tiro mais do que um carro que vai ser usado só pra espetar marcha de farol a farol... se tem cambio curto e tem cambio longo ... se é pesado, se é leve tudo isso conta.

                                      snme a msd padroniza o atraso pra 1? por cada 3 psi isso pra taxa de 8,5 a 9:1 e usando gasolina (ou seja num chega a usar nem 0,7bar ma maioria dos casos)...bom olhar no site dela e confirmar os valores que posso ter errado grossamente porque num considero um valor normal pro brasil onde se tem alcool na gasolina e na maioria das vezes usa...ehehe alcool...

                                      [snapback]455539[/snapback]

                                      e o que você sugere num gol gti quadrado, com lejetronic com ezk original, ponto inicial em 18, com cambio ps, pistão forjado, 8,5 de taxa e rodando no álcool e sem intercooler, usado para segurar de final na estrada mesmo? eu acho que a gente tem que prever tudo, sempre o caso mais severo.

                                      seria legal 2 graus por 0,1bar? estaria atrasando mais do que esse dado que você passou.

                                      o fato de se ter álcool na gasolina é melhor ou pior?

                                      e o carro que roda no álcool? não deveria atrasar menos do que um com gasolina, visto que a gasolina queima mais fácil?

                                      estou falando tudo em relação a apms.

                                      mesmo assim acho que esse post vai morrer. o pessoal ou deconhece ou vai esconder o jogo.

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                                        #19

                                        olha ai gente, estamos chegando a algum lugar.

                                        1 Resposta Última resposta
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                                          #20

                                          qto a pergunta do amigo a resposta é não tem regra… por exemplo até 0,5bar eu costumo não tirar ponto em nenhuma situação dependendo do motor/taxa , a partir da? eu tiro, mas depende da taxa, pressão e uso ..se for um carro pra ficar andando forte na estrada, seguran final, etc tiro mais do que um carro que vai ser usado só pra espetar marcha de farol a farol... se tem cambio curto e tem cambio longo ... se é pesado, se é leve tudo isso conta.

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