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Fechando o motor. honda civic d16z6.

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  • V Offline
    V Offline
    vtr.
    escreveu em última edição por
    #1

    fala galera do pp, tudo em paz ?

    sou membro bem das antigas e cá estou de volta com algumas dúvidas.

    tenho um coupé 95, motor d16z6 at… comprei ele a pouco tempo e nesse pouco tempo já começou a aquecer. retirei o cabeçote e o porco do antigo dono colocou junta de papel. pois bem, percebi que nas camisas havia um relevo considerável, então decidi abrir o trem todo e fazer de cima abaixo.

    ao retirar as bronzinas, o vira estava bem riscado e as bronzinas bem judiadas também.

    enfim, eu estava preparado para fazer somente a parte de cima, inclusive importei as peças originais para fazer somente a parte de cima, porém acho que agora não é hora de parar no meio do caminho.

    enviei tudo para retífica e deve estar voltando esta semana.

    algumas dúvidas:

    • não terei tempo para importar pistões, bronzinas e bomba de óleo originais. pesquisei bastante e ouvi falar bem de takao, vocês recomendam ?

    • na montagem das bronzinas de biela e vira, devo passar óleo limpo nas 2 faces dela, ou somente na parte de dentro é pesquisei em muitos lugares e não cheguei a um consenso.

    • sobre a posição dos anéis, alguém pode dar uma luz é tenho a imagem do manual técnico, mas me deixou mais confuso ainda rs.

    É o primeiro motor que estou fazendo na vida. comprei um torquímetro sata ( ouvi falar que é um dos "melhores" para amadores ), cinta de anéis, alicate expansor de anéis... acho que estou no caminho certo. qualquer sugestão ou crítica é bem vinda.

    obrigado !!! :tongue:

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    • W Offline
      W Offline
      WallacePco
      escreveu em última edição por
      #2

      bom quantos os anéis siga o recomendado pelo fabricante, não tem erro !

      explicando é complicado, porém existem vídeos de montagem de motor na internet que pode ser muito útil para você !

      1 Resposta Última resposta
      • B Offline
        B Offline
        bruno_bgs
        escreveu em última edição por
        #3

        na grande maioria os anéis podem ser montados da seguinte maneira…. imagine que o pistão é um relógio..., e as aberturas dos anéis são os ponteiros, você monta 1 as 10hs outro as 14hs e outro as 18hs e boas

        1 Resposta Última resposta
        • M Offline
          M Offline
          Milan
          escreveu em última edição por
          #4

          qual a diferenca de jogar oleo dos 2 lados?

          1 Resposta Última resposta
          • V Offline
            V Offline
            vtr.
            escreveu em última edição por
            #5

            @milan, não sei. mas uma coisa que reparei vendo vários vídeos na internet… é que eles só passam óleo no munhão e no moente do vira... nunca biela e nem no bloco...pode ser coincidência, mas isso me chamou atenção.

            wallace e bruno, obrigado pelas opiniões.

            como eu faço pra fazer o upload de uma foto no fórum é queria mandar a parte do manual que fala sobre a posição dos anéis.

            1 Resposta Última resposta
            • R Offline
              R Offline
              rbsmontemor
              escreveu em última edição por
              #6

              eu passo somente no munhão e na face da bronzina que "entra em contato" com o vira.

              nas "costas" não passo nada, só limpo bem.

              1 Resposta Última resposta
              • F Offline
                F Offline
                Fabio Lima
                escreveu em última edição por
                #7

                tambem nao lubrifico ali nas costas de bronzina nao. ali nao se move ( caso se mova é pq ferrou tudo ).

                1 Resposta Última resposta
                • V Offline
                  V Offline
                  vtr.
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  bom, fechei o bloco hoje, tudo torqueado, limpo, lubrificado, etc.

                  so estou com um dúvida final antes de montar o cabeçote. o motor ta pesado demais pra girar na mão. mesmo sem o cabeçote ( sem compressão ) , consigo girar na chave catraca, mas preciso fazer uma força bem razoável. isso é normal devido estar tudo novo e com limites justos. ?

                  obs, usei torque especificado pelo manual com um torquímetro sata novinho.

                  1 Resposta Última resposta
                  • M Offline
                    M Offline
                    Milan
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    bom, fechei o bloco hoje, tudo torqueado, limpo, lubrificado, etc.

                    so estou com um dúvida final antes de montar o cabeçote. o motor ta pesado demais pra girar na mão. mesmo sem o cabeçote ( sem compressão ) , consigo girar na chave catraca, mas preciso fazer uma força bem razoável. isso é normal devido estar tudo novo e com limites justos. ?

                    obs, usei torque especificado pelo manual com um torquímetro sata novinho.

                    cara isso aconteceu comigo… erro de retifica... mede denovo os cilindros.

                    disseram que no dia que fizeram a retifica estava muito quente e por isso dilatoou o metal e mudou as medidas.

                    tava pesado pra virar mas virava e quando fomos medir tava errado, ai mandamos denovo e ai sim voltou liso.

                    1 Resposta Última resposta

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