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Qual suporta mais taxa

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • F Offline
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    Fiasa Power
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    #2

    álcool …

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    • ? Offline
      ? Offline
      Visitante
      escreveu em última edição por
      #3

      se colocar um carro com 15,0:1 de taxa pra rodar com podium vc terá grandes chances de ver seu pistões com algum buraco a mais do que o do pino…..... :semata:

      abraço............. :semata:

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      • F Offline
        F Offline
        Fiasa Power
        escreveu em última edição por
        #4

        podium = 98 octanas …

        álcool = 130 oct ...

        abraços ...

        1 Resposta Última resposta
        • D Offline
          D Offline
          daniel_fabricio
          escreveu em última edição por
          #5

          álcool = 130 oct …

          equivalente a 110octanas…

          1 Resposta Última resposta
          • W Offline
            W Offline
            wsuturbo
            escreveu em última edição por
            #6

            alcool tem 130octá achoq nao heim

            1 Resposta Última resposta
            • K Offline
              K Offline
              Konig
              escreveu em última edição por
              #7

              nao alcool nao tem 130 octanas nem 110. se tiver mto tem 95 e falo isso com certeza.

              se vcs pegarem as regras da astm pra teste de gasolina, tem uns limites interessantes, no qual o alcool nao se encaixa.

              para teste de alcool foi feita pequenas altera?oes no motor de teste, mais a titulo de pesquisa do q de teste rotineiro. essas altera?oes impossibilitam a compara?ao direta entre os dois combustiveis. esse numero q dizem de 130 nao tem se quer razao, pq o metodo só adimite valores até 120.

              no brasil se usa mais o alcool, ainda mais pq é mais seguro seu uso. mas para gasolina tambem existe tecnologia e capacidade pra isso, nem todos os paises do mundo tem alcool em abundancia como o brasil.

              tambem comprar gasolina com alcool é dificil, alcool tem aproximadamente 7% de agua, é de uma classe organica diferente, tem propriedades quimica e fisica diferentes.

              1 Resposta Última resposta
              • F Offline
                F Offline
                Fiasa Power
                escreveu em última edição por
                #8

                ok , só postei porque tive essa informação . mas não conheão nada a respeito disso , tá de papagaio nessa .

                o importante é que a informação real foi dada …

                abraão .

                1 Resposta Última resposta
                • D Offline
                  D Offline
                  DecioBenevides
                  escreveu em última edição por
                  #9

                  alcool, na verdade nem possui octanas, o q existe é um comparativo de como se o alcool tivesse x octanas.

                  1 Resposta Última resposta
                  • L Offline
                    L Offline
                    Lee
                    escreveu em última edição por
                    #10

                    sem contar que o alcool possui um pode de refrigeração no motor, em comparação com a gasosa.

                    olha usar taxa alta, ou é alcool ou é avg?s.

                    1 Resposta Última resposta
                    • E Offline
                      E Offline
                      ernest
                      escreveu em última edição por
                      #11

                      taxa nao esta ligada diretamente a quantidade de octanas e sim quanto ao poder de autodetonacao.

                      exemplo disso é o diesel que pode-se usar 23 de taxa, e nem por isso a octanagem é mais alta.

                      octanagem determina a quantidade de energia que vai ser gerada ao se queimar o combustivel.

                      facil de se comprovar, pegue 4 recipientes e ponha neles alcool, gas podium, avgaz e diesel, ponha fogo em cada um deles e veja qual explode mais rápido e com maior eficiencia.

                      não confundir octanagem com poder de pré-detonação, que é o qual determina a taxa que pode ser usada.

                      caso extremo avgaz e diesel.

                      avgaz = maior octanagem e por consequencia maior energia liberada na queima, claro que ela tem um grande poder de pré-detonação.

                      diesel = menor octanagem e por consequencia menor energia liberada na queima, mas um lato poder de pré-detonação.

                      1 Resposta Última resposta
                      • K Offline
                        K Offline
                        Konig
                        escreveu em última edição por
                        #12

                        taxa nao esta ligada diretamente a quantidade de octanas e sim quanto ao poder de autodetonacao.

                        exemplo disso é o diesel que pode-se usar 23 de taxa, e nem por isso a octanagem é mais alta.

                        octanagem determina a quantidade de energia que vai ser gerada ao se queimar o combustivel.

                        facil de se comprovar, pegue 4 recipientes e ponha neles alcool, gas podium, avgaz e diesel, ponha fogo em cada um deles e veja qual explode mais rápido e com maior eficiencia.

                        não confundir octanagem com poder de pré-detonação, que é o qual determina a taxa que pode ser usada.

                        caso extremo avgaz e diesel.

                        avgaz = maior octanagem e por consequencia maior energia liberada na queima, claro que ela tem um grande poder de pré-detonação.

                        diesel = menor octanagem e por consequencia menor energia liberada na queima, mas um lato poder de pré-detonação.

                        [snapback]504909[/snapback]

                        discordo. octanagem é o nome dado, em rela?ao ao um numero obtido pelo combustivel testado com sua resistencia a detona?ao, em rela?ao ao iso-octano.

                        nao se pode comparar diesel e avgas. vc nao pode comparar duas misturas de hidrocarbonetos tao diferentes e tambem motores com ciclos diferentes.

                        existe um teste de resistencia a detona?ao do diesel, como existe a gasolina e avgas. que tambem é diferente, só o motor para mon em gasolina q é compartilhado com a avgas, pois ela tambem sofre testes em um motor com controle de pressao atmosferica.

                        mais energia liberada é caracteristica da molecula, quanto mais liga?oes tiver para se quebrar, mais energia se tem para liberar. isso tambem envolve a força de liga?ao, mas diante de uma compara?ao de hidrocarbonetos, c-h , a força pode ser considerada a mesma.

                        1 Resposta Última resposta
                        • A Offline
                          A Offline
                          amarchetti
                          escreveu em última edição por
                          #13

                          octanagem ao po da letra seria a quantidade se sequencias de 8 hidrocarbonetos q vc tem na gasolina….

                          gasolina é as sequencias de 7 e 8 hidrocarbonetos misturado (teoricamente de 6 e 9 também, mas estas são desprezadas)

                          o diesel nesse caso não teria octanagem pq é formado por sequencias de 18 a 20 hidrocarbonetos

                          o alcool então não poderia ter octanagem...não h? sequencias de hidrocarbonetos

                          na prática interessa quanto de taxa estática o combustável suporta sem detonar..neste caso gasolinas premiun aguentaria até 11,5:1, enquanto o alcool 14:1

                          alcool aguenta muito mais e virou o senso comum em motores turbos não pq agguenta muito mais pancada sem chiar e vc ganha na questão proteção do motor

                          1 Resposta Última resposta
                          • ? Offline
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                            escreveu em última edição por
                            #14

                            discordo. octanagem é o nome dado, em rela?ao ao um numero obtido pelo combustivel testado com sua resistencia a detona?ao, em rela?ao ao iso-octano.

                            nao se pode comparar diesel e avgas. vc nao pode comparar duas misturas de hidrocarbonetos tao diferentes e tambem motores com ciclos diferentes.

                            existe um teste de resistencia a detona?ao do diesel, como existe a gasolina e avgas. que tambem é diferente, só o motor para mon em gasolina q é compartilhado com a avgas, pois ela tambem sofre testes em um motor com controle de pressao atmosferica.

                            mais energia liberada é caracteristica da molecula, quanto mais liga?oes tiver para se quebrar, mais energia se tem para liberar. isso tambem envolve a força de liga?ao, mas diante de uma compara?ao de hidrocarbonetos, c-h , a força pode ser considerada a mesma.

                            [snapback]504935[/snapback]

                            ixi, to aqui só lendo.

                            não da pra discutir com o filho de um dos criadores da gasolina podium :semata:

                            1 Resposta Última resposta
                            • K Offline
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                              Konig
                              escreveu em última edição por
                              #15

                              octanagem ao po da letra seria a quantidade se sequencias de 8 hidrocarbonetos q vc tem na gasolina….

                              gasolina é as sequencias de 7 e 8 hidrocarbonetos misturado (teoricamente de 6 e 9 também, mas estas são desprezadas)

                              o diesel nesse caso não teria octanagem pq é formado por sequencias de 18 a 20 hidrocarbonetos

                              o alcool então não poderia ter octanagem...não h? sequencias de hidrocarbonetos

                              na prática interessa quanto de taxa estática o combustável suporta sem detonar..neste caso gasolinas premiun aguentaria até 11,5:1, enquanto o alcool 14:1

                              alcool aguenta muito mais e virou o senso comum em motores turbos não pq agguenta muito mais pancada sem chiar e vc ganha na questão proteção do motor

                              [snapback]504950[/snapback]

                              juro, fiquei intrigado com isso, quem foi q passou essa defini?ao pra vc é nao estou discordando,mas achei interessante isso.

                              mas nao vejo dessa forma, se fosse assim existem tecnicas analiticas mto mais simples para tal.

                              eu continuo a repitir, octanagem leva o iso-octano e o n-heptano como padrao para as analises.

                              iso-octano recebeu o valor de 100 e n-heptano de 0.

                              1 Resposta Última resposta
                              • L Offline
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                                #16

                                viixi só lendo tbm rsrs, quimica sou pessimo

                                1 Resposta Última resposta
                                • R Offline
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                                  #17

                                  avgas seria gnv ?

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • R Offline
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                                    #18

                                    avgas seria gnv ?

                                    [snapback]505010[/snapback]

                                    avgas é gasolina p/ aviação…..

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • R Offline
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                                      #19

                                      avgas é gasolina p/ aviação…..

                                      [snapback]505017[/snapback]

                                      valeu..duvida sanada..hehehee

                                      edit: gnv tambem suporta bastante taxa, certo?

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • A Offline
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                                        #20

                                        octana nada mais é que sequencia de 8 hidrocarbonetos

                                        gasolina era rejeito da fabricação de querosene pra lamparina de iluminação poblica nos eua em mil oitocentos e guaran? com rolha

                                        não existiam refinarias…se destilava o combustável...

                                        literalmente se fervia o barril de diesel e com o calor, ia ficando alguma coisa e outras indo embora por evaporação

                                        1o iam as sequencias de poucos hidrocarbonetos....gases como o propano que são cadeia de 4 ou 3 hidrocarbonetos...

                                        ia-se fervendo e o que ficava que interessava

                                        o querosone era a sequencia de snme 12 hidrocarbonetos....a gasolna que era de 6 a 9 era literalmente lixo...jogava nos rios

                                        depois do querosena vinha a sequencia de diesel, o último dos láquidos e aí ficavam os sólidos que eram os óleos minerais e por fim a graxa

                                        depois q o automóvel pegou , se precisou da gasolina e se deu valor é gasola....

                                        só q um barril rendia x de gasolina, y de querosene e z de diesel....não tinha como mudar isso...

                                        e a demanda por gasolina era cada vez maior...e de querosene cada vez menor

                                        na dácada de 10 tinha destilaria a dar com pau no tio sam..e a gasolina era porca, sequencias de 20 hidrocarbonetos...uma gasolina de octanagem 20

                                        na dácada de 30 algum americano doido inventou o processo de refino....em vez de ferver numa destilaria praticamente caseira, colocavam em torres que faziam este mesmo processo de uma forma otimizada....ganho master ultra de escala e não lembro bem a razão do pq conseguiram mudar o quanto se extraia de gasolina do barril, sacrificando a qtdade finald e querosene

                                        vc deve conhecer uma refinaria....aquelas portinholas laterais são exatamente pra ir retirando o que ficou no nível mais baixo do refino...o material sólido e pesado que é justamente as sequencias de + hidrocarbonetos..a graxa...no nível acima vc tem os óleos ...pode ver q é literalmente uma escadinha....

                                        e a gasolina começou a ter maior qtdade de sequencias de 8 hidrocarbonetos..no processo de refino se chegava a quase 50, enquanto no de destilarias maus passava de 20....

                                        ganho de escala, gasolina de melhor octanagem....as destilarias iriam pro saco

                                        qual a solução pra dar sobrevida ?s destilariam? chumbo pq ele forçava uma reação que obriga a ter mais sequencias de 8 hidrocarbonetos...

                                        d?cada de 40, agrade?a ?s grandes guerras.....alguém inventou o processo de craqueamento...

                                        sequencias maiores de por exemplo 16 hidrocarbonetos era desfeitas pra que vc obrigasse-as a se unir a sequencias menores de 5 ou 6 hidrocarbonetos e vc forçava mais sequencias de 7 e 8 hidrocarbonetos..que é justamente o que importa na gasolina...heptanas e octana

                                        mudou de vez a produção de gasolina....os x litros de gasolina geradas pelo barril, agora eram x multiplicado por z.....e gera-se menor qtdade de graxas, diesel, querosene, o q for

                                        gero + gasolina e agora graças ao craqueamento, tenho maior qtdade de sequencias de hidrocarbonetos...mais octanas...

                                        a gasolina produzida no processo de refino combinado com o craqueamento gera 70 cadeis de hidrocarbonetos...a gasolina pura tem 70 octanas

                                        acrescenta-se os anti-detonantes, o chumbo, o alcool, a m?e de deus e vc tem a gasolina comercial de 90 octanas...

                                        força-se a barra com p&d e vc melhora ainda mais a coisa com a podium, a esso maxxi-gold e as outras premiuns...

                                        mas...mesmo assim....já viu q desde a dácada de 70 não se ganha muita coisa na resist?ncia é detonação....não no ritmo que se teve ganho da destilaria de 1920 pra refinaria de 1930 e pro craqueamento da dácada de 40

                                        procure na web algo sobre história da gasolina...

                                        o history channel passou um programa rápido sobre isso h? um bom tempo atrás....mas se limitou é evolução da destilaria ao refino

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • A Offline
                                          A Offline
                                          amarchetti
                                          escreveu em última edição por
                                          #21

                                          literalmente se fervia o barril de diesel e com o calor, ia ficando alguma coisa e outras indo embora por evaporação

                                          1o iam as sequencias de poucos hidrocarbonetos….gases como o propano que são cadeia de 4 ou 3 hidrocarbonetos...

                                          [snapback]505019[/snapback]

                                          ops..barril depetróleo…não de diesel :semata:

                                          1 Resposta Última resposta

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