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Qual suporta mais taxa

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • V Offline
    V Offline
    victorjf
    escreveu em última edição por
    #1

    ai vai uma grande duvida minha, alguem sabe me responder com precisão qual dos combustives suporta mais taxa ?? a gasolina podium ou o alccol ??

    um carro com 15 pra 1 de taxa ficaria melhor com podium ou alcool ??

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    • F Offline
      F Offline
      Fiasa Power
      escreveu em última edição por
      #2

      álcool …

      1 Resposta Última resposta
      • ? Offline
        ? Offline
        Visitante
        escreveu em última edição por
        #3

        se colocar um carro com 15,0:1 de taxa pra rodar com podium vc terá grandes chances de ver seu pistões com algum buraco a mais do que o do pino…..... :semata:

        abraço............. :semata:

        1 Resposta Última resposta
        • F Offline
          F Offline
          Fiasa Power
          escreveu em última edição por
          #4

          podium = 98 octanas …

          álcool = 130 oct ...

          abraços ...

          1 Resposta Última resposta
          • D Offline
            D Offline
            daniel_fabricio
            escreveu em última edição por
            #5

            álcool = 130 oct …

            equivalente a 110octanas…

            1 Resposta Última resposta
            • W Offline
              W Offline
              wsuturbo
              escreveu em última edição por
              #6

              alcool tem 130octá achoq nao heim

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              • K Offline
                K Offline
                Konig
                escreveu em última edição por
                #7

                nao alcool nao tem 130 octanas nem 110. se tiver mto tem 95 e falo isso com certeza.

                se vcs pegarem as regras da astm pra teste de gasolina, tem uns limites interessantes, no qual o alcool nao se encaixa.

                para teste de alcool foi feita pequenas altera?oes no motor de teste, mais a titulo de pesquisa do q de teste rotineiro. essas altera?oes impossibilitam a compara?ao direta entre os dois combustiveis. esse numero q dizem de 130 nao tem se quer razao, pq o metodo só adimite valores até 120.

                no brasil se usa mais o alcool, ainda mais pq é mais seguro seu uso. mas para gasolina tambem existe tecnologia e capacidade pra isso, nem todos os paises do mundo tem alcool em abundancia como o brasil.

                tambem comprar gasolina com alcool é dificil, alcool tem aproximadamente 7% de agua, é de uma classe organica diferente, tem propriedades quimica e fisica diferentes.

                1 Resposta Última resposta
                • F Offline
                  F Offline
                  Fiasa Power
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  ok , só postei porque tive essa informação . mas não conheão nada a respeito disso , tá de papagaio nessa .

                  o importante é que a informação real foi dada …

                  abraão .

                  1 Resposta Última resposta
                  • D Offline
                    D Offline
                    DecioBenevides
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    alcool, na verdade nem possui octanas, o q existe é um comparativo de como se o alcool tivesse x octanas.

                    1 Resposta Última resposta
                    • L Offline
                      L Offline
                      Lee
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      sem contar que o alcool possui um pode de refrigeração no motor, em comparação com a gasosa.

                      olha usar taxa alta, ou é alcool ou é avg?s.

                      1 Resposta Última resposta
                      • E Offline
                        E Offline
                        ernest
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        taxa nao esta ligada diretamente a quantidade de octanas e sim quanto ao poder de autodetonacao.

                        exemplo disso é o diesel que pode-se usar 23 de taxa, e nem por isso a octanagem é mais alta.

                        octanagem determina a quantidade de energia que vai ser gerada ao se queimar o combustivel.

                        facil de se comprovar, pegue 4 recipientes e ponha neles alcool, gas podium, avgaz e diesel, ponha fogo em cada um deles e veja qual explode mais rápido e com maior eficiencia.

                        não confundir octanagem com poder de pré-detonação, que é o qual determina a taxa que pode ser usada.

                        caso extremo avgaz e diesel.

                        avgaz = maior octanagem e por consequencia maior energia liberada na queima, claro que ela tem um grande poder de pré-detonação.

                        diesel = menor octanagem e por consequencia menor energia liberada na queima, mas um lato poder de pré-detonação.

                        1 Resposta Última resposta
                        • K Offline
                          K Offline
                          Konig
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          taxa nao esta ligada diretamente a quantidade de octanas e sim quanto ao poder de autodetonacao.

                          exemplo disso é o diesel que pode-se usar 23 de taxa, e nem por isso a octanagem é mais alta.

                          octanagem determina a quantidade de energia que vai ser gerada ao se queimar o combustivel.

                          facil de se comprovar, pegue 4 recipientes e ponha neles alcool, gas podium, avgaz e diesel, ponha fogo em cada um deles e veja qual explode mais rápido e com maior eficiencia.

                          não confundir octanagem com poder de pré-detonação, que é o qual determina a taxa que pode ser usada.

                          caso extremo avgaz e diesel.

                          avgaz = maior octanagem e por consequencia maior energia liberada na queima, claro que ela tem um grande poder de pré-detonação.

                          diesel = menor octanagem e por consequencia menor energia liberada na queima, mas um lato poder de pré-detonação.

                          [snapback]504909[/snapback]

                          discordo. octanagem é o nome dado, em rela?ao ao um numero obtido pelo combustivel testado com sua resistencia a detona?ao, em rela?ao ao iso-octano.

                          nao se pode comparar diesel e avgas. vc nao pode comparar duas misturas de hidrocarbonetos tao diferentes e tambem motores com ciclos diferentes.

                          existe um teste de resistencia a detona?ao do diesel, como existe a gasolina e avgas. que tambem é diferente, só o motor para mon em gasolina q é compartilhado com a avgas, pois ela tambem sofre testes em um motor com controle de pressao atmosferica.

                          mais energia liberada é caracteristica da molecula, quanto mais liga?oes tiver para se quebrar, mais energia se tem para liberar. isso tambem envolve a força de liga?ao, mas diante de uma compara?ao de hidrocarbonetos, c-h , a força pode ser considerada a mesma.

                          1 Resposta Última resposta
                          • A Offline
                            A Offline
                            amarchetti
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            octanagem ao po da letra seria a quantidade se sequencias de 8 hidrocarbonetos q vc tem na gasolina….

                            gasolina é as sequencias de 7 e 8 hidrocarbonetos misturado (teoricamente de 6 e 9 também, mas estas são desprezadas)

                            o diesel nesse caso não teria octanagem pq é formado por sequencias de 18 a 20 hidrocarbonetos

                            o alcool então não poderia ter octanagem...não h? sequencias de hidrocarbonetos

                            na prática interessa quanto de taxa estática o combustável suporta sem detonar..neste caso gasolinas premiun aguentaria até 11,5:1, enquanto o alcool 14:1

                            alcool aguenta muito mais e virou o senso comum em motores turbos não pq agguenta muito mais pancada sem chiar e vc ganha na questão proteção do motor

                            1 Resposta Última resposta
                            • ? Offline
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                              Visitante
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              discordo. octanagem é o nome dado, em rela?ao ao um numero obtido pelo combustivel testado com sua resistencia a detona?ao, em rela?ao ao iso-octano.

                              nao se pode comparar diesel e avgas. vc nao pode comparar duas misturas de hidrocarbonetos tao diferentes e tambem motores com ciclos diferentes.

                              existe um teste de resistencia a detona?ao do diesel, como existe a gasolina e avgas. que tambem é diferente, só o motor para mon em gasolina q é compartilhado com a avgas, pois ela tambem sofre testes em um motor com controle de pressao atmosferica.

                              mais energia liberada é caracteristica da molecula, quanto mais liga?oes tiver para se quebrar, mais energia se tem para liberar. isso tambem envolve a força de liga?ao, mas diante de uma compara?ao de hidrocarbonetos, c-h , a força pode ser considerada a mesma.

                              [snapback]504935[/snapback]

                              ixi, to aqui só lendo.

                              não da pra discutir com o filho de um dos criadores da gasolina podium :semata:

                              1 Resposta Última resposta
                              • K Offline
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                                Konig
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                octanagem ao po da letra seria a quantidade se sequencias de 8 hidrocarbonetos q vc tem na gasolina….

                                gasolina é as sequencias de 7 e 8 hidrocarbonetos misturado (teoricamente de 6 e 9 também, mas estas são desprezadas)

                                o diesel nesse caso não teria octanagem pq é formado por sequencias de 18 a 20 hidrocarbonetos

                                o alcool então não poderia ter octanagem...não h? sequencias de hidrocarbonetos

                                na prática interessa quanto de taxa estática o combustável suporta sem detonar..neste caso gasolinas premiun aguentaria até 11,5:1, enquanto o alcool 14:1

                                alcool aguenta muito mais e virou o senso comum em motores turbos não pq agguenta muito mais pancada sem chiar e vc ganha na questão proteção do motor

                                [snapback]504950[/snapback]

                                juro, fiquei intrigado com isso, quem foi q passou essa defini?ao pra vc é nao estou discordando,mas achei interessante isso.

                                mas nao vejo dessa forma, se fosse assim existem tecnicas analiticas mto mais simples para tal.

                                eu continuo a repitir, octanagem leva o iso-octano e o n-heptano como padrao para as analises.

                                iso-octano recebeu o valor de 100 e n-heptano de 0.

                                1 Resposta Última resposta
                                • L Offline
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                                  #16

                                  viixi só lendo tbm rsrs, quimica sou pessimo

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • R Offline
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                                    #17

                                    avgas seria gnv ?

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • R Offline
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                                      #18

                                      avgas seria gnv ?

                                      [snapback]505010[/snapback]

                                      avgas é gasolina p/ aviação…..

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • R Offline
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                                        #19

                                        avgas é gasolina p/ aviação…..

                                        [snapback]505017[/snapback]

                                        valeu..duvida sanada..hehehee

                                        edit: gnv tambem suporta bastante taxa, certo?

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • A Offline
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                                          amarchetti
                                          escreveu em última edição por
                                          #20

                                          octana nada mais é que sequencia de 8 hidrocarbonetos

                                          gasolina era rejeito da fabricação de querosene pra lamparina de iluminação poblica nos eua em mil oitocentos e guaran? com rolha

                                          não existiam refinarias…se destilava o combustável...

                                          literalmente se fervia o barril de diesel e com o calor, ia ficando alguma coisa e outras indo embora por evaporação

                                          1o iam as sequencias de poucos hidrocarbonetos....gases como o propano que são cadeia de 4 ou 3 hidrocarbonetos...

                                          ia-se fervendo e o que ficava que interessava

                                          o querosone era a sequencia de snme 12 hidrocarbonetos....a gasolna que era de 6 a 9 era literalmente lixo...jogava nos rios

                                          depois do querosena vinha a sequencia de diesel, o último dos láquidos e aí ficavam os sólidos que eram os óleos minerais e por fim a graxa

                                          depois q o automóvel pegou , se precisou da gasolina e se deu valor é gasola....

                                          só q um barril rendia x de gasolina, y de querosene e z de diesel....não tinha como mudar isso...

                                          e a demanda por gasolina era cada vez maior...e de querosene cada vez menor

                                          na dácada de 10 tinha destilaria a dar com pau no tio sam..e a gasolina era porca, sequencias de 20 hidrocarbonetos...uma gasolina de octanagem 20

                                          na dácada de 30 algum americano doido inventou o processo de refino....em vez de ferver numa destilaria praticamente caseira, colocavam em torres que faziam este mesmo processo de uma forma otimizada....ganho master ultra de escala e não lembro bem a razão do pq conseguiram mudar o quanto se extraia de gasolina do barril, sacrificando a qtdade finald e querosene

                                          vc deve conhecer uma refinaria....aquelas portinholas laterais são exatamente pra ir retirando o que ficou no nível mais baixo do refino...o material sólido e pesado que é justamente as sequencias de + hidrocarbonetos..a graxa...no nível acima vc tem os óleos ...pode ver q é literalmente uma escadinha....

                                          e a gasolina começou a ter maior qtdade de sequencias de 8 hidrocarbonetos..no processo de refino se chegava a quase 50, enquanto no de destilarias maus passava de 20....

                                          ganho de escala, gasolina de melhor octanagem....as destilarias iriam pro saco

                                          qual a solução pra dar sobrevida ?s destilariam? chumbo pq ele forçava uma reação que obriga a ter mais sequencias de 8 hidrocarbonetos...

                                          d?cada de 40, agrade?a ?s grandes guerras.....alguém inventou o processo de craqueamento...

                                          sequencias maiores de por exemplo 16 hidrocarbonetos era desfeitas pra que vc obrigasse-as a se unir a sequencias menores de 5 ou 6 hidrocarbonetos e vc forçava mais sequencias de 7 e 8 hidrocarbonetos..que é justamente o que importa na gasolina...heptanas e octana

                                          mudou de vez a produção de gasolina....os x litros de gasolina geradas pelo barril, agora eram x multiplicado por z.....e gera-se menor qtdade de graxas, diesel, querosene, o q for

                                          gero + gasolina e agora graças ao craqueamento, tenho maior qtdade de sequencias de hidrocarbonetos...mais octanas...

                                          a gasolina produzida no processo de refino combinado com o craqueamento gera 70 cadeis de hidrocarbonetos...a gasolina pura tem 70 octanas

                                          acrescenta-se os anti-detonantes, o chumbo, o alcool, a m?e de deus e vc tem a gasolina comercial de 90 octanas...

                                          força-se a barra com p&d e vc melhora ainda mais a coisa com a podium, a esso maxxi-gold e as outras premiuns...

                                          mas...mesmo assim....já viu q desde a dácada de 70 não se ganha muita coisa na resist?ncia é detonação....não no ritmo que se teve ganho da destilaria de 1920 pra refinaria de 1930 e pro craqueamento da dácada de 40

                                          procure na web algo sobre história da gasolina...

                                          o history channel passou um programa rápido sobre isso h? um bom tempo atrás....mas se limitou é evolução da destilaria ao refino

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