Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Remapeamento ?

Remapeamento ?

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
112 Posts 25 Posters 10.3k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • F Offline
    F Offline
    Fiasa Power
    escreveu em última edição por

pelo que sei, não é necessidade do c?zar (cm racing) vir aqui postar com outro nome, visto que ele tem o propio nick dele e até pouco tempo atraz postou por aqui, só não apareceu ainda por que ta fora do brasil.

abraços

[snapback]516685[/snapback]

não foi isso que eu disse . sei que o cm fala na cara mesmo . apenas notei também uma certa semelhan?a no jeito de expor as idéias ;) , só isso .

vocês estão estressados demais , vamos relaxar um pouco , ok ?

abraços .

1 Resposta Última resposta
    • F Offline
      F Offline
      Fiasa Power

se fosse o cm ele teria te estuprado por fala bobagem,isso é claro se vc (tivesse falado)mas como vc não acressentou nada.

porque como eu vc deve conhecer o cm e ele é casca grossa mesmo.

[snapback]516659[/snapback]

ninguém aqui fala bobagem , aqui se discute idéias . se estão erradas ou não , cabe a quem acusa provar o erro com argumentos e não estuprando ninguém .

mesmo porque esse tipo de atitude só faz a pessoa perder a razão , e eu acredito que todos sabem disso tanto quanto eu …

abraão .

• F Offline
        F Offline
        Fluff

chegou a briga ou vai precisar passar o cadeado num tópico que poderia render boas coisas?

• J Offline
          J Offline
          JF

ninguém aqui fala bobagem , aqui se discute idéias . se estão erradas ou não , cabe a quem acusa provar o erro com argumentos e não estuprando ninguém .

mesmo porque esse tipo de atitude só faz a pessoa perder a razão , e eu acredito que todos sabem disso tanto quanto eu …

abraão .

[snapback]516777[/snapback]

alem do mais, se não surgissem ideias novas (sempre com alguns acertos e erros) não haveria necessidade de forum, cada um fazia em casa pois só se acertaria.

qdo se esta em forum, sempre tem os que acham que sabe tudo e criticam a todos….? revoltante né;

o forum é justamente isso, mostra a ideia ou faz a pergunta, dai vem os acertos e erros, e com eles aprendemos ;)

• F Offline
            F Offline
            Fiasa Power

exato , assim todo mundo ganha .

abraços .

• S Offline
              S Offline
              S.Pazzotto

buenas pessoal.

estou postando algo agora, mas já participo do fórum h? algum tempo só pesquisando.

dando continuidade é conversa técnica de alto nível e ao tópico, tenho algumas dúvidas:

1?: um chip é preenchido c/ informações em hexadecimal, correto ?

2?: como que um programa aftermarket consegue saber , nos endere?os hexa, quais valores são correspondentes é injeção e é ignição é e se de repente, o programa de remapeamento pegue um mapa ou curva de um outro sensor, que na situação ali dá certo, mas depois apresente alguns erros é enfim, resumindo: como o programa de remapeamento sabe o que é o que dentro do chip ?

3?: uma central da siemens é possível se programar pelo telecarregamento ?

falow?s

:(

• O Offline
                O Offline
                overspeed

buenas pessoal.

estou postando algo agora, mas já participo do fórum h? algum tempo só pesquisando.

dando continuidade é conversa técnica de alto nível e ao tópico, tenho algumas dúvidas:

1?: um chip é preenchido c/ informações em hexadecimal, correto ?

2?: como que um programa aftermarket consegue saber , nos endere?os hexa, quais valores são correspondentes é injeção e é ignição é e se de repente, o programa de remapeamento pegue um mapa ou curva de um outro sensor, que na situação ali dá certo, mas depois apresente alguns erros é enfim, resumindo: como o programa de remapeamento sabe o que é o que dentro do chip ?

3?: uma central da siemens é possível se programar pelo telecarregamento ?

falow?s

:(

[snapback]541465[/snapback]

1? - isso mesmo, os programas são salvos em hexadecimal

2? - saber o endereão e como o mapa funciona (se é uma correção que soma, que diminui, que multiplica, que divide, se é m mapa que substitui o principal, ou em que horas é usado) é que destinguem um editor hexadecimal de um porgrama dedicado a remapear.

fora isso tem a experiencia de quem remapeia que aliada a o uso de um emulador consegue ver exatamente p que resulta da alteração de um endere?o.

algumas centrais tem um mapa de endere?os, ou seja se num diz exatamente o que ?, pelo menos diz exatamente aonde estão todos os endere?os

3? depende da central, do golf 1.6 snme não.

• S Offline
                  S Offline
                  S.Pazzotto

valew?s over

mas vamos lá, novas dúvidas: como é que o programa dedicado a remapear sabe o endereão e como o mapa funciona ?

o que o emulador faz ?

me falaram tb que existe um tal de drive, o que é isso ?

falow?s

• L Offline
                    L Offline
                    Lost

mas vamos lá, novas dúvidas: como é que o programa dedicado a remapear sabe o endereão e como o mapa funciona ?

provavelmente alguem usou emulador e mapeou percebendo onde estava sendo lido em que momento e em que resultou uma alteracao naquele endereco. seria pro percepcao mesmo. talvez tenham conseguido algum documento da fabricante da injecao dizendo o que é o que. e entao, colocaram esse indice no programa.

o que o emulador faz ?

ele simula a eprom. os dados hexa ficam no emulador, e ele se encarrega de responder pra injecao quando a mesma solicita alguma informacao. vc fica com o mapa aberto na tela do computador, e quando a injecao solicita alguma info, o programa do emulador mostra na tela onde a injecao esta lendo. assim, ao pisar no acelerador, pode-se perceber onde a injecao esta buscando em tempo real. com isso da pra se sentir o que é aquele dado, e pode-se alterar na hora, sentindo o resultado diretamente no motor no mesmo instante.

me falaram tb que existe um tal de drive, o que é isso ?

essa eu passo pros universitarios… :(

• S Offline
                      S Offline
                      S.Pazzotto

provavelmente alguem usou emulador e mapeou percebendo onde estava sendo lido em que momento e em que resultou uma alteracao naquele endereco. seria pro percepcao mesmo. talvez tenham conseguido algum documento da fabricante da injecao dizendo o que é o que. e entao, colocaram esse indice no programa.

ele simula a eprom. os dados hexa ficam no emulador, e ele se encarrega de responder pra injecao quando a mesma solicita alguma informacao. vc fica com o mapa aberto na tela do computador, e quando a injecao solicita alguma info, o programa do emulador mostra na tela onde a injecao esta lendo. assim, ao pisar no acelerador, pode-se perceber onde a injecao esta buscando em tempo real. com isso da pra se sentir o que é aquele dado, e pode-se alterar na hora, sentindo o resultado diretamente no motor no mesmo instante.

essa eu passo pros universitarios… :aaf:

[snapback]541544[/snapback]

perfeito lost. ou seja, sem emulador, não se sabe o que é o quê.

pelo que eu saiba, é difácil se conseguir alguma literatura de montadora a respeito de mapas… mas, não é impossível :(

enfim, concluindo: não se dá p/ pegar um chip, fora do carro, colocar numa bancada, plugar o computador e alterar os par?metros, depois ir no carro, andar e partir pro ajuste fino.

? um método e tentativa e erro. sei lá, se de repente o carro é acertado sob uma temperatura atmosf?rica de 25?c e umidade do ar em 40%, é uma coisa.

da? o sujeito encontra uma temperatura de 15?c e umidade em 65%, já mudam os par?metros, e este par?metro p/ esta condição, não foi alterado...

estou errado no pensamento é :p

• L Offline
                        L Offline
                        Lost

normalmente existe uma tabela de correção por temperatura… senao, pra se ter uma tabela (3d) rpm x map x tempo de injecao, pra se ter um ajuste por temperatura, se teria 4d e nao 3d

com o emulador, eu ligaria um resistor variavel no sensor de temp do ar e da agua, e ficaria mexendo ele pra la e pra ca, e procuraria no emulador onde esta tendo uma mudanca no endereco de leitura da injecao que se pareca com a maneira que eu to mexendo, assim encontraria a tabela de correcao por temp. com um scanner ligado jundo, teria na mao qual a temp, entao poderia ajustar concientemente o fator pra cada grau de temp :(

emuladores sao carissimos. eu queria tentar fazer um... mas é tanta coisa pra fazer, tanta ideia, que acabo nao fazendo nada

• F Offline
                          F Offline
                          Fahrell

emuladores sao carissimos. eu queria tentar fazer um… mas é tanta coisa pra fazer, tanta ideia, que acabo nao fazendo nada

[snapback]541568[/snapback]

? mais simples do que se pensa… quando uma época eu trabalhava com manutenção de eq de inform?tica (manutenção mesmo, osciloscopio, placa teste soquetada etc... não esse troca-troca de placa de hoje) cheguei a projetar um emulador, mas de eprom de bios de pc... até cheguei a montar um protótipo, era bacana, fazia um pc funionar, com o monstrengo plugado no lugar da eprom da bios, controlado por um outro pc... tudo em dos, assembler mesmo, coisa bruta e do passado, tenho saudades... a idéia era fazer um copiador, mas acabei deixando a área e esquec?... ainda devo ter a gambiarra guardada em algum lugar la em casa :(

• L Offline
                            L Offline
                            Lost

po, procura ae, vale uma grana isso :(

teoricamente nao eh complicado. mas na pratica é :p

no lugar da eprom, vai o microcontrolador, esse microcontrolador, tem uma flash-ram ou qqr memoria rapida, por volta de 60ns, a injecao faz a requisicao, o microcontrolador acessa a flash e retorna. esse mesmo microcontrolador é ligado ao pc por serial ou eprom. quando vc altera um endereco no programa do emulador, o programa envia apenas o endereco alterado e o novo dado, entao o microcontrolador em baixa prioridade grava na flash.

o acesso da injecao ao mapa que vc ta vendo na tela nao eh direto. entre o micro e o carro tem o emulador com uma copia do que vc ta vendo. pra fazer direto ficaria muito lento…

agora quero ver por em pratica :aaf:

• S Offline
                              S Offline
                              S.Pazzotto

pelo que conversei com alguns profissionais da área,

se não tiver uma série de equipamentos, tais como o trace ( scanner ), o emulador e um drive, impossível de se ter certeza de que está pegando as informa??e de injeção e ponto.

claro, precisa-se tb dum software que converta hexadecimal em mapa 3d…

• L Offline
                                L Offline
                                Lost

pelo que conversei com alguns profissionais da área,

se não tiver uma série de equipamentos, tais como o trace ( scanner ), o emulador e um drive, impossível de se ter certeza de que está pegando as informa??e de injeção e ponto.

claro, precisa-se tb dum software que converta hexadecimal em mapa 3d…

[snapback]541638[/snapback]

mas iae, ja sabe o que é o tal draive ?

• S Offline
                                  S Offline
                                  S.Pazzotto

mas iae, ja sabe o que é o tal draive ?

[snapback]541658[/snapback]

o tar do drive é um arquivo, que se coloca no software… :(

esse arquivo é como se fosse um plug-in ou um codec , para tal tipo de chip...

exemplo: para tocar o chip do gol 1.0 8v tám-se o drive do respectivo...

daonde vêm os drivers é da zoropa... vc adquire licensa, tipo vc paga por um ano de uso do driver tal...

hj no brasil ( pela minha pesquisa ) quem possui o maior número de drivers é o prado...

valew?s

:p

• L Offline
                                    L Offline
                                    Lost

o tar do drive é um arquivo, que se coloca no software…  :(

esse arquivo é como se fosse um plug-in ou um codec , para tal tipo de chip...

exemplo: para tocar o chip do gol 1.0 8v tám-se o drive do respectivo...

daonde vêm os drivers é da zoropa... vc adquire licensa, tipo vc paga por um ano de uso do driver tal...

hj no brasil ( pela minha pesquisa ) quem possui o maior número de drivers é o prado...

valew?s

:p

[snapback]541810[/snapback]

seria pra emular a eprom modelo x precisa do drive desse modelo de eprom? ou vc ta dizendo o mapa de injecao mesmo? pq precisa dele tb… hehehe...

• S Offline
                                      S Offline
                                      S.Pazzotto

não não num tem nada a ver c/ emular

esse drive indica pro software quais informações no chip se referem é injeção e ponto

falow?s

• O Offline
                                        O Offline
                                        overspeed

vamos lá por partes:

• pra se saber com certeza como é a estratégia só adquirindo informação de quem já trabalhou na fabrica (por isso os programas custam caro, não é apenas mudar os bit?s é saber como eles interagem)

• essas informações em alguns programas vem na forma de drives, estes drives ao serem carregados montam a tabela como a central enxerga, já com cada intervalo de rpm e a carga (por xemplo numa 1av com determinado check sum a terceira curva represetna digamos 1.100rpm, já em outra versão desta 1av a terceira curva pode representar 1.300 rpm, ainda convertem o valor de tensão do sensor de refer?ncia na própria carga (temperatura do ar, da água, tps, map) ou já na interpretação de carga (tps por map ou maf)

trazem ainda o endereão de limitador de giro, luz de emerg?ncia (qdo acende ou não), etc.

o sistema por drives faz com que vc adquira separadamente cada um deles só para os que precisa, ou tenha liberdade de por determinado tempo baixar qtos quiser pagando a anuidade.

• fora isso, alguns drives são incompletos (afinal estamos falando de algo entre 30 e 100 mapas num chip comum) e precisamos descobrir algo mais especifico (aqui no brasil onde se converte ptra alcool e carro turbo uma curva de partida a frio é essencial se mexer, num carro a gasolina como fora daqui nunca se mexeria exceto casos especiais) pra isto serve o emulador, vc pluga ele e vai em tempo real e com o scanner vendo o que cada curva faz…sem scanner pra saber se a curva é de ponto, combustável, pressão ou mesmo que situação ela é usada fica impossível se descobrir qualquer coisa, pois muitsa vezes vc ao mexer numa curva vc altera outros comportamentos, por exemplo ponto em marcha lenta, se vc aumenta o ponto a rotação de ml sobe, então alguem que não tenha o scanner vai achar inadvertidamente que mexeu na curva de adicinoador de ar de ml, qdo na verdade colocou mais ponto apenas (a? o motor gera mais potência com a mesma qdade de ar e acelera, dependendo da estratégia o atuador não tem espaço pra corrigir isso)

• precisa entender a din?mica de cada tipo de central, em algumas vc tem curvas especificas para situa?oes de ml, meia carga e plena potência, algumas apenas corrigem o mapa principal atravṍs de um mapa de correção que pode ser somado ou multiplicado ao valor original.

enfim... é um troão que parece facil, com o advento destes drives se popularizou demais, mas muito gente que faz hoje não tem nem idéia do que está fazendo ou porque o resultado nem sempre é o esperado.

• L Offline
                                          L Offline
                                          Lost

ou seja, o drive é o indice de o que é o que dentro da eprom, fornecido pelo fabricante :( ou descoberto por alguem que usou um emulador + scanner por varias horas :p

claro, esse segundo nao é um drive completo. seriam esses bancos de dados que tem no ml sobre endere?os de mapas de injecao. a maioria ta tudo errado…

• Login

• Não tem uma conta? Cadastrar

• Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários