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Preciso dimensionar o turbo do meu carro

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    LeonardoZ
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    #4

    agora eu pergunto, como um golf 180cv consegue ter pegada em 1780rpm? ecu do turbo da volks?

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      daniel
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      #5

      agora eu pergunto, como um golf 180cv consegue ter pegada em 1780rpm? ecu do turbo da volks?

      [snapback]564386[/snapback]

      turbina minuscula

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      • S Offline
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        SemControle
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        #6

        um coletor reduzido quem sabe ajuda legal

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        • R Offline
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          Raptor2k5
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          #7

          acho que nao vale a pena pegar uma turba tao pequena, pegue uma que encha um pouco dps, mas que tenha boa eficiencia em alta e médias rotações…

          1 Resposta Última resposta
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            * Caroline Stella *
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            #8

            agora eu pergunto, como um golf 180cv consegue ter pegada em 1780rpm?

            [snapback]564386[/snapback]

            o turbo nesse tipo de motor é dimensionado basicamente apenas para pegada em baixa e não para potência.

            1 Resposta Última resposta
            • D Offline
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              DuKa
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              #9

              o problema do fusca é a distancia dos dutos do cabecote ate a turbina… vc perde muito calor nesse espaco...

              recomendo tubos de inox de no minimo 3mm de parede e muita termotape...

              ja de turbina, eu iria de k24 com caixa quente a testar...

              o fusca de pista da dnt usa uma hx40 se nao me engano....

              1 Resposta Última resposta
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                FabioRR
                escreveu em última edição por
                #10

                opa … tudo bem ?

                vamos por partes:

                1. uma turbina para pegar em 1.800 rpm com certeza vai te matar em alta. 2300 é muita cilindrada para um fusca ... pode acreditar.

                2. fazer um carro com motor a ar e com um vira de curso desses (82mm), girar na casa que vc quer, será complicado hein ? a não ser que vc use os virabrequins gringos ...

                3. você tem ciencia de que este é um comando para motores aspirados né ? com isso vc ja perde o tão desejado torque. se quer algo que te de torque e gire bem neste motor, pense em um tcs-20.

                4. resumindo a ?pera ... vê de hx-40 e seja feliz :todoido:

                com essa cavalaria toda ... pode começar a pensar em pontas de eixo especiais e tome muito cuidado para não torcer o vira, a não ser que ele seja forjado ok?

                []?s

                fabio

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                  Fusca95
                  escreveu em última edição por
                  #11

                  opa … tudo bem ?

                  vamos por partes:

                  1. uma turbina para pegar em 1.800 rpm com certeza vai te matar em alta. 2300 é muita cilindrada para um fusca ... pode acreditar.

                  2. fazer um carro com motor a ar e com um vira de curso desses (82mm), girar na casa que vc quer, será complicado hein ? a não ser que vc use os virabrequins gringos ...

                  3. você tem ciencia de que este é um comando para motores aspirados né ? com isso vc ja perde o tão desejado torque. se quer algo que te de torque e gire bem neste motor, pense em um tcs-20.

                  4. resumindo a ?pera ... vê de hx-40 e seja feliz :todoido:

                  com essa cavalaria toda ... pode começar a pensar em pontas de eixo especiais e tome muito cuidado para não torcer o vira, a não ser que ele seja forjado ok?

                  []?s

                  fabio

                  [snapback]564427[/snapback]

                  1 - fabio, pode ficar tranquilo sobre a cilindrada do motor, estamos bastante acostumados a executar essa configuração aqui. mesmo que ele naum pegue a 1800, que venha a 2300~2500, ainda estará de bom tamanho.

                  2 - sempre utilizo viras da scat ou cb, nesse caso cb 4340. sempre com bielas gringas tb.

                  3 - sei que esse comando eh para aspirado leve, os tcs s matam muiiiiito o motor em alta (acima de 5000) segurando a pressão nos cilindros. jah tivemos experiencia com tcs s e não foram positivas.

                  4 - pontas de eixo, reforão nas suspensão, travas e outros afins saum defaut.

                  vou procurar saber mais sobre hx40

                  1 Resposta Última resposta
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                    Fusca95
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                    #12

                    ontem pesquisei no site da garret e percebi que a gt30r ou gt 28rs encaixariam perfeitamente no que quero, mas…. existem variações de trim nela que naum consigo compreender. preciso de ajuda dos universitarios..hhehehe.

                    1 Resposta Última resposta
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                      Fiasa Power
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                      #13

                      1 é - w110 não é drama pra um motor desses … é um comando até bem suave . dá pra usar até com carburação simples bem acertado e redondo . um comando desse com turbo vai dar uma boa combinação a meu ver , já de w120 pra cima é estupidez desnecessária .

                      2 é - esse limite de giro está totalmente dentro da realidade , por questáes de confiabilidade eu limitaria em 6k ou até 6.2krpm . a não ser que você passe a config do arrefecimento e os cabeçotes a serem utilizados . tudo vai depender do arrefecimento nesse caso .

                      300 cv modesto ??? realmente esse negócio de potencia ficou banalizado :todoido: ...

                      abraão .

                      1 Resposta Última resposta
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                        Fiasa Power
                        escreveu em última edição por
                        #14

                        se bem que nesse caso , as vibrações serão um problema mais prejudicial do que o calor em só . balanceamento e acerto perfeito são as palavras-chave .

                        de resto , eu não entendo bulhufas de turbinas .

                        abraão .

                        1 Resposta Última resposta
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                          fusca84
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                          #15

                          3 - sei que esse comando eh para aspirado leve, os tcs s matam muiiiiito o motor em alta (acima de 5000) segurando a pressão nos cilindros. jah tivemos experiencia com tcs s e não foram positivas.[snapback]564440[/snapback]

                          eu virava 7200 rpm com tcs-20 andando com 0.6 bar de pressao

                          com 1,3 bar virava os mesmo 7200 rpm.

                          []s

                          1 Resposta Última resposta
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                            Fusca95
                            escreveu em última edição por
                            #16

                            1 é - w110 não é drama pra um motor desses … é um comando até bem suave . dá pra usar até com carburação simples bem acertado e redondo . um comando desse com turbo vai dar uma boa combinação a meu ver , já de w120 pra cima é estupidez desnecessária .

                            2 é - esse limite de giro está totalmente dentro da realidade , por questáes de confiabilidade eu limitaria em 6k ou até 6.2krpm . a não ser que você passe a config do arrefecimento e os cabeçotes a serem utilizados . tudo vai depender do arrefecimento nesse caso .

                            300 cv modesto ??? realmente esse negócio de potencia ficou banalizado :todoido: ...

                            abraão .

                            [snapback]564483[/snapback]

                            fiasa power, qdo vc diz que 300cv modesto tah me tirando ou elogiando..hahahhahhah. porque muita gente monta motores e consegue valores ultra-maiores e eu acho que esse valor eh bem condizente, pois um 2.3 rendendo aspirado 60cv/l + 1,2kg de pressão chega nesses 300cv. num acha?

                            e outra, se a pot. maxima vier em torno de 6000 rpm tb pode ser um outro fator de confiabilidade, o fato de ter que rodar uma ou outra vez a 6500 eh para arredondar o escalonamento…...hehehhe..

                            abraços

                            1 Resposta Última resposta
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                              Fiasa Power
                              escreveu em última edição por
                              #17

                              eu to elogiando , mas achando um valor alt?ssimo para ser considerado modesto . quero dizer que hoje virou meio carne de vaca fala em 300 , 400 , 500 cv e por aí vai .

                              com esse comando e turbo empurrando a tendencia vai ser virar bem mais que isso , terá que ser limitado via ignição .

                              abraão .

                              1 Resposta Última resposta
                              • F Offline
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                                Fiasa Power
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                                #18

                                não será nenhum primor em termos de suavidade de funcionamento … da? a necessidade dos respectivos balanceamentos .

                                abraão .

                                1 Resposta Última resposta
                                • Q Offline
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                                  #19

                                  agora eu pergunto, como um golf 180cv consegue ter pegada em 1780rpm? ecu do turbo da volks?

                                  [snapback]564386[/snapback]

                                  o turbo nesse tipo de motor é dimensionado basicamente apenas para pegada em baixa e não para potência.

                                  [snapback]564405[/snapback]

                                  e tanto é isso q a própria central trata de abaixar a pressão de turbo é medida q a rpm sobe (depois de certo patamar de rpm)…

                                  a idéia era fazer um carro turbo q parecesse um motor com cilindrada maior em baixa, do jeito q os ianques gostam...

                                  da? pra isso o carro morre em alta e isso é bem nétido, ainda mais pq o sistema esquenta demais e o rendimento fica piorado...

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • Q Offline
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                                    #20

                                    e eu não acredito q vc ache um turbocompressor pra conciliar pegada em 1800 rpm, rendimento decente em 6700 rpm, pressão em 1,2 bar e 300 cv em um motor grande com válvulas pequenas…nesse caso aí não tem mist?rio....ou vc tem pegada em rpm muito baixa e mata o carro de alta, ou vc tem uma turbina boa de alta, mas q com certeza não vai entrar em 1800 rpm...

                                    e veja direito antes esse negócio de gt30 e gt28-rs ...a garrett tem 3 turbocompressores com a identificação gt2871-xx que possuem part numbers e configuração de rotor (eixo pras 3 é igual), caixa fria e quente diferentes

                                    de gt28 tem (retirado do catélogo 2005):

                                    gt2854r 471171-9

                                    gt2860rs 739548-1

                                    gt2860r 707160-5

                                    gt2860r 707160-7

                                    gt2871r 472560-15

                                    gt2871r 743347-1

                                    gt2871r 743347-2

                                    gt2876r 705330-1

                                    gt2876r 705330-2

                                    de gt30:

                                    gt3071r 700382-3

                                    gt3071r 700382-20

                                    gt3076r 700382-12

                                    dependendo de qual vc tinha visto, ou vai ficar grande demais, ou pequena demais pra se aplicar ao seu motor...

                                    essa gt2871 eu achei fera: eixo 53,8mm, rotor variando de 49,2mm; 51,2mm; 53,1mm, fora as variações de caixa quente e fria (tem as de série e algumas opcionais)...

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • F Offline
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                                      #21

                                      tava vendo na crestana agora, que a k-27 esta por 1200 pilas, soh que naum tem configuração dos rotores e a/r s. alguem sabe? em conversa com amigo, ficou jah pre-determinado que teremos que ter rotores proximos a 62mm e a/r da turbina entre .6 e .8 e do compressor entre .5 e .7, procede?

                                      1 Resposta Última resposta
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                                        #22

                                        nesse caso eu priorizaria o desempenho em alta , já que são 2300 cm3 de aspiração natural … já é um monstrinho por natureza .

                                        abraços .

                                        1 Resposta Última resposta
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                                          #23

                                          tava vendo na crestana agora, que a k-27 esta por 1200 pilas, soh que naum tem configuração dos rotores e a/r s. alguem sabe? em conversa com amigo, ficou jah pre-determinado que teremos que ter rotores proximos a 62mm e a/r da turbina entre .6 e .8 e do compressor entre .5 e .7, procede?

                                          [snapback]564593[/snapback]

                                          a? esque?a turbina vindo em 1800 rpm ou 2500 rpm, ainda mais com o tamanho dos tubos de um coletor de escape pra turbo em fusca…perde-se muita energia ali (dá pra contornar esse problema)...ali?s, esse turbo vai entrar é bem tarde, de repente vai até ficar ruim pro q vc quer, já q seu cabeçote não vai ter fluxo excepcional (a? tendo como par?metro um 16v retrabalhado e refrigerado a água, aonde nego usa eixo desse tamanho :todoido: ) e girando até mais q seu motor...

                                          eu tá achando eixo 62mm exagerado, ainda mais se for em turbina que não seja roletada...

                                          se eu falei besteira aí me corrijam...

                                          1 Resposta Última resposta

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