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Uma duvida q me persegue…

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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    Gaucho
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    #10

    sem contar que em certos casos o motor nem funciona caso somente se faça a troca de comando sem verificar a folga nas pastilhas. vc da na partida e sente o motor de arranque leviiiinho… :cry: :)

    [snapback]594973[/snapback]

    se montar c as válvulas enforcadas não tem compressão

    mas isso é coisa de amador :cry:

    1 Resposta Última resposta
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      * Caroline Stella *
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      #11

      se montar c as válvulas enforcadas não tem compressão

      mas isso é coisa de amador :cry:

      [snapback]594986[/snapback]

      pior q acontece. pior ainda é qdo isso é feito em oficina e dizem que não precisa regular as valvulas antes de testar um comando novo. pode ficar com mta folga (ai o carro não rende mesmo e condenam o comando), ou pode ficar com todas as valvulas abertas e o motor nem funcionar por falta de atenção em não medir eixo dos dois comandos antes mesmo de iniciar a transfusão.

      1 Resposta Última resposta
      • R Offline
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        RodrigoLóke
        escreveu em última edição por
        #12

        se fizer isso além de fazer barulho de válvulas batendo (folga na regulagem)

        o motor não vai render tudo q pode….......abrindo menos a válvula o motor aspira menos mistura............maaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaanco. :cry:

        [snapback]594984[/snapback]

        não….pera ai não estou falando para deixar uma folga fora da especificação da fábrica.

        normalmente a fabrica especifica um range de folga que é possivel utilizar. você vai fazer as regulagens baseadas nesse range e não colocar folgas fora da especificação.

        por exemplo na tabela q tenho aqui do ap diz que a as folgas na admissão com motor frio são de 0,15 a 0,25 e no escapamento de 0,35 a 0,45. entá voce vai ajusta dentro destes limites.

        1 Resposta Última resposta
        • R Offline
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          RodrigoLóke
          escreveu em última edição por
          #13

          sem contar que em certos casos o motor nem funciona caso somente se faça a troca de comando sem verificar a folga nas pastilhas. vc da na partida e sente o motor de arranque leviiiinho… :cry: :)

          [snapback]594973[/snapback]

          hahahaha…........o motor não comprime.......o motor de arranque fica brincando de girar o motor hahha

          1 Resposta Última resposta
          • P Offline
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            PaSqUaLe
            escreveu em última edição por
            #14

            huuumm… agora sim,nunca peguei um comando tucho hidraulico e um mecanico na mão pra ver a diferença

            brigadão a todos...

            1 Resposta Última resposta
            • D Offline
              D Offline
              Dr.147
              escreveu em última edição por
              #15

              com a regulagem de vêvulas, conforme o loke disse, somente pode haver alteração na duração do comando ?? e o levante?

              isso vale mais para comandos difertentes do original? pode conseguir algum benefício em comandos originais?

              1 Resposta Última resposta
              • R Offline
                R Offline
                RodrigoLóke
                escreveu em última edição por
                #16

                com a regulagem de vêvulas, conforme o loke disse,  somente pode haver alteração na duração do comando ?? e o levante?

                isso vale mais para comandos difertentes do original? pode conseguir algum benefício em comandos originais?

                [snapback]595069[/snapback]

                desculpa demorar a responder, estava entupido de trabalho e não tive tempo.

                vou responder sua pergunta com outra pergunta :ohoh: para todos entenderem usando a própria cabeça :ops:

                porque, quandos se monta um motor com folga de válvulas próximo de zero (praticamente sem folga) o motor perde rendimento em alta é (conceito de folga de válvulas)

                dica: o lift (levante) é uma constante. não é alterado pela folga de válvula.

                1 Resposta Última resposta
                • F Offline
                  F Offline
                  Fernando_221
                  escreveu em última edição por
                  #17

                  o levante é sim relativo a folga dos tuchos. se tiver mais folga o espaço entre o came do comando e o tucho é maior, imagina a valvula toda aberta com x de folga e com 2x de folga.

                  1 Resposta Última resposta
                  • G Offline
                    G Offline
                    Gaucho
                    escreveu em última edição por
                    #18

                    porque, quandos se monta um motor com folga de válvulas próximo de zero (praticamente sem folga) o motor perde rendimento em alta é (conceito de folga de válvulas)

                    ele perde rendimento p q esquenta :ops: e depois q esquenta perder? rendimento em qq rotação

                    qdo a temp sobe as peças dilatan-se….a haste da válvula cresce e assim deixa a válvula aberta em pms....assim não tem compressão :ohoh: e queima o assentamento de válvulas............

                    1 Resposta Última resposta
                    • R Offline
                      R Offline
                      RodrigoLóke
                      escreveu em última edição por
                      #19

                      o levante é sim relativo a folga dos tuchos. se tiver mais folga o espaço entre o came do comando e o tucho é maior, imagina a valvula toda aberta com x de folga e com 2x de folga.

                      [snapback]596023[/snapback]

                      pensando estaticamente sim porém dinamicamente as coisas são diferentes

                      por este motivo que para motores que giram alto a folga de valvula deve ser maior.

                      1 Resposta Última resposta
                      • R Offline
                        R Offline
                        RodrigoLóke
                        escreveu em última edição por
                        #20

                        ele perde rendimento p q esquenta :ops:  e depois q esquenta perder? rendimento em qq rotação

                        qdo a temp sobe as peças dilatan-se….a haste da válvula cresce e assim deixa a válvula aberta em pms....assim não tem compressão :ohoh:  e queima o assentamento de válvulas............

                        [snapback]596043[/snapback]

                        você está certo, é isso também

                        um motivo é o aquecimento dos componentes que gera dilatação, o segundo motivo é a propria din?mica do conjunto que em alta rotação consome a folga das valvulas.

                        por isso que eu digo que estaticamente o levante é menor com maior folga de valvulas, mas essa folga é consumida com o motor em alta rotação.

                        bote um motor com folga de valvulas original para girar 20-30% acima de sua rotação original e você provavelmente perder? compressão.

                        portanto na prática com o motor em alta rpm essa folga é consumida pelas condições do conjunto naquele momento e o lift não se altera.

                        por isso que dizemos que em um motor com o came de escape e adm no mesmo eixo, as únicas coisas que são inalter?veis é o lift e o lob center. duração é possível de se regular.

                        hoje mesmo simulamos possíveis regulagens de un 6c e foi possivel alterar a duração em 9? no escapamento somente regulando folga de válvulas.

                        abraço.

                        1 Resposta Última resposta
                        • G Offline
                          G Offline
                          Gaucho
                          escreveu em última edição por
                          #21

                          por isso que eu digo que estaticamente o levante é menor com maior folga de valvulas, mas essa folga é consumida com o motor em alta rotação.

                          fera,

                          folga na regulagem de válvulas faz uma barulhada da porra em giro alto.

                          fui mecânico de motos e te digo….testei vêrias regulagens de válvulas em minhas motos.

                          e qto + folgado menos a moto anda e + barulho faz...............chucalho da porra.

                          1 Resposta Última resposta
                          • Q Offline
                            Q Offline
                            quarteto
                            escreveu em última edição por
                            #22

                            fera,

                            folga na regulagem de válvulas faz uma barulhada da porra em giro alto.

                            fui mecânico de motos e te digo….testei vêrias regulagens de válvulas em minhas motos.

                            e qto + folgado menos a moto anda e + barulho faz...............chucalho da porra.

                            [snapback]596098[/snapback]

                            isso é verdade e não funciona só pra motos não

                            com carro é exatamente do mesmo jeito você perde se tiver com muita folga de válvulas e se tiver com muito pouca folga pode ter problemas na hora que tudo esquentar

                            e carro de corrida com motor girador normalmente se usa a folga recomendada pelo fabricante do comando no escape (cr?tico por causa do calor ali emcima) e na admissão ?s vezes se usa menos que o mínimo recomendado, com ganhos reais medidos em dinam?metro…se usar muita fologa o troão anda pra tr?s...hehehehehe

                            1 Resposta Última resposta
                            • R Offline
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                              RodrigoLóke
                              escreveu em última edição por
                              #23

                              fera,

                              folga na regulagem de válvulas faz uma barulhada da porra em giro alto.

                              fui mecânico de motos e te digo….testei vêrias regulagens de válvulas em minhas motos.

                              e qto + folgado menos a moto anda e + barulho faz...............chucalho da porra.

                              [snapback]596098[/snapback]

                              isso é verdade e não funciona só pra motos não

                              com carro é exatamente do mesmo jeito você perde se tiver com muita folga de válvulas e se tiver com muito pouca folga pode ter problemas na hora que tudo esquentar

                              e carro de corrida com motor girador normalmente se usa a folga recomendada pelo fabricante do comando no escape (cr?tico por causa do calor ali emcima) e na admissão ?s vezes se usa menos que o mínimo recomendado, com ganhos reais medidos em dinam?metro…se usar muita fologa o troão anda pra tr?s...hehehehehe

                              [snapback]596106[/snapback]

                              poxa pessoal, basta ler o tópico para ver que eu nunca falei de usar folga fora da especificação do fabricante.

                              por exemplo, no caso do ap a gente brinca dentro da especificação do fabricante e mesmo assim dá pra mudar em até 10? a duração tanto na adm quanto no escape.

                              1 Resposta Última resposta
                              • ? Offline
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                                escreveu em última edição por
                                #24

                                poxa pessoal, basta ler o tópico para ver que eu nunca falei de usar folga fora da especificação do fabricante.

                                por exemplo, no caso do ap a gente brinca dentro da especificação do fabricante e mesmo assim dá pra mudar em até 10? a duração tanto na adm quanto no escape.

                                [snapback]596128[/snapback]

                                f?la láke ;)

                                só pensando comunitariamente: ( vamo ai galera )

                                carro turbo gosta de mais duração no escape.

                                então, pegando um apz?o, até que ponto vocês acham que compensa apertar a folga do escape pra se ganhar um pouco mais de duração ???

                                e se usar as valvulas de escape em inox, alguém ja testou deixar uma folga menor que a indicada pela fabrica ??? :ham:

                                eu tenho minhas opiniões aqui, mas gostaria de ouvir a da galera. :^^:

                                abraço. :p

                                1 Resposta Última resposta
                                • Q Offline
                                  Q Offline
                                  quarteto
                                  escreveu em última edição por
                                  #25

                                  f?la láke   ;)

                                  só pensando comunitariamente: ( vamo ai galera )

                                  carro turbo gosta de mais duração no escape.

                                  então, pegando um apz?o, até que ponto vocês acham que compensa apertar a folga do escape pra se ganhar um pouco mais de duração ???

                                  e se usar as valvulas de escape em inox, alguém ja testou deixar uma folga menor que a indicada pela fabrica ???  :ham:

                                  eu tenho minhas opiniões aqui, mas gostaria de ouvir a da galera.  :^^:

                                  abraço. :p

                                  [snapback]596248[/snapback]

                                  eu particularmente acho meio perigoso mexer demais em folga de válvula de escape, ainda mais em carro turbo…em carro turbo ali é comum a temperatura ficar mais alta do q com um carro sem turbo, o q causa mais dilatação e se a folga tiver apertada a chance de dar merda é maior...ali eu deixria como o fabricante recomenda mesmo....

                                  sobre as válvulas de inox, é uma boa pergunta o aão inox usado nessas válvulas dilata mais ou menos q o material usado nas válvulas comuns?

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • G Offline
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                                    Gaucho
                                    escreveu em última edição por
                                    #26

                                    …em carro turbo ali é comum a temperatura ficar mais alta do q com um carro sem turbo, o q causa mais dilatação e se a folga tiver apertada a chance de dar merda é maior...ali eu deixria como o fabricante recomenda mesmo....

                                    instalei pir?metro antes de turbinar meu carro…..dava 800?

                                    hj c ele turbo mantenho 750?. e o termopar está na mesma dist?ncia do cabeçote.

                                    a temperatura do escape está diretamente ligado c a mistura de combustável

                                    mistura pobre = quente.............rica = frio :ham:

                                    to falando de 1 motor todo original de fábrica :p

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • Q Offline
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                                      quarteto
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                                      #27

                                      instalei pir?metro antes de turbinar meu carro…..dava 800?

                                      hj c ele turbo mantenho 750?. e o termopar está na mesma dist?ncia do cabeçote.

                                      a temperatura do escape está diretamente ligado c a mistura de combustável

                                      mistura pobre = quente.............rica = frio :ham:

                                      to falando de 1 motor todo original de fábrica :p

                                      [snapback]596296[/snapback]

                                      ? verdade, tinha esquecido disso…bom, de qqer forma tem q se pensar direitinho ao mexer em folga de válvula de escape...

                                      uma coisa q eu pensei aqui agora e que pode influenciar é a pressão no escape, que fica mais alta q num aspro...e isso pode influenciar

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                                      • A Offline
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                                        Adriano Sushi
                                        escreveu em última edição por
                                        #28

                                        não c esque?a q a turbina consome mt calor… eficiencia termica...

                                        pra uma real comparação teria q usar o termopar antes da turbina... e não depois mesmo q esteja na mesma distancia do cabeçote...

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                                        • G Offline
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                                          Gaucho
                                          escreveu em última edição por
                                          #29

                                          uma coisa q eu pensei aqui agora e que pode influenciar é a pressão no escape, que fica mais alta q num aspro…e isso pode influenciar

                                          sim…vc está totalmente certo....

                                          p isso não acontecer é só usar a turbina c a configuração mansa :^^:

                                          caracol quente c + volume q o frio......eixo maior em di?metro q o rotor e escape 50% maior em di?metro q o eixo.

                                          mas a galera adora fazer o contrário :p

                                          tá cheio de preparador colocando caracol 48 ou 58 quente e usando 70 ou 84 frio :ham:

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