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Revista evo: carro do ano de 2007

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  • M Offline
    M Offline
    M5_E34
    escreveu em última edição por
    #41

    ainda bem que no mundo existe quem gosta de porsches outros de ferraris…

    1 Resposta Última resposta
    • Q Offline
      Q Offline
      quarteto
      escreveu em última edição por
      #42

      claro que é frescura … a ferrari tem todo esse apelo a toa , o desejo de quase todo milion?rio é ter uma mas isso é assim , de gra?a .

      também tem o fato da ferrari ter mais tátulos de formula 1 do que a porsche , a mercedes e a bmw juntas mesmo contando só fornecimento de motor . ah , mas isso também é frescura e invenção .

      os carros ferrari jamais ganharam em lemans , em daytona , em seibring , em nurburgring ... aquela ferrari 375b recebeu a alcunha de dayotna a toa também .

      muito mais importante que tudo isso é a avaliação de uma revista em um ano qualquer :sppt: .

      abraão .

      [snapback]660020[/snapback]

      o desejo de quase todo milion?rio e de todos os porteiros de prédio (sem querer denegrir a categoria dos porteiros)…qualquer boc? wannabe, pagodeiro, jogador de futebol ou outros de mesma categoria que não entende nada de carro quer uma

      e essas marcas q vc citou nunca tiveram o foco totalmente voltado pra f1 como a ferrari...a porsche chegou a ter carro correndo na f1 no comeão dos anos 60, mas ficou 1 ou 2 anos e depois a própria porsche saiu da categoria pra se dedicar mais aos carros de turismo, voltando pra categoria só com motores turbo e por um curto período de tempo, sendo vitoriosa...da? é natural q a equipe que está na f1 a mais tempo, com o or?amento e a engenharia que tem, ter ganho mais tátulos...mas ainda sim se for pegar o velho e bom cosworth dfv v8 a coisa muda de figura

      agora turismo é outra história....le mans a porsche levou mais canecos q a ferrari, fora as categorias inferiores , além de corridas ao longo do tempo e nos continentes...

      e sempre com uma porcaria de carro com o motor pendurado atrás do eixo traseiro, que andava absurdo, freiava melhor ainda, curvava bem, durava muito e não desmontava na mão como as ferraris, principalmente as antigas...

      não vou dizer que a ferrari não tem méritos pq eu não sou louco, mas ver um carro com um conceito dos anos 30 que deixa ele totalmente desequilibrado defenestrar um carro q pode ser considerado o estado-da-arte da engenharia de carros superesportivos é sim um mérito que deve ser aplaudido

      1 Resposta Última resposta
      • M Offline
        M Offline
        Mega
        escreveu em última edição por
        #43

        passa e regua.

        1 Resposta Última resposta
        • N Offline
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          Nuvo
          escreveu em última edição por
          #44

          o desejo de quase todo milion?rio e de todos os porteiros de prédio (sem querer denegrir a categoria dos porteiros)…qualquer boc? wannabe, pagodeiro, jogador de futebol ou outros de mesma categoria que não entende nada de carro quer uma

          e essas marcas q vc citou nunca tiveram o foco totalmente voltado pra f1 como a ferrari...a porsche chegou a ter carro correndo na f1 no comeão dos anos 60, mas ficou 1 ou 2 anos e depois a própria porsche saiu da categoria pra se dedicar mais aos carros de turismo, voltando pra categoria só com motores turbo e por um curto período de tempo, sendo vitoriosa...da? é natural q a equipe que está na f1 a mais tempo, com o or?amento e a engenharia que tem, ter ganho mais tátulos...mas ainda sim se for pegar o velho e bom cosworth dfv v8 a coisa muda de figura

          agora turismo é outra história....le mans a porsche levou mais canecos q a ferrari, fora as categorias inferiores , além de corridas ao longo do tempo e nos continentes...

          e sempre com uma porcaria de carro com o motor pendurado atrás do eixo traseiro, que andava absurdo, freiava melhor ainda, curvava bem, durava muito e não desmontava na mão como as ferraris, principalmente as antigas...

          não vou dizer que a ferrari não tem méritos pq eu não sou louco, mas ver um carro com um conceito dos anos 30 que deixa ele totalmente desequilibrado defenestrar um carro q pode ser considerado o estado-da-arte da engenharia de carros superesportivos é sim um mérito que deve ser aplaudido

          [snapback]660104[/snapback]

          depois que a ferrari decidiu para de correr com equipe apoiada pela fábrica em le mans a porsche começou a ganhar…

          longe de querer gerar qualquer pol?mica ou mesmo de insinuar que uma coisa te a ver com a outra... :(

          obs.: teteto :sppt:

          1 Resposta Última resposta
          • N Offline
            N Offline
            Nuvo
            escreveu em última edição por
            #45

            o desejo de quase todo milion?rio e de todos os porteiros de prédio (sem querer denegrir a categoria dos porteiros)…qualquer boc? wannabe, pagodeiro, jogador de futebol ou outros de mesma categoria que não entende nada de carro quer uma

            e essas marcas q vc citou nunca tiveram o foco totalmente voltado pra f1 como a ferrari...a porsche chegou a ter carro correndo na f1 no comeão dos anos 60, mas ficou 1 ou 2 anos e depois a própria porsche saiu da categoria pra se dedicar mais aos carros de turismo, voltando pra categoria só com motores turbo e por um curto período de tempo, sendo vitoriosa...da? é natural q a equipe que está na f1 a mais tempo, com o or?amento e a engenharia que tem, ter ganho mais tátulos...mas ainda sim se for pegar o velho e bom cosworth dfv v8 a coisa muda de figura

            agora turismo é outra história....le mans a porsche levou mais canecos q a ferrari, fora as categorias inferiores , além de corridas ao longo do tempo e nos continentes...

            e sempre com uma porcaria de carro com o motor pendurado atrás do eixo traseiro, que andava absurdo, freiava melhor ainda, curvava bem, durava muito e não desmontava na mão como as ferraris, principalmente as antigas...

            não vou dizer que a ferrari não tem méritos pq eu não sou louco, mas ver um carro com um conceito dos anos 30 que deixa ele totalmente desequilibrado defenestrar um carro q pode ser considerado o estado-da-arte da engenharia de carros superesportivos é sim um mérito que deve ser aplaudido

            [snapback]660104[/snapback]

            por conceito dos anos 30 você quer dizer o que? um carro com motor traseiro?

            1 Resposta Última resposta
            • J Offline
              J Offline
              Joel_RS
              escreveu em última edição por
              #46

              o desejo de quase todo milion?rio e de todos os porteiros de prédio (sem querer denegrir a categoria dos porteiros)…qualquer boc? wannabe, pagodeiro, jogador de futebol ou outros de mesma categoria que não entende nada de carro quer uma

              e essas marcas q vc citou nunca tiveram o foco totalmente voltado pra f1 como a ferrari...a porsche chegou a ter carro correndo na f1 no comeão dos anos 60, mas ficou 1 ou 2 anos e depois a própria porsche saiu da categoria pra se dedicar mais aos carros de turismo, voltando pra categoria só com motores turbo e por um curto período de tempo, sendo vitoriosa...da? é natural q a equipe que está na f1 a mais tempo, com o or?amento e a engenharia que tem, ter ganho mais tátulos...mas ainda sim se for pegar o velho e bom cosworth dfv v8 a coisa muda de figura

              agora turismo é outra história....le mans a porsche levou mais canecos q a ferrari, fora as categorias inferiores , além de corridas ao longo do tempo e nos continentes...

              e sempre com uma porcaria de carro com o motor pendurado atrás do eixo traseiro, que andava absurdo, freiava melhor ainda, curvava bem, durava muito e não desmontava na mão como as ferraris, principalmente as antigas...

              não vou dizer que a ferrari não tem méritos pq eu não sou louco, mas ver um carro com um conceito dos anos 30 que deixa ele totalmente desequilibrado defenestrar um carro q pode ser considerado o estado-da-arte da engenharia de carros superesportivos é sim um mérito que deve ser aplaudido

              [snapback]660104[/snapback]

              sem mais.

              fiasa, isso é um piti?

              1 Resposta Última resposta
              • L Offline
                L Offline
                LeonardoZ
                escreveu em última edição por
                #47

                você pode comparar coisa diferentes mas eu não posso?

                pq isso?  :(

                [snapback]660008[/snapback]

                nao nao … uma coisa é comparar carros de categorias diferentes, sendo o vitorioso mais fraco ... e outra coisa é comparar um v12 girando 9 pau com um motor diesel :sppt:

                1 Resposta Última resposta
                • L Offline
                  L Offline
                  LeonardoZ
                  escreveu em última edição por
                  #48

                  o desejo de quase todo milion?rio e de todos os porteiros de prédio (sem querer denegrir a categoria dos porteiros)…qualquer boc? wannabe, pagodeiro, jogador de futebol ou outros de mesma categoria que não entende nada de carro quer uma

                  e essas marcas q vc citou nunca tiveram o foco totalmente voltado pra f1 como a ferrari...a porsche chegou a ter carro correndo na f1 no comeão dos anos 60, mas ficou 1 ou 2 anos e depois a própria porsche saiu da categoria pra se dedicar mais aos carros de turismo, voltando pra categoria só com motores turbo e por um curto período de tempo, sendo vitoriosa...da? é natural q a equipe que está na f1 a mais tempo, com o or?amento e a engenharia que tem, ter ganho mais tátulos...mas ainda sim se for pegar o velho e bom cosworth dfv v8 a coisa muda de figura

                  agora turismo é outra história....le mans a porsche levou mais canecos q a ferrari, fora as categorias inferiores , além de corridas ao longo do tempo e nos continentes...

                  e sempre com uma porcaria de carro com o motor pendurado atrás do eixo traseiro, que andava absurdo, freiava melhor ainda, curvava bem, durava muito e não desmontava na mão como as ferraris, principalmente as antigas...

                  não vou dizer que a ferrari não tem méritos pq eu não sou louco, mas ver um carro com um conceito dos anos 30 que deixa ele totalmente desequilibrado defenestrar um carro q pode ser considerado o estado-da-arte da engenharia de carros superesportivos é sim um mérito que deve ser aplaudido

                  [snapback]660104[/snapback]

                  pronto … :sppt:

                  1 Resposta Última resposta
                  • L Offline
                    L Offline
                    LeonardoZ
                    escreveu em última edição por
                    #49

                    parabéns pelo bel?ssimo crit?rio de avaliação .

                    abraão .

                    [snapback]660021[/snapback]

                    nao nao … quem fez a feliz compara?ao nao foi eu :o_o:

                    e o fato da discussão em si, é que o fuscao com menos motor defenestrou ... :sppt: :(

                    1 Resposta Última resposta
                    • M Offline
                      M Offline
                      m4c4c0
                      escreveu em última edição por
                      #50

                      considero porsche vs ferrari uma comparação descabida como rolex vs omega

                      1 Resposta Última resposta
                      • F Offline
                        F Offline
                        Fiasa Power
                        escreveu em última edição por
                        #51

                        o desejo de quase todo milion?rio e de todos os porteiros de prédio (sem querer denegrir a categoria dos porteiros)…qualquer boc? wannabe, pagodeiro, jogador de futebol ou outros de mesma categoria que não entende nada de carro quer uma

                        e essas marcas q vc citou nunca tiveram o foco totalmente voltado pra f1 como a ferrari…a porsche chegou a ter carro correndo na f1 no comeão dos anos 60, mas ficou 1 ou 2 anos e depois a própria porsche saiu da categoria pra se dedicar mais aos carros de turismo, voltando pra categoria só com motores turbo e por um curto período de tempo, sendo vitoriosa...da? é natural q a equipe que está na f1 a mais tempo, com o or?amento e a engenharia que tem, ter ganho mais tátulos...mas ainda sim se for pegar o velho e bom cosworth dfv v8 a coisa muda de figura

                        agora turismo é outra história….le mans a porsche levou mais canecos q a ferrari, fora as categorias inferiores , além de corridas ao longo do tempo e nos continentes...

                        e sempre com uma porcaria de carro com o motor pendurado atrás do eixo traseiro, que andava absurdo, freiava melhor ainda, curvava bem, durava muito e não desmontava na mão como as ferraris, principalmente as antigas…

                        não vou dizer que a ferrari não tem méritos pq eu não sou louco, mas ver um carro com um conceito dos anos 30 que deixa ele totalmente desequilibrado defenestrar um carro q pode ser considerado o estado-da-arte da engenharia de carros superesportivos é sim um mérito que deve ser aplaudido

                        [snapback]660104[/snapback]

                        o que vale pra um não vale pra outro é enquanto a ferrari esteve focada para as provas de endurance também foi vitoriosa . do contrário , a ford não teria comprometido seu or?amento por mais de 5 longos anos , despejando milhões e milhões de dálares só para , enfim , derrotar a ferrari (e logo depois ser banida pela própria porsche) .

                        voce sabe tanto quanto eu que aquele velho conceito porsche (do qual sou fã né1) não existe mais . hoje , a única semelhan?a é a aparencia externa e o emblema (e o desempenho) .

                        quanto aos carros de rua , a única razão deles existirem no in?cio era angariar fundos para a equipe de automobilismo . isso até o drake admitiu . não havia nem tempo , que dir? dinheiro para preocupar-se com controle de qualidade com uma estrutura prec?ria … mas esse é outro mito que já foi demolido h? muito tempo .

                        eu nunca fui nenhum ferrarista fan?tico , mas não posso ficar aqui vendo alguém me dizer que a única razão da ferrari possuir alguma fama é por frescura ou propaganda . a única propaganda que um fabricante de carros de corrida pode fazer é vencer nas pistas , e vit?rias não faltam no curr?culo . nesse mundo ninguém dá nada de gra?a pra ninguém .

                        pitá , eu é por acaso eu estou falando alguma mentira ?

                        abraão .

                        1 Resposta Última resposta
                        • Q Offline
                          Q Offline
                          quarteto
                          escreveu em última edição por
                          #52

                          depois que a ferrari decidiu para de correr com equipe apoiada pela fábrica em le mans a porsche começou a ganhar…

                          longe de querer gerar qualquer pol?mica ou mesmo de insinuar que uma coisa te a ver com a outra...  :o_o:

                          obs.: teteto :(

                          [snapback]660158[/snapback]

                          panquequinha :sppt:

                          o que vale pra um não vale pra outro é enquanto a ferrari esteve focada para as provas de endurance também foi vitoriosa . do contrário , a ford não teria comprometido seu or?amento por mais de 5 longos anos , despejando milhões e milhões de dálares só para , enfim , derrotar a ferrari (e logo depois ser banida pela própria porsche) .

                          voce sabe tanto quanto eu que aquele velho conceito porsche (do qual sou fã né1) não existe mais . hoje , a única semelhan?a é a aparencia externa e o emblema (e o desempenho) .

                          quanto aos carros de rua , a única razão deles existirem no in?cio era angariar fundos para a equipe de automobilismo . isso até o drake admitiu . não havia nem tempo , que dir? dinheiro para preocupar-se com controle de qualidade com uma estrutura prec?ria … mas esse é outro mito que já foi demolido h? muito tempo .

                          eu nunca fui nenhum ferrarista fan?tico , mas não posso ficar aqui vendo alguém me dizer que a única razão da ferrari possuir alguma fama é por frescura ou propaganda . a única propaganda que um fabricante de carros de corrida pode fazer é vencer nas pistas , e vit?rias não faltam no curr?culo . nesse mundo ninguém dá nada de gra?a pra ninguém .

                          pitá , eu é por acaso eu estou falando alguma mentira ?

                          abraão .

                          [snapback]660246[/snapback]

                          ? claro q a ferrari construiu seu legado nas pistas….afinal, ela nasceu nas pistas, qdo o enzo era chefe de equipe da alfa romeo e brigou com a negada lá...

                          mas desde que o grupo fiat comprou a marca, f1 e os carros de rua deixaram de ter essa relação de um levantar caixa pra alimentar o outro...

                          qto ao porsche: o motor traseiro tá lá, desequilibrando o carro do mesmo jeito...a porsche evoluiu o carro com motor traseiro até chegar no que chegou hj...não existe mais motor refrigerado é ar, e as suspensões evolu?ram, mas mesmo assim não deixa de ser um baita feito conseguir fazer um carro que veio do fusca, com motor que ainda deixa o carro com distribuição de peso ruim, virar tão rápido qto carros muito mais equilibrados e até com motores mais potentes.

                          como eu disse: ver o vovó 911 desbancar gente grande desse jeito é um feito notável, mesmo a gente sabendo da capacidade da engenharia da porsche

                          1 Resposta Última resposta
                          • Q Offline
                            Q Offline
                            quarteto
                            escreveu em última edição por
                            #53

                            ah sim, e a porsche só entrou pra brigar com os carros tops do meio (ford gt 40, ferraris, alfas, lolas, etc.) pro final dos anos 60…

                            eles vieram evoluindo desde o 356, que corria na categoria até 1100cc...a cilindrada veio crescendo paulatinamente, assim como a evolução dos chassis...o carro foi ganhando cilindros (6, 8, 12 - todos boxers refrigerados a ar), cilindrada (1.3, 1.5, 2.0, 3.0, 5.0, etc.), um chassis mais acertado, melhores suspensões, etc.

                            ali?s, como todo carro porsche evolui...

                            1 Resposta Última resposta
                            • N Offline
                              N Offline
                              Nuvo
                              escreveu em última edição por
                              #54

                              nao nao … uma coisa é comparar carros de categorias diferentes, sendo o vitorioso mais fraco ... e outra coisa é comparar um v12 girando 9 pau com um motor diesel? :(

                              [snapback]660175[/snapback]

                              e o vêdeo da 612 com a slr é o quê? os dois carros são da mesma categoria?

                              :sppt:

                              e já que você acha que o mais fraco por ser vitorioso é bem melhor, que tal incluir nesse comparativo lotus, ariel, etc?

                              1 Resposta Última resposta
                              • Q Offline
                                Q Offline
                                quarteto
                                escreveu em última edição por
                                #55

                                e o vêdeo da 612 com a slr é o quê? os dois carros são da mesma categoria?

                                :o_o:

                                e já que você acha que o mais fraco por ser vitorioso é bem melhor, que tal incluir nesse comparativo lotus, ariel, etc?

                                [snapback]660314[/snapback]

                                a? ia ser um exemplo clássico de covardia :(

                                esportivos ingleses pequenos e leves chutam todas as bundas possíveis e imagin?veis :sppt:

                                1 Resposta Última resposta
                                • L Offline
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                                  LeonardoZ
                                  escreveu em última edição por
                                  #56

                                  e o vêdeo da 612 com a slr é o quê? os dois carros são da mesma categoria?

                                  :pix:

                                  e já que você acha que o mais fraco por ser vitorioso é bem melhor, que tal incluir nesse comparativo lotus, ariel, etc?

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                                  a compraração foi do fuscão … até pq a categoria dele nem ta tão longe assim, sendo a 612 carro para frescos adoradores de luxo... :sppt:

                                  com a slr nao foi diferente, se bem que os germanicos sempre chutarão as bundas dos pepperonnnnniiissss ... e agora lambo com um toque alemao tb ... são defenestra?oes seguidas de defenestra?oes, meu comentario nao é muito tecnico, e sou suspeito pra falar tb ...

                                  e os esportivos ingleses de peso potencia :o_o: ai tb nao ein é seria o mesmo do diesel v8 500cv contra o v12 gasolina 450? :(

                                  abra

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                                    escreveu em última edição por
                                    #57

                                    a compraração foi do fuscão … até pq a categoria dele nem ta tão longe assim, sendo a 612 carro para frescos adoradores de luxo...  :sppt:

                                    com a slr nao foi diferente, se bem que os germanicos sempre chutarão as bundas dos pepperonnnnniiissss ... e agora lambo com um toque alemao tb ... são defenestra?oes seguidas de defenestra?oes, meu comentario nao é muito tecnico, e sou suspeito pra falar tb …

                                    e os esportivos ingleses de peso potencia  :o_o:  ai tb nao ein é seria o mesmo do diesel v8 500cv contra o v12 gasolina 450?  :(

                                    abraço

                                    [snapback]660350[/snapback]

                                    eu nem deveria , mas vou comentar … pra ficar bem fácil de entender o par?metro .

                                    comparar a 612 com o slr mclaren corresponderia ao mesmo que , nos anos 80 comparar uma f40 com um classe e .

                                    abraão .

                                    1 Resposta Última resposta
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                                      #58

                                      panquequinha :sppt:

                                      ? claro q a ferrari construiu seu legado nas pistas….afinal, ela nasceu nas pistas, qdo o enzo era chefe de equipe da alfa romeo e brigou com a negada lá...

                                      mas desde que o grupo fiat comprou a marca, f1 e os carros de rua deixaram de ter essa relação de um levantar caixa pra alimentar o outro...

                                      qto ao porsche: o motor traseiro tá lá, desequilibrando o carro do mesmo jeito…a porsche evoluiu o carro com motor traseiro até chegar no que chegou hj...não existe mais motor refrigerado é ar, e as suspensões evolu?ram, mas mesmo assim não deixa de ser um baita feito conseguir fazer um carro que veio do fusca, com motor que ainda deixa o carro com distribuição de peso ruim, virar tão rápido qto carros muito mais equilibrados e até com motores mais potentes.

                                      como eu disse: ver o vovó 911 desbancar gente grande desse jeito é um feito notável, mesmo a gente sabendo da capacidade da engenharia da porsche

                                      [snapback]660284[/snapback]

                                      não força né teteto … a ferrari praticamente sempre usou motores traseiros ou no máximo central-traseiros . e sempre refrigerados a água .

                                      o conceito fusca só foi evolu?do porque tinha possibilidades de só-lo . o que mostra a força e a visão do prof. ferdinand ao conceb?-lo .

                                      o 356 já disputava le mans , carrera panamericana e targa florio nos anos 50 . mas na categoria até 1.100cc . com o 550 foram pra 2.000cc e do 911 em diante começaram a correr no top .

                                      abraão .

                                      1 Resposta Última resposta
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                                        escreveu em última edição por
                                        #59

                                        e só para terminar , o conceito de carro com motor apoiado sobre o eixo traseiro e o tipo de suspensão independente traseira com facão , nasceu do cisitalia-porsche dos anos 20 .

                                        portanto , também veio das pistas :sppt: …

                                        abraão .

                                        1 Resposta Última resposta
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                                          #60

                                          não força né teteto … a ferrari praticamente sempre usou motores traseiros ou no máximo central-traseiros . e sempre refrigerados a água .

                                          o conceito fusca só foi evolu?do porque tinha possibilidades de só-lo . o que mostra a força e a visão do prof. ferdinand ao conceb?-lo .

                                          o 356 já disputava le mans , carrera panamericana e targa florio nos anos 50 . mas na categoria até 1.100cc . com o 550 foram pra 2.000cc e do 911 em diante começaram a correr no top .

                                          abraão .

                                          [snapback]660436[/snapback]

                                          ferrari com motor atrás do eixo traseiro como nos porsches eu nunca ouvi falar…ali?s, mande fotos se vc tiver, por favor...só sabia das de motor central, seja é frente ou atrás do cockpit ....atrás do eixo traseiro no máximo o câmbio, numa montagem em transeixo com motor central...o que ainda assim favorece a distribuição da massa do carro ser mais igualit?ria entre os eixos

                                          além disso, motor central-traseiro é central... :sppt:

                                          eu até tava lendo uma revista portuguesa - não me recordo o nome, infelizmente - que testou alguns carros (pra vc ter uma idéia do nível do teste, até colocarem os carros sobre balanças pra medir o peso exato apoiado em cada pneu eles fizeram)

                                          os piores nesse quesito foram o audi rs4 avant e o porsche 911 gt3, um com mais de 65% do peso no nariz, o outro na traseira...isso pra uma sw com tempero esportivo até vai, mas pra um esportivo do naipe do porsche é algo que prejudica bastante o carro...

                                          e pra competir com os tops de linha, não foi bem assim...um 911 não conseguia brigar nunca de igual pra igual com um lola t70, uma alfa, etc... a porsche começou a vim sório pra brigar com os carros top absolutos qdo começou a série 908/910, etc. e ainda assim foi uma evolução até culminar no 917, a besta absoluta capaz de 400 km/h no meio dos anos 60, e que deu origem a um carro aberto que correu na can-am turbo com 1000 cv

                                          fora isso, mesmo o carro tendo chassis de ponta e motor central, eles começaram de baixo...o 908 chegou a correr com motor 2 litros e 3 litros...os tops andavam com motores de 5 litros pra mais...sem chance pra briga, ainda mais em uma pista com uma reta imensa

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