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Escolha de turbina…

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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    Spool
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    #1

    opa pessoal, antes de mais nada, queria dizer que conheci a pouco o forum e queria porabenizar a todos, pois o conteúdo aqui é muito bom :hauhau:

    então, montei meu carro há um mês mais ou menos, é um zetec rocam 1.6, com 0,5bar de pressão, mas a intenção é viar 0,8bar e depois 1bar.

    desde o começo já queria montar com uma turbina maior do que o convencional (para a maioria), mas acabei sendo convencido por um amigo a experimentar uma turbina apl 240 .42/.36 .

    agora a turbina começou a fumar e estou com intenção de trocar por algo maior…

    com essa turbina, em segunda ou terceira marcha, andando a 1500rpm é só pisar que pressuriza na hora, e atinge a pressão máxima já nos 2500rpm

    tava pensando em pegar esta:

    holset h1c .50.63

    ou esta

    garrett .50.63 tbm

    -será que vai ficar bom o setupo

    -pra mim, vindo pressão acima das 3500rpm está bom.

    -o motor gira 6500 rom

    -é um motor 1.6, mas se for comparar em termos de fluxo e potência, é muito similar a um ap 1.8, ou gm família 1 1.8 originais.

    outra dúvida:

    posso comprar uma master power nova, apl 240 .42.48 (um dedinho maior que a minha atual) por 850 reais. eu considero um preço bom, mas será que master power é confiável e tem boa performance?

    []´s

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      036ullivan
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      #2

      eu iria na holset, porém precisamos saber o tamanho de eixo e rotor para melhor indicar.

      além do mais, seu motor tem um fluxo invejável.

      acredito que a pegada va ficar no que você pretende (dependendo do tamanho de eixo e rotor).

      master power, é loteria, atualmente estou com uma no meu ap 1.8std .50 .58 eixo 49 e rotor 46, ficou perfeita, pegada progressiva, potência e torque com ampla faixa, ficou muito bom de andar.

      abrazzz

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        Spool
        escreveu em última edição por
        #3

        as medidas de eixo e rotor são:

        eixo: diâmetro do conjunto que gira na parte quente (turbina)

        rotor: diâmetro do conjunto que gira na parte fria (compressor)

        é isto?

        vou tentar pegar estas medidas e posto aqui hoje de noite…

        valeu pela ajuda $ullivan...

        []´s

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        • A Offline
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          Adriano Sushi
          escreveu em última edição por
          #4

          com as medidas de eixo e rotor da pra saber qual eh a melhor pra vc cara, tenta confirmar isso.

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            wagnerls
            escreveu em última edição por
            #5

            acho que o maior problema dele e o tamanho da caixa quente que tava usando (.36), poe uma .48 ou .63 neste eixo apl mesmo.

            apesar que a turbina ja foi pro saco ne?

            da uma olhada neste topico aqui, tem um ap 1.6 com .50/.58 eixo 52mm rotor 53.5mm snme.

            comeca a pressurizar em 3500 e so vem total mesmo la pelos 4200.

            http://www.preparados.com.br/index.phposhowtopic=38254

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            • S Offline
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              Spool
              escreveu em última edição por
              #6

              com as medidas de eixo e rotor da pra saber qual eh a melhor pra vc cara, tenta confirmar isso.

              certo, vou verificar estas medidas

              acho que o maior problema dele e o tamanho da caixa quente que tava usando (.36), poe uma .48 ou .63 neste eixo apl mesmo.

              apesar que a turbina ja foi pro saco ne?

              da uma olhada neste topico aqui, tem um ap 1.6 com .50/.58 eixo 52mm rotor 53.5mm snme.

              comeca a pressurizar em 3500 e so vem total mesmo la pelos 4200.

              http://www.preparados.com.br/index.phposhowtopic=38254

              é bem o comportamento deste ap que eu quero

              se bem que o ap gira muito mais, fica mais elástico pra usar turbina grande, pois aproveita bem a pegada forte de alta…

              no meu caso, se por exemplo, começa a encher lah pelas 4500rpm, e vem tudo em 6000rpm, já fica meio estranho, pois a minha rpm útil é até 6300rpm mais ou menos...

              vou ler o topico que tu passou o link...

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                Visitante
                escreveu em última edição por
                #7

                qual teu carro? coletor mono? tem q ver se as turbinas maiores cabem sem precisar de maiores adaptações.

                1 Resposta Última resposta
                • T Offline
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                  Tarconal
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  eu tenho um rocam 1.6t com 0,5bar. rende 180hp e tá funcionando a dois anos (45.000km) apenas trocando óleo de 5/5k (qdo eu lembro) e enchendo o tanque de álcool a cada 180-200km.

                  eu uso um turbo da master power com as medidas:

                  quente: 49.5 carcaça a/r .47

                  fria: 42.5 carcaça a/r .48

                  a turbina começa a soprar bem cedo por volta dos 2500rpm e fecha a pressão final entre 3 e 3,5k dependendo da carga. se usar mais pressão (tipo 0,7) ela pega até um pouco antes porque a wg integrada veda um pouco melhor. meu carro já rodou com 0,7bar e hpi e isso deu 200hp e quase 28kg de torque. hoje roda com unichip, 0,5 e tem 180hp e 23,5kg de torque. depois do unichip as curvas de torque e potência ficaram muito parecidas com as originais do carro, inclusive forçamos a queda após os 6,000rpm engordando um pouco o carro. o corte da minha central é em 6,250rpm.

                  o carro não tem pegada nenhuma. o torque vai crescendo linearmente como se na verdade tivesse um 2.0 16v fortinho no cofre. ficou exatamente como eu queria que tivesse ficado… perfeito para um daily-driver.

                  1 Resposta Última resposta
                  • S Offline
                    S Offline
                    Spool
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    qual teu carro? coletor mono? tem q ver se as turbinas maiores cabem sem precisar de maiores adaptações.

                    exato estava olhando lá agora, e a turbina já está bem apertada :hauhau:

                    acho que se for colocar turbina maior, vai ter que partir pra paulada na parede corta fogo…

                    eu tenho um rocam 1.6t com 0,5bar. rende 180hp e tá funcionando a dois anos (45.000km) apenas trocando óleo de 5/5k (qdo eu lembro) e enchendo o tanque de álcool a cada 180-200km.

                    eu uso um turbo da master power com as medidas:

                    quente: 49.5 carcaça a/r .47

                    fria: 42.5 carcaça a/r .48

                    a turbina começa a soprar bem cedo por volta dos 2500rpm e fecha a pressão final entre 3 e 3,5k dependendo da carga. se usar mais pressão (tipo 0,7) ela pega até um pouco antes porque a wg integrada veda um pouco melhor. meu carro já rodou com 0,7bar e hpi e isso deu 200hp e quase 28kg de torque. hoje roda com unichip, 0,5 e tem 180hp e 23,5kg de torque. depois do unichip as curvas de torque e potência ficaram muito parecidas com as originais do carro, inclusive forçamos a queda após os 6,000rpm engordando um pouco o carro. o corte da minha central é em 6,250rpm.

                    o carro não tem pegada nenhuma. o torque vai crescendo linearmente como se na verdade tivesse um 2.0 16v fortinho no cofre. ficou exatamente como eu queria que tivesse ficado… perfeito para um daily-driver.

                    legal cara, estou andando com 0,5kg e sem acerto quase nenhum, só rodando extremamente gordo já ficou ótimo o desempenho…

                    pergunta:

                    teu carro tem dh?

                    a turbina no meu caso (fiesta street 1.6) tá quase roçando no setor de direção hidráulico , e numas tubulações rígidas da parte hidráulica também.. :hauhau:

                    []´s

                    1 Resposta Última resposta
                    • T Offline
                      T Offline
                      Tarconal
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      tenho dh sim.

                      a waste-gate integrada batia num pedacinho da barra da dh… aí eu entortei o eixo e o suporte delas e coube tudo certinho. mas isso já sem o escudo de alumínio que vai por cima da barra... eu acho que no teu carro a turbina deve estar quase batendo no escudo e não na barra... confere lá

                      1 Resposta Última resposta
                      • F Offline
                        F Offline
                        Fabio Lima
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        eu tenho um rocam 1.6t com 0,5bar. rende 180hp e tá funcionando a dois anos (45.000km) apenas trocando óleo de 5/5k (qdo eu lembro) e enchendo o tanque de álcool a cada 180-200km.

                        eu uso um turbo da master power com as medidas:

                        quente: 49.5 carcaça a/r .47

                        fria: 42.5 carcaça a/r .48

                        a turbina começa a soprar bem cedo por volta dos 2500rpm e fecha a pressão final entre 3 e 3,5k dependendo da carga. se usar mais pressão (tipo 0,7) ela pega até um pouco antes porque a wg integrada veda um pouco melhor. meu carro já rodou com 0,7bar e hpi e isso deu 200hp e quase 28kg de torque. hoje roda com unichip, 0,5 e tem 180hp e 23,5kg de torque. depois do unichip as curvas de torque e potência ficaram muito parecidas com as originais do carro, inclusive forçamos a queda após os 6,000rpm engordando um pouco o carro. o corte da minha central é em 6,250rpm.

                        o carro não tem pegada nenhuma. o torque vai crescendo linearmente como se na verdade tivesse um 2.0 16v fortinho no cofre. ficou exatamente como eu queria que tivesse ficado… perfeito para um daily-driver.

                        curto carros com a passagem da personalidade mansa pra brava ( fase turbo ) bem suave. bem dificil deixar o carro assim.

                        1 Resposta Última resposta
                        • O Offline
                          O Offline
                          O Esmerilhador
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          caso for andar com 0,5 vai de k-16 carro com turbinao é legal mas tem que ser espancador de 3º em diante vide saveiro do portuga no youtube eu andava no meu ap 1.6 com 0,8 eera linear e o giro só parava quando o cabeçote não rendia, eu + o tadeu de passagero aqui do forum agente acelerava no meu mais de 150km/h no meu de 3º 2º era 110km/h, acho que com 0,8 atende a necessidade, apesar do eixo de 46mm eu nao vi outra turbina em motor pequeno que rendesse mais potencia do que a k-16 com pressões de 0,6 0,5

                          1 Resposta Última resposta
                          • B Offline
                            B Offline
                            Betozc
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            revivendo o tópico…

                            eu tenho um rocam 1.6t com 0,5bar. rende 180hp e tá funcionando a dois anos (45.000km) apenas trocando óleo de 5/5k (qdo eu lembro) e enchendo o tanque de álcool a cada 180-200km.

                            eu uso um turbo da master power com as medidas:

                            quente: 49.5 carcaça a/r .47

                            fria: 42.5 carcaça a/r .48

                            a turbina começa a soprar bem cedo por volta dos 2500rpm e fecha a pressão final entre 3 e 3,5k dependendo da carga. se usar mais pressão (tipo 0,7) ela pega até um pouco antes porque a wg integrada veda um pouco melhor. meu carro já rodou com 0,7bar e hpi e isso deu 200hp e quase 28kg de torque. hoje roda com unichip, 0,5 e tem 180hp e 23,5kg de torque. depois do unichip as curvas de torque e potência ficaram muito parecidas com as originais do carro, inclusive forçamos a queda após os 6,000rpm engordando um pouco o carro. o corte da minha central é em 6,250rpm.

                            o carro não tem pegada nenhuma. o torque vai crescendo linearmente como se na verdade tivesse um 2.0 16v fortinho no cofre. ficou exatamente como eu queria que tivesse ficado… perfeito para um daily-driver.

                            fala ae cara.

                            um turbo .42 f (42.5 mm) / .63 q (49.5 mm) cairía bem num focus 1.6? ou a pegada ficaria muito tarde?

                            o seu acerto antigo foi só no hpi ou você também usava map positivo de fiesta sc?

                            você usa esse coletor da spa?

                            http://www.spaturbo.com.br/joomla/componen…affd8a8c724.jpg

                            1 Resposta Última resposta

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