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Tudo sobre pneus - parte vi

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  • P Offline
    P Offline
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    escreveu em última edição por
    #62

    se eu entendi certo:

    15 -> 381,00mm

    16 -> 406,40mm

    195/55 -> 195mm x 55% -> 107,25mm

    205/50 -> 205mm x 50% -> 102,50mm

    381,00mm + 107,25mm = 488,25mm

    406,40mm + 102,50mm = 508,90mm

    tem uma diferença de 20mm. pouco, mas tem. não sei quanto influencia no velocimetro e hodometro.

    se fosse 205/45 seria melhor.

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    • S Offline
      S Offline
      Steve McQueen
      escreveu em última edição por
      #63

      o site indicou uma diferença de 2,67% a mais no diâmetro total do conjunto, se usar 205/50 r16. se usar 195/50 r16, o aumento é de só 18,33 mm, o que dá 0.99% a mais, dentro do tolerável. se usar 205/45 r16, há uma diminuição no diâmetro total, - 14,45 mm. pelo que entendi, a diminuição no diâmetro total tem que ser evitada sempre. então sobra o 195/50.

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      • P Offline
        P Offline
        Pix
        escreveu em última edição por
        #64

        pelas contas, o diametro aumentou. :ohoh:

        1 Resposta Última resposta
        • S Offline
          S Offline
          Steve McQueen
          escreveu em última edição por
          #65

          eu usei a ferramenta do bestcars pra fazer as contas… :ohoh:

          mas não tem problema o diametro aumentar, desde que não aumente mais de 2%...

          1 Resposta Última resposta
          • D Offline
            D Offline
            Dubasan
            escreveu em última edição por
            #66

            vixe, no meu caso teria que usar pneu fita isolante (205-35/17) caso quisesse manter a relação final original. com os 205-40/17, medida mais comum em rodas 17 o aumento seria de 4% …

            e com o excelente estado de nossas ruas, é assassinato de pneu

            1 Resposta Última resposta
            • 0 Offline
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              036ullivan
              escreveu em última edição por
              #67

              por isso que ando de 15 195/50 intermediário entre conforto e performance para agarrar o asfalto…

              gus, realmente as lendas urbanas existem e estão aí para serem quebradas...

              tenho um conjunto de suspensão muito eficiente no meu carro, suspensão com telescópios trabalhados, amortecedores com haste e corpo encurtados em 30mm e molas cortadas, pneus com 28 lbs, tracionam muito bem ainda mais agora que criei vergonha na cara e mandei fazer uma cambagem decente está com -1° em cada lado, o carro ficou maravilhoso para tracionar.

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              • G Offline
                G Offline
                GusWRC
                escreveu em última edição por
                #68

                uma ferramenta de fácil acesso é nosso site. nele tem a opção encontre seu pneu onde vc escolhe seu carro e o site mostra todas as opções de modelos em todas as dimensões que cabem no carro respeitando tolerâncias.

                www.yokohama.com.br

                pix, no teu cálculo do diâmetro faltou multiplicar o perfil por 2, já que vc soma o diâmetro da roda em mm com 2x o perfil.

                ex. 195/55r15 = 195x55% = 107,25mm x 2 = 214,50 + 381 (roda 15) = 595,50mm

                205/50r16 = 205x50% = 102,5 x 2 = 205 + 406,4 (roda 16) = 611,4mm

                diferença = 2,6%

                a diferença no velocimetro vai ser a mesma do diametro, 2,6% a menos.

                abraço

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                • G Offline
                  G Offline
                  GusWRC
                  escreveu em última edição por
                  #69

                  complementando sobre o velocimetro.

                  os paineis já marcam em torno de 3 a 5% a mais que a velocidade real.

                  qdo se aumenta o diâmetro a tendencia é marcar menos que o real. em diferenças de até 2%, a velocidade tende a ficar mais próxima do real. em pickups onde o diametro aumenta fácil de 6 a 8%, isso gera problemas pois marca menos que o real, e a chance de tomar multas é grande e real….

                  abraço

                  1 Resposta Última resposta
                  • D Offline
                    D Offline
                    Dubasan
                    escreveu em última edição por
                    #70

                    complementando sobre o velocimetro.

                    os paineis já marcam em torno de 3 a 5% a mais que a velocidade real.

                    qdo se aumenta o diâmetro a tendencia é marcar menos que o real. em diferenças de até 2%, a velocidade tende a ficar mais próxima do real. em pickups onde o diametro aumenta fácil de 6 a 8%, isso gera problemas pois marca menos que o real, e a chance de tomar multas é grande e real….

                    abraço

                    já saiu a parte vii ??

                    1 Resposta Última resposta
                    • J Offline
                      J Offline
                      Joel_RS
                      escreveu em última edição por
                      #71

                      muito útil a ferramenta, valeu joel

                      descobri que pro meu caso, a única medida que se aplica no aro 16 sem desrespeitar o índice de carga seria 195/50 r16, com uma diferença de 0,99% a mais no diâmetro total do conjunto.

                      às ordens.

                      complementando sobre o velocimetro.

                      os paineis já marcam em torno de 3 a 5% a mais que a velocidade real.

                      qdo se aumenta o diâmetro a tendencia é marcar menos que o real. em diferenças de até 2%, a velocidade tende a ficar mais próxima do real. em pickups onde o diametro aumenta fácil de 6 a 8%, isso gera problemas pois marca menos que o real, e a chance de tomar multas é grande e real….

                      abraço

                      e há forma de calibrar o velocímetro?

                      já saiu a parte vii ??

                      http://www.preparados.com.br/index.phposhowtopic=38597

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