Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. [dúvida] - superquadrado, subquadrado…

[dúvida] - superquadrado, subquadrado…

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
21 Posts 8 Posters 5.6k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • S Offline
    S Offline
    sleep
    escreveu em última edição por
    #3

    1.6 - 0,268

    1.7 - 0,259

    1.8 - 0,300

    1.9 - 0,300

    2.0(bloco alto) - 0,291

    2.0(bloco baixo) - 0,322

    o calculo é:

    (curso / 2) / pelo_tamanho_da_biela

    1 Resposta Última resposta
    • P Offline
      P Offline
      Pellegrino
      escreveu em última edição por
      #4

      r/l é uma coisa, super/sub/quadrado é outra.

      r/l é a relação entra curso e tamanho de biela.

      super/sub/quadrado é a relação entre diâmetro e curso

      dudles, turbo girador, vc podia tentar pegar um vira de 80mm dos motores 1.5 com pistão de 82mm. ou mesmo um 1.8 original, mas não vai girar tanto…

      1 Resposta Última resposta
      • D Offline
        D Offline
        Dudles
        escreveu em última edição por
        #5

        se usar um pistão 86mm no vira original do 1.8 vai ficar quase quadrado ( 86,2x86 ) mas a parede do bloco vai fcar muito fina, não é quando ao vira dos 1.5 é dos md é ele serve no ap ?

        1 Resposta Última resposta
        • X Offline
          X Offline
          Xev
          escreveu em última edição por
          #6

          girador mesmo é com r/l baixo.

          nada a ver diretamente com sub/super e quadrado.

          1 Resposta Última resposta
          • D Offline
            D Offline
            DuKa
            escreveu em última edição por
            #7

            na verdade, super / ou sub é so uma uma forma do desenho do motor…

            r/l é mais para vibrações, e nesse caso, nao esta diretamente ligada ao super / subquadrado... pois o motor pode ser subquadrado e ter bielas muito longas, assim mantendo poucas vibrações em alta rpm...

            mas outro fato é a cabacidade de bombeamento do cilindro, nao adianta vc ter um motor subquabrado com r/l boa pra girar, pois acima de um valor teorico (20m / segundo) a capacidade de bombemento do motor fica prejudicado.... ele vai girar, mas sem ganho expressivo...

            logo, um motor superquadrado, tem vantagem, alem de poder utilizar uma biela menor pra manter uma r/l otima e uma capacidade de bombeamento bem maior em altos rpm, precisando de mais rpm pra chegar nesses teoricos 20m/s

            1 Resposta Última resposta
            • N Offline
              N Offline
              Nick_Destroyer
              escreveu em última edição por
              #8

              meu conselho…. esquece turbo girador... girar alto é coisa para motor aspro.

              turbo é já a vantagem de não ter as cargas inerciais dos aspro, pois gira bem menos.....

              turbo girador é coisa de competição e não para a rua. se quiser turbo girador tem que forjar tudo, e com parafusos de biela top.

              com peças originais, sem chance. não há r/l ou relação diâmetro / curso que faça mágica na resistência dos materiais.

              relação r/l é uma coisa bem diferente de quadrado e superquadrado e afins. o 1° depende do comprimento da biela, o segundo não.

              motor girador tem que ter virabrequim de pouco curso…. por exemplo os f-1 tem cerca de 34mm de curso do virabrequim.

              abraço

              1 Resposta Última resposta
              • P Offline
                P Offline
                Pellegrino
                escreveu em última edição por
                #9

                se usar um pistão 86mm no vira original do 1.8 vai ficar quase quadrado ( 86,2x86 ) mas a parede do bloco vai fcar muito fina, não é quando ao vira dos 1.5 é dos md é ele serve no ap ?

                o vira é do md mesmo, e que eu saiba serve sem adaptações no ap.

                nessa config que vc falou fica mto fina mesmo… vira de 1.8 com pistão de monza 1.8 fica bão, o guswrc usa essa receita...

                1 Resposta Última resposta
                • D Offline
                  D Offline
                  Dudles
                  escreveu em última edição por
                  #10

                  girador q eu falo é fazer um ap 1.8 bater nas 7500 rpm… pq eu li em algum lugar q ap flutua válvula acima de 7 mil, e uma vez dirigi um gol g3 2.0 com comando 272º que nas 1as marchas lambia a escala do conta girosa mto rápido mas nas marchas mais altas ( 4a e tals ) ele meio q morria acima de 5 mil e poucos rpm...

                  1 Resposta Última resposta
                  • P Offline
                    P Offline
                    Pellegrino
                    escreveu em última edição por
                    #11

                    flutuação de válvula vc contorna com molas mais duras. molas de fiat.

                    1 Resposta Última resposta
                    • G Offline
                      G Offline
                      Gaucho
                      escreveu em última edição por
                      #12

                      pq eu li em algum lugar

                      eu lí q tomei sufoco de vti q é + de 5 segundos + lento q meu vts….....e foi vc q escreveu. :coisatriste:

                      tem gente q escreve cada coisa :hauhau:

                      1 Resposta Última resposta
                      • I Offline
                        I Offline
                        Inssurection
                        escreveu em última edição por
                        #13

                        flutuacao de valvulas se contorna utilizando molas de valvulas especiais, mais duras e feitas para aquele motor.

                        e nao molas de fiat que precisa cortar e ainda corre risco de encostar os elos.

                        muita gente usa, mas esta longe de ser o ideal.

                        1 Resposta Última resposta
                        • N Offline
                          N Offline
                          Nick_Destroyer
                          escreveu em última edição por
                          #14

                          este negócio de flutuar válvulas a x rpm não tem como dizer…. depende do comando também.

                          depois que inventaram internet, todo mundo virou preparador com larga experiência. soluções milagrosas aparecem com peças originais...... a gambiatech nunca foi tão utilizada.

                          se quer 7500rpm com turbo, considerando um virabrequim de 1.8, lembre-se sempre que a velocidade média dos pistões está muito alta (21,5m/s), a lubrificação vai sofrer muito (e não é só usar óleo de motor diesel que fica bom ), as cargas inerciais aumentam ao quadrado da rpm ( a 7500 serão o dobro do que a 6500).

                          será que não seria mais produtivo usar maior pressão no turbo e girar 6000? será que vale a pena perder cilindrada usando virabrequim de 1.5 por 1000rpm a mais?

                          1 Resposta Última resposta
                          • D Offline
                            D Offline
                            Dudles
                            escreveu em última edição por
                            #15

                            eu lí q tomei sufoco de vti q é + de 5 segundos + lento q meu vts….....e foi vc q escreveu. :coisatriste:

                            tem gente q escreve cada coisa :hauhau:

                            eu te conheço pessoalmente, sei q vc é brincalhão, falei brincando pq fotografei vc na grama quando o vti tava trás de vc, se vc não aceitou a brincadeira, me desculpe. e isso não foi nem aqui.

                            1 Resposta Última resposta
                            • G Offline
                              G Offline
                              Gaucho
                              escreveu em última edição por
                              #16

                              eu te conheço pessoalmente, sei q vc é brincalhão, falei brincando pq fotografei vc na grama quando o vti tava trás de vc, se vc não aceitou a brincadeira, me desculpe. e isso não foi nem aqui.

                              ultrapassei ele na curva e perdí a tomada/entrada perfeita, espalhei jogando as rodas na grama….......coisa normal de td

                              nem tudo q lemos é a realidade, não esquenta c isso.......percebí q houve psa x honda no seu comentário.

                              o recordista fwd agora é vts.

                              1 Resposta Última resposta
                              • D Offline
                                D Offline
                                Dudles
                                escreveu em última edição por
                                #17

                                ultrapassei ele na curva e perdí a tomada/entrada perfeita, espalhei jogando as rodas na grama….......coisa normal de td

                                nem tudo q lemos é a realidade, não esquenta c isso.......percebí q houve psa x honda no seu comentário.

                                o recordista fwd agora é vts.

                                gaucho, não quero me estender pq não é o foco do tópico, mas o psa x honda foi justamente pra zuar, pq sei q vc é brincalhão… cansei de ir no encontro do psa em são francsco junto om o leandro e tu tava sempre lá brincando, não sou fanático, mto pelo contrário, um dos meus sonhos é um 106 quik com 1.6 16v de 206... ou então meu mais novo projeto é um go gt turbo, todos não-honda.. deixa isso pra lá e vamo acabar essa porra tomando uma breja gelada porra... e vai ter q me levar de carona próximo td... senão v potar zuando deovo :coisatriste:

                                p.s. tava companhando seus tempos durante o td e conesso q iqei surpreso... tá virando mto bem pela cavalaria do carro ( que em um autódromo é difícil controlar num tração dianteira ) tu evoluiu uma imensidão em comparação ao 1o td de vts-t. tá de parabéns.

                                1 Resposta Última resposta
                                • G Offline
                                  G Offline
                                  Gaucho
                                  escreveu em última edição por
                                  #18

                                  gaucho,tava companhando seus tempos durante o td e conesso q iqei surpreso… tá virando mto bem pela cavalaria do carro ( que em um autódromo é difícil controlar num tração dianteira ) tu evoluiu uma imensidão em comparação ao 1o td de vts-t. tá de parabéns.

                                  meu 1º td de vts, a temperatura do escape chegava nos 800º (achei melhor não acelerar forte a estragar o motor) em casa descobrí q uma das bombas elétricas tinha queimado.

                                  no 2º ,o carro tava muito forte mas o freio não aguentou…...........c medo de bater na traseira dos evos :coisatriste: achei melhor não me aproximar/acelerar forte nas curvas.

                                  nesse último não tive problemas e acabei batendo o recorde fwd

                                  baixarei p 1:28 no próximo ............se chegar meu blocante vou cutucar os brabos :hauhau:

                                  gostaria q vc tirasse fotos do meu carro assim como tira dos outros :d

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • G Offline
                                    G Offline
                                    Gaucho
                                    escreveu em última edição por
                                    #19

                                    gaucho, tu evoluiu uma imensidão em comparação ao 1o td de vts-t. tá de parabéns.

                                    na realidade, os carros + rápidos do td são carros originais + algum tapinha (evos, wrxs, porsches)…......esses nunca dão problema

                                    o maverick do ruy tem + de 20 anos de experiência nesses carros.

                                    foda é alterar o carro todo, + q dobrar pot e tq, dar umas aceleradas na rua e achar q consegue correr na pista

                                    99% das vezes dá merda.........estou 5 anos melhorando meu carro, agora começou dar resultado.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • D Offline
                                      D Offline
                                      Dudles
                                      escreveu em última edição por
                                      #20

                                      meu 1º td de vts, a temperatura do escape chegava nos 800º (achei melhor não acelerar forte a estragar o motor) em casa descobrí q uma das bombas elétricas tinha queimado.

                                      no 2º ,o carro tava muito forte mas o freio não aguentou…...........c medo de bater na traseira dos evos :coisatriste: achei melhor não me aproximar/acelerar forte nas curvas.

                                      nesse último não tive problemas e acabei batendo o recorde fwd

                                      baixarei p 1:28 no próximo ............se chegar meu blocante vou cutucar os brabos :hauhau:

                                      **gostaria q vc tirasse fotos do meu carro assim como tira dos outros :d[][/quote]

                                      ´pura coincidência… na hora q eu tava fotografando vc já não tava na pista por alguma razão... no próximo vo ficar de olho.**

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • P Offline
                                        P Offline
                                        Pellegrino
                                        escreveu em última edição por
                                        #21

                                        flutuacao de valvulas se contorna utilizando molas de valvulas especiais, mais duras e feitas para aquele motor.

                                        e nao molas de fiat que precisa cortar e ainda corre risco de encostar os elos.

                                        muita gente usa, mas esta longe de ser o ideal.

                                        este negócio de flutuar válvulas a x rpm não tem como dizer…. depende do comando também.

                                        depois que inventaram internet, todo mundo virou preparador com larga experiência. soluções milagrosas aparecem com peças originais...... a gambiatech nunca foi tão utilizada.

                                        se quer 7500rpm com turbo, considerando um virabrequim de 1.8, lembre-se sempre que a velocidade média dos pistões está muito alta (21,5m/s), a lubrificação vai sofrer muito (e não é só usar óleo de motor diesel que fica bom ), as cargas inerciais aumentam ao quadrado da rpm ( a 7500 serão o dobro do que a 6500).

                                        será que não seria mais produtivo usar maior pressão no turbo e girar 6000? será que vale a pena perder cilindrada usando virabrequim de 1.5 por 1000rpm a mais?

                                        falei das molas de fiat pq mta gente já usou com bons resultados, mas sei que não foram feitas pra arquitetura de um vw ap

                                        1 Resposta Última resposta

                                        • Login

                                        • Não tem uma conta? Cadastrar

                                        • Primeiro post
                                          Último post
                                        0
                                        • Recente
                                        • Usuários