[dúdida] chip p/ ap 1.8 mi + projeto aspro leve
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relax matt5 ainda tem gente que acredita nas merdas que um jurássico retardado diz por ai… são poucos, e já vão tarde....
caro overspeed, esse é um forum de teor tecnico com o objetivo unico de orientar quem sabe menos ou não sabe nada.
em uma oportunidade respondendo suas ironias, meu post foi deletado porque pedi que voce me indicasse uma marca boa de bicicleta pra mim comprar, não ofendi voce , só ironizei.
até quando voce vai continuar com essa infantilidade??
o rapaz disse que o carro dele ficou uma merda chipado, assim como 99% dos casos que conheço. não sei seu trabalho, derrepente esta nesses 1% restante.
se voce tiver alguma idéia melhor pra resolver o problema do rapaz , foque nele , não no que escrevo, respondo ou aplico, sera melhor para a convivencia de todos.
se voce tem alguma magoa referente a alguem, resolva com quem de direito, não tenho nada com seus problemas de relacionamento, felicidades, frustrações, ou magoas.
melhor assim, pode ser dessa forma?? te questiono de uma forma democratica e educada.
abraços.
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de forma educada lhe pergunto, vc se considera um jurassico é ou retardado ?… creio que naum... se vc reler com calma vai entender quem eu chamo de jurássico (afinal se eu tenho mais de 40 anos só posso chamar assim quem realmente é do tempo do onça - uma piada que a menos que vc tenha mai s de 35 anos nunca vai entender a não ser que recorra a alguem mais velho) , ou entaum de retardado (já que o mesmo ainda pensa em retardo de ponto baseado na desincronização do pulso recebido pela ecu) ...
além do mais seu universo de pesquisa deve ser bem mais amplo que o meu (agora sim com irônia) hehehehe
ah e ajudo sempre quem precisa... e tenho certeza com muito sucesso
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de forma educada lhe pergunto, vc se considera um jurassico é ou retardado ?… creio que naum... se vc reler com calma vai entender quem eu chamo de jurássico (afinal se eu tenho mais de 40 anos só posso chamar assim quem realmente é do tempo do onça - uma piada que a menos que vc tenha mai s de 35 anos nunca vai entender a não ser que recorra a alguem mais velho) , ou entaum de retardado (já que o mesmo ainda pensa em retardo de ponto baseado na desincronização do pulso recebido pela ecu) ...
além do mais seu universo de pesquisa deve ser bem mais amplo que o meu (agora sim com irônia) hehehehe
ah e ajudo sempre quem precisa... e tenho certeza com muito sucesso
nossa, voce é da epoca que usavam nafitalina no tanque porque o carro andava mais, usava ou conhecia essa tecnica??
como voce retarda o ponto recebido pela ecu??
não diria que o universo é mais amplo, talvez um pouco mais inteligente e logico.
então vamos ajudar o amigo, o que voce indica pra ele que teve o carro estragado por um chipeiro .
tem os mapas originais do carro pra vender pra ele, ou algum programa já consagrado, ou faz um em tempo real regulado por sensibilidade ao pedal, o que voce aconselha ao amigo??
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de forma educada lhe pergunto, vc se considera um jurassico é ou retardado ?… creio que naum... se vc reler com calma vai entender quem eu chamo de jurássico (afinal se eu tenho mais de 40 anos só posso chamar assim quem realmente é do tempo do onça - uma piada que a menos que vc tenha mai s de 35 anos nunca vai entender a não ser que recorra a alguem mais velho) , ou entaum de retardado (já que o mesmo ainda pensa em retardo de ponto baseado na desincronização do pulso recebido pela ecu) ...
além do mais seu universo de pesquisa deve ser bem mais amplo que o meu (agora sim com irônia) hehehehe
ah e ajudo sempre quem precisa... e tenho certeza com muito sucesso
nossa, voce é da epoca que usavam nafitalina no tanque porque o carro andava mais, usava ou conhecia essa tecnica??
como voce retarda o ponto recebido pela ecu??
não diria que o universo é mais amplo, talvez um pouco mais inteligente e logico.
então vamos ajudar o amigo, o que voce indica pra ele que teve o carro estragado por um chipeiro .
tem os mapas originais do carro pra vender pra ele, ou algum programa já consagrado, ou faz um em tempo real regulado por sensibilidade ao pedal, o que voce aconselha ao amigo??
sou do tempo que falavam que andava mais hehehe hoje em dias que o povo tem acesso a internet e mais conhecimento qualquer um descobre que a quantidade de nafta que tem a mais num faz diferença menos que vc entupa o tanque (ai num dissolve heheh)
eu num retardo o ponto recebido, sou adepto de calibrar a ecu para que o ponto que ela mande a bobina faiscar seja o adequado… retardo é uma questão relativa, que no jargão técnico num é bem aceito.
eu indico que ele faça com quem tem conhecimento sobre o assunto... e principalmente se tiver pratica na ecu dele.
tenho emulador e poderia fazer em tempo real, ams muitas vezes a questão está mais em o carro ser realmente 100% bom ou ter as peças mecânicamente corretas (por exemplo adequar o comando a taxa e ao motor - curso e cilindrada) do que o acerto em sí... diria que 80% dos casos de insucesso são defeitos crônicos que o dono ou o chipeiro num identifica ou num tem conhecimento de mecânica e/ou da central suficiente pra mexer
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sou obrigado pelo conhecimento que tenho a concordar com o over no que diz respeito a falta de sucesso em carros chipados. infelizmente como ja disse diversas vezes, o brasil eh muito atrazado no que se diz respeito a preparacao.
o mapa que um veiculo traz de fabrica eh completamente voltado para a economia e muitas vezes vinha com grande reserva de potencia para se adequar as faixas de impostos.
chips reprogamados sao usados no mundo inteiro com extenso sucesso, eh uma pena que no brasil seu uso não siga essa regra, tudo por culpa de preparadores sem competencia para faze-lo.
apenas completando, para um auxilio de qualidade ao amigo eh necessario que haja uma linha de pensamento correta, e para isso eh necessario debate.
um abraco a todos e boa sorte no acerto do veiculo, amigo
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sou obrigado pelo conhecimento que tenho a concordar com o over no que diz respeito a falta de sucesso em carros chipados. infelizmente como ja disse diversas vezes, o brasil eh muito atrazado no que se diz respeito a preparacao.
o mapa que um veiculo traz de fabrica eh completamente voltado para a economia e muitas vezes vinha com grande reserva de potencia para se adequar as faixas de impostos.
chips reprogamados sao usados no mundo inteiro com extenso sucesso, eh uma pena que no brasil seu uso não siga essa regra, tudo por culpa de preparadores sem competencia para faze-lo.
apenas completando, para um auxilio de qualidade ao amigo eh necessario que haja uma linha de pensamento correta, e para isso eh necessario debate.
um abraco a todos e boa sorte no acerto do veiculo, amigo
sou novo aqui no forum, fiz cadastro hoje e este é meu primeiro post muito prazer, paulo beppler.. =)
eu tenho um gol g5 power 1.6, fiz remapeamento do chip em curitiba na italiano competições, nao foi aquela melhora absurda, ainda nao levo o clio 1.6 16v do meu amigo =( mas nao tem nenhum gol g5 na cidade que anda comigo, chego a abrir mais de 1 carro no final da terceira marcha, estou contente com o resulta do chip com o filtro k&n in box =d
estou com mas intenções para um futuro proximo, comandinho, valvulas maiores, trabalho no cabeçote, fazer coletor de admissao e escape e talvez um pistaozinho de 2.0 pra subir pra 1.7 mais ou menos
sou leigo ainda, mas ja estou lendo tudo que vejo pela frente pra ver se intendo um pouco qnd nao estiver corrido eu crio um topico pra ver se consigo um ajuda.. =)
abraço a todos..
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relax matt5 ainda tem gente que acredita nas merdas que um jurássico retardado diz por ai… são poucos, e já vão tarde....
caro overspeed, esse é um forum de teor tecnico com o objetivo unico de orientar quem sabe menos ou não sabe nada.
em uma oportunidade respondendo suas ironias, meu post foi deletado porque pedi que voce me indicasse uma marca boa de bicicleta pra mim comprar, não ofendi voce , só ironizei.
até quando voce vai continuar com essa infantilidade??
o rapaz disse que o carro dele ficou uma merda chipado, assim como 99% dos casos que conheço. não sei seu trabalho, derrepente esta nesses 1% restante.
se voce tiver alguma idéia melhor pra resolver o problema do rapaz , foque nele , não no que escrevo, respondo ou aplico, sera melhor para a convivencia de todos.
se voce tem alguma magoa referente a alguem, resolva com quem de direito, não tenho nada com seus problemas de relacionamento, felicidades, frustrações, ou magoas.
melhor assim, pode ser dessa forma?? te questiono de uma forma democratica e educada.
abraços.
bom como disse o amigo vasco soliani aki eh um forum de trocas de informaçoes e ajudas…(estou errado?) nao generalizei com o problema de chips... (se ofendi algum preparador me desculpe sou novo no forum e nao conheço ninguem...)so disse que o cara que fez meu carro me garantiu uma coisa que nao compriu alem de nao ter sentido nenhuma diferença no remapeamento tenho problemas em ligar o carro de manha que jorra alcool puro pelo escap o carro perde rendimento na 5 marcha, ta bebendo mt mt mt nao ta fazendo 5km litro.... moro no rio de janeiro e nao tenho mt opçao de oficina de preparaçao... por isso recorri ao forum para troca de informaçoes. entao amigos toda ajuda eh bem vinda criticas tb mantendo o respeito eh claro
obrigado.
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ola junior, tudo bem?
se importaria em dizer quem fez seu chipo sou do rio tbm, infelizmente pela falta de opcao para nos do rio aparece muito safado querendo fazer um dinheiro facil, com certeza o cara que fez seu chip deve ter engordado absurdamente a mistura para que em alta vc achasse que o carro estivesse melhor. uma pena termos poucas opcoes, caso tenha interesse posso te indicar alguns lugares de confianca para levar ser carro.
abraco
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bem vindo paulo,
quando for preparar crie um topico sim que a galera vai ter enorme prazer em colaborar pro teu sucesso.
apenas te adianto que seu gol g5 tem uma mecanica completamente diferente dos ap, entao pistao do 2.0 vai ser impossivel, mas mesmo sendo uma mecanica relativamente nova para nos esse motor eh bem difundido e trabalhado em toda europa, entao muita coisa ja tem no exterior, em territorio nacional tbm ja comeca a engatinhar nas preparacoes, mas tbm ja tem alguma coisa pra dar um gas no seu brinquedo.
quando criar um topico falamos mais,
um abraco e boa sorte.
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ola junior, tudo bem?
se importaria em dizer quem fez seu chipo sou do rio tbm, infelizmente pela falta de opcao para nos do rio aparece muito safado querendo fazer um dinheiro facil, com certeza o cara que fez seu chip deve ter engordado absurdamente a mistura para que em alta vc achasse que o carro estivesse melhor. uma pena termos poucas opcoes, caso tenha interesse posso te indicar alguns lugares de confianca para levar ser carro.
abraco
bom dia matt5. entao o cara que fez meu carro eh de juiz de fora um amigo que apaixonado por preparaçao tb entrou em contato com esse cara que veio ate aki na regiao fazer varios carros no mesmo dia nao me recordo o nome da oficina mas o nome do cara eh virgilio e nao foi so o meu carro que deu problema uma bm325 tb focou ruim uma saveiro g5 ta igual a minha….so derrota ai levei a um amigo que faz limpeza de injeçao e passou o raster e deu varias anomalias tanto na curva de avanço temperatura do motor, baixa.... ai quando o cara chegou me disse que era so desconectar os cabos da bateria para zerar e fazer uma nova leitura.... piada ne na leitura do raster acusa como se a temperatura do motor estivesse a 280 graus imagina...agora to nessa nao sei mt oke fazer? pensei em mandar a ecu para sampa la na nascarchip pra ver se resolve o problema... oq vc acha brother?
abraço.
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ola junior, tudo bem?
se importaria em dizer quem fez seu chipo sou do rio tbm, infelizmente pela falta de opcao para nos do rio aparece muito safado querendo fazer um dinheiro facil, com certeza o cara que fez seu chip deve ter engordado absurdamente a mistura para que em alta vc achasse que o carro estivesse melhor. uma pena termos poucas opcoes, caso tenha interesse posso te indicar alguns lugares de confianca para levar ser carro.
abraco
bom dia matt5. entao o cara que fez meu carro eh de juiz de fora um amigo que apaixonado por preparaçao tb entrou em contato com esse cara que veio ate aki na regiao fazer varios carros no mesmo dia nao me recordo o nome da oficina mas o nome do cara eh virgilio e nao foi so o meu carro que deu problema uma bm325 tb focou ruim uma saveiro g5 ta igual a minha….so derrota ai levei a um amigo que faz limpeza de injeçao e passou o raster e deu varias anomalias tanto na curva de avanço temperatura do motor, baixa.... ai quando o cara chegou me disse que era so desconectar os cabos da bateria para zerar e fazer uma nova leitura.... piada ne na leitura do raster acusa como se a temperatura do motor estivesse a 280 graus imagina...agora to nessa nao sei mt oke fazer? pensei em mandar a ecu para sampa la na nascarchip pra ver se resolve o problema... oq vc acha brother?
abraço.
sei que vou receber criticas pelo que vou escrever mais, vai…..
seu carro usa sensorcom roda fonica, que é a mesma coisa que um distribuidor, porem muito mais moderno. em um carro injetado com distribuidor, se avançarcoisa de 2 ou 3 graus o ponto inicial, o motor já começa a mostrar indicios audiveis de batida de pino por ponto adiantado demais. o que o chipeiro faz, reprograma sua central no sentido de adiantar mais o ponto (assim como no velho distribuidor) , porem ele tem o recurso de enriquecer a mistura , injetando mais combustivel, o que faz a explosão acontecer em uma velocidade menor e compensa a tempo de explosão antecipado. na pratica como isso funciona, ao encostar o pé, o carro responde com menos aceleração, dá um pulo, desloca a curva de torque pra uma rotação menor. parte negativa, aumenta muito o consumo, e como esta acontecendo em varios carros, não passa nos testes de emissões de poluentes, e essa faixa de ganho virtual é justamente na casa de 2500 rpm onde se mede o controlar já aplicado em são paulo capital.
para voce obter ganho em um aspirado, esqueça coisas como pistões maiores, ou coisa de peparadores exploradores. aspirado é alcool, muita taxa, velas mais frias, uma boa ignição e um bom comando abaixo de 270 graus já considerado as folgas. se partir pra outras coisas, se torna mais viavel e barato a instalação de um turbo, onde se obtem muito mais ganho ao mesmo custo.
boa sorte
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ola junior, tudo bem?
se importaria em dizer quem fez seu chipo sou do rio tbm, infelizmente pela falta de opcao para nos do rio aparece muito safado querendo fazer um dinheiro facil, com certeza o cara que fez seu chip deve ter engordado absurdamente a mistura para que em alta vc achasse que o carro estivesse melhor. uma pena termos poucas opcoes, caso tenha interesse posso te indicar alguns lugares de confianca para levar ser carro.
abraco
bom dia matt5. entao o cara que fez meu carro eh de juiz de fora um amigo que apaixonado por preparaçao tb entrou em contato com esse cara que veio ate aki na regiao fazer varios carros no mesmo dia nao me recordo o nome da oficina mas o nome do cara eh virgilio e nao foi so o meu carro que deu problema uma bm325 tb focou ruim uma saveiro g5 ta igual a minha….so derrota ai levei a um amigo que faz limpeza de injeçao e passou o raster e deu varias anomalias tanto na curva de avanço temperatura do motor, baixa.... ai quando o cara chegou me disse que era so desconectar os cabos da bateria para zerar e fazer uma nova leitura.... piada ne na leitura do raster acusa como se a temperatura do motor estivesse a 280 graus imagina...agora to nessa nao sei mt oke fazer? pensei em mandar a ecu para sampa la na nascarchip pra ver se resolve o problema... oq vc acha brother?
abraço.
sei que vou receber criticas pelo que vou escrever mais, vai…..
seu carro usa sensorcom roda fonica, que é a mesma coisa que um distribuidor, porem muito mais moderno. em um carro injetado com distribuidor, se avançarcoisa de 2 ou 3 graus o ponto inicial, o motor já começa a mostrar indicios audiveis de batida de pino por ponto adiantado demais. o que o chipeiro faz, reprograma sua central no sentido de adiantar mais o ponto (assim como no velho distribuidor) , porem ele tem o recurso de enriquecer a mistura , injetando mais combustivel, o que faz a explosão acontecer em uma velocidade menor e compensa a tempo de explosão antecipado. na pratica como isso funciona, ao encostar o pé, o carro responde com menos aceleração, dá um pulo, desloca a curva de torque pra uma rotação menor. parte negativa, aumenta muito o consumo, e como esta acontecendo em varios carros, não passa nos testes de emissões de poluentes, e essa faixa de ganho virtual é justamente na casa de 2500 rpm onde se mede o controlar já aplicado em são paulo capital.
para voce obter ganho em um aspirado, esqueça coisas como pistões maiores, ou coisa de peparadores exploradores. aspirado é alcool, muita taxa, velas mais frias, uma boa ignição e um bom comando abaixo de 270 graus já considerado as folgas. se partir pra outras coisas, se torna mais viavel e barato a instalação de um turbo, onde se obtem muito mais ganho ao mesmo custo.
boa sorte
também é questão de gosto.
o melhor de uma preparação aspirada não é exatamente o que se consegue em cv mas como se chega lá. ou seja, tirar o q der do motor pra ele girar mais solto, atingir torque e potência máximos de forma mais ágil.
já o turbo a coisa é mais fácil mas também é mais bruto porque é tão fácil dobrar a potência de um motor original que envolve redimensionar chão e estrutura.
uma pergunta (talvez) besta, dá pra reprogramar uma ecu remotamente?
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a maioria dos carros eu avanço até 6° e num ocorre detonação ou batida de pino (tbm num quer dizer que vá melhorar com tanto acréscimo assim), principalmente porque se tem knock sensor ele atua ligeiramente e vc nem sente, e nos que num tem a curva é tão conservadora que só assim se atinge (e não ultrapassa) o limite… pega qualquer motor ap mi e avança na gasolina mesmo 3 ou 4° no distribuidor, num vai detonar... vai é fuder a marcha lenta porque muda a fase de injeção (por isso num pode mudar a roda fônica ou mexer no distribuidor dos ap)
tenho diversos carros aspiradinhos, alguns até com comando (celta vhc com comando do 1.6f ou que ássaram no controlar sem nem mesmo usar catalisador (obvio que no alcool).
adoro exemplo do vhc, vc sai de 70 cv pra 85 com comando 1.6f, bicos maiores (se já num for o flex) e remap... com escape e filtro de ar vem mais uns 5~6cv... tem gente com mais de 95 com cabeçote feito... taxa original 12,8:1, velas de mesmo grau térmico e sem amplificador de faísca....
qto ao amigo...obviamente quem fez teu carro num sabe o que fazer, e digo mais... afinal deixar a temperatura em 280° c faz com que a injeção empobreça a mistura (ar mais quente é menos denso) e se for do motor pior ainda pois a ventoinah ficará ligando direto (além de tbm promover um pequeno empobrecimento)
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a maioria dos carros eu avanço até 6° e num ocorre detonação ou batida de pino (tbm num quer dizer que vá melhorar com tanto acréscimo assim), principalmente porque se tem knock sensor ele atua ligeiramente e vc nem sente, e nos que num tem a curva é tão conservadora que só assim se atinge (e não ultrapassa) o limite… pega qualquer motor ap mi e avança na gasolina mesmo 3 ou 4° no distribuidor, num vai detonar... vai é fuder a marcha lenta porque muda a fase de injeção (por isso num pode mudar a roda fônica ou mexer no distribuidor dos ap)
tenho diversos carros aspiradinhos, alguns até com comando (celta vhc com comando do 1.6f ou que ássaram no controlar sem nem mesmo usar catalisador (obvio que no alcool).
adoro exemplo do vhc, vc sai de 70 cv pra 85 com comando 1.6f, bicos maiores (se já num for o flex) e remap... com escape e filtro de ar vem mais uns 5~6cv... tem gente com mais de 95 com cabeçote feito... taxa original 12,8:1, velas de mesmo grau térmico e sem amplificador de faísca....
qto ao amigo...obviamente quem fez teu carro num sabe o que fazer, e digo mais... afinal deixar a temperatura em 280° c faz com que a injeção empobreça a mistura (ar mais quente é menos denso) e se for do motor pior ainda pois a ventoinah ficará ligando direto (além de tbm promover um pequeno empobrecimento)
boa noite overspeed: oq vc me aconselharia a fazer? pois quero resolver esse problema do map…
abraço:
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a maioria dos carros eu avanço até 6° e num ocorre detonação ou batida de pino (tbm num quer dizer que vá melhorar com tanto acréscimo assim), principalmente porque se tem knock sensor ele atua ligeiramente e vc nem sente, e nos que num tem a curva é tão conservadora que só assim se atinge (e não ultrapassa) o limite… pega qualquer motor ap mi e avança na gasolina mesmo 3 ou 4° no distribuidor, num vai detonar... vai é fuder a marcha lenta porque muda a fase de injeção (por isso num pode mudar a roda fônica ou mexer no distribuidor dos ap)
tenho diversos carros aspiradinhos, alguns até com comando (celta vhc com comando do 1.6f ou que ássaram no controlar sem nem mesmo usar catalisador (obvio que no alcool).
adoro exemplo do vhc, vc sai de 70 cv pra 85 com comando 1.6f, bicos maiores (se já num for o flex) e remap... com escape e filtro de ar vem mais uns 5~6cv... tem gente com mais de 95 com cabeçote feito... taxa original 12,8:1, velas de mesmo grau térmico e sem amplificador de faísca....
qto ao amigo...obviamente quem fez teu carro num sabe o que fazer, e digo mais... afinal deixar a temperatura em 280° c faz com que a injeção empobreça a mistura (ar mais quente é menos denso) e se for do motor pior ainda pois a ventoinah ficará ligando direto (além de tbm promover um pequeno empobrecimento)
over, explica uma coisa que nas suas teorias sempre não pode ou não dá pra fazer nada, sempre tem que mecher no chip, ou como diz uma remapeada.
amigo meu de são bernardo do campo comprou uma parati 1.8 mi gasolina 2001 no leilão do demarchi, que é de lá conhece. o carro estava só o pó e com sorte passou o scanner e apresentou problema na sonda lambda. depois disso ele instalou u flexfull, esse do mercado livre e parati era manca e estava fazendo 5 k/l de alcool e na gasolina se comportava como estivesse sempre com excesso( gordo com os preparadores dizem). ele não mediu a sonda só levou a mesma em uma renomada empresa de chips da cidade e chipou a maquina. ficou bem melhor, sai com mais força mas passou a fazer 4 k/l de alcool ( um opalão 250s bem regulado). depois de tanta disilusão, e sei que foi suado pra ele comprar a parati ele me perguntou o que era pra fazem mesmo. aumenta a vazão do bico e adianta o ponto no distribuidor em 6 graus.
ele voltou tudo original e só bicos feitos na eletroerosão na pap e 15 graus de avanço inicial. o carro está andando mais e fazendo 7,5 com litro de alcool. sem contar que um dos preparadores mando ele colocar vela original do alcool grau 7, com 10 de taxa e alcool. colocou a velha e boa bpr5es de r$ 8,00 e esta feliz a mais de 6 meses.
não quero derrubar suas teorias, sei que a injeção é muito melhor e mais complexa que um bom e velhor carburador, mas como consegui usar 6 graus a mais por anos e voce diz que 3 graus fode a marcha lenta. os ap alcool carburados partiam de 15 originais, e convertidos alguns de 18 ou 19. posso te assegurar que um ap-600 mi original gasolina com comando de ap 2.0 fic alcool , valvulas maiores de adimissão, e 15 guaus ou ate mais de ponto, a marcha lenta na oscila nada e fica no maximo a 950 rpm com motor de 85 a 95 graus.
quanto ao gm sinceramente nunca mechi, nem sei por onde começa, a unica coisa que presenciei foi um corsa sedan 1.6 8v que na retifica montaram o kit 1.8 e taxaram pra 12:1 cabeçote, saiu com os bicos abertos em quase 50% em relação ao 1.6 gasolina e era perfeito, ficou muito mais forte que original e com programa original 1.8 alcool com programa 1.6 gasolina.
quanto ao relato do amigo ai, lamentavel que existam pessoas que façam isso ainda. eu começaria deixando tudo original e partiria pra qo que já foi dito aqui varias vezes. se voce não tem intensão de turbinar o melhor remédio é taxa, e alcool. se realmente existem programas originais conservadores( vectra 2.2 16v, marea 20 20v entre outros que sairam de fabrica capados), onde se pode aumentar o ponto pra melhorar performance, existem duas formas de melhorar, eletronicamente antecipando explosão via chip, ou aumentando a propria explosão via taxa. em uma explosão eu prefiro menos tempo (ponto) com mais pressão ( psi na camara) do que mais tempo (ponto adiantado) com a mesma pressão original.
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esqueci de dizer que, se observer como falei de taxas conservadoras, nada acima de 13 muito menos turbinados, nem falei nada de ignição mais forte
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junior:
a unica coisa que vc pode fazer pra resolver é ligar pra quem fez o remap e conversar explicando os fatos, os ganhos num motor aspro são da ordem de 5 a 8% na maioria dos casos (algumas raras exceções chegam a até 12%, mas não é seu caso certamente) entaum as vezes vc mal percebe a melhoria exceto se vc faz cronometragem de uma mesma situação antes e depois de efetuar a alteração por algumas vezes (pra minimizar oe feito de ventos e temperatuara sobre o resultado)
porém jamais o scanner pode mostrar alguma anomalia, principalmente mostrar uma temperatura de 200°c seja na admissão ou no sistema de arrefecimento isso é errado
vasco:
o amigo do tio do vizinho do meu conhecido tbm tem histórias assim… que ocerto ficou o errado e vice versa... ainda mais como vc mesmo disse... o carro estava só o pó só por ai ja justifica que algum sensor esteja errado e tenha prejudicado o resultado...
qto a usar mais de 4° de avanço num ap mi ..é algo taxativo... acima disso ja começa a dar umas osciladas na marcha lenta, tem centenas de casos aqui de gente que turbinou com bicos grandes e mexeu no distribuidor...ai diz que achava normal umas osciladas na marcha lenta... só usar a busca que vc acha...
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usei como exemplo a parati 1.8 mi que está andando assim até hoje, meu golzinho 2.0 mi quando comprei tinha gnv de 3 gereção com variador de avanço tury.
o modulo deu defeito , só desliguei o chicote que é ligado ao fio 2 do map funcionando como um resistor para adiantar o ponto quando usado o gnv.
o motor tinha 10:1 de taxa, todo original com a comandinho 026 original, adiantei o ponto pra 15 graus, converti pra alcool e gnv e o carro andava perfeito sem nenhuma mudança eletronica, somente ponto e mais vazão.
hoje esse mesmo motor está com 14,3:1 de taxa, uso velas bpr7eix com 0,9 mm de gap , mais que isso dá fuga no distribuidor, cabos isolados e a ignição que voces não gostam. o ponto está em 8 graus inicial e está perfeito.
uma maquina térmica tem um avanço fixo calculado em função de leitura de map, sonda, temperatura e posição de borboleta. as montadoras fazem um mapa conservador porque o objetivo é fazer o motor durar 300.000 km. essa margem que as montadoras tem, voce pode mudar o que é perfeito que é o programa de fabrica, ou simplismente taxar o motor como se fazia a mais de 30 anos. filtro k&n ( r$ 180,00) , coletor 4x1 ( r$ 400,00) , mais uma reprogramação de na média r$ 350,00 ( sendo que 90 % fica ruim) , voce ganha mais que 8 a 10% de potencia?? não contei com mão de obra, se der sorte de estar nos 10% dos felizardos, no maximo 10% de ganhos a um custo de mais de r$ 1000,00.
um gts 1.8 alcool tinha exatamente entre 8 a 10% a mais de potencia que o modelo gasolina. o kadett gs alcool era brutal a diferença para o modelo gasolina, mais nele tinha diferenças de diametros de valvulas e comando, mais que 10%. outra coisa , não vamos contar as fraudes de ipi que diziam que tinha 99 cv e na verdade tinham 106 cv. o que mudou nos recursos dos tempos do onça pra hoje em uma maquina térmica?? o passat ts md 1.6 teve seu diametro de pistão aumentado em relação ao md - 1.5 e sua taxa de compressão maior. o dodge dart tinha taxa de compressão maior que o modelo não esportivo, por isso usava gasolina azul. todas as montadoras usavam e usam um unico recurso para melhorar potencia, é taxa de compressão. por que insistimos ainda em reprogramação. a vw no ea-111 aumentou a taxa de 10,8:1 pra 12,3 no modelo 1.6. o motor não ganhou nenhum cavalo, correto??? errado, o anterior media 103cv no alcool a 5.800 rpm, o vht mede a 5.200 rpm e tem 8 % a mais de torque quase 500 rpm a menos. o comando do vht é ridiculo, com 212 graus simetrico e 112 de overlap. com folgas não chega a 248 graus, bem inferior que o antigo que não era bom, mas um pouco melhor com 256. a gm só mudou comando e taxa e fez o 2.0 pular de 127 cv pra 140 cv. 15 % a mais de taxa, 10% a mais de potencia, sem k&n e coletor 4x1 dimensionado de 250 dolares. o toyota corolla tinha um 2.0 16v gasolina de 138 cv, e com taxa de 12:1 e alcool passou dos 150 cv. isso pode ser feito em qualquer carro, e gastando r$ 80,00 em uma junda de aço original nova , alcool e r$ 50,00 em uma retifica pra desbastar o cabeçote. como o assunto é ap, dúvido um ap 1.8 mi a gasolina, chipado, reprogramado, com filtro duplo fluxo e coletor 4:1 andar na frente de um original a alcool. detalhe, todo original sem correr riscos de ter as infelicidades do amigo.