[duvida] qual a real vantagem em usar amplificador de faisca
-
contribuo com $10,00 que a força esteja com vc… rsrsrs
-
zéquem está correndo do quê.
e outro detalhe. aqui não é vcs .
aqui sou eu, meu nome é anderson e meu sobrenome é bastos. moro na rua islândia, 260 jd américa - são josé dos campos/sp tel - 12 9188-9011- que isso fique bem claro.
como não te conheço não sou seu amigo, então não venha com ironia.
os números não tem significado para os leigos. se vc acha que eles nada dizem, então quem será o leigo na história. afinal o que seria a engenharia sem os tais números.
tenho duas faculdades, uma pós graduação e ainda um curso técnico em eletrônica e te garanto que me enganar é bem difícil.
zé, compre a ignição e teste do modo que quiser, documente, divulgue, mas lembre-se de ser honesto.
eu fiz isso e comprovei.
basta vc pagar para ver. afinal o que são uns 600 reais para se comprovar que a cm plus é um acendedor de fogão e que ela não faz diferença alguma.
aí se vc tiver razão, prove tudo tecnicamente e depois divulgue para os 4 ventos.
agora se vc tem algum problema com o cm vá resolver com ele, mas se o problema for comigo meu endereço vc já sabe.
medo? aonde?
-
lost, quando medi o santana com a plus, o objetivo era medir os ganhos com a conversão para o álcool e o comando 27.7
para isso usei como parâmetro o resultado de outros dois ap 2.0 mi originais a gasolina que passaram pelo dino, um com 89 hp e o outro com 91hp
na 1ª passagem veio 98hp
na 2ª com o comando atrasado 2º 100,5 hp
na 3ª com o comando adiantado 2º 97,7 hp
na 4ª com o comando atrasado 3º 101 hp
na 5ª com a plus desligada 94,7 hp
na 6ª com a plus desligada 95 hp
na 7ª com a plus religada 101 hp
na 8ª com a plus ligada e sem o filtro de ar 101,5 hp
entre cada passagem o motor ficava desligado uns 5 minutos
foi usado um jogo de velas novos com 0,8 mm de gap
cada um tira a conclusão que quiser
-
lost, quando medi o santana com a plus, o objetivo era medir os ganhos com a conversão para o álcool e o comando 27.7
para isso usei como parâmetro o resultado de outros dois ap 2.0 mi originais a gasolina que passaram pelo dino, um com 89 hp e o outro com 91hp
na 1ª passagem veio 98hp
na 2ª com o comando atrasado 2º 100,5 hp
na 3ª com o comando adiantado 2º 97,7 hp
na 4ª com o comando atrasado 3º 101 hp
na 5ª com a plus desligada 94,7 hp
na 6ª com a plus desligada 95 hp
na 7ª com a plus religada 101 hp
na 8ª com a plus ligada e sem o filtro de ar 101,5 hp
entre cada passagem o motor ficava desligado uns 5 minutos
foi usado um jogo de velas novos com 0,8 mm de gap
cada um tira a conclusão que quiser
anderson, no seu voyagem ai da sua assinatura, vc usa algum tipo de amplificador de faisca, usa o do cm, o outro..
abçs
-
zéquem está correndo do quê.
e outro detalhe. aqui não é vcs .
aqui sou eu, meu nome é anderson e meu sobrenome é bastos. moro na rua islândia, 260 jd américa - são josé dos campos/sp tel - 12 9188-9011- que isso fique bem claro.
como não te conheço não sou seu amigo, então não venha com ironia.
os números não tem significado para os leigos. se vc acha que eles nada dizem, então quem será o leigo na história. afinal o que seria a engenharia sem os tais números.
tenho duas faculdades, uma pós graduação e ainda um curso técnico em eletrônica e te garanto que me enganar é bem difícil.
zé, compre a ignição e teste do modo que quiser, documente, divulgue, mas lembre-se de ser honesto.
eu fiz isso e comprovei.
basta vc pagar para ver. afinal o que são uns 600 reais para se comprovar que a cm plus é um acendedor de fogão e que ela não faz diferença alguma.
aí se vc tiver razão, prove tudo tecnicamente e depois divulgue para os 4 ventos.
agora se vc tem algum problema com o cm vá resolver com ele, mas se o problema for comigo meu endereço vc já sabe.
medo? aonde?
cm detec…. igualzinho o modus operandi…uhmmmmmmmmmmmmmmm. até com mania de ameaçar... uhm interessante isso..... vc também é formado na nasa como cm?
-
zéquem está correndo do quê.
e outro detalhe. aqui não é vcs .
aqui sou eu, meu nome é anderson e meu sobrenome é bastos. moro na rua islândia, 260 jd américa - são josé dos campos/sp tel - 12 9188-9011- que isso fique bem claro.
como não te conheço não sou seu amigo, então não venha com ironia.
os números não tem significado para os leigos. se vc acha que eles nada dizem, então quem será o leigo na história. afinal o que seria a engenharia sem os tais números.
tenho duas faculdades, uma pós graduação e ainda um curso técnico em eletrônica e te garanto que me enganar é bem difícil.
zé, compre a ignição e teste do modo que quiser, documente, divulgue, mas lembre-se de ser honesto.
eu fiz isso e comprovei.
basta vc pagar para ver. afinal o que são uns 600 reais para se comprovar que a cm plus é um acendedor de fogão e que ela não faz diferença alguma.
aí se vc tiver razão, prove tudo tecnicamente e depois divulgue para os 4 ventos.
agora se vc tem algum problema com o cm vá resolver com ele, mas se o problema for comigo meu endereço vc já sabe.
medo? aonde?
graças a deus num tenho amigos assim… que, ao que tudo indica, é o cm ou alguém ligado a ele. vcs acham que enganam a gente? com seus números que no fundo não dizem nada. numeros são importantes mas tem que saber interpretá-los e aplicá-los ok? vc se acha macho né? gosta de ameaçar tipo o cm? nem vou responder, não porque tenho qualquer medo, pois se tive medo de homem num sai de casa... mas se quiser manda um mp que já já a gente acerta isso ok mas bem rapidinho e fácil? agora com todo respeito, vc pega se centelhador de fogão enfia onde vc quiser ok? não perco um segundo mais falando com sujeito mal educado como vc ok? não lhe ofendi nenhum momento, apenas o que vcs fala e fiz critica ao cm, mas se chapéu serviu é porque coube em vc ok?
é... este forum perdeu em muito em qualidade pessoas, há uns anos atrás tinha muita gente mostrando a incorreção dos fatos, agora té até pessoas acreditando... meu deus.......
lastimo muito este tipo de gente aqui dentro.
-
lost, quando medi o santana com a plus, o objetivo era medir os ganhos com a conversão para o álcool e o comando 27.7
para isso usei como parâmetro o resultado de outros dois ap 2.0 mi originais a gasolina que passaram pelo dino, um com 89 hp e o outro com 91hp
na 1ª passagem veio 98hp
na 2ª com o comando atrasado 2º 100,5 hp
na 3ª com o comando adiantado 2º 97,7 hp
na 4ª com o comando atrasado 3º 101 hp
na 5ª com a plus desligada 94,7 hp
na 6ª com a plus desligada 95 hp
na 7ª com a plus religada 101 hp
na 8ª com a plus ligada e sem o filtro de ar 101,5 hp
entre cada passagem o motor ficava desligado uns 5 minutos
foi usado um jogo de velas novos com 0,8 mm de gap
cada um tira a conclusão que quiser
lembrando que eu estou falando de amplificador de faisca, qualquer um. esse ganho de 5hp (praticamente 5%) será que foi devido a aumento da duração, ja que voce nao aumentou o gap, e de alguma forma esse aumento de duração aumentou a velocidade da queima adiantando o pico de pressao, ou seja, tendo efeito parecido a avançar a ignicao?
será que o motor estava rendendo o maximo que podia sem amplificador? será que o amplificador nao tirou uma deficiencia de 2°, ou 4° de avanço?
em um carro mexido, convertido pra alcool e tudo mais, eu acredito que um aplificador de faisca possa tirar algumas deficiencias, e com isso realmente proporcionar algum ganho.
mas e em um motor que nao rende 0,1cv a mais porque ja está no limite? eu to falando de testar em dinamometro de bancada, com o motor acertado no limite tanto de potencia quanto de temperaturas, pra daí ver se um aplificador consegue algum cv a mais entendeu?
mas relaxa, é só uma questao de curiosidade mesmo.
o resto do pessoal ae, vamo juntar esses trocados ae e fazer um churras pq pra chegar no valor de comprar alguma coisa ta longe hein… hehehehe....
-
ah, lembrei de um detalhe. se o amplificador aumentar a quantidade de energia carregada na bobina, isso vai automaticamente ter efeito de atrasar a faisca pois vai aumentar o delay da bobina. quanto mais energia carregada na bobina, maior o delay. ok, pode-se aumentar a tensao, mas nao a quantidade de energia, ai nao vai influenciar no delay. mas percebe como tem bastante coisa envolvida que nao só a porencia da faisca em si? se alem da potencia o equipamento mudar o delay da bobina (tempo que leva pra ela iniciar a faisca) e isso por si só vai alterar alguma coisa no carro.(o delay da bobina vai influenciar mais quanto mais rpm)
o msd usa 1uf @ 400v pra carregar a bobina disparando muitas faiscas seguidas, mas talvez, nao chegue a alterar o tempo que leva pra bobina produzir a primeira faisca, nao tendo o efeito de atrasar.
mudar o dwell em sistema de injeção eletronica altera o delay, e isso sem nem alterar a tensao com a qual se carrega a bobina, entao sempre que se muda o dwell, deve-se calibrar o delay da bobina. pra calibrar o delay, trava-se o ponto e acelera desde 1000 a 6000 rpm, monitorando com uma pistola de ponto, se quanto mais rpm o ponto tiver atrasando, quer dizer que o parametro do delay deve ser aumentado pois o sistema compensa esse delay mas ta compensando a menos. se tiver avançando, tem que diminuir o valor do parametro. bobinas normais com 3ms de carga ficam em torno de 50us.
por isso em um motor em dinamometro de bancada de uma maneira que nao se consegue tirar nem um pelo a mais de potencia, qualquer alteração desse tipo provelmente faria perder potencia e nao ganhar, isso explicaria muito bem porque as montadoras nao usam, porque quando está tudo certo, o aumento da potencia da faisca por si só nao traz ganhos. eu acredito que seja por ai… posso estar errado, mas a teoria aponta pra esse caminho, pelo menos a minha teoria né
-
lost, quando medi o santana com a plus, o objetivo era medir os ganhos com a conversão para o álcool e o comando 27.7
para isso usei como parâmetro o resultado de outros dois ap 2.0 mi originais a gasolina que passaram pelo dino, um com 89 hp e o outro com 91hp
na 1ª passagem veio 98hp
na 2ª com o comando atrasado 2º 100,5 hp
na 3ª com o comando adiantado 2º 97,7 hp
na 4ª com o comando atrasado 3º 101 hp
na 5ª com a plus desligada 94,7 hp
na 6ª com a plus desligada 95 hp
na 7ª com a plus religada 101 hp
na 8ª com a plus ligada e sem o filtro de ar 101,5 hp
entre cada passagem o motor ficava desligado uns 5 minutos
foi usado um jogo de velas novos com 0,8 mm de gap
cada um tira a conclusão que quiser
me perdi um pouco… mediu 1ª passagem e deu 98hp, ai mediu 5 e 6ª e deu um valor menor... teve alguma modificação ai (voltou o comando ao original , mudança de velas ou algo do genero) que explique a queda ?
de toda forma... com ocomando atrasado 2º ou 3° o ganho foi o mesmo que com a ignição... e valores baixos na ordem de 3%...
-
lost, quando medi o santana com a plus, o objetivo era medir os ganhos com a conversão para o álcool e o comando 27.7
para isso usei como parâmetro o resultado de outros dois ap 2.0 mi originais a gasolina que passaram pelo dino, um com 89 hp e o outro com 91hp
na 1ª passagem veio 98hp
na 2ª com o comando atrasado 2º 100,5 hp
na 3ª com o comando adiantado 2º 97,7 hp
na 4ª com o comando atrasado 3º 101 hp
na 5ª com a plus desligada 94,7 hp
na 6ª com a plus desligada 95 hp
na 7ª com a plus religada 101 hp
na 8ª com a plus ligada e sem o filtro de ar 101,5 hp
entre cada passagem o motor ficava desligado uns 5 minutos
foi usado um jogo de velas novos com 0,8 mm de gap
cada um tira a conclusão que quiser
me perdi um pouco… mediu 1ª passagem e deu 98hp, ai mediu 5 e 6ª e deu um valor menor... teve alguma modificação ai (voltou o comando ao original , mudança de velas ou algo do genero) que explique a queda ?
de toda forma... com ocomando atrasado 2º ou 3° o ganho foi o mesmo que com a ignição... e valores baixos na ordem de 3%...
é que junior, o sistema dele tem super mega força dos aerolitosssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss huahuauha
-
tá osso o forum…
-
opinião prática pessoal: na ex saveiro turbo, cheguei a usar 1,7 de pressão com ignição inteira original, não faltava centelha, nem nada disso… abertura de 0,8 na vela ngk grau 8. sobrou um dindin e comprei uma msd 6al mais uma bobina msd blaster (nao lembro exatamente o modelo). instalei, subi a abertura das velas para 1,2mm e sinceramente não senti diferença nenhuma no pé, nem no consumo, nem em potência.. obviamente não medi o carro antes de depois.
desmontei o turbo e mantive a ignição inteira, fiz um motor aspirado. deixei com 1,5mm de abertura, não falhava nada, o carro perfeito. tirei a ignição e vendi, não mexi em velas e a ignição original do ap estava quase dando conta de 1,5mm de abertura, pois senti uma ou outra falhada... baixei a abertura para 1,2mm e com ignição original não havia nenhuma falha.
conclusão: preocupe-se com a ignição a partir do momento que ela falhar. verifique se a falha não é por causa de uma bobina cansada, uma fuga de centelha, um distribuidor ferrado ou algo assim, para rua eu acho ignição mais forte completamente desnecessária....
-
lost, quando medi o santana com a plus, o objetivo era medir os ganhos com a conversão para o álcool e o comando 27.7
para isso usei como parâmetro o resultado de outros dois ap 2.0 mi originais a gasolina que passaram pelo dino, um com 89 hp e o outro com 91hp
na 1ª passagem veio 98hp
na 2ª com o comando atrasado 2º 100,5 hp
na 3ª com o comando adiantado 2º 97,7 hp
na 4ª com o comando atrasado 3º 101 hp
na 5ª com a plus desligada 94,7 hp
na 6ª com a plus desligada 95 hp
na 7ª com a plus religada 101 hp
na 8ª com a plus ligada e sem o filtro de ar 101,5 hp
entre cada passagem o motor ficava desligado uns 5 minutos
foi usado um jogo de velas novos com 0,8 mm de gap
cada um tira a conclusão que quiser
anderson, no seu voyagem ai da sua assinatura, vc usa algum tipo de amplificador de faisca, usa o do cm, o outro..
abçs
no voyage uso um malory vi al. ainda não tive a oportunidade de testar a ignição do cm nesse carro, mas se essa ignição funcionar bem com a ft vou testar também em cima do dinamômetro.
-
lost, quando medi o santana com a plus, o objetivo era medir os ganhos com a conversão para o álcool e o comando 27.7
para isso usei como parâmetro o resultado de outros dois ap 2.0 mi originais a gasolina que passaram pelo dino, um com 89 hp e o outro com 91hp
na 1ª passagem veio 98hp
na 2ª com o comando atrasado 2º 100,5 hp
na 3ª com o comando adiantado 2º 97,7 hp
na 4ª com o comando atrasado 3º 101 hp
na 5ª com a plus desligada 94,7 hp
na 6ª com a plus desligada 95 hp
na 7ª com a plus religada 101 hp
na 8ª com a plus ligada e sem o filtro de ar 101,5 hp
entre cada passagem o motor ficava desligado uns 5 minutos
foi usado um jogo de velas novos com 0,8 mm de gap
cada um tira a conclusão que quiser
me perdi um pouco… mediu 1ª passagem e deu 98hp, ai mediu 5 e 6ª e deu um valor menor... teve alguma modificação ai (voltou o comando ao original , mudança de velas ou algo do genero) que explique a queda ?
de toda forma... com ocomando atrasado 2º ou 3° o ganho foi o mesmo que com a ignição... e valores baixos na ordem de 3%...
a 5ª e a 6ª puxadas foram com a ignição cm plus desligada. só isso, desliguei a ignição e perdi 6 hp. liguei e a potência voltou.
-
ah, lembrei de um detalhe. se o amplificador aumentar a quantidade de energia carregada na bobina, isso vai automaticamente ter efeito de atrasar a faisca pois vai aumentar o delay da bobina. quanto mais energia carregada na bobina, maior o delay. ok, pode-se aumentar a tensao, mas nao a quantidade de energia, ai nao vai influenciar no delay. mas percebe como tem bastante coisa envolvida que nao só a porencia da faisca em si? se alem da potencia o equipamento mudar o delay da bobina (tempo que leva pra ela iniciar a faisca) e isso por si só vai alterar alguma coisa no carro.(o delay da bobina vai influenciar mais quanto mais rpm)
o msd usa 1uf @ 400v pra carregar a bobina disparando muitas faiscas seguidas, mas talvez, nao chegue a alterar o tempo que leva pra bobina produzir a primeira faisca, nao tendo o efeito de atrasar.
mudar o dwell em sistema de injeção eletronica altera o delay, e isso sem nem alterar a tensao com a qual se carrega a bobina, entao sempre que se muda o dwell, deve-se calibrar o delay da bobina. pra calibrar o delay, trava-se o ponto e acelera desde 1000 a 6000 rpm, monitorando com uma pistola de ponto, se quanto mais rpm o ponto tiver atrasando, quer dizer que o parametro do delay deve ser aumentado pois o sistema compensa esse delay mas ta compensando a menos. se tiver avançando, tem que diminuir o valor do parametro. bobinas normais com 3ms de carga ficam em torno de 50us.
por isso em um motor em dinamometro de bancada de uma maneira que nao se consegue tirar nem um pelo a mais de potencia, qualquer alteração desse tipo provelmente faria perder potencia e nao ganhar, isso explicaria muito bem porque as montadoras nao usam, porque quando está tudo certo, o aumento da potencia da faisca por si só nao traz ganhos. eu acredito que seja por ai… posso estar errado, mas a teoria aponta pra esse caminho, pelo menos a minha teoria né
esse tipo de experiência é válida, mas se vc for pensar num carro comum, onde o dono apenas usa e não tem condições de alterar nada para extrair o máximo rendimento dele, se a instalação de uma ignição mais forte trouxer benefícios, esta também não é uma opção e até simples por sinal.
se puder testar, ótimo. se depois de tirar o máximo de um motor, vc instalar a ignição e não tirar mais nada, vc terá comprovado sua teoria.
mas não se atenha somente a potência máxima, mas sim a toda a curva de potência x rpm.
comparando os gráficos do meu carro pude perceber que a potência máxima vinha sempre na casa dos 5400 rpm, mas sem a ignição depois dos 5500 rpm a potência despencava, com a ignição a queda acentuada vinha depois dos 5800 rpm.
-
zéquem está correndo do quê.
e outro detalhe. aqui não é vcs .
aqui sou eu, meu nome é anderson e meu sobrenome é bastos. moro na rua islândia, 260 jd américa - são josé dos campos/sp tel - 12 9188-9011- que isso fique bem claro.
como não te conheço não sou seu amigo, então não venha com ironia.
os números não tem significado para os leigos. se vc acha que eles nada dizem, então quem será o leigo na história. afinal o que seria a engenharia sem os tais números.
tenho duas faculdades, uma pós graduação e ainda um curso técnico em eletrônica e te garanto que me enganar é bem difícil.
zé, compre a ignição e teste do modo que quiser, documente, divulgue, mas lembre-se de ser honesto.
eu fiz isso e comprovei.
basta vc pagar para ver. afinal o que são uns 600 reais para se comprovar que a cm plus é um acendedor de fogão e que ela não faz diferença alguma.
aí se vc tiver razão, prove tudo tecnicamente e depois divulgue para os 4 ventos.
agora se vc tem algum problema com o cm vá resolver com ele, mas se o problema for comigo meu endereço vc já sabe.
medo? aonde?
graças a deus num tenho amigos assim… que, ao que tudo indica, é o cm ou alguém ligado a ele. vcs acham que enganam a gente? com seus números que no fundo não dizem nada. numeros são importantes mas tem que saber interpretá-los e aplicá-los ok? vc se acha macho né? gosta de ameaçar tipo o cm? nem vou responder, não porque tenho qualquer medo, pois se tive medo de homem num sai de casa... mas se quiser manda um mp que já já a gente acerta isso ok mas bem rapidinho e fácil? agora com todo respeito, vc pega se centelhador de fogão enfia onde vc quiser ok? não perco um segundo mais falando com sujeito mal educado como vc ok? não lhe ofendi nenhum momento, apenas o que vcs fala e fiz critica ao cm, mas se chapéu serviu é porque coube em vc ok?
é... este forum perdeu em muito em qualidade pessoas, há uns anos atrás tinha muita gente mostrando a incorreção dos fatos, agora té até pessoas acreditando... meu deus.......
lastimo muito este tipo de gente aqui dentro.
mp enviada
-
zéquem está correndo do quê.
e outro detalhe. aqui não é vcs .
aqui sou eu, meu nome é anderson e meu sobrenome é bastos. moro na rua islândia, 260 jd américa - são josé dos campos/sp tel - 12 9188-9011- que isso fique bem claro.
como não te conheço não sou seu amigo, então não venha com ironia.
os números não tem significado para os leigos. se vc acha que eles nada dizem, então quem será o leigo na história. afinal o que seria a engenharia sem os tais números.
tenho duas faculdades, uma pós graduação e ainda um curso técnico em eletrônica e te garanto que me enganar é bem difícil.
zé, compre a ignição e teste do modo que quiser, documente, divulgue, mas lembre-se de ser honesto.
eu fiz isso e comprovei.
basta vc pagar para ver. afinal o que são uns 600 reais para se comprovar que a cm plus é um acendedor de fogão e que ela não faz diferença alguma.
aí se vc tiver razão, prove tudo tecnicamente e depois divulgue para os 4 ventos.
agora se vc tem algum problema com o cm vá resolver com ele, mas se o problema for comigo meu endereço vc já sabe.
medo? aonde?
graças a deus num tenho amigos assim… que, ao que tudo indica, é o cm ou alguém ligado a ele. vcs acham que enganam a gente? com seus números que no fundo não dizem nada. numeros são importantes mas tem que saber interpretá-los e aplicá-los ok? vc se acha macho né? gosta de ameaçar tipo o cm? nem vou responder, não porque tenho qualquer medo, pois se tive medo de homem num sai de casa... mas se quiser manda um mp que já já a gente acerta isso ok mas bem rapidinho e fácil? agora com todo respeito, vc pega se centelhador de fogão enfia onde vc quiser ok? não perco um segundo mais falando com sujeito mal educado como vc ok? não lhe ofendi nenhum momento, apenas o que vcs fala e fiz critica ao cm, mas se chapéu serviu é porque coube em vc ok?
é... este forum perdeu em muito em qualidade pessoas, há uns anos atrás tinha muita gente mostrando a incorreção dos fatos, agora té até pessoas acreditando... meu deus.......
lastimo muito este tipo de gente aqui dentro.
afinal quem é o mal educado aqui.
onde em meus posts anteriores ofendi alguém.
que já já a gente acerta isso ok mas bem rapidinho e fácil - isso sim é uma ameaça
então
mp enviada
-
zéquem está correndo do quê.
e outro detalhe. aqui não é vcs .
aqui sou eu, meu nome é anderson e meu sobrenome é bastos. moro na rua islândia, 260 jd américa - são josé dos campos/sp tel - 12 9188-9011- que isso fique bem claro.
como não te conheço não sou seu amigo, então não venha com ironia.
os números não tem significado para os leigos. se vc acha que eles nada dizem, então quem será o leigo na história. afinal o que seria a engenharia sem os tais números.
tenho duas faculdades, uma pós graduação e ainda um curso técnico em eletrônica e te garanto que me enganar é bem difícil.
zé, compre a ignição e teste do modo que quiser, documente, divulgue, mas lembre-se de ser honesto.
eu fiz isso e comprovei.
basta vc pagar para ver. afinal o que são uns 600 reais para se comprovar que a cm plus é um acendedor de fogão e que ela não faz diferença alguma.
aí se vc tiver razão, prove tudo tecnicamente e depois divulgue para os 4 ventos.
agora se vc tem algum problema com o cm vá resolver com ele, mas se o problema for comigo meu endereço vc já sabe.
medo? aonde?
graças a deus num tenho amigos assim… que, ao que tudo indica, é o cm ou alguém ligado a ele. vcs acham que enganam a gente? com seus números que no fundo não dizem nada. numeros são importantes mas tem que saber interpretá-los e aplicá-los ok? vc se acha macho né? gosta de ameaçar tipo o cm? nem vou responder, não porque tenho qualquer medo, pois se tive medo de homem num sai de casa... mas se quiser manda um mp que já já a gente acerta isso ok mas bem rapidinho e fácil? agora com todo respeito, vc pega se centelhador de fogão enfia onde vc quiser ok? não perco um segundo mais falando com sujeito mal educado como vc ok? não lhe ofendi nenhum momento, apenas o que vcs fala e fiz critica ao cm, mas se chapéu serviu é porque coube em vc ok?
é... este forum perdeu em muito em qualidade pessoas, há uns anos atrás tinha muita gente mostrando a incorreção dos fatos, agora té até pessoas acreditando... meu deus.......
lastimo muito este tipo de gente aqui dentro.
mp enviada
não recebi nenhuma mp