Relações de marchas de quase tds os fiats



  • pelo que sei, dentre todas essas caixas, somente as mais antigas (dos unos com trabulador por baixo e dos 147) não são intercambiaveis com o restante ( cambios com trambulador por varões e cabos). (estou falando das engrenagens das marchas).

    já os diferenciais destes modelos mais modernos tb são intercambiáveis.. sei que a coroa dos mareas tem um furo a mais de fixação, então não são plug´n play, nos cambios de sevel e fiasa…um bom torneiro pode resolver.



  • dr. 147

    no caso eu poderia usar as engrenagens do tempra e coroa/pinhão do tempra numa caixa de fiat tipo 1.6 (motor sevel)???



  • minha cx dá 80 de 2ª marcha… isso irrita muito... acho que o diferencial 3.54 (tempra stile / prêmio) ficaria ótimo, passando a dar 100 em 2ª.... o 3.18 do tt daria 120 de 2ª porém a 5ª em 100km/h ficaria com somente 2500 rpm... daí vai matar o carro na estrada...



  • pelo que sei, dentre todas essas caixas, somente as mais antigas (dos unos com trabulador por baixo e dos 147) não são intercambiaveis com o restante ( cambios com trambulador por varões e cabos). (estou falando das engrenagens das marchas).

    já os diferenciais destes modelos mais modernos tb são intercambiáveis.. sei que a coroa dos mareas tem um furo a mais de fixação, então não são plug´n play, nos cambios de sevel e fiasa…um bom torneiro pode resolver.

    vc está correto c/ relação às caixas, porém tds as relações são intercambiáveis, basta ver a 2ª de vários carros diferentes e notar q as engrenagens são exatamente iguais.

    qnt aos diferenciais, tds são intercambiáveis sim.



  • minha cx dá 80 de 2ª marcha… isso irrita muito... acho que o diferencial 3.54 (tempra stile / prêmio) ficaria ótimo, passando a dar 100 em 2ª.... o 3.18 do tt daria 120 de 2ª porém a 5ª em 100km/h ficaria com somente 2500 rpm... daí vai matar o carro na estrada...

    a minha tbm dá 80 de 2ª a 6 mil rpm.

    e 165 de 4ª a 6000.

    nunca dei limitador de 5ª p/ saber….



  • e outra coisa….

    passa ae suas relaçoes + diferencial + pneu/roda p/ fzr um cálculo p/ vc.

    e se tiver tbm a relação de torke e potencia máxima do seu carro, consigo calcular um bom cambio p/ vc tbm.



  • pelo que sei, dentre todas essas caixas, somente as mais antigas (dos unos com trabulador por baixo e dos 147) não são intercambiaveis com o restante ( cambios com trambulador por varões e cabos). (estou falando das engrenagens das marchas).

    já os diferenciais destes modelos mais modernos tb são intercambiáveis.. sei que a coroa dos mareas tem um furo a mais de fixação, então não são plug´n play, nos cambios de sevel e fiasa…um bom torneiro pode resolver.

    vc está correto c/ relação às caixas, porém tds as relações são intercambiáveis, basta ver a 2ª de vários carros diferentes e notar q as engrenagens são exatamente iguais.

    qnt aos diferenciais, tds são intercambiáveis sim.

    então pisca, se entendi certo, as caixas são diferentes (trambulador em cima e em baixo), porém as engrenagens são intercambiáveis, correto? e as dos primeiros 147, que tinham sincronizadores diferentes, são intercambiáveis também?



  • pelo que sei, dentre todas essas caixas, somente as mais antigas (dos unos com trabulador por baixo e dos 147) não são intercambiaveis com o restante ( cambios com trambulador por varões e cabos). (estou falando das engrenagens das marchas).

    já os diferenciais destes modelos mais modernos tb são intercambiáveis.. sei que a coroa dos mareas tem um furo a mais de fixação, então não são plug´n play, nos cambios de sevel e fiasa…um bom torneiro pode resolver.

    vc está correto c/ relação às caixas, porém tds as relações são intercambiáveis, basta ver a 2ª de vários carros diferentes e notar q as engrenagens são exatamente iguais.

    qnt aos diferenciais, tds são intercambiáveis sim.

    então pisca, se entendi certo, as caixas são diferentes (trambulador em cima e em baixo), porém as engrenagens são intercambiáveis, correto? e as dos primeiros 147, que tinham sincronizadores diferentes, são intercambiáveis também?

    se vc adaptar os anéis sincronizadores dos modelos mais novos, são sim.



  • minha cx dá 80 de 2ª marcha… isso irrita muito... acho que o diferencial 3.54 (tempra stile / prêmio) ficaria ótimo, passando a dar 100 em 2ª.... o 3.18 do tt daria 120 de 2ª porém a 5ª em 100km/h ficaria com somente 2500 rpm... daí vai matar o carro na estrada...

    ow… eu a 2500 rpm estou a 100km h e te digo que é otimo em estrada....a 120km to a 3000rpm e ando de boa com o motor a menos da metade rpm livre... quer ultrapassar.. pine uma ou duas marchas pra baixo e resolva o problema... overdrive foi feito pra isso....



  • dr. 147

    no caso eu poderia usar as engrenagens do tempra e coroa/pinhão do tempra numa caixa de fiat tipo 1.6 (motor sevel)???

    acredito que sim, só observe se a furação da coroa é a mesma (vou contar qtos furos tem o diferencial dos sevel/fiasa e depois posto)

    adaptei um cambio de palio (com trambulador a cabos) na minha pikcup 147, no fim me venderam por engano o cambio do 1.0 com diferencial 4,4, muito curto.
    coloquei o conjunto de coroa/pinhão do palio 1.6 16v, diferencial 3,76 ( 17/64), plug´n play, ficou excelente pro meu 1.300 turbo 200 e poucos cavalos.



  • o que me irrita é que arranco com um amigo que tem um focus… câmbio longo demais... eu passo a 2ª, espeto a 3ª... quando to beliscando 100km ele tá chegando no fim da segunda... ou seja, no 0-100 ele é 1 ou 2 segundos mais rápido só na função da troca de marcha a mais... esse 1-2 segundos são os 40cv que meu motor tem a mais que o dele...

    ps: so braço duro mesmo pra demorar 2 segundos pra cambiar daufehaufhaufueafhuah



  • o que me irrita é que arranco com um amigo que tem um focus… câmbio longo demais... eu passo a 2ª, espeto a 3ª... quando to beliscando 100km ele tá chegando no fim da segunda... ou seja, no 0-100 ele é 1 ou 2 segundos mais rápido só na função da troca de marcha a mais... esse 1-2 segundos são os 40cv que meu motor tem a mais que o dele...

    ps: so braço duro mesmo pra demorar 2 segundos pra cambiar daufehaufhaufueafhuah

    qual a relação de 1ª e 2ª do seu carro?



  • tipo 1.6 i.e
    1- 3,91
    2- 2,24
    3- 1,47
    4- 1,04
    5- 0,87
    dif – 3,94

    a idéia é colocar o diferencial 3,54 do tempra ou o 3,59 dos 1.6r… assim consigo 100 em 2ª sem muitas alterações... no máximo dou uma alongada na 1ª pra 2ª entrar com o motor mais cheio...



  • tipo 1.6 i.e
    1- 3,91
    2- 2,24
    3- 1,47
    4- 1,04
    5- 0,87
    dif – 3,94

    a idéia é colocar o diferencial 3,54 do tempra ou o 3,59 dos 1.6r… assim consigo 100 em 2ª sem muitas alterações... no máximo dou uma alongada na 1ª pra 2ª entrar com o motor mais cheio...

    mas aí vc vai alongar tds as marchas…

    uma dica p/ alongar apenas a 1ª e 2ª é usar o eixo primário do siena 6 marchas q é o mais longo da linha fiat.



  • alguem tem diagrama de pecas que envolve o cambio do palio? especialmente a parte de trambuladoes e cabos de acionamento (se é que é por cabo…)



  • vamo lá….já q vc não me passou as medidas de pneus e rodas q usa, fiz os calculos tendo como base pneus 185/60-14

    esticando tds as marchas até 6000 rpm vc tem as seguintes velocidades e kedas de rotação p/ marcha:

    1ª 42 km/h

    keda - 3,437 rpm

    2ª 74 km/h

    keda - 3973 rpm

    3ª 113 kmh

    keda - 4245 rpm

    4ª 159 km/h

    keda - 5000 rpm

    5ª 190 km/h



  • c/ diferencial 3,54 à 6000 rpm

    1ª - 47 km/h

    2ª - 82 km/h

    3ª - 125 kmh

    4ª - 177 kmh

    5ª - 212 kmh

    c/ diferencial 3,59 à 6000 rpm

    1ª - 46 kmh

    2ª - 81 kmh

    3ª - 124 kmh

    4ª - 175 kmh

    5ª - 209 kmh

    vc tem os nº de torke e potencia máxima do seu carro?

    assim eu poderia calcular o escalonamento certinho p/ cãmbio ficar sempre entre a power band ideal, ou seja, entre os picos máximos de torke e potencia.



  • foi mal pisca… esqueci mesmo...

    então, uso pneu 195/55 r15...

    hoje meu carro tem 21kgf.m em 3750rpm e 146,4cv em 5750 rpm... essa é a medição que fiz quando montei o kit turbo... depois entrou ie programavel, mas deve ter mudado pouco o resultado...

    pneu 195 lixa a 1ª inteira e a 2ª um pouco... não muito... fim de ano vem motor forjado com meta de 280cv+... se com essa merdinha a caixa já tá curta, imagina com o motor mais forte



  • foi mal pisca… esqueci mesmo...

    então, uso pneu 195/55 r15...

    hoje meu carro tem 21kgf.m em 3750rpm e 146,4cv em 5750 rpm... essa é a medição que fiz quando montei o kit turbo... depois entrou ie programavel, mas deve ter mudado pouco o resultado...

    pneu 195 lixa a 1ª inteira e a 2ª um pouco... não muito... fim de ano vem motor forjado com meta de 280cv+... se com essa merdinha a caixa já tá curta, imagina com o motor mais forte

    1ª - 45 kmh

    keda - 3580 rpm

    2ª - 79 kmh

    keda - 4100 rpm

    3ª - 121 kmh

    keda - 4400 rpm

    4ª - 171 kmh

    keda - 5200 rpm

    5ª - 205 kmh

    esticando tds as marchas até 6250 rpm.

    dá p/ ver q a sua 1ª tá errada….



  • câmbio original… que droga né...


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