Bielas forjadas
-
qual o limite de escoamento de uma biela billet ?
uma biela em aão 4340 forjada e tratada termicamente chega a ser mais resistente do que uma de tit?nio, porém mais pesada.
[snapback]226062[/snapback]a biela billet geralmente tb é forjada, e pode passar pelos mesmos processos. a diferença é que a granulação do material ao redor das extremidades redondas não acompanha o desenho da peça como nas forjadas. geralmente elas tb são de aão 4340 forjado e tratado termicamente, além de receberem o shot peening.
ab?
-
mas vc não tem valores disso?
e vc sabe muito bem que shot peening serve apenas para prolongar a vida em fadiga, e qualquer peça pode receber esse tratamento.
e como seria uma granulação que acompanha ou não o desenho da peça? é importante que o grão seja o menor possível com o maior número de discord?ncias possível. mas para isso não existem direções preferenciais.
deve existir algum outro fator que explique essa maior resist?ncia, visto que as duas são do mesmo material e passam pelo mesmo processo de fabricação…
mas pra isso gostaria de obter valores num?ricos. abraços.
-
só pra constar: bielas billet são feitas apartir de um bloco laminado, ok. possuem um certo grau de encruamento.
bielas forjadas são feitas comprimindo o material já no molde da biela, existem diferentes néveis de compressão nesse caso, mas certamente o grau de encruamento de uma forjada aftermarkt é muito maior do que uma billet.
por isso, bielas forjadas são mais resistentes que billet de mesmo material.
-
as propriedades mecânicas de um metal dependem da presença de defeitos na estrutura do material, as discord?ncias. a temperatura ambiente, um metal tem uma certa concentração de discord?ncias que contribuem para conferir uma certa resist?ncia mecânica.
quando fortemente deformado a temperatura ambiente (deformação a frio) ocorre um grande aumento do número de discord?ncias na região da peça que é mais deformada. a maior concentração de discord?ncias leva a uma maior interação entre elas, limitando sua mobilidade. isto leva a um endurecimento do material, denominado encruamento. assim, após a deformação, o metal fica muito mais rígido e é impossível retorn?-lo a sua forma original.
ou seja, a estrutura do material é modificada.
pode-se falar sobre encruamento, recuperação, cristalização, aust?mpera, mart?mpera, exames de microdureza e microfotografias de aão ledebur?tico ou sei lá o q…
como não entendo eu mesmo mt disso, procuro não bancar um cego guiando outros. mas o fato ?, que conforme está no texto inicial, a vantagem da biela forjada sobre a usinada, é possuir uma estrutura diferente, em função do processo.
e é ?bvio, mesmo para um leigo, que alguma vantagem haveria de existir, pois senão, ninguém se daria o trabalho de forjar e depis usinar uma biela, se os dois processos não fossem ben?ficos.
na maioria dos nossos casos, pode-se optar entre uma biela forjada de material de qualidade inferior (original) ou uma biela usinada, em material superior, e com uma massa muito maior.
quem tem acesso é importados, pode optar por comprar uma biela forjada aftmkt crower (ou outra marca), ou pode utilizar bielas billet mais leves ou ainda as top de linha, forjadas e usinadas.
mas nés estamos restritos é bielas forjadas de fábrica, finas e de material inferior, como a do golf, por exemplo, ou bielas super pesadas e fortes como as que existem no mercado.
abraço
-
só quero desmistificar essa lenda que se criou de que uma biela billet é mais resistente do que uma forjada.
para o mesmo material, mesma massa de matéria e mesmo desenho, uma peça forjada será muito mais resistente do que uma billet. se pegarmos duas bielas com a mesma resist?ncia, uma forjada e outra billet, a forjada será mais leve, pois será constru?da com menos material.
agora, entrando no mérito da questão de materiais diferentes, realmente as coisas podem se inverter. por isso cuidado ao dizer que um processo é melhor do que outro, cada um é destinado a atender um tipo de solicitação.
o uso de bielas billet se difunde mais rapidamente porque é mais barato do que forjar e porque aguenta o limite de potência dos xxx preparados hoje. vc não precisa de algo que aguente 1000hp pra rodar a apenas 100hp.
agora se o seu int?ito for competição, esque?a.
? importante analisar sempre a recomendação do fabricante, se na caixa estiver escrito drag race only, acredite, é pra valer.
-
só quero desmistificar essa lenda que se criou de que uma biela billet é mais resistente do que uma forjada.
[snapback]276053[/snapback]
mas não é isso que diz o texto?
ab?
-
alguma informação sobre as bielas argentinas saens??… acho que é assim que escreve. quais as caracteristicas e specs se deve procurar numa biela para carro turbo ??
[snapback]276037[/snapback]diferentemente das bielas de aspirado, nas de turbo, o que vale é a resist?ncia ao torque, com menor preocupação com o peso.
no aspirado, o que vale é ser leve, para aguentar giro alto sem esticar.
? grosso e tosco modo, bielas de turbo tem q ser mais fortes na compressão e de aspirado, mais fortes na tração.
mas toda a biela deve ser dimensionada para ser mais leve possível, dentro da aplicação desejada.
abraço
-
eu tenho umas duvidas quanto a isso.
por exemplo as bielas spa forjadas, elas pesam 750g, mas não dizem se é pra turbo ou aspro, então deduz q pode usar em ambos.ai na powertech tem as bielas forjadas aliviadas pra aspro com 612g.
então, eu poderia usar essa biela powertech aliviada num turbo??? e se eu usar uma forjada q não diz se é pra turbo ou aspro, no caso da spa, ancona, usar ela num aspro, teria algum problema com desempenho???
-
veja da seguinte forma:
do que mais precisamos em um aspirado? redução de peso. quanto mais leves forem as peças internas, mais fácil pro motor girar.
no turbo, como ele não precisa girar tanto como um aspirado, essa redução de peso fica em segundo plano, o que importa é a resist?ncia pra aguentar a porrada, que é bem maior que num aspirado.
quanto a resist?ncia de tração e compressão é difácil dizer hein.. um pistão não pesa quase nada, duvido que vê arrebentar uma biela tracionando-a. além do mais, a resist?ncia a tração e compressão em materiais ducteis é quase a mesma, não será esse o fator limitante.
o certo é ligar pra powertech e pedir uma recomendação é eles, impossível fazerem um produto e não saberem pra que serve.
-
eu mandei email pra eles…
pq no caso, seria um aspro beeem forte com nitro, e olha q seria uma pancada forte de nitro, algo de 160cv... igual de um gol q saiu na autopower... lá ele usa bielas forjadas, acho q é da saenz, porém não fala do peso delas.
pq ai cmplicaria um pouco né, vc coloca forjado, porém fica meio q pesado, sendo q o nitro usaria uma vez ou outra. -
uma biela h-beam com esses specs aqui é boa?
forged 4340 steel
ultra light wieght
3d design 2pc forged
x-rayed sonic tested
magnafluxed
heat treated
stress relived
bronze wrist pin bushings
arp 9mm 8740 boltsai abaixo disso tudo o cara escreveu assim:
*great for turbo/all motor applications
all motor = aspirado..eae??
-
mas ai para as i-beam
features:
forged 4340 steel
ultra light wieght
3d design 2pc forged
x-rayed sonic tested
magnafluxed
heat treated
stress relived
bronze wrist pin bushings
arp 9mm 8740 bolts*all motor only
qual a diferença de i-beam e h-beam, fora a visivel diferença na estrutura.
-
são essas diferenças q deixam agente cheio de duvidas hehehe.
pq já pensou, o cara compra uma biela forjada, aliviada pra aspro, so q depois ele se arrepende e turbina usando essas bielas, será q aguentaria o tranco???
ou o inverso, o cara compra umas bielas forjadas e turbina, mas depois resolve fazer aspro, ai o desempenho não seria prejudicado? -
? justamente essa a diferença… uma tem formato i , a outra tem formato h ...
não se trata apenas de turbo ouaspro , vc tem de levar emconta pressão de c?mara, massa do pistão, giro máximo do motor, essas coisas. uma biela de turbo, pode funcionar bem num aspro, e até vice versa, dependendo do caso.
abraço