Taxa de 7,5:1 no alcool
-
Ótimo
pq meu preparador (conhecido em sp por montar carros de pista) pediu pra eu trocar a caixa quente (48) pq disse que demora muito pra encher, e vai encher com 3800 giros. por uma 36, que enche com 2200 giros. e dar uma taxa no cabeçote pra taxa subir pra 9, e diminuir a pressão da turbina pra 0,8 …. que ia dar mais rendimento em baixa, mais pegada dentro da cidade...
mas esse motor jah roda a 1 ano sem quebrar, com taxa de 7,8:1 (original do chevette 1.6) e 1 bar de pressão com essa turbina. o antigo dono não abusava do carro, era carro de interior, então ele andava muito entre as cidades vizinhas, nada de farol a farol.
acabei de comprar esse motor, e tenho o cabeçote 1.4 pra montar nele, mas mais uma vez meu praparador disse que é besteira num carro de rua, pois a taxa cairia pra aproximados 7,5:1, e a minha intenção eh rodar com 1,5 bar no pé, ou 1 no pé e 0,5 no booster.
meu carro ta na funilaria, ainda naum montei o motor nele.mas essa questão da turbina, dá dó, pois ela é zerada, não fuma nem tem folga, não baba óleo, nada.... mas acho q uma pegadinha mais forte em baixa seria bom, e a dnt me cobrou só 80 pratas pela troca.
que me recomendariam?
-
-
suportar pressão é questão de peças parrudas
maior pressÃo = maior potÊncia sempre
ah éé coloque 2 bar num motor com 14 de taxa, agora coloque os mesmos 2 bar num motor com 7 de taxa (e com peças de resistência idÊnticas e me diz qual aguentou…
maior pressão = maior potencia sim, sempre. ja taxa alta só atrapalha na fase turbo.
existem alguns looongos posts meus explicando o pq disso, e tb uma matéria de +- 4 páginas da revista turbo & high performance magazine falando a mesma coisa q eu expliquei. -
trocar a caixa quente (48) pq disse que demora muito pra encher, e vai encher com 3800 giros. por uma 36, que enche com 2200 giros. e dar uma taxa no cabeçote pra taxa subir pra 9, e diminuir a pressão da turbina pra 0,8 …. que ia dar mais rendimento em baixa, mais pegada dentro da cidade...
ele está certo, mas ás custas de um motor menos preparado pra andar com mais pressão (e mais potência) devido a taxa mais alta…
edit* e com menos vontade de girar...que me recomendariam?
qual seu motor detalhadamente ?
a solução pra andar bem com taxa baixa é simples : injeção eletronica, bicos com vazao certa, ponto correto e não travado, algo que atrase o ponto de acordo com a pressão e uma ignição mais forte…
-
mas se aguentar vai andar 2 vezes + ….....tenho certeza disso
então vc precisa rever seus conceitos sobre motores com turbo-compressor.
-
seria verdade se com essa taxa toda o motor funcionasse sem pre-detonar/grilar…
e ainda assim somente se fosse com a mesma pressão do motor destaxado…ou seja: condições impossíveis de serem postas em prática.
-
seria verdade se com essa taxa toda o motor funcionasse sem pré-detonar/grilar…
isso É questÃo de tecnologia.
20 anos atrás os motores trabalhavam c 7 de taxa e na gasolina
hj tem motor nacional c + de 12 na gasolina
tem motor de moto q trabalha c 14 na gasolina e tudo ok
a gente tem q rever nossos conceitos e perceber q as coisas estão evoluindo.
tem gente q discute sobre injeção mas ainda tá no velho bura.
-
esqueça a caixa .36, só se você for utilizar 0,8bar ou menos, senão enforca violentamente em alta, ainda mais com apl já utilizei esta configuração no chevas e era uma m*rda.
abraço.
-
20 anos atrás os motores trabalhavam c 7 de taxa e na gasolina
hj tem motor nacional c + de 12 na gasolina
tem motor de moto q trabalha c 14 na gasolina e tudo ok
pois é, a f1 há 20 anos atras usava 7:1 de taxa e vinham 1400cvs em minúsculos motores de 1.5l.
o tempo foi passando, a taxa foi subindo e a potência desses motores (ainda turbo) caindoÉ fogo, a coisa é explicada na teoria e comprovada na prática, e mesmo assim tem gente que ainda teima
-
pois é, a f1 há 20 anos atras usava 7:1 de taxa e vinham 1400cvs em minúsculos motores de 1.5l.
o tempo foi passando, a taxa foi subindo e a potência desses motores (ainda turbo) caindoé fogo, a coisa é explicada na teoria e comprovada na prática, e mesmo assim tem gente que ainda teima
usavam 5 kgs de turbo pra isso e tinham q aguentar quase 2 horas de corrida
se fossem usados na arrancada de 402 metros poderiam usar 15 de taxa e c 2 kgs renderiam a mesma coisa
ou então poderiam usar uns 10 kgs de turbo q nos 402 metros não daria tempo p quebrar.
hj c motores bem + fracos e c pneus + finos viram tempos melhores q antes
tecnologia
carol,
não temos q discutir isso…......se pouca taxa fosse bom todos andariam c 2:1
e cada 1 q seja feliz c sua taxa escolhida.
-
é, usavam taxa baixa e pressão alta só pra fzr os carros ficarem com respostas abruptas ao turbo e com isso piorar os tempos de voltas…deixar indomáveis em saídas de curvas e tal. e tudo isso qdo no se tinha controle de tração como hj né?
gaucho, com eu disse: isso é algo explicado pela teoria e comprovado na prática por gente que entende mais do que tds nós aqui ao mesmo tempo.
se vc não quer acreditar, ok, seja feliz
vc não é o primeiro e nem vai ser o último que chegou aqui duvidando disso, e com o passar do tempo (tb com mais experiência em preparação) percebeu que as coisas são bem diferentes do q imaginava. -
gaucho, com eu disse: isso é algo explicado pela teoria e comprovado na prática por gente que entende mais do que tds nós aqui ao mesmo tempo.
isso q tá em negrito só vale qdo vc quer
tópicos anteriores falávamos de r/l….....q biela longa é comprovadamente melhor................. q motor c curso baixo gira melhor e + fácil q outro c curso grande.........q velocidade linear dos pistões temos q respeitar (até a f1 e a moto gp respeitam)
vc entrou e disse q tudo isso era só teoria
q vc c sua biela de kd comprovaram q isso é tudo balela (mesmo c r/l e velocidade linear dos pistões desfavorável gira 8k na boa)
tá difícil mas vou me acostumando.
-
isso q tá em negrito só vale qdo vc quer
tópicos anteriores falávamos de r/l….....q biela longa é comprovadamente melhor................. q motor c curso baixo gira melhor e + fácil q outro c curso grande.........q velocidade linear dos pistões temos q respeitar (até a f1 e a moto gp respeitam)
vc entrou e disse q tudo isso era só teoria
q vc c sua biela de kd comprovaram q isso é tudo balela (mesmo c r/l e velocidade linear dos pistões desfavorável gira 8k na boa)
tá difícil mas vou me acostumando.
perai gaucho, eu nunca disse q biela curta é melhor, somente afirmo com todas as letras q as tais bielas não são ruins do jeito que vcs falam. e só.
-
bom… tenho amigo que anda na turbo a, e ele jah andou com tudo que eh tipo de taxa.
hoje ele anda com taxa de 8 e pouco, pois melhora muito a digiribilidade na hora de sair, tem kra que gosta de taxa alta e pouco pressão, mas ele não se adaptou bem, o carro ficava arisco d++ para sair.
com taxa alta ele também teve muito mais problema de motor, principalmente de cabeçote. -
isso É questÃo de tecnologia.
não, não é… é questão de conta matemática...
se o motor é tão tecnologicamente avaçado e consegue andar com taxa alta e pressao alta eu afirmo sem nem pestanejar que esse mesmissimo motor, com toda essa tecnologia ajudando andaria muito mais com taxa mais baixa e pressao muito maior, que seria agora ajudado pela mesma tecnologia que vc cita...
não tem segredo... pra andar no limite da pre-detonação/manutenção das temperaturas e máxima potência, um motor com mais pressão de turbo e menos taxa estática tem muito mais margem de acerto que outro inverso... é matemática... não é gosto pessoal ou conceito ou tendência ....
-
ele está certo, mas às custas de um motor menos preparado pra andar com mais pressão (e mais potência) devido a taxa mais alta…
edit* e com menos vontade de girar...
qual seu motor detalhadamente ?a solução pra andar bem com taxa baixa é simples : injeção eletrônica, bicos com vazao certa, ponto correto e não travado, algo que atrase o ponto de acordo com a pressão e uma ignição mais forte...
meu motor é 1.6 (vermelho) gasolina. todo em 0,25 .
cabeçote original.
carburador 2e
ignição eletronica/ bobina do mi.turbina master power 42/48.
a taxa original é 7,8 mas eu tenho um cabeçote do 1.4, que faria a taxa cair pra aproximados 7,5.
rodando no álcool, óbvio atualmente com 1 bar de pressão (na taxa de 7,8).
É esse o set do meu carro, quero saber se vale a pena fazer as mudanças q eu citei
valeu galera
-
vc esta enganado a taxa original dele a gasolina é coisa de 9,5:1, eu usinei 2,5mm da cabeça do pistão (gasolina) para poder chegar nestes 8,6:1 que uso.
abraço.
-
não, não é… é questão de conta matemática...
se o motor é tão tecnologicamente avaçado e consegue andar com taxa alta e pressao alta eu afirmo sem nem pestanejar que esse mesmissimo motor, com toda essa tecnologia ajudando andaria muito mais com taxa mais baixa e pressao muito maior, que seria agora ajudado pela mesma tecnologia que vc cita...
não tem segredo... pra andar no limite da pre-detonação/manutenção das temperaturas e máxima potência, um motor com mais pressão de turbo e menos taxa estática tem muito mais margem de acerto que outro inverso... é matemática... não é gosto pessoal ou conceito ou tendência ....
é tecnologia sim
vamos pegar motores q equipam carros no brasil.
tempra 2.0 16v q saiu de fábrica c 127 cvs
gol 2.0 16v original c 143 cvs
meu vts 2.0 16v c 168 cvs
novo civic si 2.0 16v c 192 cvsagora vamos turbinar os 4 c a mesma receita
qual q vc acha q ficará + forte ?
deve ser o tempra q é o menos taxado deles né?