Lubrificação em mancais hidrodinâmicos
-
correção:
onde está escrito:pode-se representar isso como:
-furo: 30 (0,000 +0,025)
-eixo: 30 (-0,075 -0,050)o correto ?:
-furo: 30 (0,000 +0,025)
-eixo: 30 (-0,050 -0,025)o menor eixo (30,000 - 0,050) com o maior furo (30,000 + 0,025) fornece folga de 0,075 mm.
o maior eixo (30,000 - 0,025) com o menor furo (30,000 + 0,000) fornece folga de 0,025 mm.folga máxima: 75 m?crons
folga mínima: 25 m?cronsfoi mal aehh.
-
oohohohoho
como vc cometeu um erro desses???
até parece q depois dum texto dessi tamanho alguem vai encanar só pq errou em -0,025heheehheeeee
o pior é que eu sou muito perfeccionista, quando eu faão prova na facul se tiver 3 questáes eu só faão 2, por demorar demais e confirmar as contas, mas por outro lado dificilmente erro nas 2 que fiz.
prefiro fazer menos e bem feito (o que nem sempre é possível).
-
seja muito bem vindo meu caro amigo…q vc faça muitos amigos por aki...de uma lidinha nos outros topicos e veja o nível superior da galera do pp em relação a certos foruns existentes por aí...e lembre-se, quantidade nem sempre é sinonimo de qualidade...
pisca
-
seja muito bem vindo meu caro amigo…q vc faça muitos amigos por aki...de uma lidinha nos outros topicos e veja o nível superior da galera do pp em relação a certos foruns existentes por aí...e lembre-se, quantidade nem sempre é sinonimo de qualidade...
pisca
aí bichona, falou pouco, mas falou bem…
-
pois é bixo…e pensar q ainda hj li um topico do chico biela...meu ?dolo só to c/ uma dúvida...cade o phil??
phil…
eu tive um arranca-rab* com um phil lá no fórum carsale quando eu detonei o bcws falando mal do método carga.
acho que ele não vai gostar muito do meu tópico método carga bcws .
-
na teoria, os mancais são perfeitos…
colocá-los para trabalhar num virabrequim e ainda segurar uma biela quente pulsando pressão é outra estária, que só a prática traz os detalhes de como lidar com os mancais.
isso sem citar a variação de qualidade que existe por aí nos óleos lubrificantes, que não aparece em testes estabelecidos em normas técnicas.chico biela.
-
é que o phil é um cara calmo e extremamente controlado…
mas aqui as discussões são saud?veis e a galera não baixa o nível... fora o pisca que tem um caso de amor secreto com o hammer...
ele tenta…
não sei pq ainda dizem que os ga?chos é que são chegados ...
-
opa, brasil, o seu raciocinio esta correto para mancais onde a carga a ser suportada é relativamente constante com o tempo.
porem p mci vc tem um pico mto grande de forca a cada 2pi q gera uma diminuicao no filme de oleo, justamente no ponto de pressao mais critico, q eh logo apos a parte mais baixa do mancal (qdo temos a explosao na camara).
isto e um grande problema, mas alem disto temos o problema da inercia do cjto movel, q pode levar é perda do filme de oleo e posteior contato metal-metal. por isto nao se deve deixar folgas grandes entre mancal e eixo em aplicacoes automotivas.
e para sua informacao, em mci faz-se o dimensionamento da bronzina (ou casquilho) visando que o cjto opere inicialmente com z entre 0,7 e 1,0 ja que o desgaste inicial ir? diminuir a rugosidade superficial do mancal (q eh quem sofre o maior desgaste em aplicacoes mci) alterando o ponto z p > q 1,0
alem disto, este desgaste inicial tb serve p corrigir possiveis desalinhamentos do cjto, ptos de maior rugosidade, etc (variacoes q estao fora do controle).
e outra coisa, na aplicacao automotiva, temos um perfil q mais se aproxima de uma canoa (a cada meia volta) do q um de dois cilindros concentricos. isto chama-se borda de saida, e numa bronzina de um ap deve estar em volta de cerca de 20um (em raio). isto e para compensar a distorcao do mancal qdo em trabalho, e p possibilitar a criacao do filme de oleo antes dos ptos de pressao.
qq duvida dá um toque
[]s
-