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Qual suporta mais taxa

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  • G Offline
    G Offline
    GusWRC
    escreveu em última edição por
    #29

    tem q cuidar o seguinte: motores iguais com mesma taxa mas pressões de cilindro diferentes, reagem diferente.

    prefiro trabalhar em cima de qto de pressão cada combustável suporta, já q por exemplo um aspirado com comando alto derruba a pressão violentamente.

    motores com até 180, 190 libras vão de gasola; até 250, vai de álcool; avgas suporta bem até 220 libras.

    um motor q vc consiga 13 de taxa, mas q com o comando, mais a regulagem de valvulas e tal, a pressão já des?a pra menos de 200 (não é difácil), é melhor ir de gasolina mesmo.

    as vezes vejo gente se espantar de ouvir falar em 15, 16 de taxa, mas se for montado com um comando alto (310 pra cima), vc vai ter pouca coisa a mais de pressão q um bom motor da safra carburada a alcool, q tem na casa das 210~220 libras.

    dependendo do q vc procura tb, por exemplo, pode-se optar por outro combustável mesmo q a pressão não seja a mais indicada. ex: um motor de 210 libras, vc pode andar no alcool, mas se optar de usar avgas, terá uma queima mais completa.

    pergunto agora pra aproveitar: é sabido q as gasolinas de posto não usam mais chumbo como elevador de octanagem, mas sim mtbe (metil-terci butil eter).

    a avgas usava chumbo até pouquissimo tempo atrás (não sei agora pq a dois anos não vou na base conversar e comprar), por isso sua venda controlada. ainda usa ou tem outro método?

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    • G Offline
      G Offline
      GusWRC
      escreveu em última edição por
      #30

      achei um gr?fico de poder calor?fico:

      1 Resposta Última resposta
      • N Offline
        N Offline
        Niex
        escreveu em última edição por
        #31

        aqui no abc em sp

        a média do alcool é 1,30 e gasosa 2,40

        confiram ai:

        http://www.anp.gov.br/i_preco/

        gas: média 2,416

        alc: média 1,307

        1 Resposta Última resposta
        • R Offline
          R Offline
          Rix
          escreveu em última edição por
          #32

          aqqui em são carlos pago 1,15 no litro de álcool, num posto esso de boa proced?ncia…

          1 Resposta Última resposta
          • P Offline
            P Offline
            Padula
            escreveu em última edição por
            #33

            viva o flex que por sinal é o culpado desse preão do alcool.

            [snapback]505238[/snapback]

            sente a ironia…sente a ironia...

            a tal da esso gold pode ser comparada a gasolina podium da br?

            pelo menos no preão tá, aqui tá 3,10 o litro de gold.

            1 Resposta Última resposta
            • L Offline
              L Offline
              Lucas Schneider
              escreveu em última edição por
              #34

              tem q cuidar o seguinte: motores iguais com mesma taxa mas pressões de cilindro diferentes, reagem diferente.

              prefiro trabalhar em cima de qto de pressão cada combustável suporta, já q por exemplo um aspirado com comando alto derruba a pressão violentamente.

              motores com até 180, 190 libras vão de gasola; até 250, vai de álcool; avgas suporta bem até 220 libras.

              um motor q vc consiga 13 de taxa, mas q com o comando, mais a regulagem de valvulas e tal, a pressão já des?a pra menos de 200 (não é difácil), é melhor ir de gasolina mesmo.

              as vezes vejo gente se espantar de ouvir falar em 15, 16 de taxa, mas se for montado com um comando alto (310 pra cima), vc vai ter pouca coisa a mais de pressão q um bom motor da safra carburada a alcool, q tem na casa das 210~220 libras.

              dependendo do q vc procura tb, por exemplo, pode-se optar por outro combustável mesmo q a pressão não seja a mais indicada. ex: um motor de 210 libras, vc pode andar no alcool, mas se optar de usar avgas, terá uma queima mais completa.

              pergunto agora pra aproveitar: é sabido q as gasolinas de posto não usam mais chumbo como elevador de octanagem, mas sim mtbe (metil-terci butil eter).

              a avgas usava chumbo até pouquissimo tempo atrás (não sei agora pq a dois anos não vou na base conversar e comprar), por isso sua venda controlada. ainda usa ou tem outro método?

              [snapback]505973[/snapback]

              esses dias medi a do meu celta vhc e a trosoba tem 295 libras :p

              mas tipo, esse lance todo de pressão do cilindro, fica complicado de analizar pq dificielmente vc sabe a ev do motor, e alterando comando/cabeçote e afins muda tudo isso tmb…..

              1 Resposta Última resposta
              • R Offline
                R Offline
                realz
                escreveu em última edição por
                #35

                valeu..duvida sanada..hehehee

                edit: gnv tambem suporta bastante taxa, certo?

                [snapback]505018[/snapback]

                up

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                • L Offline
                  L Offline
                  Lucas Schneider
                  escreveu em última edição por
                  #36

                  up

                  [snapback]506025[/snapback]

                  era coisa 18:1 snme….

                  1 Resposta Última resposta
                  • B Offline
                    B Offline
                    barata_cefet
                    escreveu em última edição por
                    #37

                    [snapback]505019[/snapback]

                    pergunto agora pra aproveitar: é sabido q as gasolinas de posto não usam mais chumbo como elevador de octanagem, mas sim mtbe (metil-terci butil eter).

                    a avgas usava chumbo até pouquissimo tempo atrás (não sei agora pq a dois anos não vou na base conversar e comprar), por isso sua venda controlada. ainda usa ou tem outro método?

                    [snapback]505973[/snapback]

                    gasolina com mtbe?? só a fabricada pela refap (gauchos), o resto do brasil não usa mtbe

                    abraços,

                    1 Resposta Última resposta
                    • R Offline
                      R Offline
                      ruiak
                      escreveu em última edição por
                      #38

                      avgas continua no chumbo tetra etil …nao vai mudar tao logo .. eh controlada mais vende pra qualquer um que chegar no aeroclube com um galao inventando q vai usar em moto de trilha ou que vai lavar peça (por incrivel q pareça eles acham q eu lavo peça com avgas kkkkkkkkkkk)

                      1 Resposta Última resposta
                      • T Offline
                        T Offline
                        Tiagones
                        escreveu em última edição por
                        #39

                        esses dias medi a do meu celta vhc e a trosoba tem 295 librasó :p

                        [snapback]506009[/snapback]

                        cacilda tudo isso??? :) :) :lol: deu esse valor nos 4 cilindrosó esse motor tem 12,7 de taxa, é isso?

                        e o pessoal fica perguntando porque vhc quebra canaleta de pistão com menos de 1 bar de turbo…

                        também já vi original com canaletas quebradas, mais de um

                        quanto ao tópico, também tenho certeza que o álcool suporta bem mais taxa que a podium...

                        quanto a comparar os motores pelas pressões de cilindro obtidas com o medidor de compressão eu acho inadequado e arriscado...

                        afinal a comparação está sendo feita em rpm de motor de arranque (300 rpm -), um bom motor aspirado bem preparado pode facilmente ultrapassar 100% de efici?ncia volum?trica, então a taxa din?mica em rotações ao redor de rpm de torque m?x. e de potência m?x. pode aumentar e muito....

                        cada motor vai se comportar de uma maneira, mas não acho muito seguro usar somente as pressões obtidas em um teste de compressão pra determinar isso....

                        1 Resposta Última resposta
                        • ? Offline
                          ? Offline
                          Visitante
                          escreveu em última edição por
                          #40

                          sente a ironia…sente a ironia...

                          a tal da esso gold pode ser comparada a gasolina podium da br?

                          pelo menos no preão tá, aqui tá 3,10 o litro de gold.

                          [snapback]505991[/snapback]

                          q eu saiba, não.

                          1 Resposta Última resposta
                          • L Offline
                            L Offline
                            Lucas Schneider
                            escreveu em última edição por
                            #41

                            cacilda tudo isso???  :p  :)  :)  deu esse valor nos 4 cilindrosó esse motor tem 12,7 de taxa, é isso?

                            e o pessoal fica perguntando porque vhc quebra canaleta de pistão com menos de 1 bar de turbo…

                            também já vi original com canaletas quebradas, mais de um

                            quanto ao tópico, também tenho certeza que o álcool suporta bem mais taxa que a podium...

                            quanto a comparar os motores pelas pressões de cilindro obtidas com o medidor de compressão eu acho inadequado e arriscado...

                            afinal a comparação está sendo feita em rpm de motor de arranque (300 rpm -), um bom motor aspirado bem preparado pode facilmente ultrapassar 100% de efici?ncia volum?trica, então a taxa din?mica em rotações ao redor de rpm de torque m?x. e de potência m?x. pode aumentar e muito....

                            cada motor vai se comportar de uma maneira, mas não acho muito seguro usar somente as pressões obtidas em um teste de compressão pra determinar isso....

                            [snapback]506385[/snapback]

                            deu em todos cilindros sim….? 12.8 de taxa mesmo....hehehe

                            1 Resposta Última resposta
                            • A Offline
                              A Offline
                              amarchetti
                              escreveu em última edição por
                              #42

                              esso maxxi gold é premiun…f?rmula shell premiun, f1 master premiun, agip premiun....e br aina mantém a br premiun paralela é podium

                              todas prometem maior octanagem do que as comuns e aditivas..mas a podium promete ainda mais octanagem e se posiciona como um combustável mais limpo

                              1 Resposta Última resposta

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