Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Turbo e economia, isso é possível?

Turbo e economia, isso é possível?

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
70 Posts 25 Posters 5.6k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • A Offline
    A Offline
    ALEXANDRE BH MINAS
    escreveu em última edição por
    #30

    fala alexandre , to gostando de ver a iniciativa hein . é como eu te disse aquele dia , se fizer tudo como manda o figurino , além de ser prazeiroso , vai ganhar bastante dinheiro …

    enfim , quero comentar um detalhe . você não precisa desligar o turbo num motor perfeitamente gerenciado , porque a potência , independente de qual for , é perfeitamente controlavel pelo acelerador , como ocorre nos carros esportivos , e nos turbo de fábrica . você faz o que quer .

    e pefeito é perfeito e não bonzinho .

    até a mesma potência do original , o turbinado é mais economico com certeza e isso é um dos motivos das principais montadoras estarem cada vez mais usando o turbo .

    claro que estou falando de motores perfeitamente gerenciados e não os feitos com chip , injeções program?veis e hpi , pois esses passam longe disso .

    ainda estou te devendo uma visita pra ver a ignição né . logo passo por ai de novo .

    sds

    gustavo

    [snapback]526874[/snapback]

    valeu, passa mesmo, tá curioso com essa igni?ao ai.

    1 Resposta Última resposta
    • O Offline
      O Offline
      overspeed
      escreveu em última edição por
      #31

      uma coisa importante, essa limitacao da central original nao alimentar fica por conta do q na realidade?

      bicos, dosador, bomba, ponto?

      qual o principal complicador na central original em conseguir alimentar qnd vem pressao positiva?

      [snapback]526827[/snapback]

      1- que ela num sabe que tem pressão al?, pra ela 1 atm ou 1bar de turbo (vó lá…2 bar absoluto no coletor) é a mesma coisa

      2- se ela souber (sistema maf ou usar map positivo) o que limita primeiro é a vazão dos bicos.

      ou seja trocou map e usou bicos maiores alimenta... al?as se usar hpi e bicos maiores já alimenta porque o dosador é como se fosse um map mecânico e em vez de abrir tempo o bico ele faz fluir mais combustável pelo aumento de press

      1 Resposta Última resposta
      • S Offline
        S Offline
        Steve McQueen
        escreveu em última edição por
        #32

        claro que estou falando de motores perfeitamente gerenciados e não os feitos com chip , injeções program?veis e hpi , pois esses passam longe disso .

        [snapback]526874[/snapback]

        qual o problema com o hpi gustavo?

        sempre vejo o pessoal falar bem e usar em variadas configurações de kit.

        o que seria um motor perfeitamente gerenciado?

        1 Resposta Última resposta
        • P Offline
          P Offline
          PrEsA
          escreveu em última edição por
          #33

          detalhe muito importante:

          estou trabalhando com o parafuso da waste-gate toda aberta e ele sobe 0,8kg de pressao (por causa da mola).

          então esta história de andar só com 0,2kg é meio furada….

          sem contar q se o cara andar com 0,6kg no po e 1,5kg no booster, ele pode ter um carro mais tranqs p andar normalmente e mais forte p as puxadas. e com injeção vc consegue alimentar ambos

          1 Resposta Última resposta
          • G Offline
            G Offline
            guauad
            escreveu em última edição por
            #34

            qual o problema com o hpi gustavo?

            vixe , infelizmente o hpi é a solução para alimentação mais usada infelizmente .

            o hpi já começa a ser errado quando te obriga a baixar a pressão de comb e arrombar os bicos , e sem pressão positiva , acabando com o spray dos bicos . quando a pressão de turbo vem , faz com que os bicos trabalhem com uma pressão de comb. muito maior do que foram projetados , mudando o tempo de abertura e fechamento dos mesmos , além de ficarem muito mais propicios a falhas . agora o que considero principal , que é não ter como ter uma mistura perfeita(valor de sonda em wot onde vc colocar). normalmente, os carros feitos com hpi bebem bem mais , e quebram bem mais e andam bem menos , até pela falta de controle de ponto . o aumento depressão de combustável não é a solução correta para alimentar um motor turbo . os números mostram isso facilmente . vou citar como exemplo um motor original com 100hp que use 3 bar de pressão de comb . turbine esse motor no mesmo combustivel que o original levando essa pot?nia para 200cv , ou seja dobre a potência . portanto precisar? do dobro de combustável , certo ??? se dobra a pressão de comb para apenas 6 bar , teria um aumento apenas fict?cio de + ou - 42% na vazão de comb. , ou seja , não alimentaria nem de perto esses 100cv . da? você precisa arrombar os bicos originais , e ai eles ja viraram um gigle …

            além disso , quando você calcula o incremento de combustável gerado pelo aumento de pressão de comb. num motor turbo , você precisa lembrar que vai existir pressão positiva na cara do bico . ou seja , se você estiver com 6 bar de comb. e 1 bar de turbo , você terá a vazão de 5bar de pressão de combustivel .

            sempre vejo o pessoal falar bem e usar em variadas configurações de kit.

            aqui no pp ??? isso não acredito … acho que a turma aqui ja passou dessa fase hein ...

            o que seria um motor perfeitamente gerenciado?

            ? so andar num motor turbo de fábrica como um volvo turbo ou mesmo uma porsche turbo . assim saber? o que é um motor perfeitamente gerenciado . como fazer , basta manter a perfeita ie original 100% funcional sem mudar nada nela , e usar um gerenciador que no momento que essa ie não mais alimentar o carro , injete combustável e gerencie o ponto do motor para a nova potência , mesmo assim , mantendo a perfeita ie original ainda 100% funcional . qualquer produto que realmente cumpra isso , fara esse motor perfeito

            lembro de um amigo que comentou que comparou a saveiro mi dele turbinada dessa forma , e o audi a3 180cv do pai e eram identicos no funcionamento , ambos perfeitos . se não me engano , quem fez isso foi o dácio benevides aqui do fórum .

            sds

            gustavo

            1 Resposta Última resposta
            • ? Offline
              ? Offline
              Visitante
              escreveu em última edição por
              #35

              gente, tem que se tomar muuuuito cuidado com as interpretações.

              usar hpi não é lepra, não é c?ncer e nem tátano

              desde que se for usado direito, única e exclusivamente como um regulador de pressão que permita as correções de acordo com a necessidade durante o ajuste fino de um motor bem montado.

              essa é a função correta de um regulador num motor alterado, onde a regulagem original de fábrica não ficou boa pra nova condição do tal motor.

              mas usar um regulador, seja la qual for, para aumentar a pressão de combustivel la no talo com a intenção de alimentar mais o motor na marra sem trabalho nos bicos, isso sim é a gambiarra.

              cuidado gente, quando alguem fala q usa hpi logo vem o povo querendo por o cara na forca sem nem antes perguntar como o hpi esta sendo usado.

              e antes que alguem reclame do delta, um bom preparador sabe como deixar um hpi com um delta correto, sem aumentos abr?ptos na pressão de combustável.

              1 Resposta Última resposta
              • A Offline
                A Offline
                Alex JF
                escreveu em última edição por
                #36

                gente, tem que se tomar muuuuito cuidado com as interpretações.

                usar hpi não é lepra, não é c?ncer e nem tátano

                [snapback]526935[/snapback]

                usava hpi no meu golf turbo e não tive problemas.

                como a ka sempre fala: hpi não morde

                1 Resposta Última resposta
                • F Offline
                  F Offline
                  Fahrell
                  escreveu em última edição por
                  #37

                  gente, tem que se tomar muuuuito cuidado com as interpretações.

                  usar hpi não é lepra, não é c?ncer e nem tátano

                  desde que se for usado direito, única e exclusivamente como um regulador de pressão que permita as correções de acordo com a necessidade durante o ajuste fino de um motor bem montado.

                  essa é a função correta de um regulador num motor alterado, onde a regulagem original de fábrica não ficou boa pra nova condição do tal motor.

                  mas usar um regulador, seja la qual for, para aumentar a pressão de combustivel la no talo com a intenção de alimentar mais o motor na marra sem trabalho nos bicos, isso sim é a gambiarra.

                  cuidado gente, quando alguem fala q usa hpi logo vem o povo querendo por o cara na forca sem nem antes perguntar como o hpi esta sendo usado.

                  e antes que alguem reclame do delta, um bom preparador sabe como deixar um hpi com um delta correto, sem aumentos abr?ptos na pressão de combustável.

                  [snapback]526935[/snapback]

                  isso aí… mas é tão mal usado que quando se fala em hpi já se pensa em bicos super-arrombados, gotejando em baixa @ menos de 1 bar de pressao e se lascando em alta com 6 paus de pressao de bomba...

                  alguns (pouquissimos) casos ele é bem usado... eu mesmo, já com o meg no carro, usei um pra testes inicial em 3 bar (original) e subindo pra 5 bar (incluindo já os 1,4k de turbo) ou seja pouca coisa mais que o delta 1:1 do regulador original...

                  detalhe, dica do proprio cm pra uns testes que estava fazendo...

                  ou seja, quando se fala mal do hpi, se fala mal do uso mais comum e gen?rico que se faz dele aqui... infelizmente as excessões são atingidas injustamente pelos comentários, mas é só saber filtrar mesmo pq aqui no pp a maioria do pessoal sabe como um hpi funciona e tem quem deixe o carro adequado com um...

                  1 Resposta Última resposta
                  • M Offline
                    M Offline
                    miozao
                    escreveu em última edição por
                    #38

                    claro concordo com o que disseram.

                    mais infelizmente hoje, hp/hpi é praticamente = a bicos arrombados e mijando com até menos de 1 bar, como disse o fahrell.

                    ai em alta nego taca 10 bomba de gti quase empurrando os proprios bicos pra dentro do motor ehheehhehe..

                    :^^:

                    como a ka disse: é pra regular alimentação e não alimentar doiskilimei

                    1 Resposta Última resposta
                    • ? Offline
                      ? Offline
                      Visitante
                      escreveu em última edição por
                      #39

                      pior ainda são os kits turbo pra motor injetado que vem com hpi e não vem com bicos trabalhados. ai o responsavel pelo preparamento (mecânico orelha) monta tudo e taca pressão em cima dos bicos originais até conseguir uma alimentação pro carro andar alguma coisa.

                      essa má fama e as lendas em cima do hpi foram causadas pelos próprios vendedores de kits e por alguns trocadores de peças q se auto-entitulam como preparadores :^^:

                      1 Resposta Última resposta
                      • J Offline
                        J Offline
                        JESUS
                        escreveu em última edição por
                        #40

                        esse lan?e de incandescente nao é tao tenebroso… o passat 1.8t 20v aqui de casa depois de uma esticada booooa fica incandescente tb... sem problema algum...

                        [snapback]526870[/snapback]

                        como diria o guru isaac: coletor bom é aquele todo enferrujado, que fica em brasa…

                        1 Resposta Última resposta
                        • R Offline
                          R Offline
                          Rix
                          escreveu em última edição por
                          #41

                          qualquer coisa, se for má utilizada, quebra o motor. até mesmo as melhores injeções program?veis, o que precisa mesmo é ter crit?rio e conhecimento do equipamento em uso e de como us?-lo…

                          []s

                          1 Resposta Última resposta
                          • O Offline
                            O Offline
                            overspeed
                            escreveu em última edição por
                            #42

                            pior ainda são os kits turbo pra motor injetado que vem com hpi e não vem com bicos trabalhados. ai o responsavel pelo preparamento (mecânico orelha) monta tudo e taca pressão em cima dos bicos originais até conseguir uma alimentação pro carro andar alguma coisa.

                            essa má fama e as lendas em cima do hpi foram causadas pelos próprios vendedores de kits e por alguns trocadores de peças q se auto-entitulam como preparadores :^^:

                            [snapback]526970[/snapback]

                            isso é heran?a dos primeiros kits gringos usados nos vw que usa hlfm…

                            l? (como poderia ser aqui) se vc for manter o combustável gasolina e num mexer em ponto (num vem chip no kit ou atrasador) vai usar no máximo uns 0,45bar.

                            como o hlfm consegue ler mais vazão do que o motor original conseguiria aspirar ele consegue alimentar até uns quase 0,2bar ...colocando dosador maior e deixando com algo tipo 6bar em vez dos 3,5 que teria se alimenta o resto male a male.

                            a? veio a segunda geração de kits pra carros que tem map, que se fornece bicos maiores uns 20%, aí com os mesmos 5~6 bar alimenta perto dos 0,45bar

                            a terceira geração tem chip, bicos 20% e hpi aí aumenta o tempo de injeção com carga alta (aumenta o consumo com carga média pra cima, mas paciência) e pode usar um pouco menos de pressão final de combustável.

                            agora nego aqui do brasil olha isso lá fora em que se usa uma pequena diferença de pressão (0,45bar) (a? o erro do hpi que é linear fica até aceitável e num estraga muito meia carga ou consumo) e quer passar pra alcool (são 30% a mais) e usar 0,8bar (quase o dobro da pressão) como gente sabe 30% de pouco é nada e de muito é bastante pra incomodar e pronto o consumo já num é dos melhores, dirigibilidade a meia carga tbm num ?...mas funciona ?...sim... alimentsa em baixa e deixa ele andável de carga baixa.

                            1 Resposta Última resposta
                            • G Offline
                              G Offline
                              guauad
                              escreveu em última edição por
                              #43

                              gente, tem que se tomar muuuuito cuidado com as interpretações.

                              usar hpi não é lepra, não é c?ncer e nem tátano

                              [snapback]526935[/snapback]

                              pra mim é cancer sim … é andar pra tr?s , é ir contra a evolução .

                              ? apenas uma questão de exig?ncia e cada um tem a sua . temos direito de pensar diferente , certo ?

                              sds

                              gustavo

                              1 Resposta Última resposta
                              • ? Offline
                                ? Offline
                                Visitante
                                escreveu em última edição por
                                #44

                                pra mim é cancer sim … é andar pra tr?s , é ir contra a evolução .

                                ? apenas uma questão de exig?ncia e cada um tem a sua .  temos direito de pensar diferente , certo ?

                                sds

                                gustavo

                                [snapback]527085[/snapback]

                                c?ncer, andar pra tr?s, ir contra a evolução apenas qdo não se sabe usar o equipamento.

                                da mesma forma que tem gente q mete o pau na ignição do cm justamente pq não souberam como instalar e ajustar, ja q não é só emendar alguns fios e pronto. assim como o hpi, não é só ligar as mangueiras e pronto.

                                sabendo montar, tanto o hpi qto a ignição de vcs funcionam perfeitamente.

                                se não montar direito, nem uma das duas coisas funcionam como devem.

                                1 Resposta Última resposta
                                • Z Offline
                                  Z Offline
                                  Zungalele
                                  escreveu em última edição por
                                  #45

                                  acho que turbo e economia são duas coisas opostas, todo mundo sabe que a turbina melhora a efici?ncia volum?trica de um motor, ou sjea quanto maior volume no cilindro maior será a capacidade de render potência. mas do que importa isso se para um motor ser econômico o que vale é a efici?ncia energ?tica?

                                  baseado no que eu mencionei quando é que um carro com motor turbinado trabalhando com mistura rica vai ser mais econômico que um motor aspirado trabalhando com mistura estequim?trica ?

                                  outra desvantagem que eu vejo na questão turbina x economia é que mesmo andando de boa em baixa rotação é o motor que acaba empurrando a turbina para poder respirar. como isso vai ajudar no consumo?

                                  o único modo de eu ver uma turbina sendo econômica e num motor estacion?rio e trabalhando com uma pressão e rotação fixas.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • A Offline
                                    A Offline
                                    ALEXANDRE BH MINAS
                                    escreveu em última edição por
                                    #46

                                    acho que turbo e economia são duas coisas opostas, todo mundo sabe que a turbina melhora a efici?ncia volum?trica de um motor, ou sjea quanto maior volume no cilindro maior será a capacidade de render potência. mas do que importa isso se para um motor ser econômico o que vale é a efici?ncia energ?tica?

                                    baseado no que eu mencionei quando é que um carro com motor turbinado trabalhando com mistura rica vai ser mais econômico que um motor aspirado trabalhando com mistura estequim?trica ?

                                    outra desvantagem que eu vejo na questão turbina x economia é que mesmo andando de boa em baixa rotação é o motor que acaba empurrando a turbina para poder respirar. como isso vai ajudar no consumo?

                                    o único modo de eu ver uma turbina sendo econômica e num motor estacion?rio e trabalhando com uma pressão e rotação fixas.

                                    [snapback]527123[/snapback]

                                    no fundo vc tem razao, fica complicado querer economia em um motor turbo, mas o que eu pensava, era na possibilidade de um motor totalmente original e só entrando na fase turbo se o dono deixar. mas já vê que isso é inviavel.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • L Offline
                                      L Offline
                                      Lost
                                      escreveu em última edição por
                                      #47

                                      meu carro era perfeito com hpi. mas acredito que a injecao ajude muito.

                                      ele faz 6.5km/l andando moderadamente, esticando constantemente mas nao direto. se puxar diretao a maior parte do tanque, faz 5.5.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • F Offline
                                        F Offline
                                        Fabio Lima
                                        escreveu em última edição por
                                        #48

                                        acho que turbo e economia são duas coisas opostas, todo mundo sabe que a turbina melhora a efici?ncia volum?trica de um motor, ou sjea quanto maior volume no cilindro maior será a capacidade de render potência. mas do que importa isso se para um motor ser econômico o que vale é a efici?ncia energ?tica?

                                        baseado no que eu mencionei quando é que um carro com motor turbinado trabalhando com mistura rica vai ser mais econômico que um motor aspirado trabalhando com mistura estequim?trica ?

                                        outra desvantagem que eu vejo na questão turbina x economia é que mesmo andando de boa em baixa rotação é o motor que acaba empurrando a turbina para poder respirar. como isso vai ajudar no consumo?

                                        o único modo de eu ver uma turbina sendo econômica e num motor estacion?rio e trabalhando com uma pressão e rotação fixas.

                                        [snapback]527123[/snapback]

                                        olha eu fiz de tudo que podia pra deixar meu carro economico. ponto inicial alto, avanço a vacuo, etc mas não dava o que queria de consumo. enchi o saco, tirei tudo e voltei pro original. tlvez se tivesse usado um gerenciador de ponto teria sido mais feliz. mas hj to de aspirado e queira ou não, meu conceito de carro esperto e economico virou taxa alta e ponto no talo.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • Z Offline
                                          Z Offline
                                          Zungalele
                                          escreveu em última edição por
                                          #49

                                          no fundo vc tem razao, fica complicado querer economia em um motor turbo, mas o que eu pensava, era na possibilidade de um motor totalmente original e só entrando na fase turbo se o dono deixar.  mas já vê que isso é inviavel.

                                          [snapback]527127[/snapback]

                                          ? dáficil mesmo, mesmo assim se eu pegasse um um carro original que tivesse 100cv e turbinado ele passasse a ter 160cv, eu faria a comparação de consumo com um outro carro aspirado de 160cv e não com o consumo de quando ele estava original.

                                          1 Resposta Última resposta

                                          • Login

                                          • Não tem uma conta? Cadastrar

                                          • Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários