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Turbo e economia, isso é possível?

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  • S Offline
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    Steve McQueen
    escreveu em última edição por
    #32

    claro que estou falando de motores perfeitamente gerenciados e não os feitos com chip , injeções program?veis e hpi , pois esses passam longe disso .

    [snapback]526874[/snapback]

    qual o problema com o hpi gustavo?

    sempre vejo o pessoal falar bem e usar em variadas configurações de kit.

    o que seria um motor perfeitamente gerenciado?

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    • P Offline
      P Offline
      PrEsA
      escreveu em última edição por
      #33

      detalhe muito importante:

      estou trabalhando com o parafuso da waste-gate toda aberta e ele sobe 0,8kg de pressao (por causa da mola).

      então esta história de andar só com 0,2kg é meio furada….

      sem contar q se o cara andar com 0,6kg no po e 1,5kg no booster, ele pode ter um carro mais tranqs p andar normalmente e mais forte p as puxadas. e com injeção vc consegue alimentar ambos

      1 Resposta Última resposta
      • G Offline
        G Offline
        guauad
        escreveu em última edição por
        #34

        qual o problema com o hpi gustavo?

        vixe , infelizmente o hpi é a solução para alimentação mais usada infelizmente .

        o hpi já começa a ser errado quando te obriga a baixar a pressão de comb e arrombar os bicos , e sem pressão positiva , acabando com o spray dos bicos . quando a pressão de turbo vem , faz com que os bicos trabalhem com uma pressão de comb. muito maior do que foram projetados , mudando o tempo de abertura e fechamento dos mesmos , além de ficarem muito mais propicios a falhas . agora o que considero principal , que é não ter como ter uma mistura perfeita(valor de sonda em wot onde vc colocar). normalmente, os carros feitos com hpi bebem bem mais , e quebram bem mais e andam bem menos , até pela falta de controle de ponto . o aumento depressão de combustável não é a solução correta para alimentar um motor turbo . os números mostram isso facilmente . vou citar como exemplo um motor original com 100hp que use 3 bar de pressão de comb . turbine esse motor no mesmo combustivel que o original levando essa pot?nia para 200cv , ou seja dobre a potência . portanto precisar? do dobro de combustável , certo ??? se dobra a pressão de comb para apenas 6 bar , teria um aumento apenas fict?cio de + ou - 42% na vazão de comb. , ou seja , não alimentaria nem de perto esses 100cv . da? você precisa arrombar os bicos originais , e ai eles ja viraram um gigle …

        além disso , quando você calcula o incremento de combustável gerado pelo aumento de pressão de comb. num motor turbo , você precisa lembrar que vai existir pressão positiva na cara do bico . ou seja , se você estiver com 6 bar de comb. e 1 bar de turbo , você terá a vazão de 5bar de pressão de combustivel .

        sempre vejo o pessoal falar bem e usar em variadas configurações de kit.

        aqui no pp ??? isso não acredito … acho que a turma aqui ja passou dessa fase hein ...

        o que seria um motor perfeitamente gerenciado?

        ? so andar num motor turbo de fábrica como um volvo turbo ou mesmo uma porsche turbo . assim saber? o que é um motor perfeitamente gerenciado . como fazer , basta manter a perfeita ie original 100% funcional sem mudar nada nela , e usar um gerenciador que no momento que essa ie não mais alimentar o carro , injete combustável e gerencie o ponto do motor para a nova potência , mesmo assim , mantendo a perfeita ie original ainda 100% funcional . qualquer produto que realmente cumpra isso , fara esse motor perfeito

        lembro de um amigo que comentou que comparou a saveiro mi dele turbinada dessa forma , e o audi a3 180cv do pai e eram identicos no funcionamento , ambos perfeitos . se não me engano , quem fez isso foi o dácio benevides aqui do fórum .

        sds

        gustavo

        1 Resposta Última resposta
        • ? Offline
          ? Offline
          Visitante
          escreveu em última edição por
          #35

          gente, tem que se tomar muuuuito cuidado com as interpretações.

          usar hpi não é lepra, não é c?ncer e nem tátano

          desde que se for usado direito, única e exclusivamente como um regulador de pressão que permita as correções de acordo com a necessidade durante o ajuste fino de um motor bem montado.

          essa é a função correta de um regulador num motor alterado, onde a regulagem original de fábrica não ficou boa pra nova condição do tal motor.

          mas usar um regulador, seja la qual for, para aumentar a pressão de combustivel la no talo com a intenção de alimentar mais o motor na marra sem trabalho nos bicos, isso sim é a gambiarra.

          cuidado gente, quando alguem fala q usa hpi logo vem o povo querendo por o cara na forca sem nem antes perguntar como o hpi esta sendo usado.

          e antes que alguem reclame do delta, um bom preparador sabe como deixar um hpi com um delta correto, sem aumentos abr?ptos na pressão de combustável.

          1 Resposta Última resposta
          • A Offline
            A Offline
            Alex JF
            escreveu em última edição por
            #36

            gente, tem que se tomar muuuuito cuidado com as interpretações.

            usar hpi não é lepra, não é c?ncer e nem tátano

            [snapback]526935[/snapback]

            usava hpi no meu golf turbo e não tive problemas.

            como a ka sempre fala: hpi não morde

            1 Resposta Última resposta
            • F Offline
              F Offline
              Fahrell
              escreveu em última edição por
              #37

              gente, tem que se tomar muuuuito cuidado com as interpretações.

              usar hpi não é lepra, não é c?ncer e nem tátano

              desde que se for usado direito, única e exclusivamente como um regulador de pressão que permita as correções de acordo com a necessidade durante o ajuste fino de um motor bem montado.

              essa é a função correta de um regulador num motor alterado, onde a regulagem original de fábrica não ficou boa pra nova condição do tal motor.

              mas usar um regulador, seja la qual for, para aumentar a pressão de combustivel la no talo com a intenção de alimentar mais o motor na marra sem trabalho nos bicos, isso sim é a gambiarra.

              cuidado gente, quando alguem fala q usa hpi logo vem o povo querendo por o cara na forca sem nem antes perguntar como o hpi esta sendo usado.

              e antes que alguem reclame do delta, um bom preparador sabe como deixar um hpi com um delta correto, sem aumentos abr?ptos na pressão de combustável.

              [snapback]526935[/snapback]

              isso aí… mas é tão mal usado que quando se fala em hpi já se pensa em bicos super-arrombados, gotejando em baixa @ menos de 1 bar de pressao e se lascando em alta com 6 paus de pressao de bomba...

              alguns (pouquissimos) casos ele é bem usado... eu mesmo, já com o meg no carro, usei um pra testes inicial em 3 bar (original) e subindo pra 5 bar (incluindo já os 1,4k de turbo) ou seja pouca coisa mais que o delta 1:1 do regulador original...

              detalhe, dica do proprio cm pra uns testes que estava fazendo...

              ou seja, quando se fala mal do hpi, se fala mal do uso mais comum e gen?rico que se faz dele aqui... infelizmente as excessões são atingidas injustamente pelos comentários, mas é só saber filtrar mesmo pq aqui no pp a maioria do pessoal sabe como um hpi funciona e tem quem deixe o carro adequado com um...

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              • M Offline
                M Offline
                miozao
                escreveu em última edição por
                #38

                claro concordo com o que disseram.

                mais infelizmente hoje, hp/hpi é praticamente = a bicos arrombados e mijando com até menos de 1 bar, como disse o fahrell.

                ai em alta nego taca 10 bomba de gti quase empurrando os proprios bicos pra dentro do motor ehheehhehe..

                :^^:

                como a ka disse: é pra regular alimentação e não alimentar doiskilimei

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                • ? Offline
                  ? Offline
                  Visitante
                  escreveu em última edição por
                  #39

                  pior ainda são os kits turbo pra motor injetado que vem com hpi e não vem com bicos trabalhados. ai o responsavel pelo preparamento (mecânico orelha) monta tudo e taca pressão em cima dos bicos originais até conseguir uma alimentação pro carro andar alguma coisa.

                  essa má fama e as lendas em cima do hpi foram causadas pelos próprios vendedores de kits e por alguns trocadores de peças q se auto-entitulam como preparadores :^^:

                  1 Resposta Última resposta
                  • J Offline
                    J Offline
                    JESUS
                    escreveu em última edição por
                    #40

                    esse lan?e de incandescente nao é tao tenebroso… o passat 1.8t 20v aqui de casa depois de uma esticada booooa fica incandescente tb... sem problema algum...

                    [snapback]526870[/snapback]

                    como diria o guru isaac: coletor bom é aquele todo enferrujado, que fica em brasa…

                    1 Resposta Última resposta
                    • R Offline
                      R Offline
                      Rix
                      escreveu em última edição por
                      #41

                      qualquer coisa, se for má utilizada, quebra o motor. até mesmo as melhores injeções program?veis, o que precisa mesmo é ter crit?rio e conhecimento do equipamento em uso e de como us?-lo…

                      []s

                      1 Resposta Última resposta
                      • O Offline
                        O Offline
                        overspeed
                        escreveu em última edição por
                        #42

                        pior ainda são os kits turbo pra motor injetado que vem com hpi e não vem com bicos trabalhados. ai o responsavel pelo preparamento (mecânico orelha) monta tudo e taca pressão em cima dos bicos originais até conseguir uma alimentação pro carro andar alguma coisa.

                        essa má fama e as lendas em cima do hpi foram causadas pelos próprios vendedores de kits e por alguns trocadores de peças q se auto-entitulam como preparadores :^^:

                        [snapback]526970[/snapback]

                        isso é heran?a dos primeiros kits gringos usados nos vw que usa hlfm…

                        l? (como poderia ser aqui) se vc for manter o combustável gasolina e num mexer em ponto (num vem chip no kit ou atrasador) vai usar no máximo uns 0,45bar.

                        como o hlfm consegue ler mais vazão do que o motor original conseguiria aspirar ele consegue alimentar até uns quase 0,2bar ...colocando dosador maior e deixando com algo tipo 6bar em vez dos 3,5 que teria se alimenta o resto male a male.

                        a? veio a segunda geração de kits pra carros que tem map, que se fornece bicos maiores uns 20%, aí com os mesmos 5~6 bar alimenta perto dos 0,45bar

                        a terceira geração tem chip, bicos 20% e hpi aí aumenta o tempo de injeção com carga alta (aumenta o consumo com carga média pra cima, mas paciência) e pode usar um pouco menos de pressão final de combustável.

                        agora nego aqui do brasil olha isso lá fora em que se usa uma pequena diferença de pressão (0,45bar) (a? o erro do hpi que é linear fica até aceitável e num estraga muito meia carga ou consumo) e quer passar pra alcool (são 30% a mais) e usar 0,8bar (quase o dobro da pressão) como gente sabe 30% de pouco é nada e de muito é bastante pra incomodar e pronto o consumo já num é dos melhores, dirigibilidade a meia carga tbm num ?...mas funciona ?...sim... alimentsa em baixa e deixa ele andável de carga baixa.

                        1 Resposta Última resposta
                        • G Offline
                          G Offline
                          guauad
                          escreveu em última edição por
                          #43

                          gente, tem que se tomar muuuuito cuidado com as interpretações.

                          usar hpi não é lepra, não é c?ncer e nem tátano

                          [snapback]526935[/snapback]

                          pra mim é cancer sim … é andar pra tr?s , é ir contra a evolução .

                          ? apenas uma questão de exig?ncia e cada um tem a sua . temos direito de pensar diferente , certo ?

                          sds

                          gustavo

                          1 Resposta Última resposta
                          • ? Offline
                            ? Offline
                            Visitante
                            escreveu em última edição por
                            #44

                            pra mim é cancer sim … é andar pra tr?s , é ir contra a evolução .

                            ? apenas uma questão de exig?ncia e cada um tem a sua .  temos direito de pensar diferente , certo ?

                            sds

                            gustavo

                            [snapback]527085[/snapback]

                            c?ncer, andar pra tr?s, ir contra a evolução apenas qdo não se sabe usar o equipamento.

                            da mesma forma que tem gente q mete o pau na ignição do cm justamente pq não souberam como instalar e ajustar, ja q não é só emendar alguns fios e pronto. assim como o hpi, não é só ligar as mangueiras e pronto.

                            sabendo montar, tanto o hpi qto a ignição de vcs funcionam perfeitamente.

                            se não montar direito, nem uma das duas coisas funcionam como devem.

                            1 Resposta Última resposta
                            • Z Offline
                              Z Offline
                              Zungalele
                              escreveu em última edição por
                              #45

                              acho que turbo e economia são duas coisas opostas, todo mundo sabe que a turbina melhora a efici?ncia volum?trica de um motor, ou sjea quanto maior volume no cilindro maior será a capacidade de render potência. mas do que importa isso se para um motor ser econômico o que vale é a efici?ncia energ?tica?

                              baseado no que eu mencionei quando é que um carro com motor turbinado trabalhando com mistura rica vai ser mais econômico que um motor aspirado trabalhando com mistura estequim?trica ?

                              outra desvantagem que eu vejo na questão turbina x economia é que mesmo andando de boa em baixa rotação é o motor que acaba empurrando a turbina para poder respirar. como isso vai ajudar no consumo?

                              o único modo de eu ver uma turbina sendo econômica e num motor estacion?rio e trabalhando com uma pressão e rotação fixas.

                              1 Resposta Última resposta
                              • A Offline
                                A Offline
                                ALEXANDRE BH MINAS
                                escreveu em última edição por
                                #46

                                acho que turbo e economia são duas coisas opostas, todo mundo sabe que a turbina melhora a efici?ncia volum?trica de um motor, ou sjea quanto maior volume no cilindro maior será a capacidade de render potência. mas do que importa isso se para um motor ser econômico o que vale é a efici?ncia energ?tica?

                                baseado no que eu mencionei quando é que um carro com motor turbinado trabalhando com mistura rica vai ser mais econômico que um motor aspirado trabalhando com mistura estequim?trica ?

                                outra desvantagem que eu vejo na questão turbina x economia é que mesmo andando de boa em baixa rotação é o motor que acaba empurrando a turbina para poder respirar. como isso vai ajudar no consumo?

                                o único modo de eu ver uma turbina sendo econômica e num motor estacion?rio e trabalhando com uma pressão e rotação fixas.

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                                no fundo vc tem razao, fica complicado querer economia em um motor turbo, mas o que eu pensava, era na possibilidade de um motor totalmente original e só entrando na fase turbo se o dono deixar. mas já vê que isso é inviavel.

                                1 Resposta Última resposta
                                • L Offline
                                  L Offline
                                  Lost
                                  escreveu em última edição por
                                  #47

                                  meu carro era perfeito com hpi. mas acredito que a injecao ajude muito.

                                  ele faz 6.5km/l andando moderadamente, esticando constantemente mas nao direto. se puxar diretao a maior parte do tanque, faz 5.5.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • F Offline
                                    F Offline
                                    Fabio Lima
                                    escreveu em última edição por
                                    #48

                                    acho que turbo e economia são duas coisas opostas, todo mundo sabe que a turbina melhora a efici?ncia volum?trica de um motor, ou sjea quanto maior volume no cilindro maior será a capacidade de render potência. mas do que importa isso se para um motor ser econômico o que vale é a efici?ncia energ?tica?

                                    baseado no que eu mencionei quando é que um carro com motor turbinado trabalhando com mistura rica vai ser mais econômico que um motor aspirado trabalhando com mistura estequim?trica ?

                                    outra desvantagem que eu vejo na questão turbina x economia é que mesmo andando de boa em baixa rotação é o motor que acaba empurrando a turbina para poder respirar. como isso vai ajudar no consumo?

                                    o único modo de eu ver uma turbina sendo econômica e num motor estacion?rio e trabalhando com uma pressão e rotação fixas.

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                                    olha eu fiz de tudo que podia pra deixar meu carro economico. ponto inicial alto, avanço a vacuo, etc mas não dava o que queria de consumo. enchi o saco, tirei tudo e voltei pro original. tlvez se tivesse usado um gerenciador de ponto teria sido mais feliz. mas hj to de aspirado e queira ou não, meu conceito de carro esperto e economico virou taxa alta e ponto no talo.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • Z Offline
                                      Z Offline
                                      Zungalele
                                      escreveu em última edição por
                                      #49

                                      no fundo vc tem razao, fica complicado querer economia em um motor turbo, mas o que eu pensava, era na possibilidade de um motor totalmente original e só entrando na fase turbo se o dono deixar.  mas já vê que isso é inviavel.

                                      [snapback]527127[/snapback]

                                      ? dáficil mesmo, mesmo assim se eu pegasse um um carro original que tivesse 100cv e turbinado ele passasse a ter 160cv, eu faria a comparação de consumo com um outro carro aspirado de 160cv e não com o consumo de quando ele estava original.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • Q Offline
                                        Q Offline
                                        quarteto
                                        escreveu em última edição por
                                        #50

                                        interessante, essa do desgaste prematuro eu nao tinha pensado.

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                                        isso da? tá furado…

                                        a turbina (pelo menos esses eixos leves q são comuns de ver em carros de rua) gira mesmo em marcha-lenta

                                        se vc usar um sistema com wastegate e regular pra 0,2 bar, qdo o sistema gerar essa pressão a wastegate abre e desvia os gases de escape, que, por consequência, não passam pelo caracol e não giram o eixo, ou seja, o eixo não vai ficar girando a milhão e causando desgaste prematuro como disseram

                                        mesmo em um sistema q alivie a pressão por uma válvula pop-off, desde que a turbina esteja bem dimensionada para o motor, a turbina não fica girando rápido ao ponto de gerar desgaste prematuro e quebra...

                                        o eixo só gira a milhão e quebra se vc pendurar a turbina no escape e não ligar a pressurização...

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • M Offline
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                                          Maxxx
                                          escreveu em última edição por
                                          #51

                                          no fundo vc tem razao, fica complicado querer economia em um motor turbo, mas o que eu pensava, era na possibilidade de um motor totalmente original e só entrando na fase turbo se o dono deixar.  mas já vê que isso é inviavel.

                                          [snapback]527127[/snapback]

                                          se você usar um sistema que comprime mistura com a borboleta antes da turbina, você só tem pressão quando desejar. neste tipo de sistema é a borboleta que controla a vazão de ar pro compressor, fazendo com que vc tenha pressão somente quando desejar, dependente da posição de borboleta, independente da rotação…

                                          quanto é economia, dificilmente você ir? consumir menos ou igual é um original andando na boa - e até em função da restrição é admissão que a turbina ocasiona - mas fica bem parecido com um original qdo não se aperta o pedal da direita.

                                          isso da? tá furado…

                                          a turbina (pelo menos esses eixos leves q são comuns de ver em carros de rua) gira mesmo em marcha-lenta

                                          se vc usar um sistema com wastegate e regular pra 0,2 bar, qdo o sistema gerar essa pressão a wastegate abre e desvia os gases de escape, que, por consequência, não passam pelo caracol e não giram o eixo, ou seja, o eixo não vai ficar girando a milhão e causando desgaste prematuro como disseram

                                          mesmo em um sistema q alivie a pressão por uma válvula pop-off, desde que a turbina esteja bem dimensionada para o motor, a turbina não fica girando rápido ao ponto de gerar desgaste prematuro e quebra...

                                          o eixo só gira a milhão e quebra se vc pendurar a turbina no escape e não ligar a pressurização...

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                                          você tem raz?o o desgaste prematuro vêm normalmente de óleo contaminado, pressão de óleo insuficiente, sistema de admissão de ar impróprio (aus?ncia de filtro, filtro de ar sujo), desligar o carro com a turbina muito quente e por aí vai..

                                          1 Resposta Última resposta

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