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Chavinha pra desligar o alternador

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • K Offline
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    kmon
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    #3

    pra que fazer isso?

    [snapback]537396[/snapback]

    como pra que??? quero saber como faz.

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    • H Offline
      H Offline
      HMF
      escreveu em última edição por
      #4

      pra que fazer isso?

      [snapback]537396[/snapback]

      isso é pré diminuir o roubo de potência que alternador causa ao motor.

      ? proibido nas maioria das categorias, mas permitida em alugamas, tipo a copa gnv.

      também gostaria de saber como fazer … :copa:

      1 Resposta Última resposta
      • M Offline
        M Offline
        marcioap
        escreveu em última edição por
        #5

        achei interesante, por que si simplesmente desligar o fio lá e o alternador continuar girando, hehe, adeus, queima q nem eu fiz com o meu original do gol quando mudei ele de lugar, liguei o carro com ele desligado, queimou e não deu concerto por que ele não tem peças pra reposição. solução foi comprar outro.

        1 Resposta Última resposta
        • S Offline
          S Offline
          SemControle
          escreveu em última edição por
          #6

          outra pra aliviar tmb seria desligar o ventilador do radiador nas retas, ja vi carro de circuito com esse recurso

          1 Resposta Última resposta
          • ? Offline
            ? Offline
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            escreveu em última edição por
            #7

            já vê até nego usando alternador ?co….......agora não sei realmente até que ponto os ganhos dessas invensões não seriam só psicol?gico................. :copa:

            em carros de circuito ou em aspirados onde já se tirou tudo o que dava...........acho que isso possa te dar 0,000001 cv de potencia que vai se traduzir numa redução de tempo de 0,00000000000000000001 segundo.

            e outra: o alternador só pesa se a bateria estiver precisando de carga.............se não (com consumo eletrico baixo) o alternador fica levinho-levinho.

            de qualquer forma, nos nossos carros turbo de pista, usamos a maior bateria possivel (geralmente moura 65a com prata) e alternador de 90a com regulador de voltagem alterado para 16 volts :p.................. pois as bombinhas de combustivel precisam de voltagem e amperagem pra render legal.

            abraço.

            1 Resposta Última resposta
            • I Offline
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              Italo
              escreveu em última edição por
              #8

              thiago, acho q não seira tão pouco assim. pq se for como vc disse, e considerando q sejam 90a constantes no alternador e 16v (não sei muito de alternador de carro) seriam 1440w ou quase 2cv.

              meus 2 cents :copa:

              1 Resposta Última resposta
              • ? Offline
                ? Offline
                Visitante
                escreveu em última edição por
                #9

                thiago, acho q não seira tão pouco assim. pq se for como vc disse, e considerando q sejam 90a constantes no alternador e 16v (não sei muito de alternador de carro) seriam 1440w ou quase 2cv.

                meus 2 cents :p

                [snapback]537583[/snapback]

                vc não tá confundindo as coisas ??? ou sou eu ???

                primeiro que o consumo não seria de 90a constantes….........já a voltagem fica de 16v a 16,5v constantes.

                agora esses 2cv seia a potencia gerada, ou a potencia roubada do motor pelo alternador ???

                :copa:

                1 Resposta Última resposta
                • S Offline
                  S Offline
                  SemControle
                  escreveu em última edição por
                  #10

                  thiago, entao esse lance de maior voltagem, chega na bobina e se resulta em mair voltagem na saida dela e nas velas…..

                  eu tenho duvidas sobre isso e nao sei se é o certo expor aki q desanda o topico

                  mas o q seria mais negocio, uma bobina de mi por cil ou um amplificador de faisca mantida a bobina original do carro, levando em conta q esse amplificador de faisca é somente um amplificador de tensao antes da bobina

                  1 Resposta Última resposta
                  • I Offline
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                    Italo
                    escreveu em última edição por
                    #11

                    vc não tá confundindo as coisas ??? ou sou eu ???

                    primeiro que o consumo não seria de 90a constantes….........já a voltagem fica de 16v a 16,5v constantes.

                    agora esses 2cv seia a potencia gerada, ou a potencia roubada do motor pelo alternador ???

                    bem, eu nunca fiquei medindo um alternador, por isso disse supondo 90a constantes… mas como a potência fornecida pelo motor, como a consumida pelos seus perifericos (como o alternador), são dinamicas, teriamos esse pico de potência roubada pelo alternador.

                    isso desconsiderando escorregamentos internos do alternador e da correia dele(portando potência láquida gerada pelo alternador, não a requerida).

                    semcontrole:

                    já tive essa ideia, queriamos fazer num formula lá na faculdade numa halltec e6x. mas o maior problema de se fazer um cop foi um maldito senso (home sensor) q ela pedia para fazer o direct fire. com isso vc não tem o fading da bobina (ou o tempo para ela recarregar ).

                    esse sensor deveria contar as voltas do comando. com isso vc não tem o fading da bobina (ou o tempo para ela recarregar )

                    agora deixo o topico fluir :copa:****

                    1 Resposta Última resposta
                    • R Offline
                      R Offline
                      Ricardo
                      escreveu em última edição por
                      #12

                      e outra: o alternador só pesa se a bateria estiver precisando de carga…..........se não (com consumo eletrico baixo) o alternador fica levinho-levinho.

                      nada a ver, a carga imposta ao motor pelo alternador independe do quanto a bateria está consumindo no momento. digamos assim, quem manda na bateria é o alternador, e nao o contrário.

                      1 Resposta Última resposta
                      • K Offline
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                        kmon
                        escreveu em última edição por
                        #13

                        achei interesante, por que si simplesmente desligar o fio lá e o alternador continuar girando, hehe, adeus, queima q nem eu fiz com o meu original do gol quando mudei ele de lugar, liguei o carro com ele desligado, queimou e não deu concerto por que ele não tem peças pra reposição. solução foi comprar outro.

                        [snapback]537474[/snapback]

                        mas o que quero fazer é isso mesmo, colocar uma chave pra desligar o alternador, quer dizer então que se ele girar desligado queima?? entao posso esquecer a ideia. :copa:

                        1 Resposta Última resposta
                        • ? Offline
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                          escreveu em última edição por
                          #14

                          thiago, entao esse lance de maior voltagem, chega na bobina e se resulta em mair voltagem na saida dela e nas velas…..

                          eu tenho duvidas sobre isso e nao sei se é o certo expor aki q desanda o topico

                          mas o q seria mais negocio, uma bobina de mi por cil ou um amplificador de faisca mantida a bobina original do carro, levando em conta q esse amplificador de faisca é somente um amplificador de tensao antes da bobina

                          [snapback]537597[/snapback]

                          vó se ajuda seus pensamenos:

                          • a bobina precisa de um tempo de recarga, ou seja: de um tempo pra ela armar e desarmar. quando vc pega uma bobina de gol mi (por exemplo) e usa em qualquer motor 4 cilindros, fica relativamente tranquilo pra ela armar, desarmar e distribuir a corrente para os 4 cilindros.

                          se vc coloca essa mesma bobina num motor 6 cilindros, já diminui o tempo que ela tem para recarregar e se testar num motor v8 então…...........a? vc vê que é muito cilindro pra uma bobina só dar conta de armar, desarmar e distribuir a faisca pra todo mundo....................além do que esse efeito vai piorando é medida que que o rpm vai aumentando.

                          por isso que nos motores modernos já se vê uma bobina para cada cilindro............trabalhando assim com folga na sua capacidade.

                          • já o amp. de faisca, como vc falou, vai fazer é que a vela produza uma faisca maior e mais forte, ajudando assim naquelas misturas de dificil combust?o, como em motore com alta taxa de compressão e/ou alta pressão de turbo e/ou excesso de combustivel.

                          tendeu ????? :^^:

                          bem, eu nunca fiquei medindo um alternador, por isso disse supondo 90a constantes… mas como a potência fornecida pelo motor, como a consumida pelos seus perifericos (como o alternador), são dinamicas, teriamos esse pico de potência roubada pelo alternador. isso desconsiderando escorregamentos internos do alternador e da correia dele(portando potência láquida gerada pelo alternador, não a requerida).

                          semcontrole:

                          já tive essa ideia, queriamos fazer num formula lá na faculdade numa halltec e6x. mas o maior problema de se fazer um cop foi um maldito senso (home sensor) q ela pedia para fazer o direct fire. com isso vc não tem o fading da bobina (ou o tempo para ela recarregar ).

                          esse sensor deveria contar as voltas do comando. com isso vc não tem o fading da bobina (ou o tempo para ela recarregar )

                          agora deixo o topico fluir :p

                          [snapback]537641[/snapback]

                          vc quer me dizer que nesse caso o alternador estaria roubando 2cv do motor ??????????????? :p

                          tem certeza ???????????????

                          nada a ver, a carga imposta ao motor pelo alternador independe do quanto a bateria está consumindo no momento. digamos assim, quem manda na bateria é o alternador, e nao o contrário.

                          [snapback]537642[/snapback]

                          e o regulador de voltagem, não altera a exigencia imposta no auternador ???

                          vc já fez testes práticos nessa situação ???

                          por acaso vc já pegou uma estrada é uma velocidade ( e carga) constantes e notou que, se vc ligr alguns eletrúnicos como som, farois e etc. o motor dá uma pesada legal ???????????

                          já viu isso ?????????? :copa:

                          abraço.****

                          1 Resposta Última resposta
                          • I Offline
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                            #15

                            vc quer me dizer que nesse caso o alternador estaria roubando 2cv do motor ???????????????

                            tem certeza ???????????????

                            absoluta, msm q esses dados não constantes, se em algum montento vc tem o alternador gerando 90a em 16v vc tem 1440 w ou +- 2cv. mas como em motores/geradores existe escorregamento essa potencia roubada do motor é maior. e como vc citou o regulador de voltagem esse consumo é variavel. mas o pico de consumo são esses 1440w.

                            1 Resposta Última resposta
                            • ? Offline
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                              #16

                              absoluta, msm q esses dados não constantes, se em algum montento vc tem o alternador gerando 90a em 16v vc tem 1440 w ou +- 2cv. mas como em motores/geradores existe escorregamento essa potencia roubada do motor é maior. e como vc citou o regulador de voltagem esse consumo é variavel. mas o pico de consumo são esses 1440w.

                              [snapback]537699[/snapback]

                              cara…........não tá entendendo:

                              o que tem a ver a potencia gerada em watts pelo alternador (em torno de 2cv) com a potencia roubada por ele do motor devido ao peso exercido..............assim como uma direção hidr. ou um ar condicionado ???????????

                              será que tá me confundindo todo ou é vc ???????

                              algum engenheiro pra ajudar nés ???????????? :copa:

                              abraço.

                              1 Resposta Última resposta
                              • I Offline
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                                #17

                                vc acha q o motor entrega a potencia de gra?a? ou me explique como ele gera essa corrente aplique a lei de ohm e pronto. essa é a potencia entregue pelo alternador.

                                não preciso te dizer q a energia química é transformada em mecânica e o alternador aproveita pela polia para tranforma-la em elétrica. não tem segredo

                                não existe isso de potencia roubada pelo peso exercido (seja lá o q vc quer dizer com isso).

                                ps. sou quase engenheiro

                                não sei tb se estou explicando claramente a idéia, peão uma forcinha pra me entender :copa:

                                1 Resposta Última resposta
                                • R Offline
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                                  Ricardo
                                  escreveu em última edição por
                                  #18

                                  o regulador de voltagem, não altera a exigencia imposta no auternador ???

                                  nao, o regulador, como o próprio nome diz, apenas regula (limita) a tensao (snme em 14,4 volts) enviada pelo alternador é bateria. ele também nao tem nada a ver com o peso do alternador. a bateria é apenas um acumulador, nao tem como ela exigir mais carga do alternador

                                  vc já fez testes práticos nessa situação ???

                                  por acaso vc já pegou uma estrada é uma velocidade ( e carga) constantes e notou que, se vc ligr alguns eletrúnicos como som, farois e etc. o motor dá uma pesada legal ???????????

                                  já viu isso ??????????

                                  correto, entao vc consegue entender que, nessa condicao, quem está sentido o peso é o alternador?

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • F Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #19

                                    algum engenheiro pra ajudar nés ???????????? :copa:

                                    abraço.

                                    [snapback]537713[/snapback]

                                    o italo esta certo. se o alternador esta empurrando 90a com tensao de 16a, isso significa que ele fornece os 1440w ao sistema eletrico do carro, ou quase 2 cvs que o motor entrega ao eixo do alternador.

                                    mas essa é a potencia liquida que sai pelos fios. voce ainda tem que considerar perdas mecanicas no eixo do alternador (atrito de rolamentos e correntes de focault que surgem no nucleo do mesmo) alem de perdas por ventilacao, pois os alternadores tem uma especie de ventilador para ajudar na refrigeracao dos enrolamentos.

                                    []s

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • W Offline
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                                      #20

                                      o que tem a ver a potencia gerada em watts pelo alternador (em torno de 2cv) com a potencia roubada por ele do motor devido ao peso exercido…...........assim como uma direção hidr. ou um ar condicionado ???????????

                                      [snapback]537713[/snapback]

                                      tem tudo a ver… ehehhehehehe

                                      qualquer coisa que se movimenta ao custo de uma força consome potência...

                                      ali?s, lembram que é a potência que vai determinar o desempenho do veículo automotor, neh?? :copa: :p

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                                      • M Offline
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                                        marcioap
                                        escreveu em última edição por
                                        #21

                                        mas o que quero fazer é isso mesmo, colocar uma chave pra desligar o alternador, quer dizer então que se ele girar desligado queima?? entao posso esquecer a ideia.  :copa:

                                        [snapback]537687[/snapback]

                                        vou confirmar com un eletrecista hoje a noite si tem alguma forma. talvez desligando o s dios fios, tanto o sinal como o que vai do alternador na bateria pode ser q role.

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                                        • R Offline
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                                          Ricardo
                                          escreveu em última edição por
                                          #22

                                          não precisa desligar o alternador nao… tem um lance :copa: de colocar uma polia menor nele...

                                          1 Resposta Última resposta

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