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Mini-motor a combust

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    * Caroline Stella *
    escreveu em última edição por
    #8

    sistema semelhante ja era usado nos aviões da 2? guerra, injetando água.

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      Italo
      escreveu em última edição por
      #9

      mas carol, a injeção de água não era pra refrigerar a c?mara e sim para gerar mais port?ncia.

      durante a combustão normal, é formada água e é presente na oxidação do hidrocarboneto restante tipo:

      oh + h = h2o

      h2o + o = h2o2

      h2o2 = oh + oh e volta ao in?cio

      essa reação não gera energia, só forma a agua nos fumos da combust?o.

      agora com a injeção de água ocorre a reação:

      co + oh = co2 + h

      h + oh = h20

      h2o + o = h2o2

      h2o2 = oh + oh e volta ao in?cio

      nessa reação vc assimila o monoxido de carbono que não foi queimado completamente(ele ainda pode ser reduzido para gerar + energia), podendo gerar co2 + h + energia.

      e não é pouca energia, 2/3 dela vem dessa reação de co => co2

      ainda tem detalhes de vaporização da água, onde se usa até 50% de metanol para se vaporizar.

      ? um assunto extenso, mas muito interessante. :resumo:

      fonte glassman - combustion third edition

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      • S Offline
        S Offline
        streit
        escreveu em última edição por
        #10
        1. em potência máxima pode ocorrer pré-ignição se houver algum ponto quente dentro da c?mara de combust?o. a não ser que vc encharque de álcool até apagar, não vai adiantar em nada. se for detonação, também não adianta, pois o etanol, metanol, todos os combust?veis tem um limite, e francamente, a maioria já sabe qual ?. mesmo sem nunca ter pisado no mit….

        2. nunca que água vai dar mais potência. quando ela vaporiza rouba energia (rouba) diminuindo a temperatura da queima e atrapalhando a boa propagação da frente de chama. isso não tem nem o que discutir.

        só pelo jeit?o do artigo da pra ver que é meio furado. não tem como botar fã não.

        1 Resposta Última resposta
        • F Offline
          F Offline
          Fiasa Power
          escreveu em última edição por
          #11

          injeção de água na camara de motores de alto rendimento é algo que existe desde a segunda guerra . e grande parte do rendimento térmico maior do motor a alcool é de responsabilidade da porcentagem de água existente nele que resfria e ocupa lugar na camara com seus vapores .

          abraços .

          1 Resposta Última resposta
          • F Offline
            F Offline
            Fiasa Power
            escreveu em última edição por
            #12

            injeção de água era só pra evitar a detonação em motor de aviação de alto rendimento . não tinha nenhum fim de potencia , apenas um meio para alcan??-la .

            por outro lado , os vapores também ocupam lá o seu espacinho e desde que uma temperatura suficientemente alta seja mantida … tudo tem seus limites .

            abraços .

            1 Resposta Última resposta
            • T Offline
              T Offline
              Tim
              escreveu em última edição por
              #13

              motor de avião da 2a guerra normalmente tem 18 cilindros, desloca entre 15 e 30 litros de capacidade e vira só até 1800 rpm.

              complicado comparar c/ motor automotivo…

              1 Resposta Última resposta
              • * Offline
                * Offline
                * Caroline Stella *
                escreveu em última edição por
                #14

                mas carol, a injeção de água não era pra refrigerar a c?mara e sim para gerar mais potência.

                durante a combustão normal, é formada água e é presente na oxidação do hidrocarboneto restante tipo:

                oh  + h = h2o

                h2o + o = h2o2

                h2o2      = oh + oh  e volta ao in?cio

                essa reação não gera energia, só forma a agua nos fumos da combust?o.

                agora com a injeção de água ocorre a reação:

                co  + oh = co2 + h

                h  +  oh = h20

                h2o + o  = h2o2

                h2o2      = oh  + oh  e volta ao in?cio

                nessa reação vc assimila o monoxido de carbono que não foi queimado completamente(ele ainda pode ser reduzido para gerar + energia), podendo gerar co2 + h + energia.

                e não é pouca energia, 2/3 dela vem dessa reação de co => co2

                ainda tem detalhes de vaporização da água, onde se usa até 50% de metanol para se vaporizar.

                ? um assunto extenso, mas muito interessante. :resumo:

                fonte glassman - combustion third edition

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                1. nunca que água vai dar mais potência. quando ela vaporiza rouba energia (rouba) diminuindo a temperatura da queima e atrapalhando a boa propagação da frente de chama. isso não tem nem o que discutir.

                [snapback]565674[/snapback]

                motor de avião da 2a guerra normalmente tem 18 cilindros, desloca entre 15 e 30 litros de capacidade e vira só até 1800 rpm.

                complicado comparar c/ motor automotivo…

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                a injeção de água nos tais aviões era para aumentar a potência por alguns instantes durante manobras rápidas em grandes altitudes.

                ja a edelbrock fabrica um sistema assim, chamado vara jection , que injeta água pulverizada nas c?maras de combustão com função anti-detonante.

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                • F Offline
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                  Fabio Lima
                  escreveu em última edição por
                  #15

                  pensando por outro lado, a agua entrando liquida no cilindro e se evaporando no momento da compressão, ela poderia aumentar a taxa dinamica nao?

                  1 Resposta Última resposta
                  • T Offline
                    T Offline
                    Tim
                    escreveu em última edição por
                    #16

                    a injeção de água nos tais aviões era para aumentar a potência por alguns instantes durante manobras rápidas em grandes altitudes.

                    ja a edelbrock fabrica um sistema assim, chamado vara jection , que injeta água pulverizada nas c?maras de combustão com função anti-detonante.

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                    o problema era o seguinte…

                    qdo os avioes mergulhavam pra jogar bombas (de forma a fazer uma parabola e liberar a bomba no ponto mais baixo dela, dando assim uma força extra e maior precisão no alvo), na hora de subir o motor nao tinha força o bastante pra fazer a manobra rapidamente, e a aeronave virava presa facil de artilharia anti-aerea.

                    primeiro tentaram injetar oxigenio (o2) nas camaras de combustao, de forma a poder queimar mais combustivel e gerar mais potencia. otima ideia, na teoria - por que na pratica a temperatura ia pra casa do caralho e derretia os pistoes, valvulas e até bloco.

                    depois tentaram injetar agua com oxigenio ou só agua, pra baixar a temperatura de alguma forma. conseguiram exito parcial. inclusive, existe pra vender nos states kit s automotivos pra injetar agua na camara de combustao. como o streit disse, não é um meio pra aumentar a potencia, e sim pra mante-la alta.

                    a coisa só ficou legal quando descobriram que o ?xido nitroso (n2o), ao entrar na camara se decompunha em no e o (2 n2o ---> 2n2 + o2). o oxigenio liberado possibilitava queimar mais combustivel e o n2 reagia c/ oxigenio e outros componentes do ar e combustivel, formando no, no2 e no3) , só que consumindo calor e nao liberando. ai baixava a temperatura. é mais ou menos assim que funciona o nitro...

                    abraço

                    martin

                    1 Resposta Última resposta
                    • I Offline
                      I Offline
                      Italo
                      escreveu em última edição por
                      #17
                      1. nunca que água vai dar mais potência. quando ela vaporiza rouba energia (rouba) diminuindo a temperatura da queima e atrapalhando a boa propagação da frente de chama. isso não tem nem o que discutir.

                      só pelo jeit?o do artigo da pra ver que é meio furado. não tem como botar fã não.

                      realmente, nunca a água vai vai formar h2o2 em temperaturas abaixo de 5000k. e abaixo dessa temperatura ocorre o radical hoo se associando com h e gerando o h2o2 q volta para se associar ao co

                      estou falando de uma reação incompleta q ocorre na combustão q gera co, ele pode ser reduzido para co2 liberando mais energia.

                      só demonstrei de forma simplificada do assunto, só espero q esse artigo da naca de pra botar f? .

                      http://ntrs.nasa.gov/archive/nasa/casi.ntr…_1993093582.pdf

                      1 Resposta Última resposta
                      • I Offline
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                        Italo
                        escreveu em última edição por
                        #18

                        oxigenio liberado possibilitava queimar mais combustivel e o n2 reagia c/ oxigenio e outros componentes do ar e combustivel, formando no, no2 e no3) , só que consumindo calor e nao liberando

                        este é um outro exemplo de energia consumida na combust?o. mas essa reação não tem como (eu ainda não sei) oxidar e gerar energia, assim como a oxidação do co.

                        1 Resposta Última resposta
                        • T Offline
                          T Offline
                          Tim
                          escreveu em última edição por
                          #19

                          este é um outro exemplo de energia consumida na combust?o. mas essa reação não tem como (eu ainda não sei) oxidar e gerar energia, assim como a oxidação do co.

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                          sim, essa rea?ao consome energia e calor .. delta h positivo

                          e o objetivo é justamente esse - na medida em q o oxigenio possiblita queimar mais combustivel, o nitrogenio (indiretamente) baixa a temperatura da camara pra nao fazer rombos na cabeça dos pistoes :d

                          1 Resposta Última resposta

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