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Mini-motor a combust

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    Italo
    escreveu em última edição por
    #9

    mas carol, a injeção de água não era pra refrigerar a c?mara e sim para gerar mais port?ncia.

    durante a combustão normal, é formada água e é presente na oxidação do hidrocarboneto restante tipo:

    oh + h = h2o

    h2o + o = h2o2

    h2o2 = oh + oh e volta ao in?cio

    essa reação não gera energia, só forma a agua nos fumos da combust?o.

    agora com a injeção de água ocorre a reação:

    co + oh = co2 + h

    h + oh = h20

    h2o + o = h2o2

    h2o2 = oh + oh e volta ao in?cio

    nessa reação vc assimila o monoxido de carbono que não foi queimado completamente(ele ainda pode ser reduzido para gerar + energia), podendo gerar co2 + h + energia.

    e não é pouca energia, 2/3 dela vem dessa reação de co => co2

    ainda tem detalhes de vaporização da água, onde se usa até 50% de metanol para se vaporizar.

    ? um assunto extenso, mas muito interessante. :resumo:

    fonte glassman - combustion third edition

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    • S Offline
      S Offline
      streit
      escreveu em última edição por
      #10
      1. em potência máxima pode ocorrer pré-ignição se houver algum ponto quente dentro da c?mara de combust?o. a não ser que vc encharque de álcool até apagar, não vai adiantar em nada. se for detonação, também não adianta, pois o etanol, metanol, todos os combust?veis tem um limite, e francamente, a maioria já sabe qual ?. mesmo sem nunca ter pisado no mit….

      2. nunca que água vai dar mais potência. quando ela vaporiza rouba energia (rouba) diminuindo a temperatura da queima e atrapalhando a boa propagação da frente de chama. isso não tem nem o que discutir.

      só pelo jeit?o do artigo da pra ver que é meio furado. não tem como botar fã não.

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      • F Offline
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        Fiasa Power
        escreveu em última edição por
        #11

        injeção de água na camara de motores de alto rendimento é algo que existe desde a segunda guerra . e grande parte do rendimento térmico maior do motor a alcool é de responsabilidade da porcentagem de água existente nele que resfria e ocupa lugar na camara com seus vapores .

        abraços .

        1 Resposta Última resposta
        • F Offline
          F Offline
          Fiasa Power
          escreveu em última edição por
          #12

          injeção de água era só pra evitar a detonação em motor de aviação de alto rendimento . não tinha nenhum fim de potencia , apenas um meio para alcan??-la .

          por outro lado , os vapores também ocupam lá o seu espacinho e desde que uma temperatura suficientemente alta seja mantida … tudo tem seus limites .

          abraços .

          1 Resposta Última resposta
          • T Offline
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            Tim
            escreveu em última edição por
            #13

            motor de avião da 2a guerra normalmente tem 18 cilindros, desloca entre 15 e 30 litros de capacidade e vira só até 1800 rpm.

            complicado comparar c/ motor automotivo…

            1 Resposta Última resposta
            • * Offline
              * Offline
              * Caroline Stella *
              escreveu em última edição por
              #14

              mas carol, a injeção de água não era pra refrigerar a c?mara e sim para gerar mais potência.

              durante a combustão normal, é formada água e é presente na oxidação do hidrocarboneto restante tipo:

              oh  + h = h2o

              h2o + o = h2o2

              h2o2      = oh + oh  e volta ao in?cio

              essa reação não gera energia, só forma a agua nos fumos da combust?o.

              agora com a injeção de água ocorre a reação:

              co  + oh = co2 + h

              h  +  oh = h20

              h2o + o  = h2o2

              h2o2      = oh  + oh  e volta ao in?cio

              nessa reação vc assimila o monoxido de carbono que não foi queimado completamente(ele ainda pode ser reduzido para gerar + energia), podendo gerar co2 + h + energia.

              e não é pouca energia, 2/3 dela vem dessa reação de co => co2

              ainda tem detalhes de vaporização da água, onde se usa até 50% de metanol para se vaporizar.

              ? um assunto extenso, mas muito interessante. :resumo:

              fonte glassman - combustion third edition

              [snapback]565636[/snapback]

              1. nunca que água vai dar mais potência. quando ela vaporiza rouba energia (rouba) diminuindo a temperatura da queima e atrapalhando a boa propagação da frente de chama. isso não tem nem o que discutir.

              [snapback]565674[/snapback]

              motor de avião da 2a guerra normalmente tem 18 cilindros, desloca entre 15 e 30 litros de capacidade e vira só até 1800 rpm.

              complicado comparar c/ motor automotivo…

              [snapback]565745[/snapback]

              a injeção de água nos tais aviões era para aumentar a potência por alguns instantes durante manobras rápidas em grandes altitudes.

              ja a edelbrock fabrica um sistema assim, chamado vara jection , que injeta água pulverizada nas c?maras de combustão com função anti-detonante.

              1 Resposta Última resposta
              • F Offline
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                Fabio Lima
                escreveu em última edição por
                #15

                pensando por outro lado, a agua entrando liquida no cilindro e se evaporando no momento da compressão, ela poderia aumentar a taxa dinamica nao?

                1 Resposta Última resposta
                • T Offline
                  T Offline
                  Tim
                  escreveu em última edição por
                  #16

                  a injeção de água nos tais aviões era para aumentar a potência por alguns instantes durante manobras rápidas em grandes altitudes.

                  ja a edelbrock fabrica um sistema assim, chamado vara jection , que injeta água pulverizada nas c?maras de combustão com função anti-detonante.

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                  o problema era o seguinte…

                  qdo os avioes mergulhavam pra jogar bombas (de forma a fazer uma parabola e liberar a bomba no ponto mais baixo dela, dando assim uma força extra e maior precisão no alvo), na hora de subir o motor nao tinha força o bastante pra fazer a manobra rapidamente, e a aeronave virava presa facil de artilharia anti-aerea.

                  primeiro tentaram injetar oxigenio (o2) nas camaras de combustao, de forma a poder queimar mais combustivel e gerar mais potencia. otima ideia, na teoria - por que na pratica a temperatura ia pra casa do caralho e derretia os pistoes, valvulas e até bloco.

                  depois tentaram injetar agua com oxigenio ou só agua, pra baixar a temperatura de alguma forma. conseguiram exito parcial. inclusive, existe pra vender nos states kit s automotivos pra injetar agua na camara de combustao. como o streit disse, não é um meio pra aumentar a potencia, e sim pra mante-la alta.

                  a coisa só ficou legal quando descobriram que o ?xido nitroso (n2o), ao entrar na camara se decompunha em no e o (2 n2o ---> 2n2 + o2). o oxigenio liberado possibilitava queimar mais combustivel e o n2 reagia c/ oxigenio e outros componentes do ar e combustivel, formando no, no2 e no3) , só que consumindo calor e nao liberando. ai baixava a temperatura. é mais ou menos assim que funciona o nitro...

                  abraço

                  martin

                  1 Resposta Última resposta
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                    I Offline
                    Italo
                    escreveu em última edição por
                    #17
                    1. nunca que água vai dar mais potência. quando ela vaporiza rouba energia (rouba) diminuindo a temperatura da queima e atrapalhando a boa propagação da frente de chama. isso não tem nem o que discutir.

                    só pelo jeit?o do artigo da pra ver que é meio furado. não tem como botar fã não.

                    realmente, nunca a água vai vai formar h2o2 em temperaturas abaixo de 5000k. e abaixo dessa temperatura ocorre o radical hoo se associando com h e gerando o h2o2 q volta para se associar ao co

                    estou falando de uma reação incompleta q ocorre na combustão q gera co, ele pode ser reduzido para co2 liberando mais energia.

                    só demonstrei de forma simplificada do assunto, só espero q esse artigo da naca de pra botar f? .

                    http://ntrs.nasa.gov/archive/nasa/casi.ntr…_1993093582.pdf

                    1 Resposta Última resposta
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                      Italo
                      escreveu em última edição por
                      #18

                      oxigenio liberado possibilitava queimar mais combustivel e o n2 reagia c/ oxigenio e outros componentes do ar e combustivel, formando no, no2 e no3) , só que consumindo calor e nao liberando

                      este é um outro exemplo de energia consumida na combust?o. mas essa reação não tem como (eu ainda não sei) oxidar e gerar energia, assim como a oxidação do co.

                      1 Resposta Última resposta
                      • T Offline
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                        Tim
                        escreveu em última edição por
                        #19

                        este é um outro exemplo de energia consumida na combust?o. mas essa reação não tem como (eu ainda não sei) oxidar e gerar energia, assim como a oxidação do co.

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                        sim, essa rea?ao consome energia e calor .. delta h positivo

                        e o objetivo é justamente esse - na medida em q o oxigenio possiblita queimar mais combustivel, o nitrogenio (indiretamente) baixa a temperatura da camara pra nao fazer rombos na cabeça dos pistoes :d

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