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Carro aspro com pressão positiva no coletor de adm

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  • Q Offline
    Q Offline
    quarteto
    escreveu em última edição por
    #29

    tem dino aí que já deve somar esses hps extras do efeito ram air nos resultados… :cry:

    [snapback]568417[/snapback]

    :hauhau: :lol: :ninja:

    1 Resposta Última resposta
    • F Offline
      F Offline
      Flavio Cruz
      escreveu em última edição por
      #30

      uia 1kg com ram air?

      entao se eu por a turbina na grade e por uma corneta vai pra 4kg? :hauhau:

      1 Resposta Última resposta
      • I Offline
        I Offline
        Inssurection
        escreveu em última edição por
        #31

        kaaaaaaaaaaaaaaaaakakakkakakakakakakakakakaka

        vo virar meu motor de lado pras borboleta ficarem virada pra frente, ai vo coloca umas corneta dakelas slenium d-405 longa

        ai acho q da bão

        haiuahua se n virar pelo menus vai ficar bem tchuning

        1 Resposta Última resposta
        • P Offline
          P Offline
          PrEsA
          escreveu em última edição por
          #32

          putz… de cabeca eu nao lembro, mas acho q e eh:

          p= 1/2 *(r?) * v^2

          com:

          r?=1,2kg/m^3

          v=50m/s (=180km/h)

          temos:

          p=1500pa

          sendo 100.000pa=1bar (aprx)

          p=0,015bar

          logo se eu nao esqueci nada, pois fiz esta matéria ha mais de quatro anos, vc tem um ganho irrisério

          alguem pode tentar achar a formula certa??

          1 Resposta Última resposta
          • H Offline
            H Offline
            herbinho
            escreveu em última edição por
            #33

            valeu ai pela ajuda.

            apesar de muitos não saberem lidar com a expressão conseguiriam tirar a minha dúvida.

            como falei desde o inicio, eu ouvi falar dessa estoria e queria entender melhor valeu

            1 Resposta Última resposta
            • I Offline
              I Offline
              Italo
              escreveu em última edição por
              #34

              putz… de cabeca eu nao lembro, mas acho q e eh:

              p= 1/2 *(r?) * v^2

              com:

              r?=1,2kg/m^3

              v=50m/s (=180km/h)

              temos:

              p=1500pa

              sendo 100.000pa=1bar (aprx)

              p=0,015bar

              logo se eu nao esqueci nada, pois fiz esta matéria ha mais de quatro anos, vc tem um ganho irrisério

              alguem pode tentar achar a formula certa??

              eita, eu calculei na pogina anterior errado, converti km/h em m/s errado :)

              vamos lá

              eu fiz por estagnação usando p=r?.r.t p/ achar r? a 25?c e depois usei bernouilli como volume de controle sendo a corneta e cheguei, agora sim acho q tá certo, para 180km/h (o resto dos dados na pg anterior) 0.013625 bar. alias, tudo isso pra dizer q a equação q vc usou tá vc certa sim, só reparei agora q vc substituiu direto :d

              1 Resposta Última resposta
              • E Offline
                E Offline
                el.rafar
                escreveu em última edição por
                #35

                :) e sem mais…

                1 Resposta Última resposta
                • G Offline
                  G Offline
                  gts turbo
                  escreveu em última edição por
                  #36

                  kaaaaaaaaaaaaaaaaakakakkakakakakakakakakakaka

                  vo virar meu motor de lado pras borboleta ficarem virada pra frente, ai vo coloca umas corneta dakelas slenium d-405 longa

                  ai acho q da bão

                  haiuahua se n virar pelo menus vai ficar bem tchuning

                  [snapback]568580[/snapback]

                  e ainda dá pra vender uma panonha com essa corneta

                  não resisti

                  1 Resposta Última resposta
                  • F Offline
                    F Offline
                    Fabio Lima
                    escreveu em última edição por
                    #37

                    eu vi q tinha algo errado msm… desse geito nem com dois v8 big block turbo o gol nao chegava a 250 por hora.

                    1 Resposta Última resposta
                    • M Offline
                      M Offline
                      Milho
                      escreveu em última edição por
                      #38

                      finalmente eu entendi pq tem uns caras que enchem o porta malas do s carros de corneta…

                      acho q é pra conseguir alguma pressão positiva na marcha r?...

                      1 Resposta Última resposta
                      • Q Offline
                        Q Offline
                        quarteto
                        escreveu em última edição por
                        #39

                        finalmente eu entendi pq tem uns caras que enchem o porta malas do s carros de corneta…

                        acho q é pra conseguir alguma pressão positiva na marcha r?...

                        [snapback]568935[/snapback]

                        :)

                        1 Resposta Última resposta
                        • S Offline
                          S Offline
                          SemControle
                          escreveu em última edição por
                          #40

                          finalmente eu entendi pq tem uns caras que enchem o porta malas do s carros de corneta…

                          acho q é pra conseguir alguma pressão positiva na marcha r?...

                          [snapback]568935[/snapback]

                          propulsao aguda seria o termo correto, aumentando 0,00000000 meio cavalo no sentido de marcha mesmo, na marcha r? funciona diferente, seria um sistema de radar, a onda aguda sai, o tempo q leva pra voltar dentro do carro se tem a exata distancia do obstaculo atras, respondida a duvida ou ainda precisa de algo a maisó :)

                          1 Resposta Última resposta
                          • M Offline
                            M Offline
                            Milho
                            escreveu em última edição por
                            #41

                            propulsao aguda seria o termo correto, aumentando 0,00000000 meio cavalo no sentido de marcha mesmo, na marcha r? funciona diferente, seria um sistema de radar, a onda aguda sai, o tempo q leva pra voltar dentro do carro se tem a exata distancia do obstaculo atras, respondida a duvida ou ainda precisa de algo a maisó :)

                            [snapback]568946[/snapback]

                            :d :hauhau: :hauhau: :hauhau:

                            1 Resposta Última resposta
                            • I Offline
                              I Offline
                              Inssurection
                              escreveu em última edição por
                              #42

                              kakakakakakkakakakakaka curti a ideia de vender pamonha, aki em casa passa nego direto vendendo pamonha, arrumando panela, vendendo churros auhaiuhaiuhaiuha

                              1 Resposta Última resposta
                              • M Offline
                                M Offline
                                m4c4c0
                                escreveu em última edição por
                                #43

                                yamaha v-max tem captadores de ar laterais com borboletas…

                                mas acho que não dá 100g… hehehe...

                                1 Resposta Última resposta
                                • L Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #44

                                  isso ai eh ram-air… muitas motos usam isso, por exemplo as ninja até antigas, verdonas... sabe aquelas mangueiras que vem da carenagem da frente pro lado do tanque? elas vao pra admissao e forçam o ar pra admissao. uma vez li que a 160kmh, se tem 0.1 de pressao, ou seja, 10% de ganho... é alguma coisa, pensando que elas chegam a velocidade muito maiores...

                                  tenta fazer um scoop que tenha uma mangueira no diametro da admissao saindo por baixo do capo levando pra admissao, ai bota um manometro e diz pra nois quanto de pressao da a quanto de velocidade... :)

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • P Offline
                                    P Offline
                                    PrEsA
                                    escreveu em última edição por
                                    #45

                                    eita, eu calculei na pogina anterior errado, converti km/h em m/s errado :d

                                    vamos lá

                                    eu fiz por estagnação usando p=r?.r.t p/ achar r? a 25?c e depois usei bernouilli como volume de controle sendo a corneta e cheguei, agora sim acho q tá certo, para 180km/h (o resto dos dados na pg anterior) 0.013625 bar. alias, tudo isso pra dizer q a equação q vc usou tá vc certa sim, só reparei agora q vc substituiu direto :d

                                    [snapback]568806[/snapback]

                                    eu sou um acochambrador com diploma :) tenho valores de referencia anotados p nao gastar tempo….

                                    e ainda dá pra vender uma panonha com essa corneta

                                    não resisti

                                    [snapback]568830[/snapback]

                                    :d

                                    multifuncional

                                    isso ai eh ram-air… muitas motos usam isso, por exemplo as ninja até antigas, verdonas... sabe aquelas mangueiras que vem da carenagem da frente pro lado do tanque? elas vao pra admissao e forçam o ar pra admissao. uma vez li que a 160kmh, se tem 0.1 de pressao, ou seja, 10% de ganho... é alguma coisa, pensando que elas chegam a velocidade muito maiores...

                                    tenta fazer um scoop que tenha uma mangueira no diametro da admissao saindo por baixo do capo levando pra admissao, ai bota um manometro e diz pra nois quanto de pressao da a quanto de velocidade... :d

                                    [snapback]569099[/snapback]

                                    lost… mesmo fazendo um sistema de captação com um duto q diminue de diametro nao acho q dá p chegar nos 0,1bar.

                                    p termos p=0,1bar teriamos q ter velocidade de:

                                    v=(2p/r?)^1/2= (210^5/1,2)^0,5=408m/s=1450km/h isto é mais que a velocidade do som o ar a temp ambiente nao chega a isto só por uma reducao de diametro de dutos.

                                    porém..... temos os efeitos de ondas... se alguem souber como equalizar as ondas de choque com a abertura das valvulas é capaz de conseguir este efeito :hauhau: :hauhau: :hauhau: aí sim é muito ninja mas eu nunca fiz estas contas p ver o q dá :o_o:

                                    se alguem se habilitar, rs, eu revisaria com prazer :bravo:

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • W Offline
                                      W Offline
                                      WEST
                                      escreveu em última edição por
                                      #46

                                      eu sou um acochambrador com diploma  :)  tenho valores de referencia anotados p nao gastar tempo….

                                      :d

                                      multifuncional

                                      lost...  mesmo fazendo um sistema de captação com um duto q diminue de diametro nao acho q dá p chegar nos 0,1bar.

                                      p termos p=0,1bar teriamos q ter velocidade de:

                                      v=(2p/r?)^1/2= (210^5/1,2)^0,5=408m/s=1450km/h isto é mais que a velocidade do som o ar a temp ambiente nao chega a isto só por uma reducao de diametro de dutos.

                                      porém..... temos os efeitos de ondas...  se alguem souber como equalizar as ondas de choque com a abertura das valvulas é capaz de conseguir este efeito  :hauhau:  :hauhau:  :hauhau: aí sim é muito ninja mas eu nunca fiz estas contas p ver o q dá  :d

                                      se alguem se habilitar, rs, eu revisaria com prazer :bravo:

                                      [snapback]569151[/snapback]

                                      pois?, que diferença faz se a densidade do ar é 1,2 ou 1,184… :d

                                      mas era isso que eu tinha em mente quando rolei de rir dos 1kg de pressão no kadett do vicente...

                                      a pressão de estagnação vem da conversão da energia cin?tica do fluido em pressão quando este é levado ao repouso... tanto faz se o carro está parado e o ar em movimento, ou neste caso o carro em movimento e o ar parado, é a mesma coisa...

                                      como já foi mostrado, a pressão de estagnação em si dá valores rid?culos, e somente em velocidades muito altas.

                                      porém, se considerarmos um motor de 2 litros, com 4 borboletas de 40mm, girando a 6000rpm e com efici?ncia volum?trica de 85%, temos um consumo de ar da ordem de 85litros/s e uma área de borboletas de ~50cm?...

                                      andando a 200km/h, a área necessária para coletar um fluxo de 85litros/s é de ~15cm?, ou seja menos de 1/3 da área de borboleta...

                                      a? está a f?sica por tr?s do ram-air, um funil/corneta ou algo do g?nero que tenha uma área maior que a entrada do motor...

                                      mas como eu estudei mecflu em 2001, não estou mais apto a fazer as contas... :o_o:

                                      em tempo, um formula 1 tem cerca de 130% de efici?ncia volum?trica, mas não lembro agora se isso é só no casamento das ondas de pressão com os eventos de válvula ou se já inclui o efeito da velocidade do carro..

                                      []s

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • P Offline
                                        P Offline
                                        PrEsA
                                        escreveu em última edição por
                                        #47

                                        pois?, que diferença faz se a densidade do ar é 1,2 ou 1,184…  :d

                                        mas era isso que eu tinha em mente quando rolei de rir dos 1kg de pressão no kadett do vicente...

                                        a pressão de estagnação vem da conversão da energia cin?tica do fluido em pressão quando este é levado ao repouso... tanto faz se o carro está parado e o ar em movimento, ou neste caso o carro em movimento e o ar parado, é a mesma coisa...

                                        como já foi mostrado, a pressão de estagnação em si dá valores rid?culos, e somente em velocidades muito altas.

                                        porém, se considerarmos um motor de 2 litros, com 4 borboletas de 40mm, girando a 6000rpm e com efici?ncia volum?trica de 85%, temos um consumo de ar da ordem de 85litros/s e uma área de borboletas de ~50cm?...

                                        andando a 200km/h, a área necessária para coletar um fluxo de 85litros/s é de ~15cm?, ou seja menos de 1/3 da área de borboleta...

                                        a? está a f?sica por tr?s do ram-air, um funil/corneta ou algo do g?nero que tenha uma área maior que a entrada do motor...

                                        mas como eu estudei mecflu em 2001, não estou mais apto a fazer as contas... :)

                                        em tempo, um formula 1 tem cerca de 130% de efici?ncia volum?trica, mas não lembro agora se isso é só no casamento das ondas de pressão com os eventos de válvula ou se já inclui o efeito da velocidade do carro..

                                        []s

                                        [snapback]569177[/snapback]

                                        rodrigo:

                                        pelo q me lembro de mecflu compressivel, voce não deve ultrapassar de 1/3 da vsom para poder desprezar a compressibilidade do fluido (isto apenas como guideline )

                                        e pensando nos dados que vc postou, faz sentido sem contar que as perdas de carga aumentam muito com o aumento de velocidade…

                                        e eu acredito (ou seja, não tenho evid?ncias concretas para colocar aos meus amigos que láem) que o fator determinante seja o acerto das ondas de choque... senão as fabricas gastariam dinheiro fazendo ram-air ao invós de coletores com dimensão variável :hauhau: (mas cuidado, pq as montadores fazem cada coisa p reduzir custos, que dá até medo...)

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                                          #48

                                          não estou bem lembrado tb, mas efeitos de compressibilidade e ondas de choque só são levadas em conta acima de mach=1

                                          estou me sentindo deslocado, vcs são :)

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