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Carro aspro com pressão positiva no coletor de adm

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  • F Offline
    F Offline
    Flavio Cruz
    escreveu em última edição por
    #30

    uia 1kg com ram air?

    entao se eu por a turbina na grade e por uma corneta vai pra 4kg? :hauhau:

    1 Resposta Última resposta
    • I Offline
      I Offline
      Inssurection
      escreveu em última edição por
      #31

      kaaaaaaaaaaaaaaaaakakakkakakakakakakakakakaka

      vo virar meu motor de lado pras borboleta ficarem virada pra frente, ai vo coloca umas corneta dakelas slenium d-405 longa

      ai acho q da bão

      haiuahua se n virar pelo menus vai ficar bem tchuning

      1 Resposta Última resposta
      • P Offline
        P Offline
        PrEsA
        escreveu em última edição por
        #32

        putz… de cabeca eu nao lembro, mas acho q e eh:

        p= 1/2 *(r?) * v^2

        com:

        r?=1,2kg/m^3

        v=50m/s (=180km/h)

        temos:

        p=1500pa

        sendo 100.000pa=1bar (aprx)

        p=0,015bar

        logo se eu nao esqueci nada, pois fiz esta matéria ha mais de quatro anos, vc tem um ganho irrisério

        alguem pode tentar achar a formula certa??

        1 Resposta Última resposta
        • H Offline
          H Offline
          herbinho
          escreveu em última edição por
          #33

          valeu ai pela ajuda.

          apesar de muitos não saberem lidar com a expressão conseguiriam tirar a minha dúvida.

          como falei desde o inicio, eu ouvi falar dessa estoria e queria entender melhor valeu

          1 Resposta Última resposta
          • I Offline
            I Offline
            Italo
            escreveu em última edição por
            #34

            putz… de cabeca eu nao lembro, mas acho q e eh:

            p= 1/2 *(r?) * v^2

            com:

            r?=1,2kg/m^3

            v=50m/s (=180km/h)

            temos:

            p=1500pa

            sendo 100.000pa=1bar (aprx)

            p=0,015bar

            logo se eu nao esqueci nada, pois fiz esta matéria ha mais de quatro anos, vc tem um ganho irrisério

            alguem pode tentar achar a formula certa??

            eita, eu calculei na pogina anterior errado, converti km/h em m/s errado :)

            vamos lá

            eu fiz por estagnação usando p=r?.r.t p/ achar r? a 25?c e depois usei bernouilli como volume de controle sendo a corneta e cheguei, agora sim acho q tá certo, para 180km/h (o resto dos dados na pg anterior) 0.013625 bar. alias, tudo isso pra dizer q a equação q vc usou tá vc certa sim, só reparei agora q vc substituiu direto :d

            1 Resposta Última resposta
            • E Offline
              E Offline
              el.rafar
              escreveu em última edição por
              #35

              :) e sem mais…

              1 Resposta Última resposta
              • G Offline
                G Offline
                gts turbo
                escreveu em última edição por
                #36

                kaaaaaaaaaaaaaaaaakakakkakakakakakakakakakaka

                vo virar meu motor de lado pras borboleta ficarem virada pra frente, ai vo coloca umas corneta dakelas slenium d-405 longa

                ai acho q da bão

                haiuahua se n virar pelo menus vai ficar bem tchuning

                [snapback]568580[/snapback]

                e ainda dá pra vender uma panonha com essa corneta

                não resisti

                1 Resposta Última resposta
                • F Offline
                  F Offline
                  Fabio Lima
                  escreveu em última edição por
                  #37

                  eu vi q tinha algo errado msm… desse geito nem com dois v8 big block turbo o gol nao chegava a 250 por hora.

                  1 Resposta Última resposta
                  • M Offline
                    M Offline
                    Milho
                    escreveu em última edição por
                    #38

                    finalmente eu entendi pq tem uns caras que enchem o porta malas do s carros de corneta…

                    acho q é pra conseguir alguma pressão positiva na marcha r?...

                    1 Resposta Última resposta
                    • Q Offline
                      Q Offline
                      quarteto
                      escreveu em última edição por
                      #39

                      finalmente eu entendi pq tem uns caras que enchem o porta malas do s carros de corneta…

                      acho q é pra conseguir alguma pressão positiva na marcha r?...

                      [snapback]568935[/snapback]

                      :)

                      1 Resposta Última resposta
                      • S Offline
                        S Offline
                        SemControle
                        escreveu em última edição por
                        #40

                        finalmente eu entendi pq tem uns caras que enchem o porta malas do s carros de corneta…

                        acho q é pra conseguir alguma pressão positiva na marcha r?...

                        [snapback]568935[/snapback]

                        propulsao aguda seria o termo correto, aumentando 0,00000000 meio cavalo no sentido de marcha mesmo, na marcha r? funciona diferente, seria um sistema de radar, a onda aguda sai, o tempo q leva pra voltar dentro do carro se tem a exata distancia do obstaculo atras, respondida a duvida ou ainda precisa de algo a maisó :)

                        1 Resposta Última resposta
                        • M Offline
                          M Offline
                          Milho
                          escreveu em última edição por
                          #41

                          propulsao aguda seria o termo correto, aumentando 0,00000000 meio cavalo no sentido de marcha mesmo, na marcha r? funciona diferente, seria um sistema de radar, a onda aguda sai, o tempo q leva pra voltar dentro do carro se tem a exata distancia do obstaculo atras, respondida a duvida ou ainda precisa de algo a maisó :)

                          [snapback]568946[/snapback]

                          :d :hauhau: :hauhau: :hauhau:

                          1 Resposta Última resposta
                          • I Offline
                            I Offline
                            Inssurection
                            escreveu em última edição por
                            #42

                            kakakakakakkakakakakaka curti a ideia de vender pamonha, aki em casa passa nego direto vendendo pamonha, arrumando panela, vendendo churros auhaiuhaiuhaiuha

                            1 Resposta Última resposta
                            • M Offline
                              M Offline
                              m4c4c0
                              escreveu em última edição por
                              #43

                              yamaha v-max tem captadores de ar laterais com borboletas…

                              mas acho que não dá 100g… hehehe...

                              1 Resposta Última resposta
                              • L Offline
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                                Lost
                                escreveu em última edição por
                                #44

                                isso ai eh ram-air… muitas motos usam isso, por exemplo as ninja até antigas, verdonas... sabe aquelas mangueiras que vem da carenagem da frente pro lado do tanque? elas vao pra admissao e forçam o ar pra admissao. uma vez li que a 160kmh, se tem 0.1 de pressao, ou seja, 10% de ganho... é alguma coisa, pensando que elas chegam a velocidade muito maiores...

                                tenta fazer um scoop que tenha uma mangueira no diametro da admissao saindo por baixo do capo levando pra admissao, ai bota um manometro e diz pra nois quanto de pressao da a quanto de velocidade... :)

                                1 Resposta Última resposta
                                • P Offline
                                  P Offline
                                  PrEsA
                                  escreveu em última edição por
                                  #45

                                  eita, eu calculei na pogina anterior errado, converti km/h em m/s errado :d

                                  vamos lá

                                  eu fiz por estagnação usando p=r?.r.t p/ achar r? a 25?c e depois usei bernouilli como volume de controle sendo a corneta e cheguei, agora sim acho q tá certo, para 180km/h (o resto dos dados na pg anterior) 0.013625 bar. alias, tudo isso pra dizer q a equação q vc usou tá vc certa sim, só reparei agora q vc substituiu direto :d

                                  [snapback]568806[/snapback]

                                  eu sou um acochambrador com diploma :) tenho valores de referencia anotados p nao gastar tempo….

                                  e ainda dá pra vender uma panonha com essa corneta

                                  não resisti

                                  [snapback]568830[/snapback]

                                  :d

                                  multifuncional

                                  isso ai eh ram-air… muitas motos usam isso, por exemplo as ninja até antigas, verdonas... sabe aquelas mangueiras que vem da carenagem da frente pro lado do tanque? elas vao pra admissao e forçam o ar pra admissao. uma vez li que a 160kmh, se tem 0.1 de pressao, ou seja, 10% de ganho... é alguma coisa, pensando que elas chegam a velocidade muito maiores...

                                  tenta fazer um scoop que tenha uma mangueira no diametro da admissao saindo por baixo do capo levando pra admissao, ai bota um manometro e diz pra nois quanto de pressao da a quanto de velocidade... :d

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                                  lost… mesmo fazendo um sistema de captação com um duto q diminue de diametro nao acho q dá p chegar nos 0,1bar.

                                  p termos p=0,1bar teriamos q ter velocidade de:

                                  v=(2p/r?)^1/2= (210^5/1,2)^0,5=408m/s=1450km/h isto é mais que a velocidade do som o ar a temp ambiente nao chega a isto só por uma reducao de diametro de dutos.

                                  porém..... temos os efeitos de ondas... se alguem souber como equalizar as ondas de choque com a abertura das valvulas é capaz de conseguir este efeito :hauhau: :hauhau: :hauhau: aí sim é muito ninja mas eu nunca fiz estas contas p ver o q dá :o_o:

                                  se alguem se habilitar, rs, eu revisaria com prazer :bravo:

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • W Offline
                                    W Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #46

                                    eu sou um acochambrador com diploma  :)  tenho valores de referencia anotados p nao gastar tempo….

                                    :d

                                    multifuncional

                                    lost...  mesmo fazendo um sistema de captação com um duto q diminue de diametro nao acho q dá p chegar nos 0,1bar.

                                    p termos p=0,1bar teriamos q ter velocidade de:

                                    v=(2p/r?)^1/2= (210^5/1,2)^0,5=408m/s=1450km/h isto é mais que a velocidade do som o ar a temp ambiente nao chega a isto só por uma reducao de diametro de dutos.

                                    porém..... temos os efeitos de ondas...  se alguem souber como equalizar as ondas de choque com a abertura das valvulas é capaz de conseguir este efeito  :hauhau:  :hauhau:  :hauhau: aí sim é muito ninja mas eu nunca fiz estas contas p ver o q dá  :d

                                    se alguem se habilitar, rs, eu revisaria com prazer :bravo:

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                                    pois?, que diferença faz se a densidade do ar é 1,2 ou 1,184… :d

                                    mas era isso que eu tinha em mente quando rolei de rir dos 1kg de pressão no kadett do vicente...

                                    a pressão de estagnação vem da conversão da energia cin?tica do fluido em pressão quando este é levado ao repouso... tanto faz se o carro está parado e o ar em movimento, ou neste caso o carro em movimento e o ar parado, é a mesma coisa...

                                    como já foi mostrado, a pressão de estagnação em si dá valores rid?culos, e somente em velocidades muito altas.

                                    porém, se considerarmos um motor de 2 litros, com 4 borboletas de 40mm, girando a 6000rpm e com efici?ncia volum?trica de 85%, temos um consumo de ar da ordem de 85litros/s e uma área de borboletas de ~50cm?...

                                    andando a 200km/h, a área necessária para coletar um fluxo de 85litros/s é de ~15cm?, ou seja menos de 1/3 da área de borboleta...

                                    a? está a f?sica por tr?s do ram-air, um funil/corneta ou algo do g?nero que tenha uma área maior que a entrada do motor...

                                    mas como eu estudei mecflu em 2001, não estou mais apto a fazer as contas... :o_o:

                                    em tempo, um formula 1 tem cerca de 130% de efici?ncia volum?trica, mas não lembro agora se isso é só no casamento das ondas de pressão com os eventos de válvula ou se já inclui o efeito da velocidade do carro..

                                    []s

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • P Offline
                                      P Offline
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                                      escreveu em última edição por
                                      #47

                                      pois?, que diferença faz se a densidade do ar é 1,2 ou 1,184…  :d

                                      mas era isso que eu tinha em mente quando rolei de rir dos 1kg de pressão no kadett do vicente...

                                      a pressão de estagnação vem da conversão da energia cin?tica do fluido em pressão quando este é levado ao repouso... tanto faz se o carro está parado e o ar em movimento, ou neste caso o carro em movimento e o ar parado, é a mesma coisa...

                                      como já foi mostrado, a pressão de estagnação em si dá valores rid?culos, e somente em velocidades muito altas.

                                      porém, se considerarmos um motor de 2 litros, com 4 borboletas de 40mm, girando a 6000rpm e com efici?ncia volum?trica de 85%, temos um consumo de ar da ordem de 85litros/s e uma área de borboletas de ~50cm?...

                                      andando a 200km/h, a área necessária para coletar um fluxo de 85litros/s é de ~15cm?, ou seja menos de 1/3 da área de borboleta...

                                      a? está a f?sica por tr?s do ram-air, um funil/corneta ou algo do g?nero que tenha uma área maior que a entrada do motor...

                                      mas como eu estudei mecflu em 2001, não estou mais apto a fazer as contas... :)

                                      em tempo, um formula 1 tem cerca de 130% de efici?ncia volum?trica, mas não lembro agora se isso é só no casamento das ondas de pressão com os eventos de válvula ou se já inclui o efeito da velocidade do carro..

                                      []s

                                      [snapback]569177[/snapback]

                                      rodrigo:

                                      pelo q me lembro de mecflu compressivel, voce não deve ultrapassar de 1/3 da vsom para poder desprezar a compressibilidade do fluido (isto apenas como guideline )

                                      e pensando nos dados que vc postou, faz sentido sem contar que as perdas de carga aumentam muito com o aumento de velocidade…

                                      e eu acredito (ou seja, não tenho evid?ncias concretas para colocar aos meus amigos que láem) que o fator determinante seja o acerto das ondas de choque... senão as fabricas gastariam dinheiro fazendo ram-air ao invós de coletores com dimensão variável :hauhau: (mas cuidado, pq as montadores fazem cada coisa p reduzir custos, que dá até medo...)

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                                        #48

                                        não estou bem lembrado tb, mas efeitos de compressibilidade e ondas de choque só são levadas em conta acima de mach=1

                                        estou me sentindo deslocado, vcs são :)

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                                          #49

                                          achei ninja o lance do f1 ter 130% de eficiencia volumetrica, como se consegue chegar em valores assim?

                                          qnt a conta, vcs podem passar o q querem eu tento por na hp e vejo o q sai, so isso q posso ajudar

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