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A real necessidade de uma sonda wide

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  • G Offline
    G Offline
    Gaucho
    escreveu em última edição por
    #67

    ficaria em 180 da sonda + 115 do hallmeter =  295 para ter uma medição mais precisa porém sem log 
    [snapback]616509[/snapback]

    alguém compre isso urgente e poste aqui suas impressões

    tá muito barato

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    • A Offline
      A Offline
      Anderson Torres
      escreveu em última edição por
      #68

      alguém compre isso urgente  e poste aqui suas impressões

      tá muito barato      
      [snapback]616549[/snapback]

      tambem to achando… rsrs...

      e quero saber onde q acho essa sonda por 180 reias tambem, pq aqui no brasil nesse preão nem em ferro velho.

      1 Resposta Última resposta
      • P Offline
        P Offline
        Pix
        escreveu em última edição por
        #69

        tambem to achando… rsrs...

        e quero saber onde q acho essa sonda por 180 reias tambem, pq aqui no brasil nesse preão nem em ferro velho.
        [snapback]616557[/snapback]

        preão de sonda narrow.

        1 Resposta Última resposta
        • K Offline
          K Offline
          kleber Londrina
          escreveu em última edição por
          #70

          no caso desse aparelho da guster ele não controla o aquecimento da sonda, o que deveria ser feito ???

          alguem poderia mandar email pra guster

          e outra a que distancia essa sonda deveria ser colocada ????

          otimo custo beneficio

          kleber

          1 Resposta Última resposta
          • ? Offline
            ? Offline
            Visitante
            escreveu em última edição por
            #71

            bom, consegui falar com uma pessoa lá da guster porém ela não soube me passar informações mais detalhadas mais pelo que ela me disse precisa sim de um controlador para o aquecimento da sonda. ela me passou o manual do hallmeter mais lá nem fala como deve ser a ligação.

            enviei um email para o paulo que é engenheiro deles e estou esperando uma resposta dele. assim que possivel boto novidades aqui.

            1 Resposta Última resposta
            • ? Offline
              ? Offline
              Visitante
              escreveu em última edição por
              #72

              tambem to achando… rsrs...

              e quero saber onde q acho essa sonda por 180 reias tambem, pq aqui no brasil nesse preão nem em ferro velho.
              [snapback]616557[/snapback]

              foi o que comentaram que custaria a sonda do a3/gti 1.8t.

              1 Resposta Última resposta
              • R Offline
                R Offline
                Ricardo
                escreveu em última edição por
                #73

                ? simples. esse hallmeter só tem entrada de tensao, como qualquer outro. a única diferenca é que ele deve ler até 5v, por isso eles dizem q atende sonda wide.

                1 Resposta Última resposta
                • K Offline
                  K Offline
                  kleber Londrina
                  escreveu em última edição por
                  #74

                  galera acabei de ler o manual do wide band da fueltech, solucionou varias duvidas minhas

                  aos interessados, recomendo a leitura…

                  abraços

                  kleber

                  1 Resposta Última resposta
                  • ? Offline
                    ? Offline
                    Visitante
                    escreveu em última edição por
                    #75

                    ? simples. esse hallmeter só tem entrada de tensao, como qualquer outro. a única diferenca é que ele deve ler até 5v, por isso eles dizem q atende sonda wide.
                    [snapback]616577[/snapback]

                    pela resposta que me enviaram no email parece isso mesmo.

                    boa tarde,

                    temos planos de desenvolver o controlador para sonda wide band. apenas
                    ainda não fizemos pois seu custo seria inviável na época. para se ter
                    idéia, o controlador ficaria em us$300 e a sonda em us$300, era difácil
                    de obte-la (só tinha importada) mas o principal é que durava apenas 50
                    horas. era apenas para preparação de motores não para uso cont?nuo.
                    hoje as coisas estão mudando, veículos de rua já possuem wide-band, por
                    isso estamos revendo nosso posicionamento a respeito. vale como
                    observação, a wide band elimina a necessidade do pir?metro. neste caso,
                    acaba ficando melhor e mais barato.
                    como ainda não disparamos esse processo, não tenho informação mais
                    detalhada a respeito (teremos no segundo semestre, pois teremos que
                    homologar determinado modelo de sonda lambda e a partir disso definir como
                    será seu controlador (existe até a possibil?idade de usarmos o que estiver
                    disponível no mercado)).

                    atenciosamente,
                    paulo gomes

                    1 Resposta Última resposta
                    • 1 Offline
                      1 Offline
                      16volts
                      escreveu em última edição por
                      #76

                      dá p usar somente a sonda wide…........a da inovatte  custa 70 dálares

                      a resist?ncia interna de aquecimento da sonda serve p ela entrar logo na temperatura ideal de funcionamento (não existe temperatura máxima   qto + quente melhor a resolução)

                      dá p ligar a resist?ncia direto em 12v da bateria e fazer leitura c volt?metro...........ou então sair pela rodovia...........depois de alguns minutos a própria temperatura da queima já deixa a sonda quente e funciona q é uma maravilha.

                      o ideal é 2,05 volts.....e lambda é 2,5 volts.



                      [
                      [snapback]615904[/snapback]

                      desculpe, mas vc disse uns absurdos…

                      1o que uma sonda wide vc tem que sim ter um controlador p/ o aquecimento e p/ a bomba de oxigenio(uma sonda wide é uma sonda narrow com umas traquinagens)...
                      2o se vc quiser ligar uma sonda wide sem aquecimento, vc danifica ela rapidinho.
                      3o p/ ter uma medida confiavel na sonda wide, vc precisa saber a que temperatura ela se encontra, e isso tem mais de um jeito de se medir, mas basicamente é pela resist?ncia...

                      não é tão simples assim não... fora que a calibração do lambda-meter muda de combustável p/ combustável (pouca coisa, mas muda).

                      abs

                      1 Resposta Última resposta
                      • * Offline
                        * Offline
                        * Caroline Stella *
                        escreveu em última edição por
                        #77

                        preão de sonda narrow.
                        [snapback]616561[/snapback]

                        sonda bosch de 4 fios = 105 reais, nova.

                        1 Resposta Última resposta
                        • D Offline
                          D Offline
                          dfabro
                          escreveu em última edição por
                          #78

                          espero que estas informações ajudem:

                          a sonda lambda convencional (narrow-band) é um sensor de presença de oxigênio nos gases de escapamento, que vem sendo usado na industria automobilística desde 1981. este pode ter de 1 a 4 fios, e pode medir a relação ar-combustível somente numa faixa relativamente estreita entre 14.5 e 15.0.
                          procure evitar os sensores de oxigênio com tecnologia nernst cell , comumente chamado narrow band . este é um método de baixo custo, pouco eficaz, que produz uma tensão de saída, baseada no teor de oxigênio dos gases de escape. é relativamente precisa na região circundante da operação estequiométrica. infelizmente, na região de mistura rica, onde normalmente motores de alta performance operam, a sua exatidão e repetibilidade são praticamente inexistentes.

                          curva característica de um sensor nernst cell

                          na região rica, a tensão de saída destes sensores é altamente dependente da temperatura, tornando-o inútil, quando se deseja uma precisão de afr melhor do que 1.5:1. isso fica óbvio, devido ao fato de que uma mesma tensão de saída, representa na realidade, significantes diferenças na relação ar-combustível, em função da não regulada e desconhecida temperatura do sensor.
                          estes sensores foram projetados para operar em circuito fechado em torno da razão estequiometria (14.64:1 para gasolina), assim sendo, eles são inúteis para acertos de alta performance.
                          sensores do tipo uego (universal exhaust gas oxygen), são precisos e repetíveis com uma precisão de afr em 0,1 ponto

                          com isso, não existem oscilações abruptas como encontrado em sensores de oxigênio padrão nernst cell .
                          o sensor tipo wide band é normalmente designado para testes em laboratório, e trabalha com um princípio diferente do sensor narrow band. o seu design único, torna possível excelente precisão nas medições da afr, ao longo do toda faixa de funcionamento (normalmente com faixa de afr entre 10 e 20).
                          o sensor uego utiliza um controlador microprocessado, que por sua vez, controla uma fonte de corrente, para determinar a real concentração de oxigênio dentro do elemento sensor. a saída da fonte é na forma de uma corrente muito pequena, a qual varia em função da relação ar-combustível.

                          cada sensor uego é calibrado individualmente, através de um resistor integrado ao conector, que é calibrado a laser com este valor. este método substitui o tradicional procedimento de “calibração ao ar livre”, quando da substituição do sensor, implementando a calibragem específica do sensor, para uma precisão inigualável.

                          os sensores de banda larga são afetados pela pressão de escape, como mostra o gráfico abaixo. o erro (%) aplica-se a fonte de corrente da célula de oxigênio. note que 1 bar corresponde à pressão atmosférica ao nível do mar. para a maioria das aplicações, a contrapressão de escape não é uma preocupação, por não alterar o desempenho e o consumo excessivo e o conseqüente pequeno erro, podem ser ignorados. mesmo em altas altitudes, o erro é ainda relativamente pequeno. porem, se o sensor for instalado no coletor de escape antes da turbina, a contrapressão causada pelo caracol quente, produzirá uma grande alteração na precisão da leitura, podendo chegar a 20% de erro.

                          leitura em lambda
                          lambda (λ) é a relação entre a quantidade de ar admitida pelo motor e a quantidade de ar ideal. é um valor que indica a razão ar-combustível, independentemente do tipo de combustível utilizado. um valor lambda de “1” corresponde à razão estequiométrica, ou seja, quando não há excesso nem de combustível nem de ar.
                          matematicamente temos:
                          fator lambda = quantidade de ar admitida / quantidade de ar ideal, portanto:

                          • lambda menor que 1 = mistura rica (teoricamente com mais combustível do que oxigênio)
                          • lambda maior que 1 = mistura pobre (teoricamente com mais oxigênio do que combustível)
                          • lambda igual a 1 = mistura estequiométrica (teoricamente equilibrada)
                            o valor de lambda pode ser diretamente convertido na razão ar-combustível usando o fator de multiplicação adequado para o combustível empregado.

                          lambda é a divisão de um determinado afr (razão ar-combustível) pelo afr estequiométrico desse combustível. portanto, se um motor a gasolina esta rico, com afr em 12.5:1, lambda está em:

                          lambda = 12.5:1 ÷ 14.7:1 = 0.85

                          a máxima potência é atingida com misturas levemente ricas. isto é necessário para limitar a temperatura na câmara de combustão e prevenir detonação. sendo que a tabela abaixo indica algumas relações estequiométricas sugeridas para o acerto de seu motor:

                          valores de referência podem ser alterados dependendo de características do motor, servem apenas como sugestão e não podem ser garantidos para todas as aplicações.
                          em casos que se deseja a máxima economia, recomenda-se um lambda em torno de 1,05 λ. recomenda-se utilizar este lambda apenas em situações de baixa e média carga no motor, nunca em carga máxima, sob risco de o motor ser danificado por mistura pobre.
                          para mínimo nível de emissões o recomendado é o estequiométrico, 1,00 λ.

                          por favor, note que as wego não podem ser utilizadas com motores de dois tempos ou motores marítimos, quando os gases de escape contem óleo ou vapor d água, isso pode causar sérios problemas com o sensor. também, uma gasolina com alto teor de chumbo, reduzirá drasticamente a vida útil do sensor.

                          1 Resposta Última resposta
                          • T Offline
                            T Offline
                            Tiagones
                            escreveu em última edição por
                            #79

                            eu só acho que deve-se ter cuidado quando se fala de equipamentos diferentes…

                            disseram ali em cima que a wideband elimina a necessidade do pirômetro .

                            eu, pessoalmente, discordo completamente, por que são instrumentos diferentes, utilizados de maneira diferente. na minha humilde opinião, um não substitui o outro, apenas complementa.

                            há váárias situações, mas um exemplo claro é quando existe detonação no cilindro com a mistura correta. isso pode acontecer em casos de excesso de pressão/temperatura no cilindro, causadas, por exemplo, por (mais comuns) - muita taxa; muita pressão de turbo; muito avanço de ignição; e tem etc, etc. são situações comuns em motores preparados , e que podem causar detonação, leva à possível quebra do motor e a sonda, mesmo wide, não acusa isso, pois a mistura está correta... porém, a temperatura no cilindro, e consequentemente no escape, dispara, e numa situação dessas o pirômetro pode fazer a diferença...

                            pra acerto de avanço de ignição mesmo, o pirômetro é excelente, e a sonda é cega... rs

                            eu acho que o ideal é sempre ter os dois, afinal, informação nunca é demais.

                            meus 2 centavos... abraços

                            1 Resposta Última resposta
                            • L Offline
                              L Offline
                              Lost
                              escreveu em última edição por
                              #80

                              espero que estas informações ajudem:

                              a sonda lambda convencional (narrow-band) é um sensor de presença de oxigênio nos gases de escapamento, que vem sendo usado na industria automobilística desde 1981. este pode ter de 1 a 4 fios, e pode medir a relação ar-combustível somente numa faixa relativamente estreita entre 14.5 e 15.0.
                              procure evitar os sensores de oxigênio com tecnologia nernst cell , comumente chamado narrow band . este é um método de baixo custo, pouco eficaz, que produz uma tensão de saída, baseada no teor de oxigênio dos gases de escape. é relativamente precisa na região circundante da operação estequiométrica. infelizmente, na região de mistura rica, onde normalmente motores de alta performance operam, a sua exatidão e repetibilidade são praticamente inexistentes.

                              curva característica de um sensor nernst cell

                              na região rica, a tensão de saída destes sensores é altamente dependente da temperatura, tornando-o inútil, quando se deseja uma precisão de afr melhor do que 1.5:1. isso fica óbvio, devido ao fato de que uma mesma tensão de saída, representa na realidade, significantes diferenças na relação ar-combustível, em função da não regulada e desconhecida temperatura do sensor.
                              estes sensores foram projetados para operar em circuito fechado em torno da razão estequiometria (14.64:1 para gasolina), assim sendo, eles são inúteis para acertos de alta performance.
                              sensores do tipo uego (universal exhaust gas oxygen), são precisos e repetíveis com uma precisão de afr em 0,1 ponto

                              com isso, não existem oscilações abruptas como encontrado em sensores de oxigênio padrão nernst cell .
                              o sensor tipo wide band é normalmente designado para testes em laboratório, e trabalha com um princípio diferente do sensor narrow band. o seu design único, torna possível excelente precisão nas medições da afr, ao longo do toda faixa de funcionamento (normalmente com faixa de afr entre 10 e 20).
                              o sensor uego utiliza um controlador microprocessado, que por sua vez, controla uma fonte de corrente, para determinar a real concentração de oxigênio dentro do elemento sensor. a saída da fonte é na forma de uma corrente muito pequena, a qual varia em função da relação ar-combustível.

                              cada sensor uego é calibrado individualmente, através de um resistor integrado ao conector, que é calibrado a laser com este valor. este método substitui o tradicional procedimento de “calibração ao ar livre”, quando da substituição do sensor, implementando a calibragem específica do sensor, para uma precisão inigualável.

                              os sensores de banda larga são afetados pela pressão de escape, como mostra o gráfico abaixo. o erro (%) aplica-se a fonte de corrente da célula de oxigênio. note que 1 bar corresponde à pressão atmosférica ao nível do mar. para a maioria das aplicações, a contrapressão de escape não é uma preocupação, por não alterar o desempenho e o consumo excessivo e o conseqüente pequeno erro, podem ser ignorados. mesmo em altas altitudes, o erro é ainda relativamente pequeno. porem, se o sensor for instalado no coletor de escape antes da turbina, a contrapressão causada pelo caracol quente, produzirá uma grande alteração na precisão da leitura, podendo chegar a 20% de erro.

                              leitura em lambda
                              lambda (λ) é a relação entre a quantidade de ar admitida pelo motor e a quantidade de ar ideal. é um valor que indica a razão ar-combustível, independentemente do tipo de combustível utilizado. um valor lambda de “1” corresponde à razão estequiométrica, ou seja, quando não há excesso nem de combustível nem de ar.
                              matematicamente temos:
                              fator lambda = quantidade de ar admitida / quantidade de ar ideal, portanto:

                              • lambda menor que 1 = mistura rica (teoricamente com mais combustível do que oxigênio)
                              • lambda maior que 1 = mistura pobre (teoricamente com mais oxigênio do que combustível)
                              • lambda igual a 1 = mistura estequiométrica (teoricamente equilibrada)
                                o valor de lambda pode ser diretamente convertido na razão ar-combustível usando o fator de multiplicação adequado para o combustível empregado.

                              lambda é a divisão de um determinado afr (razão ar-combustível) pelo afr estequiométrico desse combustível. portanto, se um motor a gasolina esta rico, com afr em 12.5:1, lambda está em:

                              lambda = 12.5:1 ÷ 14.7:1 = 0.85

                              a máxima potência é atingida com misturas levemente ricas. isto é necessário para limitar a temperatura na câmara de combustão e prevenir detonação. sendo que a tabela abaixo indica algumas relações estequiométricas sugeridas para o acerto de seu motor:

                              valores de referência podem ser alterados dependendo de características do motor, servem apenas como sugestão e não podem ser garantidos para todas as aplicações.
                              em casos que se deseja a máxima economia, recomenda-se um lambda em torno de 1,05 λ. recomenda-se utilizar este lambda apenas em situações de baixa e média carga no motor, nunca em carga máxima, sob risco de o motor ser danificado por mistura pobre.
                              para mínimo nível de emissões o recomendado é o estequiométrico, 1,00 λ.

                              por favor, note que as wego não podem ser utilizadas com motores de dois tempos ou motores marítimos, quando os gases de escape contem óleo ou vapor d água, isso pode causar sérios problemas com o sensor. também, uma gasolina com alto teor de chumbo, reduzirá drasticamente a vida útil do sensor.

                              caraca esse post resume tudo

                              parabens dfabro

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