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A real necessidade de uma sonda wide

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  • B Offline
    B Offline
    brunin
    escreveu em última edição por
    #60

    gostei desse:

    ?includes 8 ft. tubing or wiring harness.
    ?led digital display.
    ?0-4v data output feed for ecu, data acquisition unit, or laptop tuning
    ?auto-dimming gauge brightness feature
    ?includes high-quality bosch wideband o2 sensor
    ?display data in lambda or numerical a/f ratio
    ?user programmable range
    ?peak recall/memory
    ?10:1 to 20:1 afr range for gasoline applications
    ?adjustable for alternate fuel types (ethanol, methanol, propane, cng)
    ?6:1 to 18:1 afr range for alternate fuel types
    ?user programmable warning function

    lindo né? $339,99 já com a sonda…
    http://www.brothersperformance.com/catalog…roducts_id/4603

    1 Resposta Última resposta
    • Q Offline
      Q Offline
      quarteto
      escreveu em última edição por
      #61

      caro, não?

      1 Resposta Última resposta
      • P Offline
        P Offline
        Pix
        escreveu em última edição por
        #62

        gostei desse:

        ?includes 8 ft. tubing or wiring harness.
        ?led digital display.
        ?0-4v data output feed for ecu, data acquisition unit, or laptop tuning
        ?auto-dimming gauge brightness feature
        ?includes high-quality bosch wideband o2 sensor
        ?display data in lambda or numerical a/f ratio
        ?user programmable range
        ?peak recall/memory
        ?10:1 to 20:1 afr range for gasoline applications
        ?adjustable for alternate fuel types (ethanol, methanol, propane, cng)
        ?6:1 to 18:1 afr range for alternate fuel types
        ?user programmable warning function

        lindo né? $339,99 já com a sonda…
        http://www.brothersperformance.com/catalog…roducts_id/4603
        [snapback]616128[/snapback]

        ? o meu foco

        caro, não?
        [snapback]616308[/snapback]

        sai mais barato que a fueltech, se não pagar os impostos.

        1 Resposta Última resposta
        • B Offline
          B Offline
          brunin
          escreveu em última edição por
          #63

          achei algumas infos sobre o aquecimento da wb procurando no google…

          este link é interessante: http://www.hondaclub.com.br/internas.aspx?id=1≻=66&ss=200

          diz q a sonda tem q ser aquecida pra evitar o entupimento e nem trabalhar a mais de 750?….

          1 Resposta Última resposta
          • ? Offline
            ? Offline
            Visitante
            escreveu em última edição por
            #64

            eu estava dando uma olhada pra ver se já existe algum hallmeter pronto para sonda wide e achei esse da guster:

            -fornece a razão da mistura ar/combustável baseado em sinais fornecidos pela sonda lambda, que informa o teor de oxig?nio nos gases gerados na combust?o. permite avaliar a quantidade de combustável nos cilindros, evitando mistura muito rica (desperd?cio) ou muito pobre (risco de quebra de motor).
            -circuito eletrúnico com microprocessador, usando tecnologia smd, resultando em mais confiabilidade, durabilidade e mais recursos ao usuário
            -não cont?m peças mecânicas sujeitas a desgastes e aferições peri?dicas
            -a utilização de mostrador digital permite visualização rápida
            -indicado para montagem em painéis ou suportes/copos automotivos
            -fabricado com o di?metro de 52mm. adaptável em suporte/copo automotivo de 52mm
            -alimentação: 8 a 30vdc;
            -proteção quanto a inversão de polaridade da alimentação
            -atende sonda wide band
            -para motores a g?s, gasolina, álcool e diesel
            -não interfere na central do veículo
            -todos os modelos são microprocessados. analisam o comportamento da sonda, excluem ru?dos (o que não é feito por mult?metro ou de leds convencionais do mercado) e mostra de maneira estável o valor da tensão realmente gerada pela sonda (independente do tipo de combustável)
            -sensor incluso ou não, para sua comodidade e menor custo
            http://www.raceshop.com.br/raceshop/detalhes.aspoid=1279

            nessa loja o preão ta em 115 reais, será q presta?
            ficaria em 180 da sonda + 115 do hallmeter = 295 para ter uma medição mais precisa porém sem log

            1 Resposta Última resposta
            • F Offline
              F Offline
              Fluff
              escreveu em última edição por
              #65

              o pessoal da guster tem mandado bem ultimamente nos equipamentos.
              ? pegar e testar agora…

              1 Resposta Última resposta
              • R Offline
                R Offline
                Raptor2k5
                escreveu em última edição por
                #66

                eu estava dando uma olhada pra ver se já existe algum hallmeter pronto para sonda wide e achei esse da guster:

                -fornece a razão da mistura ar/combustável baseado em sinais fornecidos pela sonda lambda, que informa o teor de oxig?nio nos gases gerados na combust?o. permite avaliar a quantidade de combustável nos cilindros, evitando mistura muito rica (desperd?cio) ou muito pobre (risco de quebra de motor).
                -circuito eletrúnico com microprocessador, usando tecnologia smd, resultando em mais confiabilidade, durabilidade e mais recursos ao usuário
                -não cont?m peças mecânicas sujeitas a desgastes e aferições peri?dicas
                -a utilização de mostrador digital permite visualização rápida
                -indicado para montagem em painéis ou suportes/copos automotivos
                -fabricado com o di?metro de 52mm. adaptável em suporte/copo automotivo de 52mm
                -alimentação: 8 a 30vdc;
                -proteção quanto a inversão de polaridade da alimentação
                -atende sonda wide band
                -para motores a g?s, gasolina, álcool e diesel
                -não interfere na central do veículo
                -todos os modelos são microprocessados. analisam o comportamento da sonda, excluem ru?dos (o que não é feito por mult?metro ou de leds convencionais do mercado) e mostra de maneira estável o valor da tensão realmente gerada pela sonda (independente do tipo de combustável)
                -sensor incluso ou não, para sua comodidade e menor custo
                http://www.raceshop.com.br/raceshop/detalhes.aspoid=1279

                nessa loja o preão ta em 115 reais, será q presta?
                ficaria em 180 da sonda + 115 do hallmeter =  295 para ter uma medição mais precisa porém sem log 
                [snapback]616509[/snapback]

                show de bola esse hallmeter, falta saber se funfa bem mesmo né…

                1 Resposta Última resposta
                • G Offline
                  G Offline
                  Gaucho
                  escreveu em última edição por
                  #67

                  ficaria em 180 da sonda + 115 do hallmeter =  295 para ter uma medição mais precisa porém sem log 
                  [snapback]616509[/snapback]

                  alguém compre isso urgente e poste aqui suas impressões

                  tá muito barato

                  1 Resposta Última resposta
                  • A Offline
                    A Offline
                    Anderson Torres
                    escreveu em última edição por
                    #68

                    alguém compre isso urgente  e poste aqui suas impressões

                    tá muito barato      
                    [snapback]616549[/snapback]

                    tambem to achando… rsrs...

                    e quero saber onde q acho essa sonda por 180 reias tambem, pq aqui no brasil nesse preão nem em ferro velho.

                    1 Resposta Última resposta
                    • P Offline
                      P Offline
                      Pix
                      escreveu em última edição por
                      #69

                      tambem to achando… rsrs...

                      e quero saber onde q acho essa sonda por 180 reias tambem, pq aqui no brasil nesse preão nem em ferro velho.
                      [snapback]616557[/snapback]

                      preão de sonda narrow.

                      1 Resposta Última resposta
                      • K Offline
                        K Offline
                        kleber Londrina
                        escreveu em última edição por
                        #70

                        no caso desse aparelho da guster ele não controla o aquecimento da sonda, o que deveria ser feito ???

                        alguem poderia mandar email pra guster

                        e outra a que distancia essa sonda deveria ser colocada ????

                        otimo custo beneficio

                        kleber

                        1 Resposta Última resposta
                        • ? Offline
                          ? Offline
                          Visitante
                          escreveu em última edição por
                          #71

                          bom, consegui falar com uma pessoa lá da guster porém ela não soube me passar informações mais detalhadas mais pelo que ela me disse precisa sim de um controlador para o aquecimento da sonda. ela me passou o manual do hallmeter mais lá nem fala como deve ser a ligação.

                          enviei um email para o paulo que é engenheiro deles e estou esperando uma resposta dele. assim que possivel boto novidades aqui.

                          1 Resposta Última resposta
                          • ? Offline
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                            escreveu em última edição por
                            #72

                            tambem to achando… rsrs...

                            e quero saber onde q acho essa sonda por 180 reias tambem, pq aqui no brasil nesse preão nem em ferro velho.
                            [snapback]616557[/snapback]

                            foi o que comentaram que custaria a sonda do a3/gti 1.8t.

                            1 Resposta Última resposta
                            • R Offline
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                              Ricardo
                              escreveu em última edição por
                              #73

                              ? simples. esse hallmeter só tem entrada de tensao, como qualquer outro. a única diferenca é que ele deve ler até 5v, por isso eles dizem q atende sonda wide.

                              1 Resposta Última resposta
                              • K Offline
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                                kleber Londrina
                                escreveu em última edição por
                                #74

                                galera acabei de ler o manual do wide band da fueltech, solucionou varias duvidas minhas

                                aos interessados, recomendo a leitura…

                                abraços

                                kleber

                                1 Resposta Última resposta
                                • ? Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #75

                                  ? simples. esse hallmeter só tem entrada de tensao, como qualquer outro. a única diferenca é que ele deve ler até 5v, por isso eles dizem q atende sonda wide.
                                  [snapback]616577[/snapback]

                                  pela resposta que me enviaram no email parece isso mesmo.

                                  boa tarde,

                                  temos planos de desenvolver o controlador para sonda wide band. apenas
                                  ainda não fizemos pois seu custo seria inviável na época. para se ter
                                  idéia, o controlador ficaria em us$300 e a sonda em us$300, era difácil
                                  de obte-la (só tinha importada) mas o principal é que durava apenas 50
                                  horas. era apenas para preparação de motores não para uso cont?nuo.
                                  hoje as coisas estão mudando, veículos de rua já possuem wide-band, por
                                  isso estamos revendo nosso posicionamento a respeito. vale como
                                  observação, a wide band elimina a necessidade do pir?metro. neste caso,
                                  acaba ficando melhor e mais barato.
                                  como ainda não disparamos esse processo, não tenho informação mais
                                  detalhada a respeito (teremos no segundo semestre, pois teremos que
                                  homologar determinado modelo de sonda lambda e a partir disso definir como
                                  será seu controlador (existe até a possibil?idade de usarmos o que estiver
                                  disponível no mercado)).

                                  atenciosamente,
                                  paulo gomes

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • 1 Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #76

                                    dá p usar somente a sonda wide…........a da inovatte  custa 70 dálares

                                    a resist?ncia interna de aquecimento da sonda serve p ela entrar logo na temperatura ideal de funcionamento (não existe temperatura máxima   qto + quente melhor a resolução)

                                    dá p ligar a resist?ncia direto em 12v da bateria e fazer leitura c volt?metro...........ou então sair pela rodovia...........depois de alguns minutos a própria temperatura da queima já deixa a sonda quente e funciona q é uma maravilha.

                                    o ideal é 2,05 volts.....e lambda é 2,5 volts.



                                    [
                                    [snapback]615904[/snapback]

                                    desculpe, mas vc disse uns absurdos…

                                    1o que uma sonda wide vc tem que sim ter um controlador p/ o aquecimento e p/ a bomba de oxigenio(uma sonda wide é uma sonda narrow com umas traquinagens)...
                                    2o se vc quiser ligar uma sonda wide sem aquecimento, vc danifica ela rapidinho.
                                    3o p/ ter uma medida confiavel na sonda wide, vc precisa saber a que temperatura ela se encontra, e isso tem mais de um jeito de se medir, mas basicamente é pela resist?ncia...

                                    não é tão simples assim não... fora que a calibração do lambda-meter muda de combustável p/ combustável (pouca coisa, mas muda).

                                    abs

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • * Offline
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                                      escreveu em última edição por
                                      #77

                                      preão de sonda narrow.
                                      [snapback]616561[/snapback]

                                      sonda bosch de 4 fios = 105 reais, nova.

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                                      • D Offline
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                                        dfabro
                                        escreveu em última edição por
                                        #78

                                        espero que estas informações ajudem:

                                        a sonda lambda convencional (narrow-band) é um sensor de presença de oxigênio nos gases de escapamento, que vem sendo usado na industria automobilística desde 1981. este pode ter de 1 a 4 fios, e pode medir a relação ar-combustível somente numa faixa relativamente estreita entre 14.5 e 15.0.
                                        procure evitar os sensores de oxigênio com tecnologia nernst cell , comumente chamado narrow band . este é um método de baixo custo, pouco eficaz, que produz uma tensão de saída, baseada no teor de oxigênio dos gases de escape. é relativamente precisa na região circundante da operação estequiométrica. infelizmente, na região de mistura rica, onde normalmente motores de alta performance operam, a sua exatidão e repetibilidade são praticamente inexistentes.

                                        curva característica de um sensor nernst cell

                                        na região rica, a tensão de saída destes sensores é altamente dependente da temperatura, tornando-o inútil, quando se deseja uma precisão de afr melhor do que 1.5:1. isso fica óbvio, devido ao fato de que uma mesma tensão de saída, representa na realidade, significantes diferenças na relação ar-combustível, em função da não regulada e desconhecida temperatura do sensor.
                                        estes sensores foram projetados para operar em circuito fechado em torno da razão estequiometria (14.64:1 para gasolina), assim sendo, eles são inúteis para acertos de alta performance.
                                        sensores do tipo uego (universal exhaust gas oxygen), são precisos e repetíveis com uma precisão de afr em 0,1 ponto

                                        com isso, não existem oscilações abruptas como encontrado em sensores de oxigênio padrão nernst cell .
                                        o sensor tipo wide band é normalmente designado para testes em laboratório, e trabalha com um princípio diferente do sensor narrow band. o seu design único, torna possível excelente precisão nas medições da afr, ao longo do toda faixa de funcionamento (normalmente com faixa de afr entre 10 e 20).
                                        o sensor uego utiliza um controlador microprocessado, que por sua vez, controla uma fonte de corrente, para determinar a real concentração de oxigênio dentro do elemento sensor. a saída da fonte é na forma de uma corrente muito pequena, a qual varia em função da relação ar-combustível.

                                        cada sensor uego é calibrado individualmente, através de um resistor integrado ao conector, que é calibrado a laser com este valor. este método substitui o tradicional procedimento de “calibração ao ar livre”, quando da substituição do sensor, implementando a calibragem específica do sensor, para uma precisão inigualável.

                                        os sensores de banda larga são afetados pela pressão de escape, como mostra o gráfico abaixo. o erro (%) aplica-se a fonte de corrente da célula de oxigênio. note que 1 bar corresponde à pressão atmosférica ao nível do mar. para a maioria das aplicações, a contrapressão de escape não é uma preocupação, por não alterar o desempenho e o consumo excessivo e o conseqüente pequeno erro, podem ser ignorados. mesmo em altas altitudes, o erro é ainda relativamente pequeno. porem, se o sensor for instalado no coletor de escape antes da turbina, a contrapressão causada pelo caracol quente, produzirá uma grande alteração na precisão da leitura, podendo chegar a 20% de erro.

                                        leitura em lambda
                                        lambda (λ) é a relação entre a quantidade de ar admitida pelo motor e a quantidade de ar ideal. é um valor que indica a razão ar-combustível, independentemente do tipo de combustível utilizado. um valor lambda de “1” corresponde à razão estequiométrica, ou seja, quando não há excesso nem de combustível nem de ar.
                                        matematicamente temos:
                                        fator lambda = quantidade de ar admitida / quantidade de ar ideal, portanto:

                                        • lambda menor que 1 = mistura rica (teoricamente com mais combustível do que oxigênio)
                                        • lambda maior que 1 = mistura pobre (teoricamente com mais oxigênio do que combustível)
                                        • lambda igual a 1 = mistura estequiométrica (teoricamente equilibrada)
                                          o valor de lambda pode ser diretamente convertido na razão ar-combustível usando o fator de multiplicação adequado para o combustível empregado.

                                        lambda é a divisão de um determinado afr (razão ar-combustível) pelo afr estequiométrico desse combustível. portanto, se um motor a gasolina esta rico, com afr em 12.5:1, lambda está em:

                                        lambda = 12.5:1 ÷ 14.7:1 = 0.85

                                        a máxima potência é atingida com misturas levemente ricas. isto é necessário para limitar a temperatura na câmara de combustão e prevenir detonação. sendo que a tabela abaixo indica algumas relações estequiométricas sugeridas para o acerto de seu motor:

                                        valores de referência podem ser alterados dependendo de características do motor, servem apenas como sugestão e não podem ser garantidos para todas as aplicações.
                                        em casos que se deseja a máxima economia, recomenda-se um lambda em torno de 1,05 λ. recomenda-se utilizar este lambda apenas em situações de baixa e média carga no motor, nunca em carga máxima, sob risco de o motor ser danificado por mistura pobre.
                                        para mínimo nível de emissões o recomendado é o estequiométrico, 1,00 λ.

                                        por favor, note que as wego não podem ser utilizadas com motores de dois tempos ou motores marítimos, quando os gases de escape contem óleo ou vapor d água, isso pode causar sérios problemas com o sensor. também, uma gasolina com alto teor de chumbo, reduzirá drasticamente a vida útil do sensor.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • T Offline
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                                          Tiagones
                                          escreveu em última edição por
                                          #79

                                          eu só acho que deve-se ter cuidado quando se fala de equipamentos diferentes…

                                          disseram ali em cima que a wideband elimina a necessidade do pirômetro .

                                          eu, pessoalmente, discordo completamente, por que são instrumentos diferentes, utilizados de maneira diferente. na minha humilde opinião, um não substitui o outro, apenas complementa.

                                          há váárias situações, mas um exemplo claro é quando existe detonação no cilindro com a mistura correta. isso pode acontecer em casos de excesso de pressão/temperatura no cilindro, causadas, por exemplo, por (mais comuns) - muita taxa; muita pressão de turbo; muito avanço de ignição; e tem etc, etc. são situações comuns em motores preparados , e que podem causar detonação, leva à possível quebra do motor e a sonda, mesmo wide, não acusa isso, pois a mistura está correta... porém, a temperatura no cilindro, e consequentemente no escape, dispara, e numa situação dessas o pirômetro pode fazer a diferença...

                                          pra acerto de avanço de ignição mesmo, o pirômetro é excelente, e a sonda é cega... rs

                                          eu acho que o ideal é sempre ter os dois, afinal, informação nunca é demais.

                                          meus 2 centavos... abraços

                                          1 Resposta Última resposta

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