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Sonda x interfer?ncias

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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    escreveu em última edição por
    #84

    ? que qualquer tensao é medida entre um positivo e um negativo. no caso da sonda, o positivo eh o sinal da propria sonda, e o negativo é o negativo da sonda. se a ligacao do negativo da sonda e do hall forem juntas, proximo ao hall, dentro do carro, a tensao que circular? entre o fio do sinal do hall e o negativo dele proprio, será exatamente a tensao da sonda, pois a tensao passar? diretamente do negativo da sonda para o negativo do hall, passar? pelo circuito dentro do hall, e sair? pelo fio de sinal do hall. deve-se imaginar o circuito por onde a corrente passa.

    com a ligacao do terra da sonda feita la na bateria, o circuito por onde o sinal passar? terá a lata do carro em comum com o resto, até chegar no negativo do hall. ligando o terra da sonda e hall juntos, isso nao acontece. o sinal passar? diretamente da sonda pro halll e nao concorrer? com o resto.

    o fio nao é de microfone. mas em qualquer lugar que vc pedir um fio com 2 polos e malha, falarão ah, vc quer fio de microfone . falei assim pq as lojas chamam assim…

    [snapback]627505[/snapback]

    lost acho que estamos falando coisas diferentes. vc está falando que se a sonda estiver funcionando perfeitamente a ligação dever ser efetuada da maneira como vc falo, nisso eu concordo. agora o ponto que eu estou me referindo é que o amplificador de faisca pode estar poluindo o terra do carro e a sonda quando vai buscar o terra esta recebendo um ruido e passando esse ruido para a sua medição com isso não h? como ela funcionar perfeitamente pois vai estar sendo interferida no seu proprio funcionamento.

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      * Caroline Stella *
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      #85

      não,

      pq da? pode ocorrer interfer?ncias dentro da malha.

      o que vc quer é blindar o sinal do positivo da sonda… pelo negativo pode vir interfer?ncias do sistema de ignição, etc...

      [snapback]627569[/snapback]

      afff :ninja:

      certo, fiz um furinho pra passar o fio longe de tudo e até mesmo por fora do painel.

      1 Resposta Última resposta
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        16volts
        escreveu em última edição por
        #86

        afff  :hauhau:

        certo, fiz um furinho pra passar o fio longe de tudo e até mesmo por fora do painel.

        [snapback]627601[/snapback]

        culpe o eletromagnetismo :hauhau: :ninja:

        ah, e se possível aterre a sonda direto no negativo da bateria… (se é q vc já não o fez)

        1 Resposta Última resposta
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          16volts
          escreveu em última edição por
          #87

          eae carol,

          resolveu?

          1 Resposta Última resposta
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            * Caroline Stella *
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            #88

            então, ontem passei o cabo. inclusive foi por fora do painel pra não cruzar com nenhum fio. ainda não sai com o carro (ta mto :ninja: aqui), só notei q a leitura do pirometro é q pirou hehehe mas isso depois eu vejo.

            1 Resposta Última resposta
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              16volts
              escreveu em última edição por
              #89

              então, ontem passei o cabo. inclusive foi por fora do painel pra não cruzar com nenhum fio. ainda não sai com o carro (ta mto :hauhau: aqui), só notei q a leitura do pirometro é q pirou hehehe mas isso depois eu vejo.

              [snapback]627744[/snapback]

              ambos são sinais sujeitos a interfer?ncia pq usam tensão muuuito baixa…

              e qnto ao frio, tem + q aproveitar :hauhau:

              intercooler de pobre é acelerar no frio :ninja: :hauhau:

              1 Resposta Última resposta
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                * Caroline Stella *
                escreveu em última edição por
                #90

                ambos são sinais sujeitos a interfer?ncia pq usam tensão muuuito baixa…

                e qnto ao frio, tem + q aproveitar :todoido:

                intercooler de pobre é acelerar no frio   :ninja:  :hauhau:

                [snapback]627793[/snapback]

                putz, só falta agora a sonda de temp dar pitá :hauhau: :hauhau:

                sem condições de sair nesse frio só pra testar hehehe

                obs: néiz é simplis mais teim intercooli :hauhau:

                obs2: to quase passando fita de auto-fusão no cabinho da sonda, no cabo q sai da bobina e tb nos cabos q saem do amplificador de fa?sca.

                apelação staile .

                1 Resposta Última resposta
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                  16volts
                  escreveu em última edição por
                  #91

                  putz, só falta agora a sonda de temp dar pit?  :hauhau: :hauhau:

                  sem condições de sair nesse frio só pra testar hehehe

                  obs: néiz é simplis mais teim intercooli :ninja:

                  obs2: to quase passando fita de auto-fusão no cabinho da sonda, no cabo q sai da bobina e tb nos cabos q saem do amplificador de fa?sca.

                  apelação staile .

                  [snapback]627795[/snapback]

                  borracha isola corrente elétrica, mas campo eletromagn?tico eu acho que não…

                  certeza que seu problema é interfer?ncia... vc aterra tudo no - da bateria?

                  1 Resposta Última resposta
                  • B Offline
                    B Offline
                    brunin
                    escreveu em última edição por
                    #92

                    obs2: to quase passando fita de auto-fusão no cabinho da sonda, no cabo q sai da bobina e tb nos cabos q saem do amplificador de fa?sca.

                    apelação staile .

                    [snapback]627795[/snapback]

                    cm racing staile :ninja:

                    1 Resposta Última resposta
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                      * Caroline Stella *
                      escreveu em última edição por
                      #93

                      borracha isola corrente elétrica, mas campo eletromagn?tico eu acho que não…

                      certeza que seu problema é interfer?ncia... vc aterra tudo no - da bateria?

                      [snapback]627801[/snapback]

                      então, era td aterrado na bateria sim, ai li alguns conselhos p/ diversificar os aterramentos, e assim o fiz.

                      o q isola eletromagnetismo? chumbo?

                      cm racing staile :hauhau:

                      [snapback]627802[/snapback]

                      ? algo sovi?tico (super-dimensionado), mas isola mesmo qto a fugas de corrente :ninja:

                      1 Resposta Última resposta
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                        036ullivan
                        escreveu em última edição por
                        #94

                        nossa.. nunca me preocupei com isso…

                        o fio que vem da sonda para o hallmeter tem 2 emendas (porém foram mto bem feitas, soldadas com estanho e isoladas com um espaguete térmico que comprime com o calor [para isolar] ) e passa perto de muitos fios, e um deles é de alimentação e passa perto de reles tbm…

                        para ter idéia, quando liga a seta, o hallmeter tbm fica piscando ahuahauhauhauhauhauha

                        mas funciona legalzinho... quando ocarro esquenta bem ele marca certinho ... ainda bem que o preparador não acerta o carro com ele...

                        pir?metro é mto melhor que hall?

                        qual instrumento de medição de relação de ar/comb. que podemos confiar?

                        obrigado.

                        1 Resposta Última resposta
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                          * Caroline Stella *
                          escreveu em última edição por
                          #95

                          nossa.. nunca me preocupei com isso…

                          o fio que vem da sonda para o hallmeter tem 2 emendas (porém foram mto bem feitas, soldadas com estanho e isoladas com um espaguete térmico que comprime com o calor [para isolar] ) e passa perto de muitos fios, e um deles é de alimentação e passa perto de reles tbm…

                          para ter idéia, quando liga a seta, o hallmeter tbm fica piscando ahuahauhauhauhauhauha

                          mas funciona legalzinho... quando ocarro esquenta bem ele marca certinho ... ainda bem que o preparador não acerta o carro com ele...

                          pir?metro é mto melhor que hall?

                          qual instrumento de medição de relação de ar/comb. que podemos confiar?

                          obrigado.

                          [snapback]627814[/snapback]

                          p

                          pois é, comigo é tudo emendado com solda (isso qdo tem alguma emenda), isolado certinho e mesmo assim acontece dessas coisas. ja até me acostumei :ninja: :hauhau:

                          o instrumento relativamente confiável p/ acerto é a sonda wide. isso, claro, sem esquecer o indispensável feeling de quem está a cargo do acerto do motor. preparador de verdade é aquele que não se limita a somente voar por instrumentos .

                          1 Resposta Última resposta
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                            036ullivan
                            escreveu em última edição por
                            #96

                            pois é, comigo é tudo emendado com solda (isso qdo tem alguma emenda), isolado certinho e mesmo assim acontece dessas coisas. ja até me acostumei  :ninja:  :hauhau:

                            o instrumento relativamente confiável p/ acerto é a sonda wide. isso, claro, sem esquecer o indispensável feeling de quem está a cargo do acerto do motor. preparador de verdade é aquele que não se limita a somente voar por instrumentos .

                            [snapback]627818[/snapback]

                            felizmente eu posso esperar isso do atual preparador do carro.

                            ele ja me falou que não acerta o carro usando o hall…

                            um sonda wide custa na faixa de quanto? e qual marca é melhor.... inovatte?

                            1 Resposta Última resposta
                            • L Offline
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                              escreveu em última edição por
                              #97

                              carol, 1 dos 2 fios vc usa pro sinal da sonda, o outro usa pro negativo da sonda.

                              a malha vc aterra la na frente do carro.

                              normalmente esse fiozinho eh 1 branco e 1 vermelho, use o vermelho pro sinal e o branco pro terra da sonda. esse branco, ligue junto com o terra do hallmeter dentro do carro.

                              quer dizer que na loja chamaram de fio de microfone ?? que coisa :ohoh:

                              1 Resposta Última resposta
                              • * Offline
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                                * Caroline Stella *
                                escreveu em última edição por
                                #98

                                felizmente eu posso esperar isso do atual preparador do carro.

                                ele ja me falou que não acerta o carro usando o hall…

                                um sonda wide custa na faixa de quanto? e qual marca é melhor.... inovatte?

                                [snapback]627823[/snapback]

                                +- 1000 reais.

                                http://www.preparados.com.br/forum/index.phposhowtopic=32538

                                carol, 1 dos 2 fios vc usa pro sinal da sonda, o outro usa pro negativo da sonda.

                                a malha vc aterra la na frente do carro.

                                normalmente esse fiozinho eh 1 branco e 1 vermelho, use o vermelho pro sinal e o branco pro terra da sonda. esse branco, ligue junto com o terra do hallmeter dentro do carro.

                                quer dizer que na loja chamaram de fio de microfone ?? que coisa :afe:

                                [snapback]627952[/snapback]

                                a coisa ta complicada aqui, to quase desistindo e abrindo mão de vez do tal instrumento :ohoh:

                                1 Resposta Última resposta
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                                  16volts
                                  escreveu em última edição por
                                  #99

                                  pode ter certeza que o problema não é da sonda… não duvide que o hallmeter seja o responsavel por estar recebendo interfer?ncia de outra coisa...

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • * Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #100

                                    pode ter certeza que o problema não é da sonda… não duvide que o hallmeter seja o responsavel por estar recebendo interfer?ncia de outra coisa...

                                    [snapback]628255[/snapback]

                                    ja foram 3 hal + 2 multimetros + 2 sondas ali em testes. sera q o tal campo magn?tico esta melando a leitura desse jeito a ponto de nada conseguir ler a voltagem direito? :ohoh:

                                    vou ter q isolar tb o fio q sai de dentro sonda, entre a sonda e o plug? existe a possibilidade de q os bicos estejam causando isso? lembro q é justamente qdo vem pressão e o atrasador de ponto + os bicos são acionados (via his) é q a leitura despenca.

                                    1 Resposta Última resposta
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                                      #101

                                      carol,

                                      tenta desligar o his e alimentar só na weber… talvez vc tenha canetas e difusores na mão aí pra rodar turbo... testa e ve o qq acontece :ohoh:

                                      1 Resposta Última resposta
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                                        #102

                                        vc testeou pelo menos 1x como eu falei carol, se bem que qqr ruido, adicionaria alguns mv na medicao, mas nao seria tanto nao… tem coisa estranha ai...

                                        quanto a ligacao, o ruido nao vem pelo negativo. se ele vier pelo negativo e pelo sinal ao mesmo tempo, vc anularia o ruido, o que seria otimo e acabaria com o problema, se o problema fosse ruido. passando aquele cabo blindado com o positivo + negativo da sonda pelo cofre nao trara ruido no sinal, pois o cabo tem a malha, que isola muito bem o ruido dos 2 fios. como eu disse, usar o terra tanto do hall quanto da sonda na lata do carro causa uma diferenca na medicao do hall, por causa da concorrencia no terra. quando pensar no hall, pense em 2 circuitos distintos onde passa corrente, um eh o circuito de alimentacao do hall, que seria negativo do hall > positivo do hall... imagine a corrente entrando em um fio e saindo no outro... outra coisa eh o circuito de medicao do sinal da sonda, que é negativo do hall > sinal do hall, no primeiro caso, negativo do hall eh ligado no negativo da bateria, e positivo do hall ligado no positivo da bateria. no caso do circuito de sinal do hall, esse que mede o sinal da sonda, o negativo do hall deve ser ligado no negativo da sonda, e fio do sinal, ligado no sinal da sonda, entao a tensao medida eh a que vem pelo negativo e sai pelo sinal. sao 2 circuitos diferentes, e o terra comum entre alimentacao e medicao nao interfere no sinal medido. o que interfere eh que se a alimentacao variar (12v), a referencia de tensao do hallmeter varia tb, entao vc tem uma pequena variacao na medicao, mas eh pequena. com o multimetro, nao tem problema nenhum, pois a alimentacao do multimetro eh feita pela bateria interna, que eh estavel...

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                                          036ullivan
                                          escreveu em última edição por
                                          #103

                                          vc testeou pelo menos 1x como eu falei carol, se bem que qqr ruido, adicionaria alguns mv na medicao, mas nao seria tanto nao… tem coisa estranha ai...

                                          quanto a ligacao, o ruido nao vem pelo negativo. se ele vier pelo negativo e pelo sinal ao mesmo tempo, vc anularia o ruido, o que seria otimo e acabaria com o problema, se o problema fosse ruido. passando aquele cabo blindado com o positivo + negativo da sonda pelo cofre nao trara ruido no sinal, pois o cabo tem a malha, que isola muito bem o ruido dos 2 fios. como eu disse, usar o terra tanto do hall quanto da sonda na lata do carro causa uma diferenca na medicao do hall, por causa da concorrencia no terra. quando pensar no hall, pense em 2 circuitos distintos onde passa corrente, um eh o circuito de alimentacao do hall, que seria negativo do hall > positivo do hall... imagine a corrente entrando em um fio e saindo no outro... outra coisa eh o circuito de medicao do sinal da sonda, que é negativo do hall > sinal do hall, no primeiro caso, negativo do hall eh ligado no negativo da bateria, e positivo do hall ligado no positivo da bateria. no caso do circuito de sinal do hall, esse que mede o sinal da sonda, o negativo do hall deve ser ligado no negativo da sonda, e fio do sinal, ligado no sinal da sonda, entao a tensao medida eh a que vem pelo negativo e sai pelo sinal. sao 2 circuitos diferentes, e o terra comum entre alimentacao e medicao nao interfere no sinal medido. o que interfere eh que se a alimentacao variar (12v), a referencia de tensao do hallmeter varia tb, entao vc tem uma pequena variacao na medicao, mas eh pequena. com o multimetro, nao tem problema nenhum, pois a alimentacao do multimetro eh feita pela bateria interna, que eh estavel...

                                          [snapback]628476[/snapback]

                                          nossa que complicado :afe:

                                          a ligação do meu hall é relativamente simples:

                                          negativo do hall: aterrado na lata dentro do carro.

                                          positivo do hall: ligado no pos chave.

                                          sinal do hall: ligado diretamente no sinal da sonda

                                          negativo da sonda: ligado no (-) da bateria

                                          resist?ncia e positivo da sonda: ligado no (+) da bateria

                                          sinal da sonda: ligado diretamente no sinal do hall

                                          e não tenho problemas com leitura… certo que só uso o hall para desencargo de consci?ncia, sei que não é confiável, mas quando ta tudo vermelho ou amarelo no hall nem piso no acelerador... certo que tem o feeling da coisa tbm, como a carol comentou... :teteto:

                                          olhar a temperatura do motor quando se está com o po no por?o de 5a a mais de 5000rpm é bom tbm... :ohoh:

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