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Paradigma do pneu largo.

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    Garcia
    escreveu em última edição por
    #8

    não sei pq esse 1o engenheiro me lembrou o vicente sprint :todoido:

    gerador de blablabla detected

    [snapback]642630[/snapback]

    desenterrando falecidos das profundezas do titanic detected

    :todoido:

    esse cara ainda é vivo??

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      16volts
      escreveu em última edição por
      #9

      desenterrando falecidos das profundezas do titanic detected

      :todoido:

      esse cara ainda é vivo??

      [snapback]642649[/snapback]

      por aqui é morto…

      1 Resposta Última resposta
      • F Offline
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        Fluff
        escreveu em última edição por
        #10

        quem muito estuda, nada faz.

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          *Felipe*
          escreveu em última edição por
          #11

          quem muito estuda, nada faz.

          [snapback]642672[/snapback]

          juro que tava pensando agora em abrir um tópico pra falar mal da minha facul de engenharia…

          muito animador vc fluff... :todoido:

          1 Resposta Última resposta
          • F Offline
            F Offline
            Fluff
            escreveu em última edição por
            #12

            hehehehehehehe

            mas é real. o melhor estudo é a prática.

            base te?rica é bom ter sim. mas veja bem: base te?rica.

            não adianta o caboclo ficar atrás de livro a vida toda e querer cantar de galo sem ter feito algo de verdade.

            a gente sabe como a coisa é diferente. vc ja correu atras de fazer as paradas assim como eu corro. se fosse só teoria vc botaria fã nas coisas que a gente ja mandou fazer?

            1 Resposta Última resposta
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              *Felipe*
              escreveu em última edição por
              #13

              nunca

              rs

              esses dias gerei uma pol?mica no laboratério de f?sica experimental… mas tudo pq eu tinha visto acontecer diferente na prática.. :todoido:

              o comentário final do professor foi: infelizmente, na prática a teoria é outra. e como eu não tenho a prática nisso que vc ta falando, não vou defender tanto a minha tese .. kkkkkkkkkkkkkkkk

              o assunto? força centr?peta. :todoido: bora fazer curva? rs

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              • S Offline
                S Offline
                Sixspeed
                escreveu em última edição por
                #14

                eu ainda sou um dos que acredita no mito do pneu largo.

                esse teste não me convenceu em nada.

                1 Resposta Última resposta
                • R Offline
                  R Offline
                  RodrigoLóke
                  escreveu em última edição por
                  #15

                  hehehehehehehe

                  mas é real. o melhor estudo é a prática.

                  base te?rica é bom ter sim. mas veja bem: base te?rica.

                  não adianta o caboclo ficar atrás de livro a vida toda e querer cantar de galo sem ter feito algo de verdade.

                  a gente sabe como a coisa é diferente. vc ja correu atras de fazer as paradas assim como eu corro. se fosse só teoria vc botaria fã nas coisas que a gente ja mandou fazer?

                  [snapback]642707[/snapback]

                  teoria não aperta parafuso….. por isso q estou montando meu motor com as próprias mãos. ja me surgiram situações e dúvidas que por mais q eu estudasse nunca acharia nos livros.

                  1 Resposta Última resposta
                  • A Offline
                    A Offline
                    Anderson Torres
                    escreveu em última edição por
                    #16

                    discussão para engenheiro maluco mesmo viu…

                    agora só falta falarem que não faz diferença ter uma perna 15 cm menor que a outra

                    faz o teste porra, mete um pneu 145 e depois um pneu 195 no carro e sai para dar uma volta

                    precisa ser tão estudioso para achar o resultado? acho que mesmo sem ter a pratica e sem saber de matem?tica, o resultado final vai estar claro para qualquer um.

                    1 Resposta Última resposta
                    • G Offline
                      G Offline
                      guabiroba
                      escreveu em última edição por
                      #17

                      hehehehehehehe

                      mas é real. o melhor estudo é a prática.

                      base te?rica é bom ter sim. mas veja bem: base te?rica.

                      não adianta o caboclo ficar atrás de livro a vida toda e querer cantar de galo sem ter feito algo de verdade.

                      a gente sabe como a coisa é diferente. vc ja correu atras de fazer as paradas assim como eu corro. se fosse só teoria vc botaria fã nas coisas que a gente ja mandou fazer?

                      [snapback]642707[/snapback]

                      o problema não é nem esse. o problema é que nem a base te?rica o cara tem.

                      realmente o atrito não depende da área… para matériais não deform?veis. por isso não existe trem com roda tala larga, num faz diferença pois o atrito é metal/metal.

                      já no caso dos pneus o papo é outro, como explicou o zoega

                      1 Resposta Última resposta
                      • F Offline
                        F Offline
                        Feind
                        escreveu em última edição por
                        #18

                        não h? relação da força de atrito com a área de contato e sim com a composição da borracha

                        parei de ler aqui.

                        se o autor da frase em questão mudou as le?s da f?sica em alguma passagem posterior do texto, me avisem.

                        caso contrário, acredito ter tomado a decisão certa.

                        1 Resposta Última resposta
                        • Z Offline
                          Z Offline
                          ZOEGA
                          escreveu em última edição por
                          #19

                          eu não expliquei nada não, hehehe só transcrevi o texto…

                          mas é questão de lágica, qquer criança de 5 anos sabe que se colocar um pneu de carriola em um dragster vai patinar...

                          1 Resposta Última resposta
                          • S Offline
                            S Offline
                            skazi
                            escreveu em última edição por
                            #20

                            ummm

                            qr dizer entao que um dragster de 1500cv com pneu 175/70r13 remould tem tanta tração como um com pneus tala larga de competição???

                            1 Resposta Última resposta
                            • J Offline
                              J Offline
                              Joel_RS
                              escreveu em última edição por
                              #21

                              resumindo: a banda de rodagem é usada para transmitir o torque do motor ao solo (e não a potência). a banda é mais larga para reduzir a pressão sobre a borracha mais mole (esta sim, responsável pelo maior atrito), permitir que o pneu tenha uma durabilidade maior por ter mais borracha (borracha mole que se desgasta mais depressa) e propiciar tacos mais largos e menos profundos garantindo bom desempenho nas curvas.

                              ah tá, quem transmite a potência, o farol??? pqp, cada coisa…

                              1 Resposta Última resposta
                              • P Offline
                                P Offline
                                PrEsA
                                escreveu em última edição por
                                #22

                                putz… ao contrário do pessoal aqui eu concordo com o que o 1o disse e assino em baixo (relativo ao pneu).

                                qto ao teoria ou prática, eu prefiro juntar os dois, hehehe

                                e quanto a corpo rigido ou não... basta pegar qualquer um que conhe?a de materiais sabe que a area realmente em contato é muito menor (mais de 100vezes) que a macro medida...

                                testem cortar dois peda?os de borracha (um largo e outro metade) e utilize como freio em um eixo e veja se dá diferenças... eu testei e não dá... logo, a teoria está correta... mas... quem quiser testa, quem não quiser acredita no q quiser.

                                1 Resposta Última resposta
                                • W Offline
                                  W Offline
                                  WEST
                                  escreveu em última edição por
                                  #23

                                  detalhe que o primeiro engenheiro está equivocado…

                                  embora em experimentos de laboratério vc nota que a força de atrito não aumenta com o aumento da área, isso só é vêlido para corpos rígidos... no caso da borracha, mais área quer dizer maior atrito sim....

                                  [snapback]642455[/snapback]

                                  esse guri me dá orgulho :copa:

                                  para superf?cies rígidas, o atrito não depende mesmo da área, salvo se forem extremamente polidas.

                                  o fen?meno acontece no nível microsc?pico, estamos falando de rugosidade… o que vemos a olho nu é a área aparente de contato, mas não a área real. as superf?cies se encostam assim:

                                  ///////////////\ superf?cie 1

                                  ///////////////\superf?cie 2

                                  obviamenente a coisa não é assim regular e bonitinha, tanto na altura, grossura e distribuição dos picos, então imaginem... ou melhor, vejam:

                                  quando os corpos se encostam, os picos se amassam ligeiramente, e o tanto que eles vão amassar depende da pressão de contato, a qual depende da área. no fim uma coisa acaba compensando a outra, se a área aparente é menor a pressão será maior, então a área real de contato aumenta e por isso diz-se que a força de atrito não depende da área.

                                  e de fato não depende… se pegarmos um paralelepopedo de material rígido, com 3 áreas diferentes para cada cada par de faces paralelas, e o arrastarmos por uma superf?cie rígida, a força não muda para cada face do paralelepopedo.

                                  agora falando em pneus, a história é outra a borracha deforma e ocupa os espaços das rugosidades da superf?cie dura, tão mais quanto mais mole for. sendo assim a área real de contato é proporcional é área aparente.

                                  e o tal do engenheiro que escreveu a primeira matéria equivocou-se redondamente :ppteam:

                                  []s

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • W Offline
                                    W Offline
                                    WEST
                                    escreveu em última edição por
                                    #24

                                    putz…  ao contrário do pessoal aqui eu concordo com o que o 1o disse e assino em baixo (relativo ao pneu).

                                    qto ao teoria ou prática, eu prefiro juntar os dois, hehehe

                                    e quanto a corpo rigido ou não...  basta pegar qualquer um que conhe?a de materiais sabe que a area realmente em contato é muito menor (mais de 100vezes) que a macro medida...

                                    testem cortar dois peda?os de borracha (um largo e outro metade) e utilize como freio em um eixo e veja se dá diferenças...  eu testei e não dá...  logo, a teoria está correta...  mas...  quem quiser testa, quem não quiser acredita no q quiser.

                                    [snapback]643047[/snapback]

                                    poxa e o pessoal gastando aquela borracha toda nos dragsters, podiam estar andando de 145 com o mesmo resultado…

                                    ser???

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • W Offline
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                                      escreveu em última edição por
                                      #25

                                      nunca

                                      rs

                                      esses dias gerei uma pol?mica no laboratério de f?sica experimental… mas tudo pq eu tinha visto acontecer diferente na prática.. :copa:

                                      o comentário final do professor foi: infelizmente, na prática a teoria é outra. e como eu não tenho a prática nisso que vc ta falando, não vou defender tanto a minha tese .. kkkkkkkkkkkkkkkk

                                      o assunto? força centr?peta. :ppteam: bora fazer curva? rs

                                      [snapback]642708[/snapback]

                                      já que a moda é desvirtuar, qual o problema com a força centr?peta? é tudo questão de referencial…

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • G Offline
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                                        guabiroba
                                        escreveu em última edição por
                                        #26

                                        esse guri me dá orgulho :copa:

                                        para superf?cies rígidas, o atrito não depende mesmo da área, salvo se forem extremamente polidas.

                                        o fen?meno acontece no nível microsc?pico, estamos falando de rugosidade… o que vemos a olho nu é a área aparente de contato, mas não a área real. as superf?cies se encostam assim:

                                        ///////////////\ superf?cie 1

                                        ///////////////\superf?cie 2

                                        obviamenente a coisa não é assim regular e bonitinha, tanto na altura, grossura e distribuição dos picos, então imaginem...  ou melhor, vejam:

                                        quando os corpos se encostam, os picos se amassam ligeiramente, e o tanto que eles vão amassar depende da pressão de contato, a qual depende da área. no fim uma coisa acaba compensando a outra, se a área aparente é menor a pressão será maior, então a área real de contato aumenta e por isso diz-se que a força de atrito não depende da área.

                                        e de fato não depende… se pegarmos um paralelepopedo de material rígido, com 3 áreas diferentes para cada cada par de faces paralelas, e o arrastarmos por uma superf?cie rígida, a força não muda para cada face do paralelepopedo.

                                        agora falando em pneus, a história é outra a borracha deforma e ocupa os espaços das rugosidades da superf?cie dura, tão mais quanto mais mole for. sendo assim a área real de contato é proporcional é área aparente.

                                        e o tal do engenheiro que escreveu a primeira matéria equivocou-se redondamente :ppteam:

                                        []s

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                                        ae, um cara que não teve preguiça de explicar, ao contrário de minha pessoa. :copa:

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                                          escreveu em última edição por
                                          #27

                                          já que a moda é desvirtuar, qual o problema com a força centr?peta? é tudo questão de referencial…

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                                          n?s tinhamos o mesmo referencial, porém, ele com a teoria e eu com a prática.. rs

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