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Paradigma do pneu largo.

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  • 1 Offline
    1 Offline
    16volts
    escreveu em última edição por
    #9

    desenterrando falecidos das profundezas do titanic detected

    :todoido:

    esse cara ainda é vivo??

    [snapback]642649[/snapback]

    por aqui é morto…

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    • F Offline
      F Offline
      Fluff
      escreveu em última edição por
      #10

      quem muito estuda, nada faz.

      1 Resposta Última resposta
      • * Offline
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        *Felipe*
        escreveu em última edição por
        #11

        quem muito estuda, nada faz.

        [snapback]642672[/snapback]

        juro que tava pensando agora em abrir um tópico pra falar mal da minha facul de engenharia…

        muito animador vc fluff... :todoido:

        1 Resposta Última resposta
        • F Offline
          F Offline
          Fluff
          escreveu em última edição por
          #12

          hehehehehehehe

          mas é real. o melhor estudo é a prática.

          base te?rica é bom ter sim. mas veja bem: base te?rica.

          não adianta o caboclo ficar atrás de livro a vida toda e querer cantar de galo sem ter feito algo de verdade.

          a gente sabe como a coisa é diferente. vc ja correu atras de fazer as paradas assim como eu corro. se fosse só teoria vc botaria fã nas coisas que a gente ja mandou fazer?

          1 Resposta Última resposta
          • * Offline
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            *Felipe*
            escreveu em última edição por
            #13

            nunca

            rs

            esses dias gerei uma pol?mica no laboratério de f?sica experimental… mas tudo pq eu tinha visto acontecer diferente na prática.. :todoido:

            o comentário final do professor foi: infelizmente, na prática a teoria é outra. e como eu não tenho a prática nisso que vc ta falando, não vou defender tanto a minha tese .. kkkkkkkkkkkkkkkk

            o assunto? força centr?peta. :todoido: bora fazer curva? rs

            1 Resposta Última resposta
            • S Offline
              S Offline
              Sixspeed
              escreveu em última edição por
              #14

              eu ainda sou um dos que acredita no mito do pneu largo.

              esse teste não me convenceu em nada.

              1 Resposta Última resposta
              • R Offline
                R Offline
                RodrigoLóke
                escreveu em última edição por
                #15

                hehehehehehehe

                mas é real. o melhor estudo é a prática.

                base te?rica é bom ter sim. mas veja bem: base te?rica.

                não adianta o caboclo ficar atrás de livro a vida toda e querer cantar de galo sem ter feito algo de verdade.

                a gente sabe como a coisa é diferente. vc ja correu atras de fazer as paradas assim como eu corro. se fosse só teoria vc botaria fã nas coisas que a gente ja mandou fazer?

                [snapback]642707[/snapback]

                teoria não aperta parafuso….. por isso q estou montando meu motor com as próprias mãos. ja me surgiram situações e dúvidas que por mais q eu estudasse nunca acharia nos livros.

                1 Resposta Última resposta
                • A Offline
                  A Offline
                  Anderson Torres
                  escreveu em última edição por
                  #16

                  discussão para engenheiro maluco mesmo viu…

                  agora só falta falarem que não faz diferença ter uma perna 15 cm menor que a outra

                  faz o teste porra, mete um pneu 145 e depois um pneu 195 no carro e sai para dar uma volta

                  precisa ser tão estudioso para achar o resultado? acho que mesmo sem ter a pratica e sem saber de matem?tica, o resultado final vai estar claro para qualquer um.

                  1 Resposta Última resposta
                  • G Offline
                    G Offline
                    guabiroba
                    escreveu em última edição por
                    #17

                    hehehehehehehe

                    mas é real. o melhor estudo é a prática.

                    base te?rica é bom ter sim. mas veja bem: base te?rica.

                    não adianta o caboclo ficar atrás de livro a vida toda e querer cantar de galo sem ter feito algo de verdade.

                    a gente sabe como a coisa é diferente. vc ja correu atras de fazer as paradas assim como eu corro. se fosse só teoria vc botaria fã nas coisas que a gente ja mandou fazer?

                    [snapback]642707[/snapback]

                    o problema não é nem esse. o problema é que nem a base te?rica o cara tem.

                    realmente o atrito não depende da área… para matériais não deform?veis. por isso não existe trem com roda tala larga, num faz diferença pois o atrito é metal/metal.

                    já no caso dos pneus o papo é outro, como explicou o zoega

                    1 Resposta Última resposta
                    • F Offline
                      F Offline
                      Feind
                      escreveu em última edição por
                      #18

                      não h? relação da força de atrito com a área de contato e sim com a composição da borracha

                      parei de ler aqui.

                      se o autor da frase em questão mudou as le?s da f?sica em alguma passagem posterior do texto, me avisem.

                      caso contrário, acredito ter tomado a decisão certa.

                      1 Resposta Última resposta
                      • Z Offline
                        Z Offline
                        ZOEGA
                        escreveu em última edição por
                        #19

                        eu não expliquei nada não, hehehe só transcrevi o texto…

                        mas é questão de lágica, qquer criança de 5 anos sabe que se colocar um pneu de carriola em um dragster vai patinar...

                        1 Resposta Última resposta
                        • S Offline
                          S Offline
                          skazi
                          escreveu em última edição por
                          #20

                          ummm

                          qr dizer entao que um dragster de 1500cv com pneu 175/70r13 remould tem tanta tração como um com pneus tala larga de competição???

                          1 Resposta Última resposta
                          • J Offline
                            J Offline
                            Joel_RS
                            escreveu em última edição por
                            #21

                            resumindo: a banda de rodagem é usada para transmitir o torque do motor ao solo (e não a potência). a banda é mais larga para reduzir a pressão sobre a borracha mais mole (esta sim, responsável pelo maior atrito), permitir que o pneu tenha uma durabilidade maior por ter mais borracha (borracha mole que se desgasta mais depressa) e propiciar tacos mais largos e menos profundos garantindo bom desempenho nas curvas.

                            ah tá, quem transmite a potência, o farol??? pqp, cada coisa…

                            1 Resposta Última resposta
                            • P Offline
                              P Offline
                              PrEsA
                              escreveu em última edição por
                              #22

                              putz… ao contrário do pessoal aqui eu concordo com o que o 1o disse e assino em baixo (relativo ao pneu).

                              qto ao teoria ou prática, eu prefiro juntar os dois, hehehe

                              e quanto a corpo rigido ou não... basta pegar qualquer um que conhe?a de materiais sabe que a area realmente em contato é muito menor (mais de 100vezes) que a macro medida...

                              testem cortar dois peda?os de borracha (um largo e outro metade) e utilize como freio em um eixo e veja se dá diferenças... eu testei e não dá... logo, a teoria está correta... mas... quem quiser testa, quem não quiser acredita no q quiser.

                              1 Resposta Última resposta
                              • W Offline
                                W Offline
                                WEST
                                escreveu em última edição por
                                #23

                                detalhe que o primeiro engenheiro está equivocado…

                                embora em experimentos de laboratério vc nota que a força de atrito não aumenta com o aumento da área, isso só é vêlido para corpos rígidos... no caso da borracha, mais área quer dizer maior atrito sim....

                                [snapback]642455[/snapback]

                                esse guri me dá orgulho :copa:

                                para superf?cies rígidas, o atrito não depende mesmo da área, salvo se forem extremamente polidas.

                                o fen?meno acontece no nível microsc?pico, estamos falando de rugosidade… o que vemos a olho nu é a área aparente de contato, mas não a área real. as superf?cies se encostam assim:

                                ///////////////\ superf?cie 1

                                ///////////////\superf?cie 2

                                obviamenente a coisa não é assim regular e bonitinha, tanto na altura, grossura e distribuição dos picos, então imaginem... ou melhor, vejam:

                                quando os corpos se encostam, os picos se amassam ligeiramente, e o tanto que eles vão amassar depende da pressão de contato, a qual depende da área. no fim uma coisa acaba compensando a outra, se a área aparente é menor a pressão será maior, então a área real de contato aumenta e por isso diz-se que a força de atrito não depende da área.

                                e de fato não depende… se pegarmos um paralelepopedo de material rígido, com 3 áreas diferentes para cada cada par de faces paralelas, e o arrastarmos por uma superf?cie rígida, a força não muda para cada face do paralelepopedo.

                                agora falando em pneus, a história é outra a borracha deforma e ocupa os espaços das rugosidades da superf?cie dura, tão mais quanto mais mole for. sendo assim a área real de contato é proporcional é área aparente.

                                e o tal do engenheiro que escreveu a primeira matéria equivocou-se redondamente :ppteam:

                                []s

                                1 Resposta Última resposta
                                • W Offline
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                                  WEST
                                  escreveu em última edição por
                                  #24

                                  putz…  ao contrário do pessoal aqui eu concordo com o que o 1o disse e assino em baixo (relativo ao pneu).

                                  qto ao teoria ou prática, eu prefiro juntar os dois, hehehe

                                  e quanto a corpo rigido ou não...  basta pegar qualquer um que conhe?a de materiais sabe que a area realmente em contato é muito menor (mais de 100vezes) que a macro medida...

                                  testem cortar dois peda?os de borracha (um largo e outro metade) e utilize como freio em um eixo e veja se dá diferenças...  eu testei e não dá...  logo, a teoria está correta...  mas...  quem quiser testa, quem não quiser acredita no q quiser.

                                  [snapback]643047[/snapback]

                                  poxa e o pessoal gastando aquela borracha toda nos dragsters, podiam estar andando de 145 com o mesmo resultado…

                                  ser???

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • W Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #25

                                    nunca

                                    rs

                                    esses dias gerei uma pol?mica no laboratério de f?sica experimental… mas tudo pq eu tinha visto acontecer diferente na prática.. :copa:

                                    o comentário final do professor foi: infelizmente, na prática a teoria é outra. e como eu não tenho a prática nisso que vc ta falando, não vou defender tanto a minha tese .. kkkkkkkkkkkkkkkk

                                    o assunto? força centr?peta. :ppteam: bora fazer curva? rs

                                    [snapback]642708[/snapback]

                                    já que a moda é desvirtuar, qual o problema com a força centr?peta? é tudo questão de referencial…

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • G Offline
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                                      #26

                                      esse guri me dá orgulho :copa:

                                      para superf?cies rígidas, o atrito não depende mesmo da área, salvo se forem extremamente polidas.

                                      o fen?meno acontece no nível microsc?pico, estamos falando de rugosidade… o que vemos a olho nu é a área aparente de contato, mas não a área real. as superf?cies se encostam assim:

                                      ///////////////\ superf?cie 1

                                      ///////////////\superf?cie 2

                                      obviamenente a coisa não é assim regular e bonitinha, tanto na altura, grossura e distribuição dos picos, então imaginem...  ou melhor, vejam:

                                      quando os corpos se encostam, os picos se amassam ligeiramente, e o tanto que eles vão amassar depende da pressão de contato, a qual depende da área. no fim uma coisa acaba compensando a outra, se a área aparente é menor a pressão será maior, então a área real de contato aumenta e por isso diz-se que a força de atrito não depende da área.

                                      e de fato não depende… se pegarmos um paralelepopedo de material rígido, com 3 áreas diferentes para cada cada par de faces paralelas, e o arrastarmos por uma superf?cie rígida, a força não muda para cada face do paralelepopedo.

                                      agora falando em pneus, a história é outra a borracha deforma e ocupa os espaços das rugosidades da superf?cie dura, tão mais quanto mais mole for. sendo assim a área real de contato é proporcional é área aparente.

                                      e o tal do engenheiro que escreveu a primeira matéria equivocou-se redondamente :ppteam:

                                      []s

                                      [snapback]643049[/snapback]

                                      ae, um cara que não teve preguiça de explicar, ao contrário de minha pessoa. :copa:

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • * Offline
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                                        #27

                                        já que a moda é desvirtuar, qual o problema com a força centr?peta? é tudo questão de referencial…

                                        [snapback]643051[/snapback]

                                        n?s tinhamos o mesmo referencial, porém, ele com a teoria e eu com a prática.. rs

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                                        • C Offline
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                                          Cleber T.
                                          escreveu em última edição por
                                          #28

                                          quem faz magica é pneu de moto

                                          tem umas coisas legal nesse doc

                                          http://mc.bridgestone.co.jp/pdf/mcintroe.pdf

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