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Pirometro, qual temperatura é segura

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    Fabio Lima
    escreveu em última edição por
    #48

    boa explicação. além disso a gasolina em mistura rica queima mais lentamente e resiste mais a detonação. no alcool nao sei.

    1 Resposta Última resposta
    • B Offline
      B Offline
      Blackout
      escreveu em última edição por
      #49

      rapaiz…  numa boa, não quero parecer desrespeitoso, mas vc está falando merda.

      alguem já posto (procure pela ferramenta de busca) um material ?timo sobre motores a combustão interna modernos. desculpe não passar a bibliografia mas sou péssimo para nomes (corky bells é muito legal, mas não sei se tem este ponto em específico). dá um procurada (? capaz que para isto até no google vc ache coisas boas).

      o que realmente acontece é o seguinte:

      mistura estequiom?trica: o2+gasolina = co2+h2o + energia (para o alcool é o mesmo resultado mudando as quantidades padr?o)

      mistura no padrão citado pelo gaucho (levemente rica):o2+gasolina = co2+h2o+co+ energia(+)

      quando vc trabalha levemente rico vc gera um pouco mais de co que apesar de na reação solo gerar menos calor/energia que o co2, para cada mol?cula de o2 você acaba tendo duas de co ao invós de uma de co2.

      portanto você gera mais energia/calor que pode ser utilizado pelo motor.

      quanto cada motor gera de co e co2 é dificil de saber e prever. então costuma-se colocar no dino e acertar para potencia máxima pela balanca mesmo

      logo mistura levemente rica gera mais energia/calor e consequentemente mais potencia.

      o problema é quando vc passa do limite de potencia máxima (que varia de motor a motor, porém está ao redor de 0,86 como o gaucho citou) e passa a consumir muita energia da combustão para a elevação da temperatura do combustável (lembre-se que ele vai de temperatura ambiente para ~1200oc durante a combust?o). com isto vc perde potencia, mas controla a temperatura da camara. por isto que carro gordo com 2,0kg não anda, e se comecar a afinar ele quebra (por excesso de solicitação e não por derreter ).

      [snapback]676016[/snapback]

      dificil ser unaneme em certos assuntos, concordo com muitas coisas que vc escreveu e uma ou outra não :mellow:

      1 Resposta Última resposta
      • L Offline
        L Offline
        LLFF
        escreveu em última edição por
        #50

        acredito q 800? seja uma boa temperatura…..........instale o lambda meter p conferir a regulagem pra vc ter + confian?a.

        [snapback]676009[/snapback]

        isso na sa?da do cabeçote?

        eu já uso o lambda meter da ft. a temperetura máxima dentre os 4 cils no pir?metro foi de 650 e lambda de 0,9. estou na dúvida, vou mudar a posição da sonda, acho que como o escape é muito curto, o oxig?nio externo pode estar dando diferença na leitura.

        1 Resposta Última resposta
        • D Offline
          D Offline
          danielparati
          escreveu em última edição por
          #51

          isso na sa?da do cabeçote?

          eu já uso o lambda meter da ft. a temperetura máxima dentre os 4 cils no pir?metro foi de 650 e lambda de 0,9. estou na dúvida, vou mudar a posição da sonda, acho que como o escape é muito curto, o oxig?nio externo pode estar dando diferença na leitura.

          [snapback]676062[/snapback]

          amigo so por curiosidade vc teria mais alguma fotos desse seu lindo motor :(

          algumas spec pois estou no projeto de montar um gm 16volts turbo.

          abraçosss :mellow:

          1 Resposta Última resposta
          • P Offline
            P Offline
            PrEsA
            escreveu em última edição por
            #52

            isso na sa?da do cabeçote?

            eu já uso o lambda meter da ft. a temperetura máxima dentre os 4 cils no pir?metro foi de 650 e lambda de 0,9. estou na dúvida, vou mudar a posição da sonda, acho que como o escape é muito curto, o oxig?nio externo pode estar dando diferença na leitura.

            [snapback]676062[/snapback]

            vc tem um pirometro para cada cilindro? se sim a temperatura vai ser bem mais baixa mesmo o quanto mais baixa eu não tenho ideia. em motores aspro eu vejo vêrios pirometro como uma forma de equalizar o motor. a potencia máxima vc acha no dino com freio mesmo.

            e aspro tende a ter temp mais baixa que turbo, pois tem mais ponto e menor ar nos cilindros.

            1 Resposta Última resposta
            • L Offline
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              LLFF
              escreveu em última edição por
              #53

              amigo so por curiosidade vc teria mais alguma fotos desse seu lindo motor  :(

              algumas spec pois estou no projeto de montar um gm 16volts turbo.

              abraçosss  :mellow:

              [snapback]676069[/snapback]

              valeu. tenho poucas, poucas mesmo, não costumo tirar fotos, mas mando pra vc por mp.

              1 Resposta Última resposta
              • L Offline
                L Offline
                LLFF
                escreveu em última edição por
                #54

                vc tem um pirometro para cada cilindro? se sim a temperatura vai ser bem mais baixa mesmo o quanto mais baixa eu não tenho ideia. em motores aspro eu vejo vêrios pirometro como uma forma de equalizar o motor. a potencia máxima vc acha no dino com freio mesmo.

                e aspro tende a ter temp mais baixa que turbo, pois tem mais ponto e menor ar nos cilindros.

                [snapback]676077[/snapback]

                tenho sim, uso o fulltemp da odg, com um termopar por cilindro. por isso queria saber a temperatura antes da turbina. tipo, 800 depois e 500 antes da turbina. e dino, aqui em fortaleza só em abril.

                p.s: o carro é turbo.

                1 Resposta Última resposta
                • G Offline
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                  Gaucho
                  escreveu em última edição por
                  #55

                  a temperetura máxima dentre os 4 cils no pir?metro foi de 650 e lambda de 0,9.

                  0,9 de lambda tá até magro….....e se vc engordar p 0,84 a 0,80 essa temperatura vai baixar + ainda :mellow:

                  vai fazendo testes aí............

                  uma dica ..........na rotação de pegada da turbina regule c 0,80 q pega + fácil, + rápido e + violento.....mantenha 0,86 na rotação de pot máxima e chegando no corte engorde p 0,80 de novo :(

                  1 Resposta Última resposta
                  • L Offline
                    L Offline
                    LLFF
                    escreveu em última edição por
                    #56

                    0,9 de lambda tá até magro….....e se vc engordar p 0,84 a 0,80 essa temperatura vai baixar + ainda :mellow:

                    vai fazendo testes aí............

                    uma dica ..........na rotação de pegada da turbina regule c 0,80 q pega + fácil, + rápido e + violento.....mantenha 0,86 na rotação de pot máxima e chegando no corte engorde p 0,80 de novo :(

                    [snapback]676090[/snapback]

                    esse foi um pico, ainda tá achando que é a posição da sonda que está interferindo. não sei, mas 650 não é uma temperatura baixa pra dar 0,9 de lambda?

                    1 Resposta Última resposta
                    • P Offline
                      P Offline
                      PrEsA
                      escreveu em última edição por
                      #57

                      rapaiz, eu não tenho a mínima ideia da temperatura colocando a cada cilindro. isto pq o pirometro vai marcar a temperatura média de cada cilindro…

                      qto ao acerto vou dar uma palha tb: se vc quiser que a turbina pegue logo, atrase o ponto na rotação que ela vai entrar. com isto sobra mais energia para rodar a turbina. o porém é que o carro fica mais manco enquanto não pressuriza.

                      ahhh... qdo vc chegar a alguma conclusão, poste os resultados

                      boa sorte

                      1 Resposta Última resposta
                      • G Offline
                        G Offline
                        Gaucho
                        escreveu em última edição por
                        #58

                        mas 650 não é uma temperatura baixa pra dar 0,9 de lambda?

                        [snapback]676095[/snapback]

                        eu acho…...qual a taxa do teu motor ?

                        1 Resposta Última resposta
                        • L Offline
                          L Offline
                          LLFF
                          escreveu em última edição por
                          #59

                          rapaiz, eu não tenho a mínima ideia da temperatura colocando a cada cilindro. isto pq o pirometro vai marcar a temperatura média de cada cilindro…

                          qto ao acerto vou dar uma palha tb: se vc quiser que a turbina pegue logo, atrase o ponto na rotação que ela vai entrar. com isto sobra mais energia para rodar a turbina. o porém é que o carro fica mais manco enquanto não pressuriza.

                          ahhh...  qdo vc chegar a alguma conclusão, poste os resultados

                          boa sorte

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                          pois?, a fulltemp informa a temperetura de cada um dos cilindros, por isso queria saber a temperatura na sa?da do cabeçote. vou trocar o trambulador amanhã e depois fazer uns testes. :mellow:

                          p.s: se eu colocar um pir?metro depois da turbina, a temperatura aceitável seria de 800?

                          1 Resposta Última resposta
                          • L Offline
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                            escreveu em última edição por
                            #60

                            eu acho…...qual a taxa do teu motor ?

                            [snapback]676104[/snapback]

                            hehehe 9,5:1.

                            1 Resposta Última resposta
                            • L Offline
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                              escreveu em última edição por
                              #61

                              vc tem um pirometro para cada cilindro? se sim a temperatura vai ser bem mais baixa mesmo o quanto mais baixa eu não tenho ideia. em motores aspro eu vejo vêrios pirometro como uma forma de equalizar o motor. a potencia máxima vc acha no dino com freio mesmo.

                              e aspro tende a ter temp mais baixa que turbo, pois tem mais ponto e menor ar nos cilindros.

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                              mas não era pra ser mais quente logo na sa?da do cabeçote? devido a proximaidade com a c?mara de combut?o.

                              1 Resposta Última resposta
                              • E Offline
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                                escreveu em última edição por
                                #62

                                eu acho…...qual a taxa do teu motor ?

                                [snapback]676104[/snapback]

                                eu usava 1 pirometro bem na saida do 3o cilindro do ap (era o que sempre quebrava hehehe), e dava picos de 800graus. assim nunca quebrou. então, acho que essa sua temp está muito baixa pra 0,9 de lambda. engorda um pouco mais e soca ponto. tem como postar o mapa de ponto?

                                1 Resposta Última resposta
                                • L Offline
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                                  LLFF
                                  escreveu em última edição por
                                  #63

                                  eu usava 1 pirometro bem na saida do 3o cilindro do ap (era o que sempre quebrava hehehe), e dava picos de 800graus. assim nunca quebrou. então, acho que essa sua temp está muito baixa pra 0,9 de lambda. engorda um pouco mais e soca ponto. tem como postar o mapa de ponto?

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                                  vou mudar a posição da sonda, pois na lenta com o carro literalmente botando álcool pelo escape a mistura dá 0,7. :mellow: depois vejo como ficou, dai então vejo se é necessário mudar o acerto. blz?

                                  tiro como base um gol de um amigo, que a temperatura chega a 750 e tá tudo blz, bem como um voyage montado aqui na oficina, 850, mistura boa, nunca quebrou nada. ambos forjados.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • P Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #64

                                    mas não era pra ser mais quente logo na sa?da do cabeçote? devido a proximaidade com a c?mara de combut?o.

                                    [snapback]676113[/snapback]

                                    lembre-se que você está medindo com pirometro a média da temperatura de um cilindro. por isto que dá menor que a temperatura média dos quatro cilindro.

                                    porém se vc acompanhar uma sa?da de g?s do escape, ela será maior perto do cabecote e menor após a turbina.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • L Offline
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                                      #65

                                      lembre-se que você está medindo com pirometro a média da temperatura de um cilindro. por isto que dá menor que a temperatura média dos quatro cilindro.

                                      porém se vc acompanhar uma sa?da de g?s do escape, ela será maior perto do cabecote e menor após a turbina.

                                      [snapback]676189[/snapback]

                                      valeu.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • F Offline
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                                        escreveu em última edição por
                                        #66

                                        andando de boa meu carro deve ficar bem quente…

                                        de sonda narrow, a 110 por hora eu deixo com 650...600...650...700 de mistura.

                                        só vai lá pra casa dos 930 com po no fundo.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • R Offline
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                                          escreveu em última edição por
                                          #67

                                          vou mudar a posição da sonda, pois na lenta com o carro literalmente botando álcool pelo escape a mistura dá 0,7.  :mellow: depois vejo como ficou, dai então vejo se é necessário mudar o acerto. blz?

                                          tiro como base um gol de um amigo, que a temperatura chega a 750 e tá tudo blz, bem como um voyage montado aqui na oficina, 850, mistura boa, nunca quebrou nada. ambos forjados.

                                          [snapback]676143[/snapback]

                                          entao cara, na lenta o teu carro esta muito gordo. como estao ponto do teu carro?

                                          pode ser que esteja muito adiantado o ponto, por isso os gases ja saem completamente queimados e perdendo calor, dando um valor menor de temperatura na saida pro escape.

                                          abraços

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