Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Duratec aspirado

Duratec aspirado

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
66 Posts 19 Posters 18.9k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • P Offline
    P Offline
    Padula
    escreveu em última edição por
    #28

    mas a ib5 não tem 1a a 4a marcha no mesmo eixo? só a 5a que é separada?

    no mais cara qq coisa que vc fizer nesse motor eu bato palma. tenho um focus xr zetec 2.0 e to pensando o que eu faço da vida.

    na ford hp tem um pessoal que entende bem dessas ib5, passa por lá.

    e já tem conta no focusclube.com?

    1 Resposta Última resposta
    • F Offline
      F Offline
      Fernando_221
      escreveu em última edição por
      #29

      fechei com o evandro um pacote completo, ele não vendia só o coletor. na época ví esse coletor e as itbi da fabri mas preferi fazer com o evandro pela experiência que ele tem com ford s.

      ainda não mexi na caixa. posta aí mais detalhes sobre essa mudança. :ops:

      [snapback]691183[/snapback]

      to quotando aqui uma parte do topico dele, o topico tem 14 paginas, depois vou dar uma filtrada e postar mais coisa. quando e se eu fizer essa mudança, vou usar o diferencial 3.82, ele usou o 4.06 e acho que fica muito curto, 3000rpm a 100 por hora num carro desse porte nao fica legal, vai andar sempre berrando em estrada. com o 3.82 fica 2750 a 100km/h, fica um pouco mais longo e continua sem buracos.

      como os cabeças indicaram a possibilidade, e já que vou ter que abrir a caixa do focus, estou correndo atrás..

      é um problema comum e que agora, alguns companheiros já compartilham, então resolvi escrivinhar aqui..

      já havia feito uns cálculos..

      os dados estão dispostos como: relação da marcha - velocidade máxima a 6675 rpm - rpm de entrada da marcha , com troca a 6675 rpm, corte do motor.

      quote

      relação original, pneus originais 195/60 15

      1a marcha: 3.55 - 53.69 km/h

      2a marcha: 2.05 - 92.97 km/h - 3855 rpm

      3a marcha: 1.28 - 148.90 km/h - 4168 rpm

      4a marcha: 0.95 - 200.62 km/h - 4954 rpm

      5a marcha: 0.76 - 250.78 km/h - 5340 rpm

      ré: 3.62

      diferencial: 4.06

      rotação a 120 km/h: 3194 rpm ~ 3200 rpm

      comentário: se dá final praticamente em 4a, e ai pode-se ver claramente o buraco da relação, na troca da 2a para 3a a rotação cai a 4168 rpm (no vídeo de interlagos, com o gtech, dá pra ver exatamente isso). e na verdade, a 2a marcha entra a mais de que 3855 rpm, porque o carro de alguma maneira não perde de repente a aceleração da 1a marcha, e entre a troca da 1a para 2a a velocidade aumenta. na prática cai acima dos 4168 rpm da 2a troca.

      quote

      relação com engrenagens de eco 2.0 4x2 (3a, 4a, 5a marcha)

      1a marcha: 3.55 - 53.69 km/h

      2a marcha: 2.05 - 92.97 km/h - 3855 rpm

      3a marcha: 1.41 - 135.17 km/h - 4591 rpm

      4a marcha: 1.11 - 171.70 km/h - 5255 rpm

      5a marcha: 0.88 - 216.58 km/h - 5292 rpm - (velocidade máxima de 199 km/h com slicks 15 185/565)

      ré: 3.46

      diferencial: 4.06

      rotação a 120 km/h: 3698 rpm ~ 3700 rpm

      comentários: a relação da eco é igual na 1a, 2a, ré e dif. troca-se engrenagens do eixo secundário da 3a, 4a e 5a. troca-se eixo primário por um de eco (todas engrenagens são fixas, apenas a da 5a é prensada, quando se compra vem a 5a tb).

      4a tá entrando alta, buraco diminuiu muito, relação curtaaaa (vai fazer uma …. diferença..), uso todas marchas na pista, lindo. o problema é que fica a 3700 rpm a 120 km/h, é demaais.. em 4a original fica 3900 rpm. será que dá pra ir em frente ou isso vai ser impraticável? tanto em consumo quanto em ser chato demais.

      não tenho o software da ford, erick me passou os códigos das engrenagens e fui orçar (preços sem desconto, dá pra botar no mínimo menos 10% ai..):

      quote

      árvore primária - 2s3r/7017/ba = r$ 128,40 (porém está cancelada, foi me dito que a fábrica não fornece mais.. no soft não dizia de que carro era)

      achamos a 2s3r/7l226/nn/a = r$ 304,00 (que segundo o vendedor é de eco 2.0 4x2, alguém pode conferir? erick ?)

      árvore secundária - 2s6r/7061/ca = r$ 124,50 (16 dentes relação 4,56:1 - não sei que relação é essa que aparece..) essa aparece no sistema como de eco 1.6. de qlquer maneira essa não precisa né? a relação do dif é a mesma, o pinhão é o mesmo, acho que não precisa trocar.

      da árvore sec:

      3a marcha = 2s3r/7b340/ba = r$ 97,50

      4a marcha = 2s3r/7110/ba = r$106,50

      5a marcha = 96wt/7k316/bc = r$ 58,50

      tranquilo com essas..

      o problemas:

      -qual é a árvore primária certa?

      -precisa trocar a árvore secundária?

      -vou aguentar os 3700 rpm a 120 km/h? a relação é muito curta, uma variação na velocidade já muda a rotação demais, exemplos:

      (3082 rpm ~ 3100 rpm a 100 km/h)

      (4315 rpm ~ 4300 rpm a 140 km/h)

      (4931 rpm ~ 4900 rpm a 160 km/h) isso é velocidade de cruzeiro, mas com essa rotação é foda, vai encher o saco e o consumo vai ser altíssimo.. não?

      ajudem vou abrir a caixa 4a feira pela manhã e preciso disso definido até lá para já pedir as peças

      1 Resposta Última resposta
      • F Offline
        F Offline
        Fernando_221
        escreveu em última edição por
        #30

        mas a ib5 não tem 1a a 4a marcha no mesmo eixo? só a 5a que é separada?

        no mais cara qq coisa que vc fizer nesse motor eu bato palma. tenho um focus xr zetec 2.0 e to pensando o que eu faço da vida.

        na ford hp tem um pessoal que entende bem dessas ib5, passa por lá.

        e já tem conta no focusclube.com?

        [snapback]691315[/snapback]

        isso, essa caixa é a ib5 plus, é a ib5 piorada, acionamento por cabo, uma bosta, engates muito secos, ib5 é bem melhor, o cambio parece que puxa a marcha sozinho, nao precisa empurrar a alavanca até entrar. cara, o patrick tem um focus xr tbm, tá com comandos, escape, filtro, etc… ainda anda menos que o meu que é o escort rs que era dele. o escort é 2.0 com tudo do focus e bloco do mondeo.

        1 Resposta Última resposta
        • C Offline
          C Offline
          celso
          escreveu em última edição por
          #31

          mas a ib5 não tem 1a a 4a marcha no mesmo eixo? só a 5a que é separada?

          no mais cara qq coisa que vc fizer nesse motor eu bato palma. tenho um focus xr zetec 2.0 e to pensando o que eu faço da vida.

          na ford hp tem um pessoal que entende bem dessas ib5, passa por lá.

          e já tem conta no focusclube.com?

          valeu :ops: . falei de mexer nos pistões pq quero espremer alguma coisa sem ultrapassar o limite das bielas. como o seu zetec tem bielas bem mais fortes acho que um turbo+intercooler com baixa pressão bem reguladinho ficaria :ops: e muito confiável, mas isso é do gosto de cada um. tenho conta no zetecclub.com, mas vou passar nesses também.

          1 Resposta Última resposta
          • R Offline
            R Offline
            ruiak
            escreveu em última edição por
            #32

            dependendo do qto se esticar, essa vantagem se perde…o motor na marcha seguinte vai estar num giro maior, mas ele vai perder tempo acelerando numa faixa de rpm onde a potência do motor dele não é tão alta...

            hipoteticamente, vamos supor um motor que tenha potência máxima a 6000 rpm, 80% dessa potência a 5000 e 7000 rpm e 55% da potência máxima a 8000 rpm

            vamos supor tb, que da 3a pra 4a, trocando em 7000, o giro caia pra 5000 rpm (2000 rpm) e que em 3a o carro atinja 150 km/h a 7000 e 165 km/h a 8000 rpm

            se vc trocar de marcha a 7000 rpm, o giro cai pra 5000 rpm e vc vai ter, no mínimo, 80% da potência do motor disponível naquela faixa de velocidade, e a 5000 rpm, o motor subindo giro vai ganhar potência...

            se vc trocar a 8000 rpm, o carro vai ter cada vez menos potência pra vencer a resistência do ar (que aumenta com a velocidade elevado ao quadrado) do que se trocar a 5000 rpm, mesmo numa marcha mais curta...tudo bem, qdo bater a 4a, a potência disponível vai ser mais alta, mas vc já perdeu tanto tempo ganhando velocidade e vencendo a resistência do ar com pouca potência que a vantagem foi-se embora...

            essa troca não vale a pena....e também é por isso que o escalonamento do câmbio é tão estudada e, nos carros de pista, crucial pra que o carro ande bem de acordo com a aerodinâmica e a curva de potência do carro...

            eu me lembrei agora de um episódio com o dreike....qdo ele pegava o gol 1.0 16v power da mãe dele, fazia o motor girar quase 8k rpm original, só que o carro demorava uma eternidade pra chegar naquele giro e não rendia nada, sendo bem mais vantajoso bater marcha antes pra ter mais força...

            fora que pra alterar escalonamento mesmo, vc precisa é adequar as relações de marcha ao seu motor, e não o contrário

            [snapback]690684[/snapback]

            concordo absolutamente em tudo que voce falou … em momento algum pensei diferente .. porem eu ja andei em varios carros ford com cambios longos como esse do focus .. e minha sujestao ali em cima foi de

            testar andando ... e ver no que da ... claro que sempre priorizando a performance real...

            1 Resposta Última resposta
            • Q Offline
              Q Offline
              quarteto
              escreveu em última edição por
              #33

              o escalonamento do focus é feito pra dar final de 4a marcha…pode esticar o tanto q for q de 5a ou ele vai murchar, ou vai manter a velocidade....

              infelizmente pra melhorar isso tem q rever as relações de marcha, diferencial mais curto, etc.

              1 Resposta Última resposta
              • F Offline
                F Offline
                FUNtastic
                escreveu em última edição por
                #34

                exato. engraçado é que mesmo regulando em bsb no dino com sonda wide, quando chega em gyn fica meio gordo.

                [snapback]690882[/snapback]

                como vc ligou a sonda no seu carro? usou aquela sonda que o pessoal do dino de bsb oferece ou vc tem a sua propria sonda wide?

                1 Resposta Última resposta
                • C Offline
                  C Offline
                  celso
                  escreveu em última edição por
                  #35

                  o escalonamento do focus é feito pra dar final de 4a marcha…pode esticar o tanto q for q de 5a ou ele vai murchar, ou vai manter a velocidade....

                  infelizmente pra melhorar isso tem q rever as relações de marcha, diferencial mais curto, etc.

                  pra td isso seria essencial, mas como uso na cidade e pego muita rodovia dá pra ir usando original.

                  como vc ligou a sonda no seu carro? usou aquela sonda que o pessoal do dino de bsb oferece ou vc tem a sua propria sonda wide?

                  na primeira medição foi usada uma da innovate e na outra a sonda do dino, ambas instaladas num suporte na saída do escape. comprei um wb meter do avila mas ainda falta comprar a sonda. :hauhau:

                  1 Resposta Última resposta
                  • F Offline
                    F Offline
                    FUNtastic
                    escreveu em última edição por
                    #36

                    na primeira medição foi usada uma da innovate e na outra a sonda do dino, ambas instaladas num suporte na saída do escape. comprei um wb meter do avila mas ainda falta comprar a sonda. :hauhau:

                    [snapback]691930[/snapback]

                    foi oq eu imaginei mesmo

                    isso tb aconteceu com um amigo meu… o pessoal do dinamometro tá com essa mania feia de instalar a sonda na ponteira do escape, lá no final dele...

                    se vc acertou seu carro usando essa gambiarra, pode jogar o acerto fora, pois é obvio que nao vai dar certo... to com o manual da inovate aqui e ela requer todo um ritual de instalação... precisa estar a x centimetros do coletor de escape num angulo especifico em relação ao solo pra funcionar, senao a leitura fica comprometida... pendurar a sonda na ponteira de escape só atrapalha tudo e vc joga dinheiro fora pois precisa pagar pra manezada fazer isso no seu carro

                    1 Resposta Última resposta
                    • P Offline
                      P Offline
                      PrEsA
                      escreveu em última edição por
                      #37

                      foi oq eu imaginei mesmo

                      isso tb aconteceu com um amigo meu… o pessoal do dinamometro tá com essa mania feia de instalar a sonda na ponteira do escape, lá no final dele...

                      se vc acertou seu carro usando essa gambiarra, pode jogar o acerto fora, pois é obvio que nao vai dar certo... to com o manual da inovate aqui e ela requer todo um ritual de instalação... precisa estar a x centimetros do coletor de escape num angulo especifico em relação ao solo pra funcionar, senao a leitura fica comprometida... pendurar a sonda na ponteira de escape só atrapalha tudo e vc joga dinheiro fora pois precisa pagar pra manezada fazer isso no seu carro

                      [snapback]692169[/snapback]

                      dá uma olhada com calma que lá mesmo fala de como usar a sonda no escape, com o devido adaptador. só dá diferença se usar catalizador, tiver com vazamentos no escape ou em baixa carga. para acerto pé em baixo é tão bom quanto.

                      1 Resposta Última resposta
                      • C Offline
                        C Offline
                        celso
                        escreveu em última edição por
                        #38

                        em breve vou montar um wb perto do coletor e talvez dê pra ver se dá diferença com essa na ponta do escape.

                        1 Resposta Última resposta
                        • M Offline
                          M Offline
                          Mario F.
                          escreveu em última edição por
                          #39

                          celso, eu tenho um focus , é dos primeiros a usar o duratec, em bsb eu fui nos raxas no qg e tava passando na frente dos gti 16v bola mexidinho com ele ainda toodo original,. foi la que percebi o potencial desse carro. depois que fiz o escape 2,5,uma turbao no final que foi uma luta pra colocar, mas valeu a pena. montei um sensor dinamico etc.a cavalaria subiu drasticamente,depois dos 4500 rom o carro acorda pra valer.a 3ª do carro é um animal. retomando é imbatível. hj estou em manaus, e pra vc ter ideia, a moçada fica chamando os si pra correr comigo. foda neh

                          foi nitrado na taf racing em bsb com o toninho., começou com meros 40cv hoje uso 85 cv de nitro e subindo.mas o nitro so é usando contra carros turbo em 200m.

                          esse carro sem nitro deve ter entre 160 e 168 cv, enche rapido e nao perde o folego, é impressionanteo o que ele faz. o escape faz o pre-largada atrapalhar muito a saida pela descompressao em baixa.

                          entrei em contato com o evandro, o problema do duratec,focus, é que a eec-vi ainda nao foi decodificada o que deixa a praparaçao complicada e cara. pq existe uma infinidade de comando nos eua por preço acessivel que leva esse motor facil bem acima dos 200 cv a 8000/9000 rpm…e isso so trocando o comando e mapeando a central.

                          outra luta, é adequal a vela, se vc clocar uma vela com ruela ela pode entrar de mais.

                          abraçao

                          1 Resposta Última resposta
                          • B Offline
                            B Offline
                            Betozc
                            escreveu em última edição por
                            #40

                            o celso trocou o carro. agora é um focus zetec turbo.

                            antes disso ele tinha colocado o câmbio de eco 2.0 pra acabar com o buraco na terceira marcha.

                            1 Resposta Última resposta
                            • B Offline
                              B Offline
                              Betozc
                              escreveu em última edição por
                              #41

                              o escalonamento do focus é feito pra dar final de 4a marcha…pode esticar o tanto q for q de 5a ou ele vai murchar, ou vai manter a velocidade....

                              infelizmente pra melhorar isso tem q rever as relações de marcha, diferencial mais curto, etc.

                              na verdade a final é de quinta.

                              a quarta vai até 210 no painel, na quinta dá pra chegar nos 225 ou até [email protected] rpm se rolar uma descidinha.

                              1 Resposta Última resposta
                              • C Offline
                                C Offline
                                celso
                                escreveu em última edição por
                                #42

                                celso, eu tenho um focus , é dos primeiros a usar o duratec, em bsb eu fui nos raxas no qg e tava passando na frente dos gti 16v bola mexidinho com ele ainda toodo original,. foi la que percebi o potencial desse carro. depois que fiz o escape 2,5,uma turbao no final que foi uma luta pra colocar, mas valeu a pena. montei um sensor dinamico etc.a cavalaria subiu drasticamente,depois dos 4500 rom o carro acorda pra valer.a 3ª do carro é um animal. retomando é imbatível. hj estou em manaus, e pra vc ter ideia, a moçada fica chamando os si pra correr comigo. foda neh

                                foi nitrado na taf racing em bsb com o toninho., começou com meros 40cv hoje uso 85 cv de nitro e subindo.mas o nitro so é usando contra carros turbo em 200m.

                                esse carro sem nitro deve ter entre 160 e 168 cv, enche rapido e nao perde o folego, é impressionanteo o que ele faz. o escape faz o pre-largada atrapalhar muito a saida pela descompressao em baixa.

                                entrei em contato com o evandro, o problema do duratec,focus, é que a eec-vi ainda nao foi decodificada o que deixa a praparaçao complicada e cara. pq existe uma infinidade de comando nos eua por preço acessivel que leva esse motor facil bem acima dos 200 cv a 8000/9000 rpm…e isso so trocando o comando e mapeando a central.

                                outra luta, é adequal a vela, se vc clocar uma vela com ruela ela pode entrar de mais.

                                abraçao

                                focus duratec é um carro excelente, mas não animei a nitrar o bicho. :ppteam:

                                1 Resposta Última resposta
                                • C Offline
                                  C Offline
                                  celso
                                  escreveu em última edição por
                                  #43

                                  o celso trocou o carro. agora é um focus zetec turbo.

                                  antes disso ele tinha colocado o câmbio de eco 2.0 pra acabar com o buraco na terceira marcha.

                                  com o câmbio da eco 2.0 melhorou muito. realmente troquei pelo zetec turbo, mas como ainda não ficou pronto, estou rodando economicamente de mille.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • P Offline
                                    P Offline
                                    PrEsA
                                    escreveu em última edição por
                                    #44

                                    celso, eu tenho um focus , é dos primeiros a usar o duratec, em bsb eu fui nos raxas no qg e tava passando na frente dos gti 16v bola mexidinho com ele ainda toodo original,. foi la que percebi o potencial desse carro. depois que fiz o escape 2,5,uma turbao no final que foi uma luta pra colocar, mas valeu a pena. montei um sensor dinamico etc.a cavalaria subiu drasticamente,depois dos 4500 rom o carro acorda pra valer.a 3ª do carro é um animal. retomando é imbatível. hj estou em manaus, e pra vc ter ideia, a moçada fica chamando os si pra correr comigo. foda neh

                                    foi nitrado na taf racing em bsb com o toninho., começou com meros 40cv hoje uso 85 cv de nitro e subindo.mas o nitro so é usando contra carros turbo em 200m.

                                    esse carro sem nitro deve ter entre 160 e 168 cv, enche rapido e nao perde o folego, é impressionanteo o que ele faz. o escape faz o pre-largada atrapalhar muito a saida pela descompressao em baixa.

                                    entrei em contato com o evandro, o problema do duratec,focus, é que a eec-vi ainda nao foi decodificada o que deixa a praparaçao complicada e cara. pq existe uma infinidade de comando nos eua por preço acessivel que leva esse motor facil bem acima dos 200 cv a 8000/9000 rpm…e isso so trocando o comando e mapeando a central.

                                    outra luta, é adequal a vela, se vc clocar uma vela com ruela ela pode entrar de mais.

                                    abraçao

                                    opa, para exclarecer (pois estou pensando em dar uma ajuda ao meu focus 2,0 duratec). você tem:

                                    • coletor original;

                                    • escape todo em 2,5 com um abafor turbão;

                                    • sem catalizador;

                                    • injeção original;

                                    • miolo original;

                                    • comando original (alguma mudança no enquadramento?);

                                    • nitro com 80cv;

                                    • alcool ou gasolina?;

                                    • bicos originais?;

                                    sem nitro ele está andando junto aos si?

                                    e vocês tem problema de tração no pulo? o meu focus perde bastante no pulo, lixando mto ou saindo xoxo… o acerto é o original da ford, sendo que o carro saiu da revisão há 2mil km.

                                    abs

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • E Offline
                                      E Offline
                                      eyder
                                      escreveu em última edição por
                                      #45

                                      amigo meu vendeo o seu focus hatch 2.0 16v duratec automatico agora a pouco e o mesmo tinha um par de comandos crower, escape de 2,5 , tava no alcool, amplificador de centelha e coletor 4x1.

                                      andava na frente de audi 180cvs mecanico….hehehhehe.

                                      parabens pelo carro.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • C Offline
                                        C Offline
                                        celso
                                        escreveu em última edição por
                                        #46

                                        e vocês tem problema de tração no pulo? o meu focus perde bastante no pulo, lixando mto ou saindo xoxo… o acerto é o original da ford, sendo que o carro saiu da revisão há 2mil km.

                                        abs

                                        eu não acelero muito com outros carros, mas sempre achei que saía meio xoxo. se quiser olhar uns vídeos dele com o câmbio da eco e o motor devidamente mexido:

                                        focus 1

                                        focus 2

                                        moderas : se estiver fora das normas, favor deletar.

                                        abs

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • F Offline
                                          F Offline
                                          FUNtastic
                                          escreveu em última edição por
                                          #47

                                          po celso, comprei mes passado um focus duratec e to mto feliz com o carro

                                          o seu devia ser um monstrinho pra andar, pena q vc vendeu, senao queria dar uma olhada nele pra ver ao vivo como ficou… vc participa de algum clube de focus/fordá bem q poderiamos achar mais alguns gatos pingados e marcar um encontrinho em gyn

                                          1 Resposta Última resposta

                                          • Login

                                          • Não tem uma conta? Cadastrar

                                          • Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários