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Enchimento volumetrico

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  • N Offline
    N Offline
    Nick_Destroyer
    escreveu em última edição por
    #17

    pode ser verdade…. mas não estou convencido até obtermos a fórmula.

    dos bons, velhos e verdadeiros livros.

    faz sentido o de menor taxa e mais pressão render maisó claro... e isso não é nada mais que o óbvio. afinal o compressor de maior pressão vai deslocar uma massa de ar maior. logo o enchimento será maior.

    também temos que notar que pressão excessiva na câmara leva a mistura muito ricas e pouco avanço de ignição. isso rouba muita potência. principalmente o ponto.

    vamo esperar para ver.....

    carol, não tem como você passar esta matéria para o pessoal aqui do forum... ou pelo menos o título?

    abraço

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    • G Offline
      G Offline
      gti-xxe
      escreveu em última edição por
      #18

      bom pelo que vi o motor destaxado e com mais pressao rende mais

      mas me corijao se eu estiver erado

      quanto mais pressao mais cv s, serto

      para por mais pressao terei que destaxar o motor, serto

      entao para motores fortes usar motor destaxado com mais pressao

      se eu quero menos potencia e um motor mais esperto vou usar mais taxa e menos pressao e terei menos potencia porem um motor mais esperto de baixa, serto

      agora se pegarmos dois motores para rodar com 0,6k um taxado e um destaxado o taxado vai surar o destaxado, serto

      porem o destaxado e so aumentar a pressao que virao mais cvs mas comparando os dois com a mesma pressao o taxado e mais forte e nao pode esceder o seu limite enquanto o destaxado pode trabalhar com maior pressao consequentemente tera mais potencia

      em resumo cada preparação tem as suas vantagens se quer menos potencia monta mais taxado e se quer grande cavalaria usa destaxado

      lembrando que o taxado e muito mais economico que o destaxado

      me corijao se estou erado

      e la vai um exemplo

      se quero um motor de 240cv como vou montar taxado ou destaxado

      1 Resposta Última resposta
      • R Offline
        R Offline
        Ricardo
        escreveu em última edição por
        #19

        na minha opinião, um bom parâmetro - claro, dentro das devidas proporções - é a taxa que as fábricas usam nos turbo originais.

        1 Resposta Última resposta
        • C Offline
          C Offline
          coisa_triste
          escreveu em última edição por
          #20

          certo…

          1 Resposta Última resposta
          • G Offline
            G Offline
            gti-xxe
            escreveu em última edição por
            #21

            concordo

            mas asa fabricas calculao a taxa para aquela potencia de fabrica

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            • * Offline
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              * Caroline Stella *
              escreveu em última edição por
              #22

              turbo de fábrica leva em conta diversos fatores, como consumo, emissões, potência, dirigibilidade e tal.

              ja nós, vamos em busca de potência em primeiro lugar, e em seguida de dirigibilidade. consumo fica em 2º plano. então baixamos mais a taxa do os fabricantes. eles usam em média 8:1, e até mesmo 7,8:1 de taxa como era o uno turbo ou o tempra turbo, não lembro ao certo. ambos eram movidos a gasolina. usamos taxa nesse patamar rodando com alcool, ja que vamos muito além de 1 bar de pressão como vinham nesses dois modelos q citei.

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              • G Offline
                G Offline
                gti-xxe
                escreveu em última edição por
                #23

                o novo audi 2.0 turbo usa 10,5:1 de taxa pra 200cv

                para um carro nacional com esta taxa ex: o ap 2.0, da pra usar quanto de pressao?

                1 Resposta Última resposta
                • * Offline
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                  * Caroline Stella *
                  escreveu em última edição por
                  #24

                  não existe como comparar diretamente o 2.0 usado no audi com o 2.0 de santana.

                  1 Resposta Última resposta
                  • F Offline
                    F Offline
                    Fluff
                    escreveu em última edição por
                    #25

                    concordo com tudo que foi dito mas hoje temos recursos pra contorar os problemas de taxa alta que existiam antigamente e assim chegar num equilibrio .

                    se voce for olha hoje na pista, é dificil ver um carro destaxadao igual existia antes… principalmente nos multivalvulas. galera ta rodando com 9/9.5 de taxa no alcool/metanol e socando pressao pra dentro.

                    tudo é uma questão de acerto. hoje voce consegue contornar todos os problemas de se alimentar, gerenciar ponto, etc em um turbo com taxa alta .

                    1 Resposta Última resposta
                    • * Offline
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                      * Caroline Stella *
                      escreveu em última edição por
                      #26

                      fluff, lembre que taxa pra alcool é uma, e pra metanol é outra, bem mais alta (e mais alta ainda se tiver nitrometano na mistura). tanto taxa qto quantidade de combustivel a ser injetada.

                      a intenção de se usar taxa baixa nos motores a alcool hj em dia nada tem a ver com detonação, ponto & cia, como era a algumas décadas.

                      1 Resposta Última resposta
                      • G Offline
                        G Offline
                        Gaucho
                        escreveu em última edição por
                        #27

                        concordo com tudo que foi dito mas hoje temos recursos pra contorar os problemas de taxa alta que existiam antigamente e assim chegar num equilibrio .

                        se voce for olha hoje na pista, é dificil ver um carro destaxadao igual existia antes… principalmente nos multivalvulas. galera ta rodando com 9/9.5 de taxa no alcool/metanol e socando pressao pra dentro.

                        tudo é uma questão de acerto. hoje voce consegue contornar todos os problemas de se alimentar, gerenciar ponto, etc em um turbo com taxa alta .

                        compartilho da mesma opinião.

                        1 Resposta Última resposta
                        • F Offline
                          F Offline
                          Fluff
                          escreveu em última edição por
                          #28

                          fluff, lembre que taxa pra alcool é uma, e pra metanol é outra, bem mais alta (e mais alta ainda se tiver nitrometano na mistura). tanto taxa qto quantidade de combustivel a ser injetada.

                          sim, sim. por isso coloquei ali no meu post alcool/metanol .

                          o pessoal tem usado na casa dos 9/9.5 tanto pra um qto pra outo, diferenciando o acerto no tanto de ponto que da (ou tira).

                          tem historias ai de gente andando com ponto quase 0 la no alto e socando pressão pra dentro pro bicho render horrores.

                          :hauhau:

                          agora nitrometano sao ooooooooooutros 500.

                          1 Resposta Última resposta
                          • G Offline
                            G Offline
                            Gaucho
                            escreveu em última edição por
                            #29

                            e la vai um exemplo

                            se quero um motor de 240cv como vou montar taxado ou destaxado

                            se for ap mi, monte o turbo no motor original de fábrica q aguenta 240 cvs na boa

                            se for meu vts essa pot vem c 0,2 a 0,3 de turbo :hauhau: :hauhau: :hauhau: :hauhau:

                            1 Resposta Última resposta
                            • G Offline
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                              gti-xxe
                              escreveu em última edição por
                              #30

                              fluff

                              vc disse que usao o ponto a quase 0 pra poder por pressao e assim render mais

                              se isso for usado em um motor de miolo original vai traser rendimento ou nao, ou isso e um caso so para os motores top pra arancada somente

                              1 Resposta Última resposta
                              • G Offline
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                                gti-xxe
                                escreveu em última edição por
                                #31

                                caroline

                                concordo que nao da para comparar

                                oque eu quis expor foi a taxa que e usada no motor audi

                                e sabendo que nao tem nada a ver um motor com outro saber quanto se pode por de presao no motor do santana somente para ter uma base de quanto ele aguenta

                                blz

                                1 Resposta Última resposta
                                • P Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #32

                                  fluff, lembre que taxa pra alcool é uma, e pra metanol é outra, bem mais alta (e mais alta ainda se tiver nitrometano na mistura).

                                  desviando um pouco o tópico, onde acho nitrometano? é fácil de achar? é pra aeromodelismo… :hauhau:

                                  1 Resposta Última resposta
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                                    #33

                                    ai que tá fluff… os calculos aí são teóricos, mas como ninguem conseguiu dar as equações fica dificil sabe que considerações foram feitas pra simplificar um calculo extremamente complexo e chegar nos valores que foram dados...

                                    mas por exemplo:

                                    motor 2.0 com 12:1 de taxa e 1 bar de pressão: 4149,20 cc

                                    motor 2.0 com 8,5:1 de taxa e 1 bar de pressão: 4232,96 cc

                                    ou seja o destaxado consegue (admitindo que as contas são corretas) admitir um volume 2% maior, porém lembrando do resultado da taxa dinâmica (que é algo que num gosto de chamar assim, mas serve pra facilitar o entendimento):

                                    motor 2.0 com 12:1 de taxa e 1 bar de pressão = 24:1

                                    motor 2.0 com 8,5:1 de taxa e 1 bar de pressão = 17:1

                                    sabemos que quanto maior a taxa de um motor (e ele não sabe se a mesma vem de mais ar empurrado por um compressor ou turbo ou aspirado) maior é o rendimento dele.

                                    dentro de certos limites de valores (de 8 até uns 13:1) a gente sabe que mais ou menos a metade do que se aumenta a taxa é o que se tem de aumento de rendimento do motor, ou seja um motor de 12,5:1 tem cerca de 23% a mais de potência que o mesmo motor usando 8,5 (obvio que dependendo do acerto de ponto, do combustivel usado, comando, etc isso se altera e bastante) entaum... o motor com mais taxa pode até admitir menor volume, porém o volume admitido poderá gerar mais trabalho (ou seja potência)

                                    a questão aí é outra... com 12,5:1 de taxa já se eleva tanto a taxa dinâmica que geralmente é preciso mexer no avanço (diminuindo-o bastante) para que não ocorra detonação... então esse passa a ser o diferencial...

                                    agora se o calculo for feito usando pressão mais baixa que não necessite diminuir tanto o avanço certamente o taxado tem melhor consumo, e provavelmente gerará mais torque em rotação mais baixa (alémde respotas mais rápidas ao acelerador)... só que qto mais taxa e pressão vai usando menos ponto pode usar chega uma hora que inverte e a taxa dinâmica cai

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • G Offline
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                                      #34

                                      a questão aí é outra… com 12,5:1 de taxa já se eleva tanto a taxa dinâmica que geralmente é preciso mexer no avanço (diminuindo-o bastante) para que não ocorra detonação... então esse passa a ser o diferencial...

                                      agora se o calculo for feito usando pressão mais baixa que não necessite diminuir tanto o avanço certamente o taxado tem melhor consumo, e provavelmente gerará mais torque em rotação mais baixa (alémde respotas mais rápidas ao acelerador)... só que qto mais taxa e pressão vai usando menos ponto pode usar chega uma hora que inverte e a taxa dinâmica cai

                                      over,

                                      tenho meu vts desde zero e tem manutenção criteriosa e cuidadosa (adoro meu carro)

                                      tá hj c + de 130k kms(parte de baixo nunca mexí)…......110k andando no álcool e uns 80k c o turbo (5 anos já)

                                      uso ie original + hpi e perfect power p pequenos ajustes de ponto e combustível

                                      ando c pouca pressão (entre 0,6 a 0,8) e em wot dou até 5º a + q o original.

                                      já andei c 1,2kg e nunca retirei ponto e nunca tive problemas

                                      a taxa original do meu motor é 10,8 (a minha deve estar em torno de 11 pois preparei o cabeçote)

                                      só alegria e muita potência :hauhau:

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • F Offline
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                                        Fluff
                                        escreveu em última edição por
                                        #35

                                        fluff

                                        vc disse que usao o ponto a quase 0 pra poder por pressao e assim render mais

                                        se isso for usado em um motor de miolo original vai traser rendimento ou nao, ou isso e um caso so para os motores top pra arancada somente

                                        o principio é o mesmo pra rua ou pra arrancada.

                                        so que forca o equipamento, principalmente a turbina, pq diminuindo tanto o ponto, vc vai fazer parte da queima acontecer la na carcaca quente.

                                        desviando um pouco o tópico, onde acho nitrometano? é fácil de achar? é pra aeromodelismo… :hauhau:

                                        vai em

                                        www.nitrometano.com.br

                                        esse eu agarantcho .

                                        ai que tá fluff… os calculos aí são teóricos, mas como ninguem conseguiu dar as equações fica dificil sabe que considerações foram feitas pra simplificar um calculo extremamente complexo e chegar nos valores que foram dados...

                                        .

                                        .

                                        .

                                        agora se o calculo for feito usando pressão mais baixa que não necessite diminuir tanto o avanço certamente o taxado tem melhor consumo, e provavelmente gerará mais torque em rotação mais baixa (alémde respotas mais rápidas ao acelerador)... só que qto mais taxa e pressão vai usando menos ponto pode usar chega uma hora que inverte e a taxa dinâmica cai

                                        entao. foi o que disse.

                                        tem meio que equilibrar a questao da taxa e pressao.

                                        a gente acaba aprendedo mais na pratica que na teoria e tem ideia de até onde da pra ir. mas logico que tendo a base teorica da pra aproveitar isso muito melhor e construir um puta de um motor.

                                        é em cima desse mito de taxa vs. pressao que dizem que o motor do felipe gerdau foi feito.

                                        enquanto a gente usa taxa baixa (entre 8 e 9.5) e turbinona (s372/gt4094r/etc), reza a lenda que o motor dele é mais taxado (pra cima de 10.5/11) e ai ele usa turbo menor (gt3582r) com uma certa eficiencia.

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                                          escreveu em última edição por
                                          #36

                                          citando ao fluff:

                                          motor taxado rende melhor com turbo menor, e motor menos taxado rende melhor com turbo maior.

                                          então não espante ao fato de ver alguem com motor taxado usando turbo menor q a média.

                                          e 11:1 usando metanol / metanol + nitrometano, correto?

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