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Enchimento volumetrico

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • C Offline
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    coisa_triste
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    #20

    certo…

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    • G Offline
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      gti-xxe
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      #21

      concordo

      mas asa fabricas calculao a taxa para aquela potencia de fabrica

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        * Caroline Stella *
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        #22

        turbo de fábrica leva em conta diversos fatores, como consumo, emissões, potência, dirigibilidade e tal.

        ja nós, vamos em busca de potência em primeiro lugar, e em seguida de dirigibilidade. consumo fica em 2º plano. então baixamos mais a taxa do os fabricantes. eles usam em média 8:1, e até mesmo 7,8:1 de taxa como era o uno turbo ou o tempra turbo, não lembro ao certo. ambos eram movidos a gasolina. usamos taxa nesse patamar rodando com alcool, ja que vamos muito além de 1 bar de pressão como vinham nesses dois modelos q citei.

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        • G Offline
          G Offline
          gti-xxe
          escreveu em última edição por
          #23

          o novo audi 2.0 turbo usa 10,5:1 de taxa pra 200cv

          para um carro nacional com esta taxa ex: o ap 2.0, da pra usar quanto de pressao?

          1 Resposta Última resposta
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            * Caroline Stella *
            escreveu em última edição por
            #24

            não existe como comparar diretamente o 2.0 usado no audi com o 2.0 de santana.

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            • F Offline
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              Fluff
              escreveu em última edição por
              #25

              concordo com tudo que foi dito mas hoje temos recursos pra contorar os problemas de taxa alta que existiam antigamente e assim chegar num equilibrio .

              se voce for olha hoje na pista, é dificil ver um carro destaxadao igual existia antes… principalmente nos multivalvulas. galera ta rodando com 9/9.5 de taxa no alcool/metanol e socando pressao pra dentro.

              tudo é uma questão de acerto. hoje voce consegue contornar todos os problemas de se alimentar, gerenciar ponto, etc em um turbo com taxa alta .

              1 Resposta Última resposta
              • * Offline
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                * Caroline Stella *
                escreveu em última edição por
                #26

                fluff, lembre que taxa pra alcool é uma, e pra metanol é outra, bem mais alta (e mais alta ainda se tiver nitrometano na mistura). tanto taxa qto quantidade de combustivel a ser injetada.

                a intenção de se usar taxa baixa nos motores a alcool hj em dia nada tem a ver com detonação, ponto & cia, como era a algumas décadas.

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                • G Offline
                  G Offline
                  Gaucho
                  escreveu em última edição por
                  #27

                  concordo com tudo que foi dito mas hoje temos recursos pra contorar os problemas de taxa alta que existiam antigamente e assim chegar num equilibrio .

                  se voce for olha hoje na pista, é dificil ver um carro destaxadao igual existia antes… principalmente nos multivalvulas. galera ta rodando com 9/9.5 de taxa no alcool/metanol e socando pressao pra dentro.

                  tudo é uma questão de acerto. hoje voce consegue contornar todos os problemas de se alimentar, gerenciar ponto, etc em um turbo com taxa alta .

                  compartilho da mesma opinião.

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                  • F Offline
                    F Offline
                    Fluff
                    escreveu em última edição por
                    #28

                    fluff, lembre que taxa pra alcool é uma, e pra metanol é outra, bem mais alta (e mais alta ainda se tiver nitrometano na mistura). tanto taxa qto quantidade de combustivel a ser injetada.

                    sim, sim. por isso coloquei ali no meu post alcool/metanol .

                    o pessoal tem usado na casa dos 9/9.5 tanto pra um qto pra outo, diferenciando o acerto no tanto de ponto que da (ou tira).

                    tem historias ai de gente andando com ponto quase 0 la no alto e socando pressão pra dentro pro bicho render horrores.

                    :hauhau:

                    agora nitrometano sao ooooooooooutros 500.

                    1 Resposta Última resposta
                    • G Offline
                      G Offline
                      Gaucho
                      escreveu em última edição por
                      #29

                      e la vai um exemplo

                      se quero um motor de 240cv como vou montar taxado ou destaxado

                      se for ap mi, monte o turbo no motor original de fábrica q aguenta 240 cvs na boa

                      se for meu vts essa pot vem c 0,2 a 0,3 de turbo :hauhau: :hauhau: :hauhau: :hauhau:

                      1 Resposta Última resposta
                      • G Offline
                        G Offline
                        gti-xxe
                        escreveu em última edição por
                        #30

                        fluff

                        vc disse que usao o ponto a quase 0 pra poder por pressao e assim render mais

                        se isso for usado em um motor de miolo original vai traser rendimento ou nao, ou isso e um caso so para os motores top pra arancada somente

                        1 Resposta Última resposta
                        • G Offline
                          G Offline
                          gti-xxe
                          escreveu em última edição por
                          #31

                          caroline

                          concordo que nao da para comparar

                          oque eu quis expor foi a taxa que e usada no motor audi

                          e sabendo que nao tem nada a ver um motor com outro saber quanto se pode por de presao no motor do santana somente para ter uma base de quanto ele aguenta

                          blz

                          1 Resposta Última resposta
                          • P Offline
                            P Offline
                            pepsimanbr
                            escreveu em última edição por
                            #32

                            fluff, lembre que taxa pra alcool é uma, e pra metanol é outra, bem mais alta (e mais alta ainda se tiver nitrometano na mistura).

                            desviando um pouco o tópico, onde acho nitrometano? é fácil de achar? é pra aeromodelismo… :hauhau:

                            1 Resposta Última resposta
                            • O Offline
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                              overspeed
                              escreveu em última edição por
                              #33

                              ai que tá fluff… os calculos aí são teóricos, mas como ninguem conseguiu dar as equações fica dificil sabe que considerações foram feitas pra simplificar um calculo extremamente complexo e chegar nos valores que foram dados...

                              mas por exemplo:

                              motor 2.0 com 12:1 de taxa e 1 bar de pressão: 4149,20 cc

                              motor 2.0 com 8,5:1 de taxa e 1 bar de pressão: 4232,96 cc

                              ou seja o destaxado consegue (admitindo que as contas são corretas) admitir um volume 2% maior, porém lembrando do resultado da taxa dinâmica (que é algo que num gosto de chamar assim, mas serve pra facilitar o entendimento):

                              motor 2.0 com 12:1 de taxa e 1 bar de pressão = 24:1

                              motor 2.0 com 8,5:1 de taxa e 1 bar de pressão = 17:1

                              sabemos que quanto maior a taxa de um motor (e ele não sabe se a mesma vem de mais ar empurrado por um compressor ou turbo ou aspirado) maior é o rendimento dele.

                              dentro de certos limites de valores (de 8 até uns 13:1) a gente sabe que mais ou menos a metade do que se aumenta a taxa é o que se tem de aumento de rendimento do motor, ou seja um motor de 12,5:1 tem cerca de 23% a mais de potência que o mesmo motor usando 8,5 (obvio que dependendo do acerto de ponto, do combustivel usado, comando, etc isso se altera e bastante) entaum... o motor com mais taxa pode até admitir menor volume, porém o volume admitido poderá gerar mais trabalho (ou seja potência)

                              a questão aí é outra... com 12,5:1 de taxa já se eleva tanto a taxa dinâmica que geralmente é preciso mexer no avanço (diminuindo-o bastante) para que não ocorra detonação... então esse passa a ser o diferencial...

                              agora se o calculo for feito usando pressão mais baixa que não necessite diminuir tanto o avanço certamente o taxado tem melhor consumo, e provavelmente gerará mais torque em rotação mais baixa (alémde respotas mais rápidas ao acelerador)... só que qto mais taxa e pressão vai usando menos ponto pode usar chega uma hora que inverte e a taxa dinâmica cai

                              1 Resposta Última resposta
                              • G Offline
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                                Gaucho
                                escreveu em última edição por
                                #34

                                a questão aí é outra… com 12,5:1 de taxa já se eleva tanto a taxa dinâmica que geralmente é preciso mexer no avanço (diminuindo-o bastante) para que não ocorra detonação... então esse passa a ser o diferencial...

                                agora se o calculo for feito usando pressão mais baixa que não necessite diminuir tanto o avanço certamente o taxado tem melhor consumo, e provavelmente gerará mais torque em rotação mais baixa (alémde respotas mais rápidas ao acelerador)... só que qto mais taxa e pressão vai usando menos ponto pode usar chega uma hora que inverte e a taxa dinâmica cai

                                over,

                                tenho meu vts desde zero e tem manutenção criteriosa e cuidadosa (adoro meu carro)

                                tá hj c + de 130k kms(parte de baixo nunca mexí)…......110k andando no álcool e uns 80k c o turbo (5 anos já)

                                uso ie original + hpi e perfect power p pequenos ajustes de ponto e combustível

                                ando c pouca pressão (entre 0,6 a 0,8) e em wot dou até 5º a + q o original.

                                já andei c 1,2kg e nunca retirei ponto e nunca tive problemas

                                a taxa original do meu motor é 10,8 (a minha deve estar em torno de 11 pois preparei o cabeçote)

                                só alegria e muita potência :hauhau:

                                1 Resposta Última resposta
                                • F Offline
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                                  Fluff
                                  escreveu em última edição por
                                  #35

                                  fluff

                                  vc disse que usao o ponto a quase 0 pra poder por pressao e assim render mais

                                  se isso for usado em um motor de miolo original vai traser rendimento ou nao, ou isso e um caso so para os motores top pra arancada somente

                                  o principio é o mesmo pra rua ou pra arrancada.

                                  so que forca o equipamento, principalmente a turbina, pq diminuindo tanto o ponto, vc vai fazer parte da queima acontecer la na carcaca quente.

                                  desviando um pouco o tópico, onde acho nitrometano? é fácil de achar? é pra aeromodelismo… :hauhau:

                                  vai em

                                  www.nitrometano.com.br

                                  esse eu agarantcho .

                                  ai que tá fluff… os calculos aí são teóricos, mas como ninguem conseguiu dar as equações fica dificil sabe que considerações foram feitas pra simplificar um calculo extremamente complexo e chegar nos valores que foram dados...

                                  .

                                  .

                                  .

                                  agora se o calculo for feito usando pressão mais baixa que não necessite diminuir tanto o avanço certamente o taxado tem melhor consumo, e provavelmente gerará mais torque em rotação mais baixa (alémde respotas mais rápidas ao acelerador)... só que qto mais taxa e pressão vai usando menos ponto pode usar chega uma hora que inverte e a taxa dinâmica cai

                                  entao. foi o que disse.

                                  tem meio que equilibrar a questao da taxa e pressao.

                                  a gente acaba aprendedo mais na pratica que na teoria e tem ideia de até onde da pra ir. mas logico que tendo a base teorica da pra aproveitar isso muito melhor e construir um puta de um motor.

                                  é em cima desse mito de taxa vs. pressao que dizem que o motor do felipe gerdau foi feito.

                                  enquanto a gente usa taxa baixa (entre 8 e 9.5) e turbinona (s372/gt4094r/etc), reza a lenda que o motor dele é mais taxado (pra cima de 10.5/11) e ai ele usa turbo menor (gt3582r) com uma certa eficiencia.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • * Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #36

                                    citando ao fluff:

                                    motor taxado rende melhor com turbo menor, e motor menos taxado rende melhor com turbo maior.

                                    então não espante ao fato de ver alguem com motor taxado usando turbo menor q a média.

                                    e 11:1 usando metanol / metanol + nitrometano, correto?

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • F Offline
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                                      escreveu em última edição por
                                      #37

                                      exato

                                      :hauhau:

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                                        #38

                                        exato

                                        :hauhau:

                                        uma pergunta:

                                        entendemos que “enchimento volumétrico” consiste do volume de ar e combustivel admitido pelo motor durante o ciclo de admissão, cujo inicio e o termino coincide com a abertura e o fechamento da válvula de admissão.

                                        a taxa de compressão compreende a relação entre o volume da câmara de combustão completamente distentida para o volume da câmara de combustão completamente comprimida. por exemplo, quando se diz que um motor possui uma taxa de compressão de 10:1, isto significa que a câmara de combustão, quando completamente distendida, possui 10 vezes maior volume em relação à câmara completamente comprimida.

                                        em geral, quanto maior a taxa de compressão, maior o rendimento termomecânico desses motores - porém, a compressão tem limites, seja pela constituição do motor (ferro, alumínio etc.), pelo limite à detonação/pré-ignição do combustível, seja pelo limite de pressão/temperatura ou de durabilidade suportado pelo motor em questão.

                                        dessa forma compreende-se que o “enchimento volumetrico” acarreta alterações na taxa de compressão dinamica.

                                        de que maneira a taxa de compressão medida ou calculada altera o “enchimento volumetrico” ?

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                                        • G Offline
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                                          gti-xxe
                                          escreveu em última edição por
                                          #39

                                          estava pesquisando

                                          e vi que

                                          muitos dos carros que quebrarao recordes no festival de curitiba incluindo a caravan que levantou a galera usao taxa alta

                                          a caravan usa uma taxa de 11:1 e somente 1,6k de pressao e é muito forte

                                          mas tem esse fator que a caroline falou do tamanho da turbina, que para um motor taxado usa pouca pressao e destaxado osa bastante e em altas rotaçoes presisa de um volume grande de ar comprimido enquanto o taxado usa menos rendendo mais

                                          1 Resposta Última resposta

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