Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Blocante de engrenagens serve p pista/circuito ?

Blocante de engrenagens serve p pista/circuito ?

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
86 Posts 19 Posters 18.4k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • P Offline
    P Offline
    Pix
    escreveu em última edição por
    #46

    usando o google

    http://www.nekarth.com.br/portugues/reposicao.asp

    mas não diz o tipo.

    vou mandar email perguntando se tem para f1 da gm.

    1 Resposta Última resposta
    • P Offline
      P Offline
      Pix
      escreveu em última edição por
      #47

      to perguntando para outros fabricantes também. já mandei e estou aguardando retorno.

      1 Resposta Última resposta
      • P Offline
        P Offline
        Pix
        escreveu em última edição por
        #48

        enquanto aguardo o email…

        no google groups, eu achei esse texto, na comunidade dodge v8, escrito pelo juliano kowalski barata.

        estou colocando todos os créditos (nome da pessoa e de onde eu retirei), por não conhecer a pessoa e saber como é chato copiar texto e não colocar crédito, porém o texto é bem interessante. foto no final.

        fala pessoal, é meio longo o assunto que vou escrever abaixo, mas pode ser a

        luz para muitos dodgeiros desesperados atrás de dana por causa do

        autoblocante. como o assunto talvez interesse também aos donos de opala,

        anexei a mensagem à respectiva lista.

        eu tenho um amigo que é piloto de maverick (corre em interlagos, a foto em

        anexo é minha) e é patrocinado pela kaiser, uma fábrica que está com um

        sistema diferente e patenteado, de bloqueio do diferencial.

        o sistema lembra um detroit truetrac, tanto pela aparência externa como

        princípio básico de funcionamento (ex: sensitivo pela velocidade das rodas,

        e não por torque), mas opera por através de vários roletes dentro de dois

        cubos (um para cada ponta de eixo) estriados; ao invés de engrenagens ou

        discos.

        até o momento vou ficar devendo detalhes esmiuçados de como funciona

        tecnicamente o dispositivo, porque só tive a oportunidade de bater um papo

        meio rápido com o pessoal da fábrica quando fui visitá-los com esse amigo.

        de qualquer forma, anexei uma visão explodida do sistema.

        o que eu posso dizer, na prática, é o sistema bloqueia 100% (ou 50-50 para

        cada roda de tração) quando o carro está em linha reta ou quando a

        velocidade entre as rodas de tração é igual. eu senti que há uma certa

        tolerância de diferença de velocidade entre as rodas, onde ele continua

        50-50; garantindo uma arrancada muito forte em termos de tração. quando

        começamos a entrar numa curva, o sistema desbloqueia (por princípio

        mecânico, nada automatizado) o diferencial e as rodas conseguem operar em

        velocidades diferentes; garantindo o comportamento dinâmico que não temos em

        um diferencial autoblocante normal, muito menos de um soldado.

        nas saídas de curva e/ou quando a velocidade entre as rodas é quase igual,

        o kaiser volta a blocar 100%, e você consegue sair muito forte.

        num diferencial autoblocante comum, sempre temos a sensação de que o carro

        está sendo empurrado para fora nas entradas de curva, justamente porque

        ele libera o bloqueio nas curvas até um certo limite, e daí temos aquela

        força gerada pela velocidade superior (relativa às trajetórias descritas) da

        roda interna em relação à externa.

        uma das dúvidas que eu tinha na prática, era sobre a suavidade do momento

        da liberação ou bloqueio das rodas. elas foram sanadas quando andei com esse

        amigo piloto de maverick, na chuva. dá para sentir quando ele bloqueia ou

        desbloqueia, mas não há trancos de qualquer espécie. vou tentar explicar

        como dá pra sentir o sistema funcionando:

        você sente ele desblocando na entrada da curva, porque você simplesmente

        consegue fazer a tomada sem a sensação de que o carro está sendo empurrado

        pela roda de dentro. e você sente ele blocando na saída da curva porque a

        roda interna volta a empurrar com força. parece até banal, mas é bem assim

        mesmo. a tração que dá para se obter nas saídas de curva é covardia.

        alguns pitacos:

        • resistência: o sistema têm sido utilizado em competições como off-road e

        rock crawling (muito torque, relações reduzidíssimas), além de estar

        equipado em um maverick de corridas. sem quebras nem manutenção. e por não

        funcionar por discos como a maior parte dos autoblocantes, ele não perde

        eficácia do bloqueio. alguns engenheiros mecânicos que estiveram por lá

        gostaram da qualidade de usinagem das peças.

        • resistência ii: penso que o ultimate test de resistência seria pegar um

        carro de arrancada muito potente, com slicks e vht, e mandar brasa. como nos

        blocantes normais (dos que eu vi) a tendência é dos semi-eixos irem para o

        espaço antes, eu meio que duvido que o sistema não dê conta do recado.

        • dá pra fazer zerinhos, burnouts, borrachadas de esquina? e se eu fizer uma

        curva errada (entrando forte demais)? ainda não sei. vou fazer uma matéria

        bandida, digo, interessante com o david, o piloto do maverick. o kaiser

        também está instalado no carro de rua dele, mas por falta de tempo e excesso

        de $ investido nas corridas, ele ainda não teve tempo nem espaço para

        realizar os testes. quando o fizermos, será publicado no meu site, ou quem

        sabe até lá, numa revista. será em breve.

        -por quê estou fazendo essa propaganda? bom, os donos de dodge como eu estão

        sempre com uma mão na frente e outra atrás quando o assunto são rodas e

        autoblocantes (graças à simca e aos braseixos). depois, porque o sistema *de

        fato* funciona muito bem e foi testado durante uma temporada inteira em

        interlagos. eu não estou vendendo o sistema, nem tenho qualquer participação

        nas vendas disso; apesar de estar acompanhando tudo por interesse próprio.

        • vale a pena usar o c-clip eliminator kitá depois que eu peguei as

        travinhas em c nas mãos, eu acho que seria bastante interessante comprar o

        eliminator sim. custa uns 135 dólares, os da strange e da moser.

        • disponibilidade: para dodge dana já foi entregue um sistema. para dodge

        braseixos, eu mesmo mandei o meu miolo do diferencial, verificaram que era

        possível a fabricação após tirarem as medidas, e eles começarão a

        produzir em janeiro. testes serão feitos para o sistema de omega incluindo

        os ex-stock cars também, na mesma época.

        • e o opala? eu não sei, mas os interessados podem responder. a caixa de

        satélites é igual? as medidas das peças do miolo são iguais ou ao menos

        parecidasó se forem parecidas com as do dodge, então certamente a fabricação

        será possível. e com a quantidade de opalas que temos fabricados, creio

        que a empresa terá interesse em produzí-lo em série.

        basicamente é isso o que eu tenho a dizer por enquanto. só reiterando, isso

        aqui não é papo de polishop nem 1406, nada de picaretagem. eu vi, andei,

        visitei, e estou divulgando a novidade para vocês. tendo novidades do

        brinquedo, sejam boas ou ruins, vou atualizando para os interessados.

        1 Resposta Última resposta
        • 0 Offline
          0 Offline
          036ullivan
          escreveu em última edição por
          #49

          o loko animal, deve funcionar perfeitamente bem

          1 Resposta Última resposta
          • * Offline
            * Offline
            * Caroline Stella *
            escreveu em última edição por
            #50

            pietro, esse sistema é praticamente o mesmo que se usa nos diferenciais reguláveis de carros de r/c =p

            1 Resposta Última resposta
            • * Offline
              * Offline
              * Caroline Stella *
              escreveu em última edição por
              #51

              detalhe q na antiga pista de r/c daqui, dava pra escutar claramente os pneus cantando nas saidas das curvas, dependendo da regulagem dos diferenciais. muito show :jaca:

              1 Resposta Última resposta
              • G Offline
                G Offline
                G u s t a v o
                escreveu em última edição por
                #52

                a turbo anhanguera vende os kaiser por r$2.400,00

                1 Resposta Última resposta
                • A Offline
                  A Offline
                  AVILA GTS
                  escreveu em última edição por
                  #53

                  http://www.youtube.com/watch?v=x-oierxm8-s

                  segue um video mostrando, como falei é caro, mais parece ser muito bom. para meu carro fica em 2200,00

                  1 Resposta Última resposta
                  • P Offline
                    P Offline
                    Pix
                    escreveu em última edição por
                    #54

                    fantastico. vai para a wish list .

                    se for comparar, os grigos vendem por 500 doletas os blocantes…

                    1 Resposta Última resposta
                    • C Offline
                      C Offline
                      celso
                      escreveu em última edição por
                      #55

                      alguém conhece ou já usou os quaife?

                      1 Resposta Última resposta
                      • L Offline
                        L Offline
                        Lee
                        escreveu em última edição por
                        #56

                        gaucho já tentou ver os blocantes kaiser 100%? , são caros mais me parecem bem eficientes, estou pesquisando para colocar no meu.

                        também to atras de info sobre esse blocante pro ap, o povo da ta não responde meus emails. godão ta correndo atras tb e nao acha.

                        o que achei de infos deles é relacionada a jeeps, galera que faz trilha, e nesse meio a kaiser é bem conceituada, e cara.

                        1 Resposta Última resposta
                        • G Offline
                          G Offline
                          G u s t a v o
                          escreveu em última edição por
                          #57

                          bertolotti de pastilha.

                          **eu penso na quebra, porque pode ocorrer. o bertolotti de pastilhas ao quebrar ele desarma, o que lhe permite virar o volante tranquilamente.

                          os modelos torsen ao quebrar ele mantém blocado, esse é o perigo, pelo menos tração dianteira.**

                          1 Resposta Última resposta
                          • A Offline
                            A Offline
                            Adriano Sushi
                            escreveu em última edição por
                            #58

                            não consegui entender como o bertoloti funciona…

                            1 Resposta Última resposta
                            • 1 Offline
                              1 Offline
                              16volts
                              escreveu em última edição por
                              #59

                              eu penso na quebra, porque pode ocorrer. o bertolotti de pastilhas ao quebrar ele desarma, o que lhe permite virar o volante tranquilamente.

                              os modelos torsen ao quebrar ele mantém blocado, esse é o perigo, pelo menos tração dianteira

                              o torsen do sapinho vai q vai … tem carro aqui com 600hp em cima dos a048 andando na rua e tá aguentando... e vou te dizer, é outro mundo em relação ao de pastilha viu... o carro anda bizarramente reto :ohoh:

                              1 Resposta Última resposta
                              • L Offline
                                L Offline
                                Lee
                                escreveu em última edição por
                                #60

                                preço do sapinho?

                                sei que o bertolloti, acabei de receber o orçamento, para ap custa r$2.800,00 :ohoh:

                                1 Resposta Última resposta
                                • 0 Offline
                                  0 Offline
                                  036ullivan
                                  escreveu em última edição por
                                  #61

                                  o torsen do sapinho vai q vai … tem carro aqui com 600hp em cima dos a048 andando na rua e tá aguentando... e vou te dizer, é outro mundo em relação ao de pastilha viu... o carro anda bizarramente reto :ohoh:

                                  faz curva?

                                  usando o torsen do sapinho?

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • 1 Offline
                                    1 Offline
                                    16volts
                                    escreveu em última edição por
                                    #62

                                    faz curva?

                                    usando o torsen do sapinho?

                                    normal de tudo fazer curva …

                                    manobrar, etc...

                                    o foda eh o preco, nao eh nada barato..

                                    se eu te falar q eh x ou y vou tar mentindo, mas era bem mais q 2 mil.

                                    http://www.sapinhocambios.com.br/teste/sup…ns/dsc04171.jpg

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • L Offline
                                      L Offline
                                      Lee
                                      escreveu em última edição por
                                      #63

                                      éeeee, pelo visto esses sistemas, tanto sapinho, kaiser, bertolotti, é tudo pau pra mais de r$2.500 pra ap :ohoh:

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • P Offline
                                        P Offline
                                        Pix
                                        escreveu em última edição por
                                        #64

                                        no pain no gain…

                                        ainda sem resposta. vou mandar outro email cobrando.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • 0 Offline
                                          0 Offline
                                          036ullivan
                                          escreveu em última edição por
                                          #65

                                          mas prefiro aí gastar seus 2500,00 num blocante desses do que tem que trocar um desses lixo de porca de 200,00 que tem por aí que duram 4 puxadas.

                                          certo que pro cambio ficar perfeito tem que ter tudo forjado : 1a a 5a, blocante, coroa e pinhão.

                                          aí parte para as homocinéticas e bolachões de câmbio que vão quebrar… hahahahaha carro preparado acima dos 400cv é uma merda :ohoh:

                                          1 Resposta Última resposta

                                          • Login

                                          • Não tem uma conta? Cadastrar

                                          • Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários