Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Taxa ap 1.9 tá broca. help ???????????????

Taxa ap 1.9 tá broca. help ???????????????

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
182 Posts 28 Posters 28.6k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • M Offline
    M Offline
    Maran
    escreveu em última edição por
    #154

    não conheço ninguem que faz ou fez, meu tio que é caminhoneiro a + e 20 anos tbm não conhece. amanhã vou dar um pulo no mecânico e perguntar pra ele se sabe de algo do tipo.

    maran,obrigado pelo interesse.os caras fizeram isso em motores para queimar biodisel,encheram para aumentar a taxa.posso te passar o tel dos caras e vc esclarece suas dúvidas.mando por mp como já fiz com algúms colégas.adianto que os caras tem o macete para fazer,e não é com qualquer vareta de solda não,eles tem alguma coisa especial por lá.

    maran,esqueci de dizer que depois da brincadeira das canaletas que você fez ,me lembrei que eles já fizeram isso em canaletas de pistões também,pistões que quebraram e eles arrumaram na tig.e segundo me informaram,para eles esse tipo de trampo não é novidade.

    acabo de vir do mecânico, ele nunca ouviu falar disso , ficou com a pulga tão atrás da orelha que até parou de arriar um cambio pra ligar pra retifica que faz os trampos pra ele, em sp. na retífica disseram que eles não fazem , por conta de diferença de massas , não pela caloria, e que alem disso não compensa fazer pois peça, pelo menos por aqui, não é problema, mas que no interior é relativamente comum fazerem, aqui um kit mahle de 1 cilindro de pistão+camisa+anéis custa 420 reais pro meu motor por exemplo (scania ds14).

    1 Resposta Última resposta
    • M Offline
      M Offline
      Maran
      escreveu em última edição por
      #155

      uma coisa que precisa ser vista , é o quanto esquenta a camara de um motor diesel e o quanto esquenta num motor ciclo otto, essa info eu não tenho e acho que seria bem pertinente.

      1 Resposta Última resposta
      • B Offline
        B Offline
        Buddy Guy
        escreveu em última edição por
        #156

        interessante . inovações são sempre bem vindas , nunca tinha ouvido falar sequer de algo parecido .

        de qualquer forma , faço questão de ver o vídeo de funcionamento . aliás , vc não tem fotos das peças ?

        fala fiasa.tem fotos da peripécia sim,lá na primeira pagina.

        1 Resposta Última resposta
        • B Offline
          B Offline
          Buddy Guy
          escreveu em última edição por
          #157

          acabo de vir do mecânico, ele nunca ouviu falar disso , ficou com a pulga tão atrás da orelha que até parou de arriar um cambio pra ligar pra retifica que faz os trampos pra ele, em sp. na retífica disseram que eles não fazem , por conta de diferença de massas , não pela caloria, e que alem disso não compensa fazer pois peça, pelo menos por aqui, não é problema, mas que no interior é relativamente comum fazerem, aqui um kit mahle de 1 cilindro de pistão+camisa+anéis custa 420 reais pro meu motor por exemplo (scania ds14).

          brinquedo não heim,péça de caminhão a negada sangra mesmo,né?foi o que eu disse maran,os caras que fizeram o meu trampo são os que tem a maior torneadora da cidade.e já existem a anos,vem de gerações, de pai para filho e por ai vai.e que por sorte são amigos meus.quando invento novas peripécias sempre faços as engenhocas por lá.e quando a coisa tem chances reais de naufrágio,eles logo me avisam,olha esse trem não vai prestar não heim?agora quando a coisa dá certo e funciona ou eles já fizeram e deu certo eles avisam,olha mete pau que dá certo.eles não aliza não. se não presta,eles fala logo.

          1 Resposta Última resposta
          • B Offline
            B Offline
            Buddy Guy
            escreveu em última edição por
            #158

            uma coisa que precisa ser vista , é o quanto esquenta a camara de um motor diesel e o quanto esquenta num motor ciclo otto, essa info eu não tenho e acho que seria bem pertinente.

            maran,no diésel as cargas são bem mais violentas que nos gasolina ou alcool,sem dúvida.taxa de diesel é gigante,e na maioria das vezes o motor é turbinado e sem intercooler.dai vc já imagina né?na quantidade de temperatura que fica dentro de um motor desses ai,numa subida de serra com 40 tonelas em cima né?

            1 Resposta Última resposta
            • B Offline
              B Offline
              Buddy Guy
              escreveu em última edição por
              #159

              maran,veja só de o porque dessa peripécia.deu na doidoda de motar um 1.9 com bielas de kd e pistão de fusca.pois os pistões eu já tinha,paguei uns 50 por eles(metal leve).anéis 40 conto (cofap by mahle).té ai,blz.barato né?ai quando montei tudo,foi que veio o susto.6mm abaixo do bloco,sem contar a cava dos pistões,que nem medi quanto fica a mais pra baixo.pensei agora fúfú pensei em fazer buxa deslocada na biela para fazer os pistões subirem mais.mas o que eu iria ganhar,e ainda enfraquecer as bielas no topo,em função de esmerilhar onde vai os pinos para subir mais.foi quando eles me falaram que não ia compeçar.aí sai atraz de pesquisar pistões que dessem certo.tentei pistões do 1.6,que são mais altos que os de 1.8 em relação a altura de pinos.também não deu,por conta do já arrombado bloco p/ 1.9.pensei,vou de forjado.puts desanimei,mil cacetada sem anéis heim?fiquei desesperado,e agora?voltar pra trás já não dava.o cilindro já estava aberto para 83,5.comprar forjado,sem chance.o meu póbre bolso,não alcança.foi quando comentei com o flávio dono da torneadora.flávio e agora,tô ferrado,me ajuda nessa.foi quando ele disse e se agente enchesse os pistões na tig.na hora tive a mesma repulsa que os colégas de fórum tiveram.não pára,derrete tudo,fica um bosta e blá,blá,blá.foi quando ele me disse que já havia feito em carreta,pistões de dt que eles tamparam as janelas dos pistões p/serem usados em lambretas.aí pensei,se dá certo em carreta,porque não daria certo no apofoi quando a chance de sair da caverna de platão surgiu.e me perguntei porque temer o novo,se esse novo já foi feito em outros casos e já não é mais tão novo?falei mete o pau então.acompanhei todo o serviço,e na hora que começaram a soldagem pensei comigo.que loucura,mais que fazer com aquela difereça de 6 mm?comprar pistões forjado num do conta,voltar para traz não tem mais geito,rebaixar o bloco,nem pensar.agora vou pro tudo ou nada.entendeu agora, de o porque de tudo isso?

              1 Resposta Última resposta
              • M Offline
                M Offline
                Maran
                escreveu em última edição por
                #160

                maran,veja só de o porque dessa peripécia.deu na doidoda de motar um 1.9 com bielas de kd e pistão de fusca.pois os pistões eu já tinha,paguei uns 50 por eles(metal leve).anéis 40 conto (cofap by mahle).té ai,blz.barato né?ai quando montei tudo,foi que veio o susto.6mm abaixo do bloco,sem contar a cava dos pistões,que nem medi quanto fica a mais pra baixo.pensei agora fúfú pensei em fazer buxa deslocada na biela para fazer os pistões subirem mais.mas o que eu iria ganhar,e ainda enfraquecer as bielas no topo,em função de esmerilhar onde vai os pinos para subir mais.foi quando eles me falaram que não ia compeçar.aí sai atraz de pesquisar pistões que dessem certo.tentei pistões do 1.6,que são mais altos que os de 1.8 em relação a altura de pinos.também não deu,por conta do já arrombado bloco p/ 1.9.pensei,vou de forjado.puts desanimei,mil cacetada sem anéis heim?fiquei desesperado,e agora?voltar pra trás já não dava.o cilindro já estava aberto para 83,5.comprar forjado,sem chance.o meu póbre bolso,não alcança.foi quando comentei com o flávio dono da torneadora.flávio e agora,tô ferrado,me ajuda nessa.foi quando ele disse e se agente enchesse os pistões na tig.na hora tive a mesma repulsa que os colégas de fórum tiveram.não pára,derrete tudo,fica um bosta e blá,blá,blá.foi quando ele me disse que já havia feito em carreta,pistões de dt que eles tamparam as janelas dos pistões p/serem usados em lambretas.aí pensei,se dá certo em carreta,porque não daria certo no apofoi quando a chance de sair da caverna de platão surgiu.e me perguntei porque temer o novo,se esse novo já foi feito em outros casos e já não é mais tão novo?falei mete o pau então.acompanhei todo o serviço,e na hora que começaram a soldagem pensei comigo.que loucura,mais que fazer com aquela difereça de 6 mm?comprar pistões forjado num do conta,voltar para traz não tem mais geito,rebaixar o bloco,nem pensar.agora vou pro tudo ou nada.entendeu agora, de o porque de tudo isso?

                eu tô querendo muito ver isso, juro que torço pra dar certo, por mais que pareça como fazer fogo molhado . taca o pau e mostra pra gente logo. :copa:

                1 Resposta Última resposta
                • R Offline
                  R Offline
                  realz
                  escreveu em última edição por
                  #161

                  peria, pistão forjado a mais de mil reaisó nem sabia que o governo brasileiro vendia pistões…

                  1 Resposta Última resposta
                  • S Offline
                    S Offline
                    smk. 0
                    escreveu em última edição por
                    #162

                    ja ouvi um caso de meterem solda em cima dos pistoes pra aumentar a taxa… mas nao sei qto tempo durou essa gambi

                    1 Resposta Última resposta
                    • B Offline
                      B Offline
                      Buddy Guy
                      escreveu em última edição por
                      #163

                      eu tô querendo muito ver isso, juro que torço pra dar certo, por mais que pareça como fazer fogo molhado . taca o pau e mostra pra gente logo. :copa:

                      ok maran,eu também tô ancioso para ver essa engenhóca funcionando.quando funcionar prometo que posto um vidêo , do trem pegano fogo hehehehe

                      1 Resposta Última resposta
                      • Z Offline
                        Z Offline
                        zaninii
                        escreveu em última edição por
                        #164

                        olhando as fotos realmente o trampo parece que ficou bom… agora parte para o teste prático... monta e ve o q dá... fiquei até curioso... tô na torcida para que dê certo...

                        abraços

                        1 Resposta Última resposta
                        • B Offline
                          B Offline
                          Buddy Guy
                          escreveu em última edição por
                          #165

                          olhando as fotos realmente o trampo parece que ficou bom… agora parte para o teste prático... monta e ve o q dá... fiquei até curioso... tô na torcida para que dê certo...

                          abraços

                          valeu zaninni,brigadão pela torcida.assim que tiver funcionando eu pósto o vidêo da parada.hehehehe

                          1 Resposta Última resposta
                          • 1 Offline
                            1 Offline
                            16volts
                            escreveu em última edição por
                            #166

                            tb to no aguardo disso ai …

                            posta o video com o parafuso torcido hein ??

                            1 Resposta Última resposta
                            • B Offline
                              B Offline
                              Buddy Guy
                              escreveu em última edição por
                              #167

                              boa 16,essa do parafuso torcido.hehehehe

                              1 Resposta Última resposta
                              • F Offline
                                F Offline
                                fabio_exata
                                escreveu em última edição por
                                #168

                                buddy guy,

                                ouvi dizer que tem um vira do santana, com um curso maior das bielas, quem sabe da certo

                                não sei qual , se é 1.8 ou 2.0 .

                                agora esse lance da solda, pode ser que de algum problema de balanceamento ou de liga de material,

                                agora, soltar a solda do pistão , não creio que seja possível , pois eu mesmo já fiz varios trabalhos desse ai.

                                tipo soldar pistão de moto (cr 250cc) .

                                encher e usinar canaletas de anel (caminão detroid diesel).

                                encher e usinar janelas de pistão.(adaptar pistão de dt-180 em lambreta)

                                reforçar a cabeça do pistão, como, enchendo de solda por dentro, engrossando a parede do mesmo.

                                agora, é claro que tem um risco ai, motor turbinado exige muito das peças e do acerto

                                na minha opinião, é um risco que você vai correr, talvez aguente , talvez não .

                                talvez não aguente igual a um pistão forjado, mais da pra quebrar um galho.

                                até os famosos f-1 quebram, não é mesmo

                                é isso ai. t+

                                1 Resposta Última resposta
                                • B Offline
                                  B Offline
                                  Buddy Guy
                                  escreveu em última edição por
                                  #169

                                  buddy guy,

                                  ouvi dizer que tem um vira do santana, com um curso maior das bielas, quem sabe da certo

                                  não sei qual , se é 1.8 ou 2.0 .

                                  agora esse lance da solda, pode ser que de algum problema de balanceamento ou de liga de material,

                                  agora, soltar a solda do pistão , não creio que seja possível , pois eu mesmo já fiz varios trabalhos desse ai.

                                  tipo soldar pistão de moto (cr 250cc) .

                                  encher e usinar canaletas de anel (caminão detroid diesel).

                                  encher e usinar janelas de pistão.(adaptar pistão de dt-180 em lambreta)

                                  reforçar a cabeça do pistão, como, enchendo de solda por dentro, engrossando a parede do mesmo.

                                  agora, é claro que tem um risco ai, motor turbinado exige muito das peças e do acerto

                                  na minha opinião, é um risco que você vai correr, talvez aguente , talvez não .

                                  talvez não aguente igual a um pistão forjado, mais da pra quebrar um galho.

                                  até os famosos f-1 quebram, não é mesmo

                                  é isso ai. t+

                                  legal, fabio_exata.o lânce do vira seria o do 2.0 que tem maior curso,mais ai teria que esmerilhar algumas coisas no bloco,para os contra pesos não bater.quanto aos pistões,em todo motor preparado tem lá seus riscos.mais ainda confio no trampo dos caras por lá.se não desse certo,os caras que já tem uma grande experiência em torneadora, não fariam para mim.e ainda por cima são meus amigos,não iriam fazer esse tipo de serviço para mim sabendo que não ia prestar.abração fabio,obrigadão pela força.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • S Offline
                                    S Offline
                                    showgan
                                    escreveu em última edição por
                                    #170

                                    opá…

                                    sinceramente não li detalhadamente tosdos os post

                                    mas me tira a duvida:

                                    a) como ficou o peso dos pistões comprados a oem e forjados?

                                    :nerd: como ficou o centro de gravidade com o deslocamento? será que com este incremento não vai bater saia?

                                    c) já funcionou o motor?

                                    abraços....

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • B Offline
                                      B Offline
                                      Buddy Guy
                                      escreveu em última edição por
                                      #171

                                      bom,desenterrando aqui fiquei um tempo afastado e deixei a mecânica de lado.agora resolvi retomar a montagem do motor.mas sem os pistos enxidos de solda(resolvi dar ouvidos para turma e não arriscar).porém,como o bloco já está aberto para 1.9 com pistões de fusca 1500 std(83,5),resolvi descolar outros pistões de fuca original(sem solda..hehehe),para montar o motor.só que estou esbarrando no seguinte problema: os pistões de fusca com as bielas de kd,ficaram 6mm abaixo do topo do bloco.e agora,que que faço com esta diferença toda? andei buretando meu cabeçote e a medida foi 34 cc.buretei também as cavas dos pistões de fusca(deu 14,5cc).só não buretei o cilindro.daí,pergunto aos colegas que sabem de calculos de taxa(a quem poder dar esta força):será quanto está de taxa com esta configuração? pensei em aproveitar esta destaxada(que com certeza com esta configuração ,o motor deve estar bem destaxado) e montar o turbo na gasolina(sei também dos inconveniêntes disto).pensei também no alcool(mas só que para acertar o carro com este motor destaxado assim,vai ser osso).pensei também em mandar plainar o bloco,para ver se alcanço uma taxa mais acessível para rodar no álcool.só quem antes de plainar o bloco,teria que saber o quanto devo retirar.só que para isto,teria que fazer os calculos,para saber a quantas anda a taxa deste motor(só que não tenho nem idéia comé que faz para calcular ).por isto mais uma vez, peço ajuda da turma aqui,valeu? abraço a todos

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • M Offline
                                        M Offline
                                        menegotto
                                        escreveu em última edição por
                                        #172

                                        resumidamente:

                                        motor 1900cc, serial 475cc por cilindro.

                                        vc tem 14,5cc na cava + 34cc no cabeçote e mais uns 6cc na junta. totaliza 54,5cc

                                        475 / 54,5 = 8,7:1 de taxa

                                        logo, se o pistão ficar rente ao bloco sua taxa vai ser de 8,7:1… então o jeito é plainar o bloco até emparelhar com o pistão ou no máximo uns 5 décimos abaixo do bloco...

                                        a não ser que queira rodar com nada de taxa e ter um consumo de alcool horrível....

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • Q Offline
                                          Q Offline
                                          quarteto
                                          escreveu em última edição por
                                          #173

                                          resumidamente:

                                          motor 1900cc, serial 475cc por cilindro.

                                          vc tem 14,5cc na cava + 34cc no cabeçote e mais uns 6cc na junta. totaliza 54,5cc

                                          475 / 54,5 = 8,7:1 de taxa

                                          logo, se o pistão ficar rente ao bloco sua taxa vai ser de 8,7:1… então o jeito é plainar o bloco até emparelhar com o pistão ou no máximo uns 5 décimos abaixo do bloco...

                                          a não ser que queira rodar com nada de taxa e ter um consumo de alcool horrível....

                                          as contas não são bem essas…

                                          diâmetro: 83,5 mm = 8,35 cm

                                          curso: 86,4 mm = 8,64 cm

                                          pistão 6mm abaixo do topo do bloco = 0,6 cm

                                          supondo que a junta deformada tenha 1mm e exatamente o diâmetro dos cilindros = 0,1 cm

                                          volume do cilindro em pmi = [ (8,35/2)^2 * pi * (8,64+0,1+0,6) ] + 14,5 + 34 = 511,46 + 14,5 + 34 = 559,96 cc

                                          volume do cilindro em pms = 14,5 + 34 + [ (8,35/2)^2 * pi * (0,1+0,6) ] = 14,5 + 34 + 38,33 = 86,83 cc

                                          taxa de compressão = (volume em pms + volume em pmi) / (volume em pms) = (559,96 + 86,83) / 86,83 = 7,45

                                          ou seja, seu motor vai ficar com, aproximadamente 7,45:1 de taxa….não acho q isso seja proibitivo de andar na rua, desde que o preparador saiba o que está fazendo e se vá usar pressão condizente pra ter essa taxa....


                                          caso o pistão estivesse rente ao bloco, as contas seriam as seguintes:

                                          volume do cilindro em pmi = [ (8,35/2)^2 * pi * (8,64+0,1) ] + 14,5 + 34 = 478,6 + 14,5 + 34 = 527,1 cc

                                          volume do cilindro em pms = 14,5 + 34 + [ (8,35/2)^2 * pi * 0,1 ] = 14,5 + 34 + 5,47 = 53,97 cc

                                          taxa de compressão = (527,1 + 53,97) / 53,97 = 10,76

                                          ou seja, seu carro teria 10,76:1 de taxa de compressão, aproximadamente…

                                          1 Resposta Última resposta

                                          • Login

                                          • Não tem uma conta? Cadastrar

                                          • Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários