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Ap 1.6 com turbina .70

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    O Esmerilhador
    escreveu em última edição por
    #29

    video de formato incorreto rs

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      wagnerls
      escreveu em última edição por
      #30

      <center><object width="425" height="350"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/lzubo_mndzm"><param name="wmode" value="transparent"><embed src="http://www.youtube.com/v/lzubo_mndzm" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="350"></object>

      http://www.youtube.com/watch?v=lzubo_mndzm</center>

      <center><object width="425" height="350"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/ncj6spwl1cu&nr"><param name="wmode" value="transparent"><embed src="http://www.youtube.com/v/ncj6spwl1cu&nr" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="350"></object>

      http://www.youtube.com/watch?v=ncj6spwl1cu&nr</center>

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      • G Offline
        G Offline
        Gui_Jpa
        escreveu em última edição por
        #31

        cara, eu sou totalmente leigo em turbo, o pouquinho que sei foi de ler aqui no pp, mas, esse som do surge, eu canso de ouvir em alguns caminhoes.

        falei besteira ne ?

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        • F Offline
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          Fabio Lima
          escreveu em última edição por
          #32

          de caminhão é diferente, é no escape. pra min esses surges não faz nada.

          mas é q nem religião isso, uns dizem q quebra o turbo mas eu mais vários amigos, conhecidos andamos tudo sem valvula. o meu não repicava, mas fazia esse tchaaaaaawwww de ar voltando qdo tirava o pé.

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          • O Offline
            O Offline
            O Esmerilhador
            escreveu em última edição por
            #33

            repica quando tem inetrcooler, e prioridade nao sei se eu vol voltar a usar este treco, e é muita mentira falarem que o rotor para de gira kkkkkk

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              16volts
              escreveu em última edição por
              #34

              o primeiro vídeo zoa a turbina, andar sem a prioridade, e não é surge.

              surge é a situação atingida no vídeo do skyline. não zoa a turbina, mas o problema é que ela tb não manda o fluxo de ar que vc precisa.

              1 Resposta Última resposta
              • O Offline
                O Offline
                O Esmerilhador
                escreveu em última edição por
                #35

                no segundo caso eu entendi o seguinte:

                a turbina ta gerando muito fluxo e o motor nem consegue mais admitir ai começa a retornar um pouco peloa boca e fica variando

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                • 1 Offline
                  1 Offline
                  16volts
                  escreveu em última edição por
                  #36

                  no segundo caso eu entendi o seguinte:

                  a turbina ta gerando muito fluxo e o motor nem consegue mais admitir ai começa a retornar um pouco peloa boca e fica variando

                  não …

                  o compressor entra num regime em q naquele fluxo e pressão não consegue aumentar a vazão, aí ele entra em surge

                  tem mais aqui bem detalhado, só que em inglês

                  http://en.wikipedia.org/wiki/compressor_stall

                  1 Resposta Última resposta
                  • M Offline
                    M Offline
                    menegotto
                    escreveu em última edição por
                    #37

                    o do vídeo do skyline ficou bem claro… eu conheço o surge ais em turbinas a vapor, pois trabalhei em petroquimica...

                    podem ver no video do skyline... a turbina treme muito... isso é a vibração que aumenta demais, naquela condição em menos de uns 5 minutos acho não tem mais mancal na turbina... em turbina a vapor é questão de 1 min em surge come todos os mancais

                    1 Resposta Última resposta
                    • D Offline
                      D Offline
                      daredevil
                      escreveu em última edição por
                      #38

                      no segundo caso eu entendi o seguinte:

                      a turbina ta gerando muito fluxo e o motor nem consegue mais admitir ai começa a retornar um pouco peloa boca e fica variando

                      é exatamente isso…

                      acho que a galera tá confundindo surge com stall que é o efeito contrário ao surge. no stall o que acontece é perda de rendimento do motor e muito aquecimento no ar soprado pelo compressor. acompanha ainda um rotação elevadíssima da turbina.

                      sobre esse lance de rodar sem prioridade...tenho minha opinião formada, acho errado. se o surge acontece quando o compressor empurra mais ar que o motor admite, então o que acontece quando fechamos a borboleta??? surge.

                      mass....se você anda com compressor refluxo, nem preciso dizer que vai retornar pelos furos da tampa (re-fluxo) e evitar o surge quando fecha a borboleta.

                      legal saber que tem gente aqui do ramo petroquímico, trabalho embarcado e tenho bastante experiência com turbinas à gas e compressores centrífugos. e quanto maior a máquina mais destrutivo é o surge.

                      1 Resposta Última resposta
                      • D Offline
                        D Offline
                        daredevil
                        escreveu em última edição por
                        #39

                        repica quando tem inetrcooler, e prioridade nao sei se eu vol voltar a usar este treco, e é muita mentira falarem que o rotor para de gira kkkkkk

                        concordo, essa de parar um eixo à cento e tantos mil rpm é lenda…o que acontece é que o ar volta pelo bocal freiando o rotor enquanto que se tiver com blow-off ele roda livre (sem carga).

                        1 Resposta Última resposta
                        • O Offline
                          O Offline
                          O Esmerilhador
                          escreveu em última edição por
                          #40

                          verdade mas então será que minha turbina ja nao tá em surge? porque só foi eu trocar ela e quando eu ando com 1,8 de pressão o ponteiro do manoemtro do turbo é estável, e quando eu subi pra 2 bar o ponteiro fica tremento, eu achei que era algum vazamento da mangueira, mas eu troquei ela, e refiz toda a ligação e troquei até o manometro e fica tremendo com os 2 bar

                          como posso identificar isso?

                          1 Resposta Última resposta
                          • D Offline
                            D Offline
                            daredevil
                            escreveu em última edição por
                            #41

                            ela tá estabilizando o ponteiro em alta rotação, tipo 5500-6000rpm???

                            pq segundo o mapa desse compressor entre 3000-3500rpm você teria surge sim. já se fosse pelo menos um motor milioito jah sairia dessa faixa ou se você atrasar a pegada pra tipo 4000rpm.

                            1 Resposta Última resposta
                            • O Offline
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                              O Esmerilhador
                              escreveu em última edição por
                              #42

                              não estabiliza é só bater em 2bar posso levar até 7.500rpm que ta tremendo o ponteiro

                              1 Resposta Última resposta
                              • D Offline
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                                daredevil
                                escreveu em última edição por
                                #43

                                mas tá chegando em 2bar a quantos rpm? o carro segue liso desde a pegada até o corte?

                                sua turbina é a masterpower 802190-048 neh isso? se for teu motor é pequeno pra ela, assim como o meu. rsrs pode ver nos anuncios q é pra 1.8/2.0 até 2.0 bar.

                                1 Resposta Última resposta
                                • A Offline
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                                  Adriano Sushi
                                  escreveu em última edição por
                                  #44

                                  eu ja percebi surge na minha hx40 em algumas ocasiões, do tipo arrancar em segunda sem ter rotação suficiente, se não queimar um pouco a embreagem ela entra em surge, a rpm do motor cai pra 2krpm, e a turbina ta girando um monte, mas não consegue mandar esse ar pro motor, da pra ouvir nitidamente ele voltando pelo compressor.

                                  mas se arrancar de segunda na rotação certa, não tem isso. mas fica dificil de dar chão …

                                  e quando troco de marcha matando o motor, tipo a turbina começa a mandar pressão, e eu tiro o pé e coloco uma marcha pesada. faz o mesmo efeito...

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • D Offline
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                                    daredevil
                                    escreveu em última edição por
                                    #45

                                    eu ja percebi surge na minha hx40 em algumas ocasiões, do tipo arrancar em segunda sem ter rotação suficiente, se não queimar um pouco a embreagem ela entra em surge, a rpm do motor cai pra 2krpm, e a turbina ta girando um monte, mas não consegue mandar esse ar pro motor, da pra ouvir nitidamente ele voltando pelo compressor.

                                    mas se arrancar de segunda na rotação certa, não tem isso. mas fica dificil de dar chão …

                                    e quando troco de marcha matando o motor, tipo a turbina começa a mandar pressão, e eu tiro o pé e coloco uma marcha pesada. faz o mesmo efeito...

                                    já tentou adiantar o comando e atrasar o ponto nessa rpm? costuma ajudar, se for distribuidor diminui o avanço inicial. se for ft vai ficar tipo um dente no mapa de ponto.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • W Offline
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                                      #46

                                      mas tá chegando em 2bar a quantos rpm? o carro segue liso desde a pegada até o corte?

                                      sua turbina é a masterpower 802190-048 neh isso? se for teu motor é pequeno pra ela, assim como o meu. rsrs pode ver nos anuncios q é pra 1.8/2.0 até 2.0 bar.

                                      apl com frente .50 e grande pra ap 1.6???? :afe:

                                      entao qual seria a ideal…..t2????

                                      eu acho que ele nao tem cabecote pra empurrar 2kg isso sim, de nada adianta usar uma .50 ou .70 de frente com 3kg se o cabecote nao engole isso tudo.

                                      é a mesma coisa que tentar engolir uma melancia inteira :motorista:

                                      ai treme mesmo, tudo, desde a roda ate o manometro :babao:

                                      abracos

                                      wagner luis

                                      :honra:

                                      1 Resposta Última resposta
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                                        16volts
                                        escreveu em última edição por
                                        #47

                                        o do vídeo do skyline ficou bem claro… eu conheço o surge ais em turbinas a vapor, pois trabalhei em petroquimica...

                                        podem ver no video do skyline... a turbina treme muito... isso é a vibração que aumenta demais, naquela condição em menos de uns 5 minutos acho não tem mais mancal na turbina... em turbina a vapor é questão de 1 min em surge come todos os mancais

                                        não sei se zoa em turbo não… pelo menos q eu me lembre numa palestra da borg warner (q rolou uns vídeos de surge, explicação etc) quando eu fazia engenharia (graças a deus não faço mais :motorista:) eu perguntei e o nego disse q não zoa.

                                        mas, como engenheiro é uma raça meio sem noção (brincadeira) não sei, eu prefiro não descobrir no meu carro ehehehhe

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • O Offline
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                                          #48

                                          exatamente meu turbo é a 802190 po então eu tenhoq ue fica sucegado com a turbina? bom saber ehhehe então eu vo fica quétinho não sei exatamente a partir de quantos rpm vem os 2 bar mas a pegada é pelos 3.000 3.300 eu vou tentar fazer um video e postarei aqui mesmo, só me falar como vc quer que eu acelere, arrancada, ou retomada de marcha alta o que for que eu faço heheh

                                          1 Resposta Última resposta

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