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Ap 1.6 com turbina .70

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  • O Offline
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    O Esmerilhador
    escreveu em última edição por
    #35

    no segundo caso eu entendi o seguinte:

    a turbina ta gerando muito fluxo e o motor nem consegue mais admitir ai começa a retornar um pouco peloa boca e fica variando

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    • 1 Offline
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      16volts
      escreveu em última edição por
      #36

      no segundo caso eu entendi o seguinte:

      a turbina ta gerando muito fluxo e o motor nem consegue mais admitir ai começa a retornar um pouco peloa boca e fica variando

      não …

      o compressor entra num regime em q naquele fluxo e pressão não consegue aumentar a vazão, aí ele entra em surge

      tem mais aqui bem detalhado, só que em inglês

      http://en.wikipedia.org/wiki/compressor_stall

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      • M Offline
        M Offline
        menegotto
        escreveu em última edição por
        #37

        o do vídeo do skyline ficou bem claro… eu conheço o surge ais em turbinas a vapor, pois trabalhei em petroquimica...

        podem ver no video do skyline... a turbina treme muito... isso é a vibração que aumenta demais, naquela condição em menos de uns 5 minutos acho não tem mais mancal na turbina... em turbina a vapor é questão de 1 min em surge come todos os mancais

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        • D Offline
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          daredevil
          escreveu em última edição por
          #38

          no segundo caso eu entendi o seguinte:

          a turbina ta gerando muito fluxo e o motor nem consegue mais admitir ai começa a retornar um pouco peloa boca e fica variando

          é exatamente isso…

          acho que a galera tá confundindo surge com stall que é o efeito contrário ao surge. no stall o que acontece é perda de rendimento do motor e muito aquecimento no ar soprado pelo compressor. acompanha ainda um rotação elevadíssima da turbina.

          sobre esse lance de rodar sem prioridade...tenho minha opinião formada, acho errado. se o surge acontece quando o compressor empurra mais ar que o motor admite, então o que acontece quando fechamos a borboleta??? surge.

          mass....se você anda com compressor refluxo, nem preciso dizer que vai retornar pelos furos da tampa (re-fluxo) e evitar o surge quando fecha a borboleta.

          legal saber que tem gente aqui do ramo petroquímico, trabalho embarcado e tenho bastante experiência com turbinas à gas e compressores centrífugos. e quanto maior a máquina mais destrutivo é o surge.

          1 Resposta Última resposta
          • D Offline
            D Offline
            daredevil
            escreveu em última edição por
            #39

            repica quando tem inetrcooler, e prioridade nao sei se eu vol voltar a usar este treco, e é muita mentira falarem que o rotor para de gira kkkkkk

            concordo, essa de parar um eixo à cento e tantos mil rpm é lenda…o que acontece é que o ar volta pelo bocal freiando o rotor enquanto que se tiver com blow-off ele roda livre (sem carga).

            1 Resposta Última resposta
            • O Offline
              O Offline
              O Esmerilhador
              escreveu em última edição por
              #40

              verdade mas então será que minha turbina ja nao tá em surge? porque só foi eu trocar ela e quando eu ando com 1,8 de pressão o ponteiro do manoemtro do turbo é estável, e quando eu subi pra 2 bar o ponteiro fica tremento, eu achei que era algum vazamento da mangueira, mas eu troquei ela, e refiz toda a ligação e troquei até o manometro e fica tremendo com os 2 bar

              como posso identificar isso?

              1 Resposta Última resposta
              • D Offline
                D Offline
                daredevil
                escreveu em última edição por
                #41

                ela tá estabilizando o ponteiro em alta rotação, tipo 5500-6000rpm???

                pq segundo o mapa desse compressor entre 3000-3500rpm você teria surge sim. já se fosse pelo menos um motor milioito jah sairia dessa faixa ou se você atrasar a pegada pra tipo 4000rpm.

                1 Resposta Última resposta
                • O Offline
                  O Offline
                  O Esmerilhador
                  escreveu em última edição por
                  #42

                  não estabiliza é só bater em 2bar posso levar até 7.500rpm que ta tremendo o ponteiro

                  1 Resposta Última resposta
                  • D Offline
                    D Offline
                    daredevil
                    escreveu em última edição por
                    #43

                    mas tá chegando em 2bar a quantos rpm? o carro segue liso desde a pegada até o corte?

                    sua turbina é a masterpower 802190-048 neh isso? se for teu motor é pequeno pra ela, assim como o meu. rsrs pode ver nos anuncios q é pra 1.8/2.0 até 2.0 bar.

                    1 Resposta Última resposta
                    • A Offline
                      A Offline
                      Adriano Sushi
                      escreveu em última edição por
                      #44

                      eu ja percebi surge na minha hx40 em algumas ocasiões, do tipo arrancar em segunda sem ter rotação suficiente, se não queimar um pouco a embreagem ela entra em surge, a rpm do motor cai pra 2krpm, e a turbina ta girando um monte, mas não consegue mandar esse ar pro motor, da pra ouvir nitidamente ele voltando pelo compressor.

                      mas se arrancar de segunda na rotação certa, não tem isso. mas fica dificil de dar chão …

                      e quando troco de marcha matando o motor, tipo a turbina começa a mandar pressão, e eu tiro o pé e coloco uma marcha pesada. faz o mesmo efeito...

                      1 Resposta Última resposta
                      • D Offline
                        D Offline
                        daredevil
                        escreveu em última edição por
                        #45

                        eu ja percebi surge na minha hx40 em algumas ocasiões, do tipo arrancar em segunda sem ter rotação suficiente, se não queimar um pouco a embreagem ela entra em surge, a rpm do motor cai pra 2krpm, e a turbina ta girando um monte, mas não consegue mandar esse ar pro motor, da pra ouvir nitidamente ele voltando pelo compressor.

                        mas se arrancar de segunda na rotação certa, não tem isso. mas fica dificil de dar chão …

                        e quando troco de marcha matando o motor, tipo a turbina começa a mandar pressão, e eu tiro o pé e coloco uma marcha pesada. faz o mesmo efeito...

                        já tentou adiantar o comando e atrasar o ponto nessa rpm? costuma ajudar, se for distribuidor diminui o avanço inicial. se for ft vai ficar tipo um dente no mapa de ponto.

                        1 Resposta Última resposta
                        • W Offline
                          W Offline
                          wagnerls
                          escreveu em última edição por
                          #46

                          mas tá chegando em 2bar a quantos rpm? o carro segue liso desde a pegada até o corte?

                          sua turbina é a masterpower 802190-048 neh isso? se for teu motor é pequeno pra ela, assim como o meu. rsrs pode ver nos anuncios q é pra 1.8/2.0 até 2.0 bar.

                          apl com frente .50 e grande pra ap 1.6???? :afe:

                          entao qual seria a ideal…..t2????

                          eu acho que ele nao tem cabecote pra empurrar 2kg isso sim, de nada adianta usar uma .50 ou .70 de frente com 3kg se o cabecote nao engole isso tudo.

                          é a mesma coisa que tentar engolir uma melancia inteira :motorista:

                          ai treme mesmo, tudo, desde a roda ate o manometro :babao:

                          abracos

                          wagner luis

                          :honra:

                          1 Resposta Última resposta
                          • 1 Offline
                            1 Offline
                            16volts
                            escreveu em última edição por
                            #47

                            o do vídeo do skyline ficou bem claro… eu conheço o surge ais em turbinas a vapor, pois trabalhei em petroquimica...

                            podem ver no video do skyline... a turbina treme muito... isso é a vibração que aumenta demais, naquela condição em menos de uns 5 minutos acho não tem mais mancal na turbina... em turbina a vapor é questão de 1 min em surge come todos os mancais

                            não sei se zoa em turbo não… pelo menos q eu me lembre numa palestra da borg warner (q rolou uns vídeos de surge, explicação etc) quando eu fazia engenharia (graças a deus não faço mais :motorista:) eu perguntei e o nego disse q não zoa.

                            mas, como engenheiro é uma raça meio sem noção (brincadeira) não sei, eu prefiro não descobrir no meu carro ehehehhe

                            1 Resposta Última resposta
                            • O Offline
                              O Offline
                              O Esmerilhador
                              escreveu em última edição por
                              #48

                              exatamente meu turbo é a 802190 po então eu tenhoq ue fica sucegado com a turbina? bom saber ehhehe então eu vo fica quétinho não sei exatamente a partir de quantos rpm vem os 2 bar mas a pegada é pelos 3.000 3.300 eu vou tentar fazer um video e postarei aqui mesmo, só me falar como vc quer que eu acelere, arrancada, ou retomada de marcha alta o que for que eu faço heheh

                              1 Resposta Última resposta
                              • A Offline
                                A Offline
                                Adriano Sushi
                                escreveu em última edição por
                                #49

                                já tentou adiantar o comando e atrasar o ponto nessa rpm? costuma ajudar, se for distribuidor diminui o avanço inicial. se for ft vai ficar tipo um dente no mapa de ponto.

                                pq eu iria querer mais pegada em 2krpm? heheheh

                                essas situações que eu falei são somente nesses momentos especificos. que so acontecem quando eu erro.

                                se eu adiantar o comando, a turbina vai voltar a entrar em 3krpm, coisa q deixa o carro totalmente descontrolado, lixando pneu a toa.

                                atrasar ponto em baixa deixaria o carro xoxo. na fase aspirada o carro ta com um pouco no limite de ficar ruim de dirigir, e com o antilag eu adianto a entrada da turbina quando precisa de motor…

                                nas trocas de marchas que eu sitei, eh tipo estica uma primeira, e quando começa a pressurizar, eu jogo uma terceira, o que faz a rotação cair numa faixa onde o turbo não consegue soprar mesmo...

                                1 Resposta Última resposta
                                • A Offline
                                  A Offline
                                  Anderson Torres
                                  escreveu em última edição por
                                  #50

                                  nem 8 nem 80 né…

                                  acho esse eixo muuuito pesado para motor 1.6...

                                  acho que sua turbina atual esta muito bem dimensionada para o seu motor.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • A Offline
                                    A Offline
                                    Anderson Torres
                                    escreveu em última edição por
                                    #51

                                    pode ver nos anuncios q é pra 1.8/2.0 até 2.0 bar.

                                    esses catalogos e anuncios de revistas e nada, são a mesma coisa. turbo depende de tantos fatores que essas regras chegam a parecer comédia. :motorista:

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • D Offline
                                      D Offline
                                      daredevil
                                      escreveu em última edição por
                                      #52

                                      se eu adiantar o comando, a turbina vai voltar a entrar em 3krpm, coisa q deixa o carro totalmente descontrolado, lixando pneu a toa.

                                      atrasar ponto em baixa deixaria o carro xoxo. na fase aspirada o carro ta com um pouco no limite de ficar ruim de dirigir, e com o antilag eu adianto a entrada da turbina quando precisa de motor…

                                      então você tá usando ft??? não conheço seu carro, é miliseis com hx40??? ô loko…

                                      se for ft dá pra resolver esse problema de tração mais facilmente. mas ainda assim é na base da tentativa e acerto.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • A Offline
                                        A Offline
                                        Adriano Sushi
                                        escreveu em última edição por
                                        #53

                                        1.9 com hx40.

                                        não tem mt como resolver o problema de tração da forma q o carro está hj, teria q recorrer a boosteres e talvez uma pop off

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • N Offline
                                          N Offline
                                          Niex
                                          escreveu em última edição por
                                          #54

                                          é exatamente isso…

                                          acho que a galera tá confundindo surge com stall que é o efeito contrário ao surge. no stall o que acontece é perda de rendimento do motor e muito aquecimento no ar soprado pelo compressor. acompanha ainda um rotação elevadíssima da turbina.

                                          sobre esse lance de rodar sem prioridade...tenho minha opinião formada, acho errado. se o surge acontece quando o compressor empurra mais ar que o motor admite, então o que acontece quando fechamos a borboleta??? surge.

                                          mass....se você anda com compressor refluxo, nem preciso dizer que vai retornar pelos furos da tampa (re-fluxo) e evitar o surge quando fecha a borboleta.

                                          legal saber que tem gente aqui do ramo petroquímico, trabalho embarcado e tenho bastante experiência com turbinas à gas e compressores centrífugos. e quanto maior a máquina mais destrutivo é o surge.

                                          off:

                                          bem que vcs podiam abrir um topico com fotos desses brinquedos hein.

                                          1 Resposta Última resposta

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