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Motor torque fiat

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  • M Offline
    M Offline
    menegotto
    escreveu em última edição por
    #2

    então vamos lá:

    • peças:

    pistão: gm familia ii (monza 2.0): tem diâmetro de 86,00, porém a altura do pino eh 5 mm mais baixa

    biela: mantém a original do motor torque

    virabrequim: motor stepb (brava/marea). tem curso 11mm maior.

    • retrabalhos:

    junta: espessura de 1mm a mais que a original. com a diferença do pistão de 5mm na altura do pino, é abatido 10mm do curso. com isso o pistão sobe 1 mm pra fora do bloco. ae que entra a junta.

    usinar cabeça do pistão: usado em caso de não ter acesso a junta. tira-se 1 mm da cabeça e ele fica rente ao bloco

    usinar bloco: devido ao curso maior, a biela baterá nas paredes da camisa… deverá ser feito um chanfro para livrar a biela de bater no bloco

    usinar bucha p/ pino de pistão: pistão de monza tem ø do pino maior. assim , tem que embuchar o pistão para caber o pino da biela do palio

    observação: iapel vende um pistão forjado especifico para esta aplicação (1.6 virado pra 1.9)

    1 Resposta Última resposta
    • B Offline
      B Offline
      biriba
      escreveu em última edição por
      #3

      tenho alguns dados que pode te auxiliar :

      1.6 corsa lunga mpi 16v step b gasolina

      motor construção

      nº de cilindros 4

      cilindrada total / unitária (cc) 1596 / 399

      diâmetro x curso do cilindro (mm x mm) 80,5 x 78,4

      ciclo / tempos otto / 04

      taxa de compressão (:1) 9,5 +/- 0,15 : 1

      distância entre eixos dos cilindros (mm) 93 - 96 - 93

      aspiração natural

      material do bloco do motor ferro fundido

      material do cabeçote alumínio

      motor - dados

      nº de mancais 5

      tipo de pistões com pino móvel

      nº de anéis de segmento 03 por pistão

      diâmetro dos cilindros (mm):

      classe a 80,500 a 80,510

      classe b 80,510 a 80,520

      classe c 80,520 a 80,530

      diâmetro dos pistões (mm):

      classe a 80,452 a 80,462

      classe b 80,459 a 80,471

      classe c 80,468 a 80,478

      folga entre pistão e cilindro (mm)

      classe a 0,038 a 0,058

      classe b 0,039 a 0,061

      classe c 0,042 a 0,062

      espessura dos anéis (mm):

      1º anel (de compressão) 1,175 a 1,190

      2º anel (raspador) 1,175 a 1,190

      3º anel (de óleo) 1,975 a 1,990

      medida das canaletas dos anéis no pistão (mm):

      1º anel (de compressão) 1,225 a 1,245

      2º anel (raspador) 1,210 a 1,230

      3º anel (de óleo) 2,010 a 2,030

      abertura entre extremidades dos anéis montados no bloco padrão (mm):

      1º anel (de compressão) 0,200 a 0,400

      2º anel (raspador) 0,250 a 0,450

      3º anel (de óleo) 0,200 a 0,450

      folga entre os anéis e as fendas do pistão (mm):

      1º anel (de compressão) 0,035 a 0,070

      2º anel (raspador) 0,020 a 0,055

      3º anel (de óleo) 0,020 a 0,055

      diâmetro do pino do pistão (mm): 20,990 a 20,995

      diâmetro da sede do pino do pistão (mm): 20,997 a 21,001

      folga entre o pino do pistão e a sede do pistão (mm) 0,002 a 0,011

      diâmetro da bucha do pé da biela - interno (mm) usinada 21,004 a 21,009

      diâmetro da bucha do pé da biela - externo (mm) 24,016 a 24,041

      folga entre o pino do pistão e a bucha do pé da biela (mm) 0,009 a 0,019

      diâmetro da sede da bucha no pé da biela (mm): 23,939 a 23,972

      interferência entre a bucha do pé da biela e a sede (mm) 0,044 a 0,102

      diâmetro do munhão do virabrequim (mm):

      classe a 50,794 a 50,800

      classe b 50,787 a 50,793

      classe c 50,780 a 50,786

      diâmetro da sede dos casquilhos dos mancais fixos (mm):

      classe a 54,507 a 54,510

      classe b 54,511 a 54,515

      classe c 54,516 a 54,520

      folga radial entre os casquilhos e o munhão (mm): 0,032 a 0,050

      diâmetro do moente do virabrequim (mm):

      classe a 45,518 a 45,523

      classe b 45,510 a 45,517

      classe c 45,503 a 45,509

      diâmetro da sede dos casquilhos da biela (mm):

      classe a 48,641 a 48,646

      classe b 48,635 a 48,640

      classe c 48,630 a 48,634

      folga radial entre os casquilhos e o moente (mm): 0,025 a 0,060

      folga axial entre biela e virabrequim (mm): 0,045 a 0,120

      espessura do casquilho do munhão (mm)

      classe a (vm) 1,840 a 1,844

      classe b (az) 1,844 a 1,848

      classe c (am) 1,850 a 1,854

      espessura do casquilho da biela (mm)

      classe a (vm) 1,537 a 1,541

      classe b (az) 1,540 a 1,544

      classe c (am) 1,544 a 1,548

      espessura do semi-anel de encosto (mm) 2,310 a 2,360

      folga axial do virabrequim (mm) 0,055 a 0,265

      diâmetro do eixo comando auxiliar (mm):

      diâmetro 1 35,593 a 35,618

      diâmetro 2 31,940 a 31,960

      diâmetro interno da bucha do eixo comando auxiliar (mm):

      diâmetro 1 35,664 a 35,684

      diâmetro 2 32,000 a 32,020

      diâmetro externo da bucha do eixo comando auxiliar (mm):

      diâmetro 1 38,818 a 38,852

      diâmetro 2 35,154 a 35,188

      folga entre eixo comando auxiliar e a bucha (mm):

      diâmetro 1 0,046 a 0,091

      diâmetro 2 0,040 a 0,080

      diâmetro da sede da bucha do eixo comando auxiliar no bloco (mm):

      diâmetro 1 38,700 a 38,730

      diâmetro 2 35,036 a 35,066

      interferência entre a bucha do eixo comando auxiliar e sua sede no bloco (mm): 0,088 a 0,152

      cabeçote - dados

      volume da câmara de combustão no cabeçote (.³): 33,35

      diâmetro do tucho (mm): 32,959 a 32,975

      diâmetro da sede do tucho no cabeçote (mm): 33,000 a 33,025

      folga entre o tucho e sua sede no cabeçote (mm): 0,025 a 0,066

      diâmetro externo da guia de válvulas (mm): 13,010 a 13,030

      diâmetro da sede da guia de válvulas no cabeçote (mm) 12,950 a 12,977

      interferência entre a guia de válvulas e a sede do cabeçote (mm) 0,033 a 0,080

      diâmetro interno da guia de válvulas (mm): 7,022 a 7,040

      válvulas:

      admissão:

      diâmetro da haste (mm): 6,982 a 7,000

      diâmetro da base (mm): 30,20 a 30,50

      ângulo: 45º 30 +/- 5

      escape:

      diâmetro da haste (mm): 6,974 a 6,992

      diâmetro da base (mm): 29,75 a 30,05

      ângulo: 45º 30 +/- 5

      sede das válvulas:

      admissão (ângulo) 45º +/- 5

      escape (ângulo) 45º +/- 5

      folga entre a válvula e a guia de válvula (mm)

      admissão 0,022 a 0,058

      escape 0,030 a 0,066

      fases da distribuição (admissão - em ° ):

      início 00 apms

      término 34 dpmi

      fases da distribuição (escape - em ° ):

      início 24 apmi

      término 00 dpms

      folga para verificação do diagrama de distribuição das válvulas (mm) 0

      nº de dentes da correia dentada 158

      diâmetro dos mancais do eixo comando de válvulas (mm):

      1º 29,989 a 30,014

      2º 52,445 a 52,470

      3º 52,845 a 52,870

      4º 53,245 a 53,270

      5º 53,645 a 53,670

      diâmetro dos munhões do eixo comando de válvulas (mm):

      1º 29,944 a 29,960

      2º 52,400 a 52,415

      3º 52,800 a 52,815

      4º 53,200 a 53,215

      5º 53,600 a 53,615

      folga radial eixo comando de válvulas (mm): 0,030 a 0,070

      folga axial eixo comando de válvulas (mm): 0,200 a 0,340

      elevação do came (mm):

      admissão 8,5

      escape 8,0

      altura do came + altura da base (mm):

      admissão 42,5

      escape 43,0

      identificação das engrenagens de comando:

      engrenagem lado escape possui anel interno

      para sinal do sensor de fase.

      alimentação

      injeção de combustível iaw 59fb mpi magneti marelli

      bomba de combustível elétrica

      filtro de ar a seco tipo caixa

      dispositivo anti-poluição conversor catalítico, sistema de controle de

      emissões evaporativas e recirculação dos

      gases do cárter.

      pressão da linha de combustível 3 bar

      teor de co em marcha lenta < 0,5%

      (medido antes do conversor catalítico)

      performance

      potência abnt (cv/kw) 106,0 / 78,0

      regime de rotação (rpm) 5500

      torque abnt (kgm/danm) 15,4 / 15,1

      regime de rotação (rpm) 4500

      marcha lenta (rpm): com ar condicionado desligado 700 +/- 50

      distribuição

      nº de válvulas por cilindro 4

      eixo comando de válvulas 02 no cabeçote

      acionamento da distribuição correia dentada

      lubrificação

      sistema forçada com bomba de engrenagens.

      filtro de óleo full flow

      pressão de lubrificação: (a temperatura de 100ºc)

      marcha lenta > 1,0 bar

      a 4000 rpm > 4,5 bar

      arrefecimento

      sistema a água com bomba centrífuga.

      temperatura de abertura da válvula termostática 88 +/- 2ºc

      termostato com by pass controlado

      tipo de refrigeração forçada (eletroventilador)

      pressão para controle de impermeabilidade do radiador 1,4 +/- 0,1 bar

      temperatura para acionamento (s/ ar condicionado): 1 velocidade

      liga 88 +/- 2ºc

      desliga 83 +/- 2ºc

      temperatura para acionamento (c/ ar condicionado): 2 velocidades

      1ª veloc. - liga 88 +/- 2ºc

      1ª veloc. - desliga 83 +/- 2ºc

      2ª veloc. - liga 92 +/- 2ºc

      2ª veloc. - desliga 87 +/- 2ºc

      tabela de torque:

      cabeçote ao bloco 2,0kg.m + 2,0kg.m + 90° + 90°

      cabeçote superior: 1,5kg.m

      cárter: 0,9kg.m

      mancais fixos do virabrequim: 8kg.m

      capas das bielas: 5,1kg.m

      coletor de admissão ao cabeçote: 2,5kg.m

      coletor de escape ao cabeçote: 2,5kg.m

      volante do motor ao virabrequim: 8,3kg.m

      bomba de óleo ao bloco: 2,5kg.m

      polia/virabrequim: 19kg.m

      polia/eixo comando (admissão e escape): 12kg.m

      este motor equipou os fiats; brava e doblò a partir de 02 e os marea 1.6 16v

      1.6 hi-torque mpi 16v step a gasolina

      motor construção

      nº de cilindros 4

      cilindrada total / unitária (cc) 1580 / 395,2

      diâmetro x curso do cilindro (mm x mm) 86,4 x 67,4

      ciclo / tempos otto / 04

      taxa de compressão (:1) 9,3 +/- 0,15 : 1

      distância entre eixos dos cilindros (mm) 93 - 96 - 93

      aspiração natural

      material do bloco do motor ferro fundido

      material do cabeçote alumínio

      motor - dados

      nº de mancais 5

      tipo de pistões com pino móvel

      nº de anéis de segmento 03 por pistão

      diâmetro dos cilindros (mm):

      classe a 86,400 a 86,410

      classe b 86,410 a 86,420

      classe c 86,420 a 86,430

      diâmetro dos pistões (mm):

      classe a 86,352 a 86,362

      classe b 86,359 a 86,371

      classe c 86,368 a 86,378

      folga entre pistão e cilindro (mm)

      classe a 0,038 a 0,058

      classe b 0,039 a 0,061

      classe c 0,042 a 0,062

      espessura dos anéis (mm):

      1º anel (de compressão) 1,470 a 1,490

      2º anel (raspador) 1,470 a 1,490

      3º anel (de óleo) 2,935 a 2,945

      medida das canaletas dos anéis no pistão (mm):

      1º anel (de compressão) 1,525 a 1,545

      2º anel (raspador) 1,510 a 1,530

      3º anel (de óleo) 3,010 a 3,030

      abertura entre extremidades dos anéis montados no bloco padrão (mm):

      1º anel (de compressão) 0,200 a 0,450

      2º anel (raspador) 0,250 a 0,500

      3º anel (de óleo) 0,400 a 1,400

      folga entre os anéis e as fendas do pistão (mm):

      1º anel (de compressão) 0,035 a 0,075

      2º anel (raspador) 0,020 a 0,060

      3º anel (de óleo) 0,065 a 0,095

      diâmetro do pino do pistão (mm): 21,990 a 21,995

      diâmetro da sede do pino do pistão (mm): 21,997 a 22,001

      folga entre o pino do pistão e a sede do pistão (mm) 0,002 a 0,011

      diâmetro da bucha do pé da biela - interno (mm) usinada 22,004 a 22,009

      diâmetro da bucha do pé da biela - externo (mm) 24,016 a 24,041

      folga entre o pino do pistão e a bucha do pé da biela (mm) 0,009 a 0,019

      diâmetro da sede da bucha no pé da biela (mm): 23,939 a 23,972

      interferência entre a bucha do pé da biela e a sede (mm) 0,044 a 0,102

      diâmetro do munhão do virabrequim (mm):

      classe a 50,794 a 50,800

      classe b 50,787 a 50,793

      classe c 50,780 a 50,786

      diâmetro da sede dos casquilhos dos mancais fixos (mm):

      classe a 54,507 a 54,510

      classe b 54,511 a 54,515

      classe c 54,516 a 54,520

      folga radial entre os casquilhos e o munhão (mm): 0,032 a 0,050

      diâmetro do moente do virabrequim (mm):

      classe a 45,518 a 45,523

      classe b 45,510 a 45,517

      classe c 45,503 a 45,509

      diâmetro da sede dos casquilhos da biela (mm):

      classe a 48,641 a 48,646

      classe b 48,635 a 48,640

      classe c 48,630 a 48,634

      folga radial entre os casquilhos e o moente (mm): 0,025 a 0,060

      folga axial entre biela e virabrequim (mm): 0,045 a 0,120

      espessura do casquilho do munhão (mm)

      classe a (vm) 1,840 a 1,844

      classe b (az) 1,844 a 1,848

      classe c (am) 1,850 a 1,854

      espessura do casquilho da biela (mm)

      classe a (vm) 1,537 a 1,541

      classe b (az) 1,540 a 1,544

      classe c (am) 1,544 a 1,548

      espessura do semi-anel de encosto (mm) 2,310 a 2,360

      folga axial do virabrequim (mm) 0,055 a 0,265

      diâmetro do eixo comando auxiliar (mm):

      diâmetro 1 35,593 a 35,618

      diâmetro 2 31,940 a 31,960

      diâmetro interno da bucha do eixo comando auxiliar (mm):

      diâmetro 1 35,664 a 35,684

      diâmetro 2 32,000 a 32,020

      diâmetro externo da bucha do eixo comando auxiliar (mm):

      diâmetro 1 38,818 a 38,852

      diâmetro 2 35,154 a 35,188

      folga entre eixo comando auxiliar e a bucha (mm):

      diâmetro 1 0,046 a 0,091

      diâmetro 2 0,040 a 0,080

      diâmetro da sede da bucha do eixo comando auxiliar no bloco (mm):

      diâmetro 1 38,700 a 38,730

      diâmetro 2 35,036 a 35,066

      interferência entre a bucha do eixo comando auxiliar e sua sede no bloco (mm): 0,088 a 0,152

      cabeçote - dados

      volume da câmara de combustão no cabeçote (.³): 33,35

      diâmetro do tucho (mm): 32,959 a 32,975

      diâmetro da sede do tucho no cabeçote (mm): 33,000 a 33,025

      folga entre o tucho e sua sede no cabeçote (mm): 0,025 a 0,066

      diâmetro externo da guia de válvulas (mm): 13,010 a 13,030

      diâmetro da sede da guia de válvulas no cabeçote (mm) 12,950 a 12,977

      interferência entre a guia de válvulas e a sede do cabeçote (mm) 0,033 a 0,080

      diâmetro interno da guia de válvulas (mm): 7,022 a 7,040

      válvulas:

      admissão:

      diâmetro da haste (mm): 6,982 a 7,000

      diâmetro da base (mm): 30,20 a 30,50

      ângulo: 45º 30 +/- 5

      escape:

      diâmetro da haste (mm): 6,974 a 6,992

      diâmetro da base (mm): 29,75 a 30,05

      ângulo: 45º 30 +/- 5

      sede das válvulas:

      admissão (ângulo) 45º +/- 5

      escape (ângulo) 45º +/- 5

      folga entre a válvula e a guia de válvula (mm)

      admissão 0,022 a 0,058

      escape 0,030 a 0,066

      fases da distribuição (admissão - em ° ):

      início 04 apms

      término 38 dpmi

      fases da distribuição (escape - em ° ):

      início 28 apmi

      término 04 dpms

      folga para verificação do diagrama de distribuição das válvulas (mm) 0

      nº de dentes da correia dentada 158

      diâmetro dos mancais do eixo comando de válvulas (mm):

      1º 29,989 a 30,014

      2º 52,445 a 52,470

      3º 52,845 a 52,870

      4º 53,245 a 53,270

      5º 53,645 a 53,670

      diâmetro dos munhões do eixo comando de válvulas (mm):

      1º 29,944 a 29,960

      2º 52,400 a 52,415

      3º 52,800 a 52,815

      4º 53,200 a 53,215

      5º 53,600 a 53,615

      folga radial eixo comando de válvulas (mm): 0,030 a 0,070

      folga axial eixo comando de válvulas (mm): 0,200 a 0,340

      elevação do came (mm):

      admissão 8,5

      escape 8,0

      altura do came + altura da base (mm):

      admissão 42,5

      escape 43,0

      identificação das engrenagens de comando:

      engrenagem lado escape possui anel interno

      para sinal do sensor de fase.

      alimentação

      injeção de combustível iaw 49fb mpi magneti marelli

      bomba de combustível elétrica

      filtro de ar a seco tipo caixa

      dispositivo anti-poluição conversor catalítico, sistema de controle de

      emissões evaporativas e recirculação dos

      gases do cárter.

      pressão da linha de combustível 3 bar

      teor de co em marcha lenta < 0,5%

      (medido antes do conversor catalítico)

      performance

      potência abnt (cv/kw) 106,0 / 78,0

      regime de rotação (rpm) 5500

      torque abnt (kgm/danm) 15,4 / 15,1

      regime de rotação (rpm) 4500

      marcha lenta (rpm): 850 +/- 50

      distribuição

      nº de válvulas por cilindro 4

      eixo comando de válvulas 02 no cabeçote

      acionamento da distribuição correia dentada

      lubrificação

      sistema forçada com bomba de engrenagens.

      filtro de óleo full flow

      pressão de lubrificação: (a temperatura de 100ºc)

      marcha lenta > 1,0 bar

      a 4000 rpm > 4,5 bar

      arrefecimento

      sistema a água com bomba centrífuga.

      temperatura de abertura da válvula termostática 88 +/- 2ºc

      termostato com by pass controlado

      tipo de refrigeração forçada (eletroventilador)

      pressão para controle de impermeabilidade do radiador 1,4 +/- 0,1 bar

      temperatura para acionamento (s/ ar condicionado): 1 velocidade

      liga 96 +/- 2ºc

      desliga 91 +/- 2ºc

      temperatura para acionamento (c/ ar condicionado): 2 velocidades

      1ª veloc. - liga 96 +/- 2ºc

      1ª veloc. - desliga 91 +/- 2ºc

      2ª veloc. - liga 100 +/- 2ºc

      2ª veloc. - desliga 95 +/- 2ºc

      tabela de torque:

      cabeçote ao bloco 2,0kg.m + 2,0kg.m + 90° + 90°

      cabeçote superior: 1,5kg.m

      cárter: 0,9kg.m

      mancais fixos do virabrequim: 8kg.m

      capas das bielas: 5,1kg.m

      coletor de admissão ao cabeçote: 2,5kg.m

      coletor de escape ao cabeçote: 2,5kg.m

      volante do motor ao virabrequim: 8,3kg.m

      bomba de óleo ao bloco: 2,5kg.m

      polia/virabrequim: 19kg.m

      polia/eixo comando (admissão e escape): 12kg.m

      esta versão de motor equipou a linha palio de 00/03 e linha brava até 01

      1.6 torque mpi 16v gasolina

      motor construção

      nº de cilindros 4

      cilindrada total / unitária (cc) 1580 / 395,2

      diâmetro x curso do cilindro (mm x mm) 86,4 x 67,4

      ciclo / tempos otto / 04

      taxa de compressão (:1) 9,3 +/- 0,15 : 1

      distância entre eixos dos cilindros (mm) 93 - 96 - 93

      aspiração natural

      material do bloco do motor ferro fundido

      material do cabeçote alumínio

      motor - dados

      nº de mancais 5

      tipo de pistões com pino móvel

      nº de anéis de segmento 03 por pistão

      diâmetro dos cilindros (mm):

      classe a 86,400 a 86,410

      classe b 86,410 a 86,420

      classe c 86,420 a 86,430

      diâmetro dos pistões (mm):

      classe a 86,352 a 86,362

      classe b 86,359 a 86,371

      classe c 86,368 a 86,378

      folga entre pistão e cilindro (mm)

      classe a 0,038 a 0,058

      classe b 0,039 a 0,061

      classe c 0,042 a 0,062

      espessura dos anéis (mm):

      1º anel (de compressão) 1,470 a 1,490

      2º anel (raspador) 1,470 a 1,490

      3º anel (de óleo) 2,935 a 2,945

      medida das canaletas dos anéis no pistão (mm):

      1º anel (de compressão) 1,525 a 1,545

      2º anel (raspador) 1,510 a 1,530

      3º anel (de óleo) 3,010 a 3,030

      abertura entre extremidades dos anéis montados no bloco padrão (mm):

      1º anel (de compressão) 0,200 a 0,450

      2º anel (raspador) 0,250 a 0,500

      3º anel (de óleo) 0,400 a 1,400

      folga entre os anéis e as fendas do pistão (mm):

      1º anel (de compressão) 0,035 a 0,075

      2º anel (raspador) 0,020 a 0,060

      3º anel (de óleo) 0,065 a 0,095

      diâmetro do pino do pistão (mm): 21,990 a 21,995

      diâmetro da sede do pino do pistão (mm): 21,997 a 22,001

      folga entre o pino do pistão e a sede do pistão (mm) 0,002 a 0,011

      diâmetro da bucha do pé da biela - interno (mm) usinada 22,004 a 22,009

      diâmetro da bucha do pé da biela - externo (mm) 24,016 a 24,041

      folga entre o pino do pistão e a bucha do pé da biela (mm) 0,009 a 0,019

      diâmetro da sede da bucha no pé da biela (mm): 23,939 a 23,972

      interferência entre a bucha do pé da biela e a sede (mm) 0,044 a 0,102

      diâmetro do munhão do virabrequim (mm):

      classe a 50,794 a 50,800

      classe b 50,787 a 50,793

      classe c 50,780 a 50,786

      diâmetro da sede dos casquilhos dos mancais fixos (mm):

      classe a 54,507 a 54,510

      classe b 54,511 a 54,515

      classe c 54,516 a 54,520

      folga radial entre os casquilhos e o munhão (mm): 0,032 a 0,050

      diâmetro do moente do virabrequim (mm):

      classe a 45,518 a 45,523

      classe b 45,510 a 45,517

      classe c 45,503 a 45,509

      diâmetro da sede dos casquilhos da biela (mm):

      classe a 48,641 a 48,646

      classe b 48,635 a 48,640

      classe c 48,630 a 48,634

      folga radial entre os casquilhos e o moente (mm): 0,025 a 0,060

      folga axial entre biela e virabrequim (mm): 0,045 a 0,120

      espessura do casquilho do munhão (mm)

      classe a (vm) 1,840 a 1,844

      classe b (az) 1,844 a 1,848

      classe c (am) 1,850 a 1,854

      espessura do casquilho da biela (mm)

      classe a (vm) 1,537 a 1,541

      classe b (az) 1,540 a 1,544

      classe c (am) 1,544 a 1,548

      espessura do semi-anel de encosto (mm) 2,310 a 2,360

      folga axial do virabrequim (mm) 0,055 a 0,265

      diâmetro do eixo comando auxiliar (mm):

      diâmetro 1 35,593 a 35,618

      diâmetro 2 31,940 a 31,960

      diâmetro interno da bucha do eixo comando auxiliar (mm):

      diâmetro 1 35,664 a 35,684

      diâmetro 2 32,000 a 32,020

      diâmetro externo da bucha do eixo comando auxiliar (mm):

      diâmetro 1 38,818 a 38,852

      diâmetro 2 35,154 a 35,188

      folga entre eixo comando auxiliar e a bucha (mm):

      diâmetro 1 0,046 a 0,091

      diâmetro 2 0,040 a 0,080

      diâmetro da sede da bucha do eixo comando auxiliar no bloco (mm):

      diâmetro 1 38,700 a 38,730

      diâmetro 2 35,036 a 35,066

      interferência entre a bucha do eixo comando auxiliar e sua sede no bloco (mm): 0,088 a 0,152

      cabeçote - dados

      volume da câmara de combustão no cabeçote (.³): 37,5

      diâmetro do tucho (mm): 32,959 a 32,975

      diâmetro da sede do tucho no cabeçote (mm): 33,000 a 33,025

      folga entre o tucho e sua sede no cabeçote (mm): 0,025 a 0,066

      diâmetro externo da guia de válvulas (mm): 13,010 a 13,030

      diâmetro da sede da guia de válvulas no cabeçote (mm) 12,950 a 12,977

      interferência entre a guia de válvulas e a sede do cabeçote (mm) 0,033 a 0,080

      diâmetro interno da guia de válvulas (mm): 7,022 a 7,040

      válvulas:

      admissão:

      diâmetro da haste (mm): 6,982 a 7,000

      diâmetro da base (mm): 30,20 a 30,50

      ângulo: 45º 30 +/- 5

      escape:

      diâmetro da haste (mm): 6,974 a 6,992

      diâmetro da base (mm): 29,75 a 30,05

      ângulo: 45º 30 +/- 5

      sede das válvulas:

      admissão (ângulo) 45º +/- 5

      escape (ângulo) 45º +/- 5

      folga entre a válvula e a guia de válvula (mm)

      admissão 0,022 a 0,058

      escape 0,030 a 0,066

      fases da distribuição (admissão - em ° ):

      obs.: para estes dados estão exclusos os modelos palio 2v / strada / siena sem ar condicionado.

      início 0 (apms)

      término 39 (dpmi)

      fases da distribuição (escape - em ° ):

      obs.: para estes dados estão exclusos os modelos palio 2v / strada / siena sem ar condicionado.

      início 34 (apmi)

      término 0 (dpms)

      folga para verificação do diagrama de distribuição das válvulas (mm) 0

      nº de dentes da correia dentada 158

      diâmetro dos mancais do eixo comando de válvulas (mm):

      1º 29,989 a 30,014

      2º 52,445 a 52,470

      3º 52,845 a 52,870

      4º 53,245 a 53,270

      5º 53,645 a 53,670

      diâmetro dos munhões do eixo comando de válvulas (mm):

      1º 29,944 a 29,960

      2º 52,400 a 52,415

      3º 52,800 a 52,815

      4º 53,200 a 53,215

      5º 53,600 a 53,615

      folga radial eixo comando de válvulas (mm): 0,030 a 0,070

      folga axial eixo comando de válvulas (mm): 0,200 a 0,340

      elevação do came (mm):

      obs.: para estes dados estão exclusos os modelos palio 2v / strada / siena sem ar condicionado.

      admissão 9,0

      escape 8,5

      altura do came + altura da base (mm):

      obs.: para estes dados estão exclusos os modelos palio 2v / strada / siena sem ar condicionado.

      admissão 43,0

      escape 43,5

      identificação das engrenagens de comando:

      engrenagem lado escape possui anel interno

      para sinal do sensor de fase.

      alimentação

      injeção de combustível iaw 1abg mpi magneti marelli

      bomba de combustível elétrica

      filtro de ar a seco tipo caixa

      dispositivo anti-poluição conversor catalítico, sistema de controle de

      emissões evaporativas e recirculação dos

      gases do cárter.

      pressão da linha de combustível 3 bar

      teor de co em marcha lenta < 0,5%

      (medido antes do conversor catalítico)

      performance

      potência abnt (cv/kw) 106,0 / 78,0

      regime de rotação (rpm) 5500

      torque abnt (kgm/danm) 15,1 / 14,9

      regime de rotação (rpm) 4500

      marcha lenta (rpm): 850 +/- 50

      distribuição

      nº de válvulas por cilindro 4

      eixo comando de válvulas 02 no cabeçote

      acionamento da distribuição correia dentada

      lubrificação

      sistema forçada com bomba de engrenagens.

      filtro de óleo full flow

      pressão de lubrificação: (a temperatura de 100ºc)

      marcha lenta > 1,0 bar

      a 4000 rpm > 4,5 bar

      arrefecimento

      sistema a água com bomba centrífuga.

      temperatura de abertura da válvula termostática 88 +/- 2ºc

      termostato com by pass controlado

      tipo de refrigeração forçada (eletroventilador)

      pressão para controle de impermeabilidade do radiador 1,0 +/- 0,1 bar

      temperatura para acionamento (s/ ar condicionado): 1 velocidade

      liga 92 +/- 2ºc

      desliga 87 +/- 2ºc

      temperatura para acionamento (c/ ar condicionado): 2 velocidades

      1ª veloc. - liga 92 +/- 2ºc

      1ª veloc. - desliga 87 +/- 2ºc

      2ª veloc. - liga 97 +/- 2ºc

      2ª veloc. - desliga 92 +/- 2ºc

      tabela de torque:

      cabeçote ao bloco 2,0kg.m + 2,0kg.m + 90° + 90°

      cabeçote superior: 1,5kg.m

      cárter: 0,9kg.m

      mancais fixos do virabrequim: 8kg.m

      capas das bielas: 5,1kg.m

      coletor de admissão ao cabeçote: 2,5kg.m

      coletor de escape ao cabeçote: 2,5kg.m

      volante do motor ao virabrequim: 8,3kg.m

      bomba de óleo ao bloco: 2,5kg.m

      polia/virabrequim: 19kg.m

      polia/eixo comando (admissão e escape): 12kg.m

      esta versão de motor (facilmente identificado pelo coletor de admissão totalmente em alumínio) esteve em linha no brasil de 1997 a 2000.

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      • N Offline
        N Offline
        nogueiraxr3
        escreveu em última edição por
        #4

        aproveitando o tópico do amigo, gostaria de tirar uma duvida que é sobre motores fiat tb, só que o fiasa, gostaria de saber se alguem já conseguiu colocar o eixo do 1.5 no 1.0, é que meu velho tem uma fiorino largada em casa, sem motor, tava pensando em botar ela pra andar, me apareceu uma proposta muito boa, só que o motor é 1.0 então gostaria saber de vcs mais experiente se é possivel esse up no motorzinho, pra deixar ele 1.5 para dar um folego, pois andar de fiorino 1.0 é pedir pra sofrer….

        amigo desculpe a invasão do seu tópico, se quiser que tire é só falar que abro um tópico pra isso vlw.

        1 Resposta Última resposta
        • F Offline
          F Offline
          fisioluiz
          escreveu em última edição por
          #5

          aproveitando o tópico do amigo, gostaria de tirar uma duvida que é sobre motores fiat tb, só que o fiasa, gostaria de saber se alguem já conseguiu colocar o eixo do 1.5 no 1.0, é que meu velho tem uma fiorino largada em casa, sem motor, tava pensando em botar ela pra andar, me apareceu uma proposta muito boa, só que o motor é 1.0 então gostaria saber de vcs mais experiente se é possivel esse up no motorzinho, pra deixar ele 1.5 para dar um folego, pois andar de fiorino 1.0 é pedir pra sofrer….

          amigo desculpe a invasão do seu tópico, se quiser que tire é só falar que abro um tópico pra isso vlw.

          cara … nao tem como , o bloco do 1.0 eh mais estreito na sua base, o que impossibilita a colocacao do vira do 1.5. ja ouvi falar que se colocar o pistao do corsa 1.6 da pra ganhar um pouco , mas nao sei quanto.

          arranja um kit turbo e gaste menos por mais.

          1 Resposta Última resposta
          • F Offline
            F Offline
            Fiasa Power
            escreveu em última edição por
            #6

            não tem condições de jogar o vira 1.5 pro bloco 1.0 . são quase 30mm de diferença

            1 Resposta Última resposta
            • O Offline
              O Offline
              overspeed
              escreveu em última edição por
              #7

              então vamos lá:

              • peças:

              pistão: gm familia ii (monza 2.0): tem diâmetro de 86,00, porém a altura do pino eh 5 mm mais baixa

              biela: mantém a original do motor torque

              virabrequim: motor stepb (brava/marea). tem curso 11mm maior.

              • retrabalhos:

              junta: espessura de 1mm a mais que a original. com a diferença do pistão de 5mm na altura do pino, é abatido 10mm do curso. com isso o pistão sobe 1 mm pra fora do bloco. ae que entra a junta.

              usinar cabeça do pistão: usado em caso de não ter acesso a junta. tira-se 1 mm da cabeça e ele fica rente ao bloco

              usinar bloco: devido ao curso maior, a biela baterá nas paredes da camisa… deverá ser feito um chanfro para livrar a biela de bater no bloco

              usinar bucha p/ pino de pistão: pistão de monza tem ø do pino maior. assim , tem que embuchar o pistão para caber o pino da biela do palio

              observação: iapel vende um pistão forjado especifico para esta aplicação (1.6 virado pra 1.9)

              sempre tive curiosidade nesse up…

              alguem que tenha feito mediu:

              taxa (com os pistões da iapel ou mesmo com os de monza)

              potencia/torque

              1 Resposta Última resposta
              • A Offline
                A Offline
                Adriano Sushi
                escreveu em última edição por
                #8

                essa eh uma preparação que eu gostaria de ver pessoalmente.

                sempre gostei de uno, tenho vontade de montar um canhãozinho…

                1 Resposta Última resposta
                • M Offline
                  M Offline
                  menegotto
                  escreveu em última edição por
                  #9

                  esse eh o problema… o quanto rende...

                  na argentina eh muito usada essa receita.. o problema é que junto vem comando, polia, cabeçote 16v todo retrabalhado pra girar 10k... dae o ganho de virar pra 1.9 não fica evidente...

                  tem no youtube... step a 1.9 girando 10k... rendeu 250 cv no dinamometro de bancada...

                  1 Resposta Última resposta
                  • M Offline
                    M Offline
                    menegotto
                    escreveu em última edição por
                    #10

                    http://www.youtube.com/watch?v=takf5y0x0qo&feature=related

                    ap kill detected :teteto:

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                    • R Offline
                      R Offline
                      ronaldin
                      escreveu em última edição por
                      #11

                      obrigado a todos.

                      menegotto, o pistão do monza tem o pino 5 mm mais baixo? não entendi direito como ele chega a ficar apenas 1mm acima do bloco? as medidas são essas mesmas?

                      pelo que vc explicou que com os 5mm do diferença do pino, abatem 10mm do curso….

                      então, o pino é montado 5mm mais pra cima no pistão, e o pistão tbm é ainda 5mm mais baixo do que o 16v original?

                      vou ver se consigo os dois ao vivo pra ver como é..

                      biriba, tenho o livro de papel que tem esses dados... ele tem sido meu livro de cabeceira nos últimos 5 meses rsss

                      obrigado pela ajuda.

                      1 Resposta Última resposta
                      • M Offline
                        M Offline
                        menegotto
                        escreveu em última edição por
                        #12

                        ronaldin, altura de compressão (medida da cabeça até o centro do pino)é menor no pistão do monza do que no do step a/b. por isso disse mais baixo…

                        quanto ao curso... imagine um virabrequim em funcionamento...

                        curso = distância percorrida pelo pistão de cima a baixo

                        se ele tem 11mm a mais de curso, então o pistão sobre 5,5mm a mais que o normal e desce 5,5mm a mais que o normal... entendeu????

                        esses 5,5mm que sobe a mais, tu monta o pistão de monza que tem altura de compressão 5 mm menor, assim sobra 0,5 pra fora do bloco (eu arredondei pra 1 mm pra não complicar, mas agora jah compliquei tudo mesmo heheheheheh)

                        1 Resposta Última resposta
                        • M Offline
                          M Offline
                          menegotto
                          escreveu em última edição por
                          #13

                          fiz um desenho tosco no paint… acho q fica mais facil de entender

                          1 Resposta Última resposta
                          • M Offline
                            M Offline
                            menegotto
                            escreveu em última edição por
                            #14

                            http://catalogo.mahle.com.br/applications/web/catalogos/catalog.nsf/index/metal leve - pistões - por fabricantesãopen&start=1&count=100

                            ae segue o catalogo mahle de pistões… com ele tu pode tirar as medidas dos pistões bem certinho, sem precisar medir... o que te disse é o que lembro de cabeça...

                            mas de antemão te digo... esses tipos de adaptações, não existem receitas prontas... tem que abrir, ir comprando as peças, montar e dae vai surgir os problemas... surgiu um problema, resolve... surge outro, resolve... até fechar o motor e fazer funcionar...

                            1 Resposta Última resposta

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