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Motor torque fiat

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    biriba
    escreveu em última edição por
    #3

    tenho alguns dados que pode te auxiliar :

    1.6 corsa lunga mpi 16v step b gasolina

    motor construção

    nº de cilindros 4

    cilindrada total / unitária (cc) 1596 / 399

    diâmetro x curso do cilindro (mm x mm) 80,5 x 78,4

    ciclo / tempos otto / 04

    taxa de compressão (:1) 9,5 +/- 0,15 : 1

    distância entre eixos dos cilindros (mm) 93 - 96 - 93

    aspiração natural

    material do bloco do motor ferro fundido

    material do cabeçote alumínio

    motor - dados

    nº de mancais 5

    tipo de pistões com pino móvel

    nº de anéis de segmento 03 por pistão

    diâmetro dos cilindros (mm):

    classe a 80,500 a 80,510

    classe b 80,510 a 80,520

    classe c 80,520 a 80,530

    diâmetro dos pistões (mm):

    classe a 80,452 a 80,462

    classe b 80,459 a 80,471

    classe c 80,468 a 80,478

    folga entre pistão e cilindro (mm)

    classe a 0,038 a 0,058

    classe b 0,039 a 0,061

    classe c 0,042 a 0,062

    espessura dos anéis (mm):

    1º anel (de compressão) 1,175 a 1,190

    2º anel (raspador) 1,175 a 1,190

    3º anel (de óleo) 1,975 a 1,990

    medida das canaletas dos anéis no pistão (mm):

    1º anel (de compressão) 1,225 a 1,245

    2º anel (raspador) 1,210 a 1,230

    3º anel (de óleo) 2,010 a 2,030

    abertura entre extremidades dos anéis montados no bloco padrão (mm):

    1º anel (de compressão) 0,200 a 0,400

    2º anel (raspador) 0,250 a 0,450

    3º anel (de óleo) 0,200 a 0,450

    folga entre os anéis e as fendas do pistão (mm):

    1º anel (de compressão) 0,035 a 0,070

    2º anel (raspador) 0,020 a 0,055

    3º anel (de óleo) 0,020 a 0,055

    diâmetro do pino do pistão (mm): 20,990 a 20,995

    diâmetro da sede do pino do pistão (mm): 20,997 a 21,001

    folga entre o pino do pistão e a sede do pistão (mm) 0,002 a 0,011

    diâmetro da bucha do pé da biela - interno (mm) usinada 21,004 a 21,009

    diâmetro da bucha do pé da biela - externo (mm) 24,016 a 24,041

    folga entre o pino do pistão e a bucha do pé da biela (mm) 0,009 a 0,019

    diâmetro da sede da bucha no pé da biela (mm): 23,939 a 23,972

    interferência entre a bucha do pé da biela e a sede (mm) 0,044 a 0,102

    diâmetro do munhão do virabrequim (mm):

    classe a 50,794 a 50,800

    classe b 50,787 a 50,793

    classe c 50,780 a 50,786

    diâmetro da sede dos casquilhos dos mancais fixos (mm):

    classe a 54,507 a 54,510

    classe b 54,511 a 54,515

    classe c 54,516 a 54,520

    folga radial entre os casquilhos e o munhão (mm): 0,032 a 0,050

    diâmetro do moente do virabrequim (mm):

    classe a 45,518 a 45,523

    classe b 45,510 a 45,517

    classe c 45,503 a 45,509

    diâmetro da sede dos casquilhos da biela (mm):

    classe a 48,641 a 48,646

    classe b 48,635 a 48,640

    classe c 48,630 a 48,634

    folga radial entre os casquilhos e o moente (mm): 0,025 a 0,060

    folga axial entre biela e virabrequim (mm): 0,045 a 0,120

    espessura do casquilho do munhão (mm)

    classe a (vm) 1,840 a 1,844

    classe b (az) 1,844 a 1,848

    classe c (am) 1,850 a 1,854

    espessura do casquilho da biela (mm)

    classe a (vm) 1,537 a 1,541

    classe b (az) 1,540 a 1,544

    classe c (am) 1,544 a 1,548

    espessura do semi-anel de encosto (mm) 2,310 a 2,360

    folga axial do virabrequim (mm) 0,055 a 0,265

    diâmetro do eixo comando auxiliar (mm):

    diâmetro 1 35,593 a 35,618

    diâmetro 2 31,940 a 31,960

    diâmetro interno da bucha do eixo comando auxiliar (mm):

    diâmetro 1 35,664 a 35,684

    diâmetro 2 32,000 a 32,020

    diâmetro externo da bucha do eixo comando auxiliar (mm):

    diâmetro 1 38,818 a 38,852

    diâmetro 2 35,154 a 35,188

    folga entre eixo comando auxiliar e a bucha (mm):

    diâmetro 1 0,046 a 0,091

    diâmetro 2 0,040 a 0,080

    diâmetro da sede da bucha do eixo comando auxiliar no bloco (mm):

    diâmetro 1 38,700 a 38,730

    diâmetro 2 35,036 a 35,066

    interferência entre a bucha do eixo comando auxiliar e sua sede no bloco (mm): 0,088 a 0,152

    cabeçote - dados

    volume da câmara de combustão no cabeçote (.³): 33,35

    diâmetro do tucho (mm): 32,959 a 32,975

    diâmetro da sede do tucho no cabeçote (mm): 33,000 a 33,025

    folga entre o tucho e sua sede no cabeçote (mm): 0,025 a 0,066

    diâmetro externo da guia de válvulas (mm): 13,010 a 13,030

    diâmetro da sede da guia de válvulas no cabeçote (mm) 12,950 a 12,977

    interferência entre a guia de válvulas e a sede do cabeçote (mm) 0,033 a 0,080

    diâmetro interno da guia de válvulas (mm): 7,022 a 7,040

    válvulas:

    admissão:

    diâmetro da haste (mm): 6,982 a 7,000

    diâmetro da base (mm): 30,20 a 30,50

    ângulo: 45º 30 +/- 5

    escape:

    diâmetro da haste (mm): 6,974 a 6,992

    diâmetro da base (mm): 29,75 a 30,05

    ângulo: 45º 30 +/- 5

    sede das válvulas:

    admissão (ângulo) 45º +/- 5

    escape (ângulo) 45º +/- 5

    folga entre a válvula e a guia de válvula (mm)

    admissão 0,022 a 0,058

    escape 0,030 a 0,066

    fases da distribuição (admissão - em ° ):

    início 00 apms

    término 34 dpmi

    fases da distribuição (escape - em ° ):

    início 24 apmi

    término 00 dpms

    folga para verificação do diagrama de distribuição das válvulas (mm) 0

    nº de dentes da correia dentada 158

    diâmetro dos mancais do eixo comando de válvulas (mm):

    1º 29,989 a 30,014

    2º 52,445 a 52,470

    3º 52,845 a 52,870

    4º 53,245 a 53,270

    5º 53,645 a 53,670

    diâmetro dos munhões do eixo comando de válvulas (mm):

    1º 29,944 a 29,960

    2º 52,400 a 52,415

    3º 52,800 a 52,815

    4º 53,200 a 53,215

    5º 53,600 a 53,615

    folga radial eixo comando de válvulas (mm): 0,030 a 0,070

    folga axial eixo comando de válvulas (mm): 0,200 a 0,340

    elevação do came (mm):

    admissão 8,5

    escape 8,0

    altura do came + altura da base (mm):

    admissão 42,5

    escape 43,0

    identificação das engrenagens de comando:

    engrenagem lado escape possui anel interno

    para sinal do sensor de fase.

    alimentação

    injeção de combustível iaw 59fb mpi magneti marelli

    bomba de combustível elétrica

    filtro de ar a seco tipo caixa

    dispositivo anti-poluição conversor catalítico, sistema de controle de

    emissões evaporativas e recirculação dos

    gases do cárter.

    pressão da linha de combustível 3 bar

    teor de co em marcha lenta < 0,5%

    (medido antes do conversor catalítico)

    performance

    potência abnt (cv/kw) 106,0 / 78,0

    regime de rotação (rpm) 5500

    torque abnt (kgm/danm) 15,4 / 15,1

    regime de rotação (rpm) 4500

    marcha lenta (rpm): com ar condicionado desligado 700 +/- 50

    distribuição

    nº de válvulas por cilindro 4

    eixo comando de válvulas 02 no cabeçote

    acionamento da distribuição correia dentada

    lubrificação

    sistema forçada com bomba de engrenagens.

    filtro de óleo full flow

    pressão de lubrificação: (a temperatura de 100ºc)

    marcha lenta > 1,0 bar

    a 4000 rpm > 4,5 bar

    arrefecimento

    sistema a água com bomba centrífuga.

    temperatura de abertura da válvula termostática 88 +/- 2ºc

    termostato com by pass controlado

    tipo de refrigeração forçada (eletroventilador)

    pressão para controle de impermeabilidade do radiador 1,4 +/- 0,1 bar

    temperatura para acionamento (s/ ar condicionado): 1 velocidade

    liga 88 +/- 2ºc

    desliga 83 +/- 2ºc

    temperatura para acionamento (c/ ar condicionado): 2 velocidades

    1ª veloc. - liga 88 +/- 2ºc

    1ª veloc. - desliga 83 +/- 2ºc

    2ª veloc. - liga 92 +/- 2ºc

    2ª veloc. - desliga 87 +/- 2ºc

    tabela de torque:

    cabeçote ao bloco 2,0kg.m + 2,0kg.m + 90° + 90°

    cabeçote superior: 1,5kg.m

    cárter: 0,9kg.m

    mancais fixos do virabrequim: 8kg.m

    capas das bielas: 5,1kg.m

    coletor de admissão ao cabeçote: 2,5kg.m

    coletor de escape ao cabeçote: 2,5kg.m

    volante do motor ao virabrequim: 8,3kg.m

    bomba de óleo ao bloco: 2,5kg.m

    polia/virabrequim: 19kg.m

    polia/eixo comando (admissão e escape): 12kg.m

    este motor equipou os fiats; brava e doblò a partir de 02 e os marea 1.6 16v

    1.6 hi-torque mpi 16v step a gasolina

    motor construção

    nº de cilindros 4

    cilindrada total / unitária (cc) 1580 / 395,2

    diâmetro x curso do cilindro (mm x mm) 86,4 x 67,4

    ciclo / tempos otto / 04

    taxa de compressão (:1) 9,3 +/- 0,15 : 1

    distância entre eixos dos cilindros (mm) 93 - 96 - 93

    aspiração natural

    material do bloco do motor ferro fundido

    material do cabeçote alumínio

    motor - dados

    nº de mancais 5

    tipo de pistões com pino móvel

    nº de anéis de segmento 03 por pistão

    diâmetro dos cilindros (mm):

    classe a 86,400 a 86,410

    classe b 86,410 a 86,420

    classe c 86,420 a 86,430

    diâmetro dos pistões (mm):

    classe a 86,352 a 86,362

    classe b 86,359 a 86,371

    classe c 86,368 a 86,378

    folga entre pistão e cilindro (mm)

    classe a 0,038 a 0,058

    classe b 0,039 a 0,061

    classe c 0,042 a 0,062

    espessura dos anéis (mm):

    1º anel (de compressão) 1,470 a 1,490

    2º anel (raspador) 1,470 a 1,490

    3º anel (de óleo) 2,935 a 2,945

    medida das canaletas dos anéis no pistão (mm):

    1º anel (de compressão) 1,525 a 1,545

    2º anel (raspador) 1,510 a 1,530

    3º anel (de óleo) 3,010 a 3,030

    abertura entre extremidades dos anéis montados no bloco padrão (mm):

    1º anel (de compressão) 0,200 a 0,450

    2º anel (raspador) 0,250 a 0,500

    3º anel (de óleo) 0,400 a 1,400

    folga entre os anéis e as fendas do pistão (mm):

    1º anel (de compressão) 0,035 a 0,075

    2º anel (raspador) 0,020 a 0,060

    3º anel (de óleo) 0,065 a 0,095

    diâmetro do pino do pistão (mm): 21,990 a 21,995

    diâmetro da sede do pino do pistão (mm): 21,997 a 22,001

    folga entre o pino do pistão e a sede do pistão (mm) 0,002 a 0,011

    diâmetro da bucha do pé da biela - interno (mm) usinada 22,004 a 22,009

    diâmetro da bucha do pé da biela - externo (mm) 24,016 a 24,041

    folga entre o pino do pistão e a bucha do pé da biela (mm) 0,009 a 0,019

    diâmetro da sede da bucha no pé da biela (mm): 23,939 a 23,972

    interferência entre a bucha do pé da biela e a sede (mm) 0,044 a 0,102

    diâmetro do munhão do virabrequim (mm):

    classe a 50,794 a 50,800

    classe b 50,787 a 50,793

    classe c 50,780 a 50,786

    diâmetro da sede dos casquilhos dos mancais fixos (mm):

    classe a 54,507 a 54,510

    classe b 54,511 a 54,515

    classe c 54,516 a 54,520

    folga radial entre os casquilhos e o munhão (mm): 0,032 a 0,050

    diâmetro do moente do virabrequim (mm):

    classe a 45,518 a 45,523

    classe b 45,510 a 45,517

    classe c 45,503 a 45,509

    diâmetro da sede dos casquilhos da biela (mm):

    classe a 48,641 a 48,646

    classe b 48,635 a 48,640

    classe c 48,630 a 48,634

    folga radial entre os casquilhos e o moente (mm): 0,025 a 0,060

    folga axial entre biela e virabrequim (mm): 0,045 a 0,120

    espessura do casquilho do munhão (mm)

    classe a (vm) 1,840 a 1,844

    classe b (az) 1,844 a 1,848

    classe c (am) 1,850 a 1,854

    espessura do casquilho da biela (mm)

    classe a (vm) 1,537 a 1,541

    classe b (az) 1,540 a 1,544

    classe c (am) 1,544 a 1,548

    espessura do semi-anel de encosto (mm) 2,310 a 2,360

    folga axial do virabrequim (mm) 0,055 a 0,265

    diâmetro do eixo comando auxiliar (mm):

    diâmetro 1 35,593 a 35,618

    diâmetro 2 31,940 a 31,960

    diâmetro interno da bucha do eixo comando auxiliar (mm):

    diâmetro 1 35,664 a 35,684

    diâmetro 2 32,000 a 32,020

    diâmetro externo da bucha do eixo comando auxiliar (mm):

    diâmetro 1 38,818 a 38,852

    diâmetro 2 35,154 a 35,188

    folga entre eixo comando auxiliar e a bucha (mm):

    diâmetro 1 0,046 a 0,091

    diâmetro 2 0,040 a 0,080

    diâmetro da sede da bucha do eixo comando auxiliar no bloco (mm):

    diâmetro 1 38,700 a 38,730

    diâmetro 2 35,036 a 35,066

    interferência entre a bucha do eixo comando auxiliar e sua sede no bloco (mm): 0,088 a 0,152

    cabeçote - dados

    volume da câmara de combustão no cabeçote (.³): 33,35

    diâmetro do tucho (mm): 32,959 a 32,975

    diâmetro da sede do tucho no cabeçote (mm): 33,000 a 33,025

    folga entre o tucho e sua sede no cabeçote (mm): 0,025 a 0,066

    diâmetro externo da guia de válvulas (mm): 13,010 a 13,030

    diâmetro da sede da guia de válvulas no cabeçote (mm) 12,950 a 12,977

    interferência entre a guia de válvulas e a sede do cabeçote (mm) 0,033 a 0,080

    diâmetro interno da guia de válvulas (mm): 7,022 a 7,040

    válvulas:

    admissão:

    diâmetro da haste (mm): 6,982 a 7,000

    diâmetro da base (mm): 30,20 a 30,50

    ângulo: 45º 30 +/- 5

    escape:

    diâmetro da haste (mm): 6,974 a 6,992

    diâmetro da base (mm): 29,75 a 30,05

    ângulo: 45º 30 +/- 5

    sede das válvulas:

    admissão (ângulo) 45º +/- 5

    escape (ângulo) 45º +/- 5

    folga entre a válvula e a guia de válvula (mm)

    admissão 0,022 a 0,058

    escape 0,030 a 0,066

    fases da distribuição (admissão - em ° ):

    início 04 apms

    término 38 dpmi

    fases da distribuição (escape - em ° ):

    início 28 apmi

    término 04 dpms

    folga para verificação do diagrama de distribuição das válvulas (mm) 0

    nº de dentes da correia dentada 158

    diâmetro dos mancais do eixo comando de válvulas (mm):

    1º 29,989 a 30,014

    2º 52,445 a 52,470

    3º 52,845 a 52,870

    4º 53,245 a 53,270

    5º 53,645 a 53,670

    diâmetro dos munhões do eixo comando de válvulas (mm):

    1º 29,944 a 29,960

    2º 52,400 a 52,415

    3º 52,800 a 52,815

    4º 53,200 a 53,215

    5º 53,600 a 53,615

    folga radial eixo comando de válvulas (mm): 0,030 a 0,070

    folga axial eixo comando de válvulas (mm): 0,200 a 0,340

    elevação do came (mm):

    admissão 8,5

    escape 8,0

    altura do came + altura da base (mm):

    admissão 42,5

    escape 43,0

    identificação das engrenagens de comando:

    engrenagem lado escape possui anel interno

    para sinal do sensor de fase.

    alimentação

    injeção de combustível iaw 49fb mpi magneti marelli

    bomba de combustível elétrica

    filtro de ar a seco tipo caixa

    dispositivo anti-poluição conversor catalítico, sistema de controle de

    emissões evaporativas e recirculação dos

    gases do cárter.

    pressão da linha de combustível 3 bar

    teor de co em marcha lenta < 0,5%

    (medido antes do conversor catalítico)

    performance

    potência abnt (cv/kw) 106,0 / 78,0

    regime de rotação (rpm) 5500

    torque abnt (kgm/danm) 15,4 / 15,1

    regime de rotação (rpm) 4500

    marcha lenta (rpm): 850 +/- 50

    distribuição

    nº de válvulas por cilindro 4

    eixo comando de válvulas 02 no cabeçote

    acionamento da distribuição correia dentada

    lubrificação

    sistema forçada com bomba de engrenagens.

    filtro de óleo full flow

    pressão de lubrificação: (a temperatura de 100ºc)

    marcha lenta > 1,0 bar

    a 4000 rpm > 4,5 bar

    arrefecimento

    sistema a água com bomba centrífuga.

    temperatura de abertura da válvula termostática 88 +/- 2ºc

    termostato com by pass controlado

    tipo de refrigeração forçada (eletroventilador)

    pressão para controle de impermeabilidade do radiador 1,4 +/- 0,1 bar

    temperatura para acionamento (s/ ar condicionado): 1 velocidade

    liga 96 +/- 2ºc

    desliga 91 +/- 2ºc

    temperatura para acionamento (c/ ar condicionado): 2 velocidades

    1ª veloc. - liga 96 +/- 2ºc

    1ª veloc. - desliga 91 +/- 2ºc

    2ª veloc. - liga 100 +/- 2ºc

    2ª veloc. - desliga 95 +/- 2ºc

    tabela de torque:

    cabeçote ao bloco 2,0kg.m + 2,0kg.m + 90° + 90°

    cabeçote superior: 1,5kg.m

    cárter: 0,9kg.m

    mancais fixos do virabrequim: 8kg.m

    capas das bielas: 5,1kg.m

    coletor de admissão ao cabeçote: 2,5kg.m

    coletor de escape ao cabeçote: 2,5kg.m

    volante do motor ao virabrequim: 8,3kg.m

    bomba de óleo ao bloco: 2,5kg.m

    polia/virabrequim: 19kg.m

    polia/eixo comando (admissão e escape): 12kg.m

    esta versão de motor equipou a linha palio de 00/03 e linha brava até 01

    1.6 torque mpi 16v gasolina

    motor construção

    nº de cilindros 4

    cilindrada total / unitária (cc) 1580 / 395,2

    diâmetro x curso do cilindro (mm x mm) 86,4 x 67,4

    ciclo / tempos otto / 04

    taxa de compressão (:1) 9,3 +/- 0,15 : 1

    distância entre eixos dos cilindros (mm) 93 - 96 - 93

    aspiração natural

    material do bloco do motor ferro fundido

    material do cabeçote alumínio

    motor - dados

    nº de mancais 5

    tipo de pistões com pino móvel

    nº de anéis de segmento 03 por pistão

    diâmetro dos cilindros (mm):

    classe a 86,400 a 86,410

    classe b 86,410 a 86,420

    classe c 86,420 a 86,430

    diâmetro dos pistões (mm):

    classe a 86,352 a 86,362

    classe b 86,359 a 86,371

    classe c 86,368 a 86,378

    folga entre pistão e cilindro (mm)

    classe a 0,038 a 0,058

    classe b 0,039 a 0,061

    classe c 0,042 a 0,062

    espessura dos anéis (mm):

    1º anel (de compressão) 1,470 a 1,490

    2º anel (raspador) 1,470 a 1,490

    3º anel (de óleo) 2,935 a 2,945

    medida das canaletas dos anéis no pistão (mm):

    1º anel (de compressão) 1,525 a 1,545

    2º anel (raspador) 1,510 a 1,530

    3º anel (de óleo) 3,010 a 3,030

    abertura entre extremidades dos anéis montados no bloco padrão (mm):

    1º anel (de compressão) 0,200 a 0,450

    2º anel (raspador) 0,250 a 0,500

    3º anel (de óleo) 0,400 a 1,400

    folga entre os anéis e as fendas do pistão (mm):

    1º anel (de compressão) 0,035 a 0,075

    2º anel (raspador) 0,020 a 0,060

    3º anel (de óleo) 0,065 a 0,095

    diâmetro do pino do pistão (mm): 21,990 a 21,995

    diâmetro da sede do pino do pistão (mm): 21,997 a 22,001

    folga entre o pino do pistão e a sede do pistão (mm) 0,002 a 0,011

    diâmetro da bucha do pé da biela - interno (mm) usinada 22,004 a 22,009

    diâmetro da bucha do pé da biela - externo (mm) 24,016 a 24,041

    folga entre o pino do pistão e a bucha do pé da biela (mm) 0,009 a 0,019

    diâmetro da sede da bucha no pé da biela (mm): 23,939 a 23,972

    interferência entre a bucha do pé da biela e a sede (mm) 0,044 a 0,102

    diâmetro do munhão do virabrequim (mm):

    classe a 50,794 a 50,800

    classe b 50,787 a 50,793

    classe c 50,780 a 50,786

    diâmetro da sede dos casquilhos dos mancais fixos (mm):

    classe a 54,507 a 54,510

    classe b 54,511 a 54,515

    classe c 54,516 a 54,520

    folga radial entre os casquilhos e o munhão (mm): 0,032 a 0,050

    diâmetro do moente do virabrequim (mm):

    classe a 45,518 a 45,523

    classe b 45,510 a 45,517

    classe c 45,503 a 45,509

    diâmetro da sede dos casquilhos da biela (mm):

    classe a 48,641 a 48,646

    classe b 48,635 a 48,640

    classe c 48,630 a 48,634

    folga radial entre os casquilhos e o moente (mm): 0,025 a 0,060

    folga axial entre biela e virabrequim (mm): 0,045 a 0,120

    espessura do casquilho do munhão (mm)

    classe a (vm) 1,840 a 1,844

    classe b (az) 1,844 a 1,848

    classe c (am) 1,850 a 1,854

    espessura do casquilho da biela (mm)

    classe a (vm) 1,537 a 1,541

    classe b (az) 1,540 a 1,544

    classe c (am) 1,544 a 1,548

    espessura do semi-anel de encosto (mm) 2,310 a 2,360

    folga axial do virabrequim (mm) 0,055 a 0,265

    diâmetro do eixo comando auxiliar (mm):

    diâmetro 1 35,593 a 35,618

    diâmetro 2 31,940 a 31,960

    diâmetro interno da bucha do eixo comando auxiliar (mm):

    diâmetro 1 35,664 a 35,684

    diâmetro 2 32,000 a 32,020

    diâmetro externo da bucha do eixo comando auxiliar (mm):

    diâmetro 1 38,818 a 38,852

    diâmetro 2 35,154 a 35,188

    folga entre eixo comando auxiliar e a bucha (mm):

    diâmetro 1 0,046 a 0,091

    diâmetro 2 0,040 a 0,080

    diâmetro da sede da bucha do eixo comando auxiliar no bloco (mm):

    diâmetro 1 38,700 a 38,730

    diâmetro 2 35,036 a 35,066

    interferência entre a bucha do eixo comando auxiliar e sua sede no bloco (mm): 0,088 a 0,152

    cabeçote - dados

    volume da câmara de combustão no cabeçote (.³): 37,5

    diâmetro do tucho (mm): 32,959 a 32,975

    diâmetro da sede do tucho no cabeçote (mm): 33,000 a 33,025

    folga entre o tucho e sua sede no cabeçote (mm): 0,025 a 0,066

    diâmetro externo da guia de válvulas (mm): 13,010 a 13,030

    diâmetro da sede da guia de válvulas no cabeçote (mm) 12,950 a 12,977

    interferência entre a guia de válvulas e a sede do cabeçote (mm) 0,033 a 0,080

    diâmetro interno da guia de válvulas (mm): 7,022 a 7,040

    válvulas:

    admissão:

    diâmetro da haste (mm): 6,982 a 7,000

    diâmetro da base (mm): 30,20 a 30,50

    ângulo: 45º 30 +/- 5

    escape:

    diâmetro da haste (mm): 6,974 a 6,992

    diâmetro da base (mm): 29,75 a 30,05

    ângulo: 45º 30 +/- 5

    sede das válvulas:

    admissão (ângulo) 45º +/- 5

    escape (ângulo) 45º +/- 5

    folga entre a válvula e a guia de válvula (mm)

    admissão 0,022 a 0,058

    escape 0,030 a 0,066

    fases da distribuição (admissão - em ° ):

    obs.: para estes dados estão exclusos os modelos palio 2v / strada / siena sem ar condicionado.

    início 0 (apms)

    término 39 (dpmi)

    fases da distribuição (escape - em ° ):

    obs.: para estes dados estão exclusos os modelos palio 2v / strada / siena sem ar condicionado.

    início 34 (apmi)

    término 0 (dpms)

    folga para verificação do diagrama de distribuição das válvulas (mm) 0

    nº de dentes da correia dentada 158

    diâmetro dos mancais do eixo comando de válvulas (mm):

    1º 29,989 a 30,014

    2º 52,445 a 52,470

    3º 52,845 a 52,870

    4º 53,245 a 53,270

    5º 53,645 a 53,670

    diâmetro dos munhões do eixo comando de válvulas (mm):

    1º 29,944 a 29,960

    2º 52,400 a 52,415

    3º 52,800 a 52,815

    4º 53,200 a 53,215

    5º 53,600 a 53,615

    folga radial eixo comando de válvulas (mm): 0,030 a 0,070

    folga axial eixo comando de válvulas (mm): 0,200 a 0,340

    elevação do came (mm):

    obs.: para estes dados estão exclusos os modelos palio 2v / strada / siena sem ar condicionado.

    admissão 9,0

    escape 8,5

    altura do came + altura da base (mm):

    obs.: para estes dados estão exclusos os modelos palio 2v / strada / siena sem ar condicionado.

    admissão 43,0

    escape 43,5

    identificação das engrenagens de comando:

    engrenagem lado escape possui anel interno

    para sinal do sensor de fase.

    alimentação

    injeção de combustível iaw 1abg mpi magneti marelli

    bomba de combustível elétrica

    filtro de ar a seco tipo caixa

    dispositivo anti-poluição conversor catalítico, sistema de controle de

    emissões evaporativas e recirculação dos

    gases do cárter.

    pressão da linha de combustível 3 bar

    teor de co em marcha lenta < 0,5%

    (medido antes do conversor catalítico)

    performance

    potência abnt (cv/kw) 106,0 / 78,0

    regime de rotação (rpm) 5500

    torque abnt (kgm/danm) 15,1 / 14,9

    regime de rotação (rpm) 4500

    marcha lenta (rpm): 850 +/- 50

    distribuição

    nº de válvulas por cilindro 4

    eixo comando de válvulas 02 no cabeçote

    acionamento da distribuição correia dentada

    lubrificação

    sistema forçada com bomba de engrenagens.

    filtro de óleo full flow

    pressão de lubrificação: (a temperatura de 100ºc)

    marcha lenta > 1,0 bar

    a 4000 rpm > 4,5 bar

    arrefecimento

    sistema a água com bomba centrífuga.

    temperatura de abertura da válvula termostática 88 +/- 2ºc

    termostato com by pass controlado

    tipo de refrigeração forçada (eletroventilador)

    pressão para controle de impermeabilidade do radiador 1,0 +/- 0,1 bar

    temperatura para acionamento (s/ ar condicionado): 1 velocidade

    liga 92 +/- 2ºc

    desliga 87 +/- 2ºc

    temperatura para acionamento (c/ ar condicionado): 2 velocidades

    1ª veloc. - liga 92 +/- 2ºc

    1ª veloc. - desliga 87 +/- 2ºc

    2ª veloc. - liga 97 +/- 2ºc

    2ª veloc. - desliga 92 +/- 2ºc

    tabela de torque:

    cabeçote ao bloco 2,0kg.m + 2,0kg.m + 90° + 90°

    cabeçote superior: 1,5kg.m

    cárter: 0,9kg.m

    mancais fixos do virabrequim: 8kg.m

    capas das bielas: 5,1kg.m

    coletor de admissão ao cabeçote: 2,5kg.m

    coletor de escape ao cabeçote: 2,5kg.m

    volante do motor ao virabrequim: 8,3kg.m

    bomba de óleo ao bloco: 2,5kg.m

    polia/virabrequim: 19kg.m

    polia/eixo comando (admissão e escape): 12kg.m

    esta versão de motor (facilmente identificado pelo coletor de admissão totalmente em alumínio) esteve em linha no brasil de 1997 a 2000.

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    • N Offline
      N Offline
      nogueiraxr3
      escreveu em última edição por
      #4

      aproveitando o tópico do amigo, gostaria de tirar uma duvida que é sobre motores fiat tb, só que o fiasa, gostaria de saber se alguem já conseguiu colocar o eixo do 1.5 no 1.0, é que meu velho tem uma fiorino largada em casa, sem motor, tava pensando em botar ela pra andar, me apareceu uma proposta muito boa, só que o motor é 1.0 então gostaria saber de vcs mais experiente se é possivel esse up no motorzinho, pra deixar ele 1.5 para dar um folego, pois andar de fiorino 1.0 é pedir pra sofrer….

      amigo desculpe a invasão do seu tópico, se quiser que tire é só falar que abro um tópico pra isso vlw.

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      • F Offline
        F Offline
        fisioluiz
        escreveu em última edição por
        #5

        aproveitando o tópico do amigo, gostaria de tirar uma duvida que é sobre motores fiat tb, só que o fiasa, gostaria de saber se alguem já conseguiu colocar o eixo do 1.5 no 1.0, é que meu velho tem uma fiorino largada em casa, sem motor, tava pensando em botar ela pra andar, me apareceu uma proposta muito boa, só que o motor é 1.0 então gostaria saber de vcs mais experiente se é possivel esse up no motorzinho, pra deixar ele 1.5 para dar um folego, pois andar de fiorino 1.0 é pedir pra sofrer….

        amigo desculpe a invasão do seu tópico, se quiser que tire é só falar que abro um tópico pra isso vlw.

        cara … nao tem como , o bloco do 1.0 eh mais estreito na sua base, o que impossibilita a colocacao do vira do 1.5. ja ouvi falar que se colocar o pistao do corsa 1.6 da pra ganhar um pouco , mas nao sei quanto.

        arranja um kit turbo e gaste menos por mais.

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        • F Offline
          F Offline
          Fiasa Power
          escreveu em última edição por
          #6

          não tem condições de jogar o vira 1.5 pro bloco 1.0 . são quase 30mm de diferença

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          • O Offline
            O Offline
            overspeed
            escreveu em última edição por
            #7

            então vamos lá:

            • peças:

            pistão: gm familia ii (monza 2.0): tem diâmetro de 86,00, porém a altura do pino eh 5 mm mais baixa

            biela: mantém a original do motor torque

            virabrequim: motor stepb (brava/marea). tem curso 11mm maior.

            • retrabalhos:

            junta: espessura de 1mm a mais que a original. com a diferença do pistão de 5mm na altura do pino, é abatido 10mm do curso. com isso o pistão sobe 1 mm pra fora do bloco. ae que entra a junta.

            usinar cabeça do pistão: usado em caso de não ter acesso a junta. tira-se 1 mm da cabeça e ele fica rente ao bloco

            usinar bloco: devido ao curso maior, a biela baterá nas paredes da camisa… deverá ser feito um chanfro para livrar a biela de bater no bloco

            usinar bucha p/ pino de pistão: pistão de monza tem ø do pino maior. assim , tem que embuchar o pistão para caber o pino da biela do palio

            observação: iapel vende um pistão forjado especifico para esta aplicação (1.6 virado pra 1.9)

            sempre tive curiosidade nesse up…

            alguem que tenha feito mediu:

            taxa (com os pistões da iapel ou mesmo com os de monza)

            potencia/torque

            1 Resposta Última resposta
            • A Offline
              A Offline
              Adriano Sushi
              escreveu em última edição por
              #8

              essa eh uma preparação que eu gostaria de ver pessoalmente.

              sempre gostei de uno, tenho vontade de montar um canhãozinho…

              1 Resposta Última resposta
              • M Offline
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                menegotto
                escreveu em última edição por
                #9

                esse eh o problema… o quanto rende...

                na argentina eh muito usada essa receita.. o problema é que junto vem comando, polia, cabeçote 16v todo retrabalhado pra girar 10k... dae o ganho de virar pra 1.9 não fica evidente...

                tem no youtube... step a 1.9 girando 10k... rendeu 250 cv no dinamometro de bancada...

                1 Resposta Última resposta
                • M Offline
                  M Offline
                  menegotto
                  escreveu em última edição por
                  #10

                  http://www.youtube.com/watch?v=takf5y0x0qo&feature=related

                  ap kill detected :teteto:

                  1 Resposta Última resposta
                  • R Offline
                    R Offline
                    ronaldin
                    escreveu em última edição por
                    #11

                    obrigado a todos.

                    menegotto, o pistão do monza tem o pino 5 mm mais baixo? não entendi direito como ele chega a ficar apenas 1mm acima do bloco? as medidas são essas mesmas?

                    pelo que vc explicou que com os 5mm do diferença do pino, abatem 10mm do curso….

                    então, o pino é montado 5mm mais pra cima no pistão, e o pistão tbm é ainda 5mm mais baixo do que o 16v original?

                    vou ver se consigo os dois ao vivo pra ver como é..

                    biriba, tenho o livro de papel que tem esses dados... ele tem sido meu livro de cabeceira nos últimos 5 meses rsss

                    obrigado pela ajuda.

                    1 Resposta Última resposta
                    • M Offline
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                      menegotto
                      escreveu em última edição por
                      #12

                      ronaldin, altura de compressão (medida da cabeça até o centro do pino)é menor no pistão do monza do que no do step a/b. por isso disse mais baixo…

                      quanto ao curso... imagine um virabrequim em funcionamento...

                      curso = distância percorrida pelo pistão de cima a baixo

                      se ele tem 11mm a mais de curso, então o pistão sobre 5,5mm a mais que o normal e desce 5,5mm a mais que o normal... entendeu????

                      esses 5,5mm que sobe a mais, tu monta o pistão de monza que tem altura de compressão 5 mm menor, assim sobra 0,5 pra fora do bloco (eu arredondei pra 1 mm pra não complicar, mas agora jah compliquei tudo mesmo heheheheheh)

                      1 Resposta Última resposta
                      • M Offline
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                        escreveu em última edição por
                        #13

                        fiz um desenho tosco no paint… acho q fica mais facil de entender

                        1 Resposta Última resposta
                        • M Offline
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                          menegotto
                          escreveu em última edição por
                          #14

                          http://catalogo.mahle.com.br/applications/web/catalogos/catalog.nsf/index/metal leve - pistões - por fabricantesãopen&start=1&count=100

                          ae segue o catalogo mahle de pistões… com ele tu pode tirar as medidas dos pistões bem certinho, sem precisar medir... o que te disse é o que lembro de cabeça...

                          mas de antemão te digo... esses tipos de adaptações, não existem receitas prontas... tem que abrir, ir comprando as peças, montar e dae vai surgir os problemas... surgiu um problema, resolve... surge outro, resolve... até fechar o motor e fazer funcionar...

                          1 Resposta Última resposta

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