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Relação de temperatura e pressão barometrica com dino

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  • A Offline
    A Offline
    AVILA GTS
    escreveu em última edição por
    #1

    procurei muito na net, mais não achei quase nada sobre essa relação.

    a pressão barometrica ao nivel do mar seria de 760 mmhg, mais caso seja configurado o dino com 860 mmhg, o que acontece?? tem perda de potencia?? ganha potencia?? não interferi??

    e a temperatura, tb interferi em algo??

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    • 1 Offline
      1 Offline
      16volts
      escreveu em última edição por
      #2

      esses dados vc coloca para que o software do dyno aplique um fator de correção estipulado pela sae.

      se a pressão for maior que 760mmhg o software vai corrigir o valor medido para menos e vice-versa. aumenta a pressão, aumenta a disponibilidade de oxigênio num mesmo volume de ar.

      para temperatura, se tiver maior que o padrão (deve ser de 20 ou 25c) o dyno vai entender que a potência q ele mediu é menor que a que ocorreria numa dada situação padrão…

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      • S Offline
        S Offline
        SemControle
        escreveu em última edição por
        #3

        entao seria por essa entrada de dados errados q o dino mede o qnt o operador quer?

        1 Resposta Última resposta
        • A Offline
          A Offline
          AVILA GTS
          escreveu em última edição por
          #4

          esses dados vc coloca para que o software do dyno aplique um fator de correção estipulado pela sae.

          se a pressão for maior que 760mmhg o software vai corrigir o valor medido para menos e vice-versa. aumenta a pressão, aumenta a disponibilidade de oxigênio num mesmo volume de ar.

          para temperatura, se tiver maior que o padrão (deve ser de 20 ou 25c) o dyno vai entender que a potência q ele mediu é menor que a que ocorreria numa dada situação padrão…

          não entendi muito então quer dizer se der 250cv com 760mmhg, se inserir 860mmhg vai marcar +- 230cv, é isso?

          quanto a temperatura o dino vai me dar tb a potencia errada, caso esteja com 30 graus inserido vai aumentar a potencia ou diminuir a potencia correta?

          1 Resposta Última resposta
          • S Offline
            S Offline
            streit
            escreveu em última edição por
            #5

            não entendi muito então quer dizer se der 250cv com 760mmhg, se inserir 860mmhg vai marcar +- 230cv, é isso?

            quanto a temperatura o dino vai me dar tb a potencia errada, caso esteja com 30 graus inserido vai aumentar a potencia ou diminuir a potencia correta?

            isso.

            vc precisa entender que uma medição precisa ser comparada com outras medições ao redor do mundo e o resultado tem que ser o mesmo.

            a única maneira de conseguir isso, é tendo o mesmo ponto de referência, ou seja: mesma pressão, umidade, temperatura, etc.

            como sabemos que isso é impossível, existem as normas, como as abnt, iso, din, etc que regulamentam essas referências.

            então após fazer uma medição no dyno, o software faz correções nos valores, para que o resultado saia obedecendo a uma determinada norma, tornando possível a comparação com qqr outro motor medido na mesma norma.

            o problema é quando alguns pilotos de dynos jogam uns parametros irreais para conseguir um gráfico mais poupudo…

            1 Resposta Última resposta
            • O Offline
              O Offline
              overspeed
              escreveu em última edição por
              #6

              se vc está em sampa, vc tem uma pressão atmosférica de cerca de 0,92bar… se medir nesta condição certamente vai ter menos potência do que se ler ao nivel do mar onde a pressão é de cerca de 1bar... os valores lidos servem pra equalizar esta leitura pra que sejam padronizadas...

              e ao contrário do que se imagina, qdo tem a estação barométrica no dino (hoje todos tem integrado) o operador num tem acesso a estes dados, num consegue mudar..ele pode apenas qdo vai começar cada teste mandar a estação ler novamente temperatura e pressão ambiente...

              ou seja o operador num tem como influenciar o resultado... ademais... mesmo que ele pudesse colocar valor esdruxulos... digamos falar que mediu a uma pressão barométrica de 0,85bar (acho que é uns 1.500m de altitude) e temperatura de 60°c (ambos impossiveis) é que a alteração seria significativa

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              • Z Offline
                Z Offline
                Zé chedid
                escreveu em última edição por
                #7

                se vc está em sampa, vc tem uma pressão atmosférica de cerca de 0,92bar… se medir nesta condição certamente vai ter menos potência do que se ler ao nivel do mar onde a pressão é de cerca de 1bar... os valores lidos servem pra equalizar esta leitura pra que sejam padronizadas...

                e ao contrário do que se imagina, qdo tem a estação barométrica no dino (hoje todos tem integrado) o operador num tem acesso a estes dados, num consegue mudar..ele pode apenas qdo vai começar cada teste mandar a estação ler novamente temperatura e pressão ambiente...

                ou seja o operador num tem como influenciar o resultado... ademais... mesmo que ele pudesse colocar valor esdruxulos... digamos falar que mediu a uma pressão barométrica de 0,85bar (acho que é uns 1.500m de altitude) e temperatura de 60°c (ambos impossiveis) é que a alteração seria significativa

                junior e como fazem os gatos (botão do agrada cliente) nos dinos?

                1 Resposta Última resposta
                • O Offline
                  O Offline
                  overspeed
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  num fazem… é o que digo a muito tempo... se a medição saiu muito abaixo do esperado pode ser um monte de coisas... fui testar a muito tempo atrás um calibra turbo forjado de um cliente... veio 300cv na roda... ai no ano seguinte ele mandou fazer revisão porque o carro ficou muito tempo parado (mais de 4 meses) porque ele tinha ido pro exterior... mandou medir de novo e veio 240cv e o acerto exatamente igual... qdo bateu a lembrança de que o alcool era antigo talvez num estivesse legal... mediu dia seguinte com alcool 100% novo e voltou aos 300cv-roda

                  outra coisa... se o teu carro ta acertado pra 25°c... mas no dia vc mediu com ele a 45°c, o valor lido vai ser corrigido, mas num quer dizer que será exatamente o mesmo valor caso vc volte a medir num dia que esteja a 25°c entendeu ?

                  dina de rolo serve de comparativo...vc mede antes, modifica e mede depois.. ai vc sabe se o que fez mudou algo e o que mudou...

                  1 Resposta Última resposta
                  • A Offline
                    A Offline
                    AVILA GTS
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    blz, o que acontece no dino que medi tem como fazer essa alteração, então foi medido com 860mmhg, sou do rio o que deveria ser medido a 760mmhg, então essa potencia que veio de 400cv era para ser maior, igual ou esta certo?

                    1 Resposta Última resposta
                    • Z Offline
                      Z Offline
                      Zé chedid
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      num fazem… é o que digo a muito tempo... se a medição saiu muito abaixo do esperado pode ser um monte de coisas... fui testar a muito tempo atrás um calibra turbo forjado de um cliente... veio 300cv na roda... ai no ano seguinte ele mandou fazer revisão porque o carro ficou muito tempo parado (mais de 4 meses) porque ele tinha ido pro exterior... mandou medir de novo e veio 240cv e o acerto exatamente igual... qdo bateu a lembrança de que o alcool era antigo talvez num estivesse legal... mediu dia seguinte com alcool 100% novo e voltou aos 300cv-roda

                      outra coisa... se o teu carro ta acertado pra 25°c... mas no dia vc mediu com ele a 45°c, o valor lido vai ser corrigido, mas num quer dizer que será exatamente o mesmo valor caso vc volte a medir num dia que esteja a 25°c entendeu ?

                      dina de rolo serve de comparativo...vc mede antes, modifica e mede depois.. ai vc sabe se o que fez mudou algo e o que mudou...

                      tendi….. mas que falam muito do botão agrada cliente, isso falam , já ouvi muitas histórias da preparadora prado (curitiba e cascavel) mas num sei se é verdade.... uns me relataram que dava até 100 cavalos a mais entre o dino deles e o de outros isso no mesmo dia.

                      1 Resposta Última resposta
                      • O Offline
                        O Offline
                        overspeed
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        se der absurdamente acima/abaixo de outro dinamometro pode ser calibração do mesmo…

                        avila, num tem como ser pressão de 860mmhg porque isso seria abaixo do nivel do mar :(... mas se fosse medido assim a potência corrigida para 760mmhg seria ainda menor porque ao corrigir pra 760 aumenta a potência sobre a medida em 860mmhg

                        1 Resposta Última resposta
                        • F Offline
                          F Offline
                          Fabinho E.A
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          avila, tive problemas com isso tbm no dino, por acaso vc ta passando o carro na amb?

                          é la que eu to indo e ele ta sem estação barometrica e o meu preparador falou que o valor que ele ta aplicando ta dando chimbre ate pq o mesmo tem estação barometrica na oficina a 10 anos e ja esta acostumado com isso.

                          mas a mediçao muda e muito com esse valor imposto errado.

                          1 Resposta Última resposta
                          • A Offline
                            A Offline
                            AVILA GTS
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            avila, tive problemas com isso tbm no dino, por acaso vc ta passando o carro na amb?

                            é la que eu to indo e ele ta sem estação barometrica e o meu preparador falou que o valor que ele ta aplicando ta dando chimbre ate pq o mesmo tem estação barometrica na oficina a 10 anos e ja esta acostumado com isso.

                            mas a mediçao muda e muito com esse valor imposto errado.

                            sim é lá mesmo, vou conversar com o marcelo sobre isso para ver se dá para corrigir.

                            1 Resposta Última resposta
                            • F Offline
                              F Offline
                              Fabinho E.A
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              sim é lá mesmo, vou conversar com o marcelo sobre isso para ver se dá para corrigir.

                              ate da pra corrigir, mas e ele que nao quer mudar, pq diz ele que o eng. falou pra travar nesse valor ate chegar a estaçao barometrica.

                              foi ai que o preparador que estava comigo conversou com ele e disse que o valor era muito alto que nos dez anos que ele tem com a estaçao nunca obteve esse valor usado pelo marcelo.

                              a parada e esperar a estaçao do cara chegar, pq ai o valor vai variar de acordo com a estaçao.

                              1 Resposta Última resposta

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