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Sensor de detonação no multimetro

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • E Offline
    E Offline
    ericfontes
    escreveu em última edição por
    #3

    acabei de achar isso aqui,

    http://www.flaviocursos.com.br/dicas/sensores de detona��o.pdf

    interessante

    1 Resposta Última resposta
    • E Offline
      E Offline
      ericfontes
      escreveu em última edição por
      #4

      sensor de detonação pra ver no multimetro pré-ignição?????

      batida de pino, detonaçao

      ahh, vc entendeu .. deixa de ser detalhista

      1 Resposta Última resposta
      • M Offline
        M Offline
        menegotto
        escreveu em última edição por
        #5

        então esteja ciente que detonação é uma coisa, pré-ignição é outra

        não tem como no multimetro, mas vc pode escutar com um fone de ouvidos. é só ligar o sensor num amplificador de microfone e escutar o ruído. é bem nitido quando tem detonação

        1 Resposta Última resposta
        • F Offline
          F Offline
          Flavio Cruz
          escreveu em última edição por
          #6

          caramba… o forum anda arisco hein?

          cara, no multimetro nao dá pq o sensor capta som mesmo... como um microfone...

          ja a sonda manda voltagem...

          1 Resposta Última resposta
          • E Offline
            E Offline
            ericfontes
            escreveu em última edição por
            #7

            hunn, interessante .. mas so de saber q dá pra fazer através de um amplificador .. ja é uma ideia que pode ser posta pra frente ..

            talvez de pra fazer um esquema de leds ligados num amplificador daqueles de caixinha de som de computador .. rsrs … ja fiz isso de brincadeira .. mas nesse caso, teria q desenvolver legal.

            mas meio q entendi a brincadeira .. a corrente alternada enviada por ele entao nao vai se alterar .. vai dar sempre mesma voltagem , mas vai variar os hz dela (distancia das ondas).

            é meio complicado .. eu estou fazendo essas perguntas porq conheço uma pessoa q está desenvolvendo um aparelho com leds para a leitura desses sensor .. parece realmente ser complicado

            1 Resposta Última resposta
            • T Offline
              T Offline
              tripazzzz
              escreveu em última edição por
              #8

              [diy knock sensor part 1](diy knock sensor part 1)

              [diy knock sensor part 2](diy knock sensor part 2)

              1 Resposta Última resposta
              • G Offline
                G Offline
                Gui_Jpa
                escreveu em última edição por
                #9

                [diy knock sensor part 1](diy knock sensor part 1)

                [diy knock sensor part 2](diy knock sensor part 2)

                sensacional

                eu tinha procurado esse artigo aqui no forum.

                alguem tinha postado esses links em 2007 , eu acho.

                sempre bom rever

                1 Resposta Última resposta
                • E Offline
                  E Offline
                  erickizinho
                  escreveu em última edição por
                  #10

                  dava pra captar isso no ociloscopio .. mas acho que nao e necessario isso…

                  acho que dava pra fazer tbm com modulo de som, queles mais antigos do tipo booster, que liga o canal das saidas para os falantes nele... :hauhau:

                  flw abraço..

                  1 Resposta Última resposta
                  • F Offline
                    F Offline
                    fsobral86
                    escreveu em última edição por
                    #11

                    caramba… o forum anda arisco hein?

                    pra não dizer outra coisa…

                    1 Resposta Última resposta
                    • L Offline
                      L Offline
                      leotasca
                      escreveu em última edição por
                      #12

                      bom, aproveitando o tópico, o meu gol quando forçava a partir de quarta marcha, parecia que haviam pedrinhas batendo embaixo do carro…. pensei até q tivesse algo frouxo batendo na estrutura do carro, mas notei que isso acontecia geralmente em wot e quando o carro não ia mais... atrasei um pouco o ponto do distribuidor e o barulho não acontece mais. não parece com barulho de pré-detonação...

                      alguém tem alguma dica?

                      1 Resposta Última resposta
                      • G Offline
                        G Offline
                        Gui_Jpa
                        escreveu em última edição por
                        #13

                        combustivel vagabundo.

                        ou ponto muito adiantado.

                        o barulho é tipico de pre-detonacao.

                        1 Resposta Última resposta
                        • L Offline
                          L Offline
                          Lost
                          escreveu em última edição por
                          #14

                          como disseram, no multimetro nao da porque o multimetro te da uma media da tensao e o que voce quer ler no sensor de detonação sao picos…

                          ou osciloscopio ou no fone de ouvido mesmo (com um aplificador como ja disseram).

                          a detonação no osciloscopio sao valores que mudam muito de repente, destoando do que é captado como ruido de fundo. no fone de ouvido é mais facil de perceber porque é como se tivessem martelando o bloco do motor :hauhau:

                          1 Resposta Última resposta
                          • E Offline
                            E Offline
                            ericfontes
                            escreveu em última edição por
                            #15

                            a ideia disso seria fazer a curva de avanço do carro , sem o risco de quebra por ponto adiantado

                            e parece q é possível e fácil de dar certo

                            =)

                            1 Resposta Última resposta
                            • E Offline
                              E Offline
                              estraich
                              escreveu em última edição por
                              #16

                              combustivel vagabundo.

                              ou ponto muito adiantado.

                              o barulho é tipico de pre-detonacao.

                              opa a maneira correta de fazer com o fone de ouvido é aquela do how-to?

                              abraço

                              1 Resposta Última resposta
                              • E Offline
                                E Offline
                                erickizinho
                                escreveu em última edição por
                                #17

                                achei mais coisa sobre detonação e pre ignição.. no manual de reparações do celta e prisma ..

                                pré ignição e aquela centelha iniciada pela vela muito antes ne? detonação e o combustivel com baixo teor de octanagem entrando em ignição antes ou carvão no cilindro etc.. estou correto? :/

                                ta ai.. entendi mais ou menos :/

                                detonação

                                este fenômeno acontece quando a mistura é

                                queimada pela centelha da vela e a combustão se

                                processa normalmente até que a frente de chama

                                comprime e superaquece os gases ainda não

                                queimados. surge então uma chama não controlada

                                que provoca algo semelhante a uma explosão na

                                câmara. essa explosão avança com velocidade

                                supersônica no interior do cilindro do motor, criando

                                uma onda de choque, com ruído característico de

                                “batida metálica”, que ressoa sobre as paredes e as

                                superfícies da câmara.

                                muitos conhecem este fenômeno como batida de

                                pino, ou motor “grilando”.

                                as principais causas são:

                                – combustível adulterado, por solvente ou com teor de álcool baixo, sempre com baixo índice de octanas;

                                – taxa de compressão muito alta, acima da determinada em projeto;

                                – ignição muito avançada;

                                – pontos quentes na câmara de combustão, provenientes de depósitos de carvão nos pistões ou no cabeçote, ou ainda velas com

                                grau térmico inadequado (mais “quentes” que as recomendadas).

                                – utilização do veículo em marcha inadequada (muito longa), principalmente em aclives, fazendo o motor trabalhar em regime de

                                rotação muito baixo e a plena carga (acelerando fundo).

                                – falha no sistema de arrefecimento, fazendo o motor trabalhar em temperaturas superiores às normais de funcionamento.

                                pré-ignição:

                                é a combustão espontânea da mistura ar

                                combustível que acontece antes do aparecimento

                                da centelha da vela, ao contrário da detonação, que

                                ocorre depois.

                                a pré-ignição pode destruir o motor em minutos.

                                ela provoca uma reação muito rápida da mistura

                                ar/combustível, atingindo pressões e temperaturas

                                muito acima das determinadas em projeto. este

                                fenômeno ocorre sem provocar nenhum barulho

                                característico, e tem como sintoma o aquecimento

                                excessivo do motor com o sistema de arrefecimento

                                funcionando perfeitamente.

                                as principais causas são:

                                – depósitos de carvão que permanecem incandescentes;

                                – velas do tipo excessivamente quentes para o motor;

                                – detonação e suas causas;

                                – combustível inadequado (veículo a álcool funcionando com gasolina, por exemplo).

                                comparativo: pré-ignição x detonação:

                                1 Resposta Última resposta

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