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Sensor de detonação no multimetro

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  • E Offline
    E Offline
    ericfontes
    escreveu em última edição por
    #4

    sensor de detonação pra ver no multimetro pré-ignição?????

    batida de pino, detonaçao

    ahh, vc entendeu .. deixa de ser detalhista

    1 Resposta Última resposta
    • M Offline
      M Offline
      menegotto
      escreveu em última edição por
      #5

      então esteja ciente que detonação é uma coisa, pré-ignição é outra

      não tem como no multimetro, mas vc pode escutar com um fone de ouvidos. é só ligar o sensor num amplificador de microfone e escutar o ruído. é bem nitido quando tem detonação

      1 Resposta Última resposta
      • F Offline
        F Offline
        Flavio Cruz
        escreveu em última edição por
        #6

        caramba… o forum anda arisco hein?

        cara, no multimetro nao dá pq o sensor capta som mesmo... como um microfone...

        ja a sonda manda voltagem...

        1 Resposta Última resposta
        • E Offline
          E Offline
          ericfontes
          escreveu em última edição por
          #7

          hunn, interessante .. mas so de saber q dá pra fazer através de um amplificador .. ja é uma ideia que pode ser posta pra frente ..

          talvez de pra fazer um esquema de leds ligados num amplificador daqueles de caixinha de som de computador .. rsrs … ja fiz isso de brincadeira .. mas nesse caso, teria q desenvolver legal.

          mas meio q entendi a brincadeira .. a corrente alternada enviada por ele entao nao vai se alterar .. vai dar sempre mesma voltagem , mas vai variar os hz dela (distancia das ondas).

          é meio complicado .. eu estou fazendo essas perguntas porq conheço uma pessoa q está desenvolvendo um aparelho com leds para a leitura desses sensor .. parece realmente ser complicado

          1 Resposta Última resposta
          • T Offline
            T Offline
            tripazzzz
            escreveu em última edição por
            #8

            [diy knock sensor part 1](diy knock sensor part 1)

            [diy knock sensor part 2](diy knock sensor part 2)

            1 Resposta Última resposta
            • G Offline
              G Offline
              Gui_Jpa
              escreveu em última edição por
              #9

              [diy knock sensor part 1](diy knock sensor part 1)

              [diy knock sensor part 2](diy knock sensor part 2)

              sensacional

              eu tinha procurado esse artigo aqui no forum.

              alguem tinha postado esses links em 2007 , eu acho.

              sempre bom rever

              1 Resposta Última resposta
              • E Offline
                E Offline
                erickizinho
                escreveu em última edição por
                #10

                dava pra captar isso no ociloscopio .. mas acho que nao e necessario isso…

                acho que dava pra fazer tbm com modulo de som, queles mais antigos do tipo booster, que liga o canal das saidas para os falantes nele... :hauhau:

                flw abraço..

                1 Resposta Última resposta
                • F Offline
                  F Offline
                  fsobral86
                  escreveu em última edição por
                  #11

                  caramba… o forum anda arisco hein?

                  pra não dizer outra coisa…

                  1 Resposta Última resposta
                  • L Offline
                    L Offline
                    leotasca
                    escreveu em última edição por
                    #12

                    bom, aproveitando o tópico, o meu gol quando forçava a partir de quarta marcha, parecia que haviam pedrinhas batendo embaixo do carro…. pensei até q tivesse algo frouxo batendo na estrutura do carro, mas notei que isso acontecia geralmente em wot e quando o carro não ia mais... atrasei um pouco o ponto do distribuidor e o barulho não acontece mais. não parece com barulho de pré-detonação...

                    alguém tem alguma dica?

                    1 Resposta Última resposta
                    • G Offline
                      G Offline
                      Gui_Jpa
                      escreveu em última edição por
                      #13

                      combustivel vagabundo.

                      ou ponto muito adiantado.

                      o barulho é tipico de pre-detonacao.

                      1 Resposta Última resposta
                      • L Offline
                        L Offline
                        Lost
                        escreveu em última edição por
                        #14

                        como disseram, no multimetro nao da porque o multimetro te da uma media da tensao e o que voce quer ler no sensor de detonação sao picos…

                        ou osciloscopio ou no fone de ouvido mesmo (com um aplificador como ja disseram).

                        a detonação no osciloscopio sao valores que mudam muito de repente, destoando do que é captado como ruido de fundo. no fone de ouvido é mais facil de perceber porque é como se tivessem martelando o bloco do motor :hauhau:

                        1 Resposta Última resposta
                        • E Offline
                          E Offline
                          ericfontes
                          escreveu em última edição por
                          #15

                          a ideia disso seria fazer a curva de avanço do carro , sem o risco de quebra por ponto adiantado

                          e parece q é possível e fácil de dar certo

                          =)

                          1 Resposta Última resposta
                          • E Offline
                            E Offline
                            estraich
                            escreveu em última edição por
                            #16

                            combustivel vagabundo.

                            ou ponto muito adiantado.

                            o barulho é tipico de pre-detonacao.

                            opa a maneira correta de fazer com o fone de ouvido é aquela do how-to?

                            abraço

                            1 Resposta Última resposta
                            • E Offline
                              E Offline
                              erickizinho
                              escreveu em última edição por
                              #17

                              achei mais coisa sobre detonação e pre ignição.. no manual de reparações do celta e prisma ..

                              pré ignição e aquela centelha iniciada pela vela muito antes ne? detonação e o combustivel com baixo teor de octanagem entrando em ignição antes ou carvão no cilindro etc.. estou correto? :/

                              ta ai.. entendi mais ou menos :/

                              detonação

                              este fenômeno acontece quando a mistura é

                              queimada pela centelha da vela e a combustão se

                              processa normalmente até que a frente de chama

                              comprime e superaquece os gases ainda não

                              queimados. surge então uma chama não controlada

                              que provoca algo semelhante a uma explosão na

                              câmara. essa explosão avança com velocidade

                              supersônica no interior do cilindro do motor, criando

                              uma onda de choque, com ruído característico de

                              “batida metálica”, que ressoa sobre as paredes e as

                              superfícies da câmara.

                              muitos conhecem este fenômeno como batida de

                              pino, ou motor “grilando”.

                              as principais causas são:

                              – combustível adulterado, por solvente ou com teor de álcool baixo, sempre com baixo índice de octanas;

                              – taxa de compressão muito alta, acima da determinada em projeto;

                              – ignição muito avançada;

                              – pontos quentes na câmara de combustão, provenientes de depósitos de carvão nos pistões ou no cabeçote, ou ainda velas com

                              grau térmico inadequado (mais “quentes” que as recomendadas).

                              – utilização do veículo em marcha inadequada (muito longa), principalmente em aclives, fazendo o motor trabalhar em regime de

                              rotação muito baixo e a plena carga (acelerando fundo).

                              – falha no sistema de arrefecimento, fazendo o motor trabalhar em temperaturas superiores às normais de funcionamento.

                              pré-ignição:

                              é a combustão espontânea da mistura ar

                              combustível que acontece antes do aparecimento

                              da centelha da vela, ao contrário da detonação, que

                              ocorre depois.

                              a pré-ignição pode destruir o motor em minutos.

                              ela provoca uma reação muito rápida da mistura

                              ar/combustível, atingindo pressões e temperaturas

                              muito acima das determinadas em projeto. este

                              fenômeno ocorre sem provocar nenhum barulho

                              característico, e tem como sintoma o aquecimento

                              excessivo do motor com o sistema de arrefecimento

                              funcionando perfeitamente.

                              as principais causas são:

                              – depósitos de carvão que permanecem incandescentes;

                              – velas do tipo excessivamente quentes para o motor;

                              – detonação e suas causas;

                              – combustível inadequado (veículo a álcool funcionando com gasolina, por exemplo).

                              comparativo: pré-ignição x detonação:

                              1 Resposta Última resposta

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