Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Qual folga utilizar com pistões iapel em apo

Qual folga utilizar com pistões iapel em apo

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
18 Posts 7 Posters 11.2k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • J Offline
    J Offline
    jonas_102
    escreveu em última edição por
    #6

    exato o que o menegotto disse, você pode conseguir emprestado/alugado um relógio comparadar e súbito em alguma usinagem que calibre seus instrumentos regularmente.

    ja trabalhei medindo cilindros ferroviários de 215mm de diametro e digo um súbito aferido de manhã a tarde já variava mais que 0,03mm.

    1 Resposta Última resposta
    • M Offline
      M Offline
      marcossilvass
      escreveu em última edição por
      #7

      simples, bom para mim é pois trabalho com ferramentaria de moldes e estampos, calibra o micrometro com o bloco padrão e depois clibra o súbto isso garante a precisão de 0,01mm, se quiser mais precisão faça isso em local climatizado há 20 cº, pode confiar, mas mede o pistão um por um e se der dirença de 0,01 para mais ai retifica o bloco em conjunto e confere junta na retífica, explica para eles que o carro é turbo para eles terem mais cuidado.

      1 Resposta Última resposta
      • R Offline
        R Offline
        Ricardo
        escreveu em última edição por
        #8

        o 1.9 do logus foi montado com iasa, deixamos com folga de 7 centésimos, não batia absolutamente nada. mas o bloco foi mandado para a retífica com o torque plate, e foi ajustado cada pistão com cilindro correspondente, como o menegotto citou.

        a título de curiosidade, depois que você torqueia o torque plate, chega a fechar 3 centésimos na parte superior da camisa…( isso em ap)

        1 Resposta Última resposta
        • O Offline
          O Offline
          O Esmerilhador
          escreveu em última edição por
          #9

          farei isto, vou medir na retifica e quando eu chegar em casa para ter certeza.

          1 Resposta Última resposta
          • M Offline
            M Offline
            menegotto
            escreveu em última edição por
            #10

            cara eu mandaria cortar uma torque plate em oxicorte… deve sair no máximo uns 200 reais...

            1 Resposta Última resposta
            • M Offline
              M Offline
              menegotto
              escreveu em última edição por
              #11

              e andré, os 0,07mm estão ótimos… o problema é garantir que tem exatamente os 0.07mm de folga

              1 Resposta Última resposta
              • M Offline
                M Offline
                marcossilvass
                escreveu em última edição por
                #12

                menegotto no subto e micrometro aferido na hora fica perfeito 0,01mm da para garantir tranquilo, o problema é as retíficas boca de porco que estão acostumado a fazer o serviço porco e o pessoal não confere medida.

                1 Resposta Última resposta
                • J Offline
                  J Offline
                  jonas_102
                  escreveu em última edição por
                  #13

                  já vi em retífica nego usando paquímetro como se fosse um calibrador passa não-passa. hauhauhauahua

                  o problema maior é o sujeito aferir o súbito na hora em um micrômetro fudido, ele axa que está certo e te faz acreditar que está certo.

                  então o ideal é conseguir instruentos de sua confiança e conferir.

                  1 Resposta Última resposta
                  • M Offline
                    M Offline
                    marcossilvass
                    escreveu em última edição por
                    #14

                    jonas existe profissioais e profissionais em qualquer profissão, então leve em retifica de qualidade e acompanhe o serviço, outra coisa para quem conhece não tem como enganar com o micrometro, agora para quem não sabe mexer com isso ai arruma alguém que sabe e acompanha o serviço que fica perfeito.

                    1 Resposta Última resposta
                    • J Offline
                      J Offline
                      jonas_102
                      escreveu em última edição por
                      #15

                      disso eu conheço.

                      fui responsável pelo controle de qualidade e medir com precisão centésimal em súbitos acima de 250mm era rotina, e eu sei muito bem que 1centésimo pode colocar todo um trabalho a perder. falando na indústria ferroviária o engripamento de 1 cilindro coloca um motor de mais de 50.000,00 por água abaixo. uma falha de medida na colocação de uma roda no truck pode descarrilhar e trazer um prejuizo milionário.

                      em tudo que se vai fazer na vida deve-se fazer bem feito para evitar transtornos, ainda assim existe quem faça trabalho porco.

                      1 Resposta Última resposta
                      • O Offline
                        O Offline
                        O Esmerilhador
                        escreveu em última edição por
                        #16

                        vou fazer isto, vou conferir usando o instrumento da retifica e em casa vou emdir novamente com um devidamente calibrado, se tiver algo de errado, mando refazer.

                        1 Resposta Última resposta
                        • L Offline
                          L Offline
                          Lee
                          escreveu em última edição por
                          #17

                          no meu, uso 0,10 de folga, justamente pela imprecisão das retificas goianas em dar os 0,06mm de folga. e é de boa, não ouvi bateção nem nada.

                          1 Resposta Última resposta
                          • J Offline
                            J Offline
                            Juninho_Carica
                            escreveu em última edição por
                            #18

                            andré, tem que ver qual o relógio está sendo usado… a maioria tem precisão de 1 centésimo, porém muita retificadora não calibra seus relógios todo o ano... derrubam no chão e usam pra bater parafuso do torno... isso é bem normal, infelizmente... um relógio descalibrado 3 centésimos (muito fácil de ocorrer) coloca todo seu motor fora

                            sugiro vc trocar uma idéia com o dono da retifica, pedir pra ver o setor de retifica de cilindro... perguntar quando foi a ultima calibração, pedir pra ver os relógios de medição... se o cara dizer que não precisa calibrar e tiver um relógio todo sujo, fuja para as colinas... e o mais válido de tudo é ver com o preparador mais conceituado da sua região, qual a retifica ele faz os blocos... assim já sabe que estão acostumados com o serviço

                            quanto a folga, eu ficaria entre os 0,06 da fábrica até 0,10 no máximo... 0,10 vai bater um pouco de saia mas é garantido que não engripa...

                            e o mais importante: não peça para cortar todos os cilindros em 82mm... peça para medirem os pistões e abrir cada cilindro de acordo com aquele pistão...

                            concordo com meu amigo menegoto… no meu caso, a retifica que uso os caras são criteriosos demais com as ferramentas e são de extrema precisão, e no caso de abertura de cilindros eu numerei cada pistão para cada cilindro e mandei abrir a folga de cada cilindro partindo da medida do seu respectivo pistão.... ficou top...

                            1 Resposta Última resposta

                            • Login

                            • Não tem uma conta? Cadastrar

                            • Primeiro post
                              Último post
                            0
                            • Recente
                            • Usuários