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Turbinando o sevel 1.9

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  • M Offline
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    menegotto
    escreveu em última edição por
    #831

    provavelmente 1,2 de turbo e comandos/cabeçote/motor todo original…

    receitinha básica dos vw 20v turbo heheheh

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    • M Offline
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      menegotto
      escreveu em última edição por
      #832

      é igual fivetech, só colocar um bom turbo, refazer o escape e acertar a injeção… 300cv fácil

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      • M Offline
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        marcossilvass
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        #833

        é pena o sevel não ter com conjunto cabeçote\valvulas\comando bom assim, quero comprar um comando para turbo mais agressivo, porém só depois que arrumar um emprego descente.

        ai sim a brincadeira vai ficar boa…+ 10,4:1 de taxa + 1,2bar de turbo....kkkkk sai da frente...heheheehehehhe

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        • O Offline
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          overspeed
          escreveu em última edição por
          #834

          ah, eu to na proxima fase…acabei de voltar do dina golf gti 192cv com upgrade (gt2560r, bicos 440 e intercooler bombado)...302cv a 6.000 e 41mkgf a 5.000rpm...carro lisinho igual um original que até a embreagem original ta aguentando hehehe

          p a r a b é n s isso é que dá uma satisfação danada dentro da gente quando todos os esforços (que não são poucos) resultam em números tão fascinantes.

          obrigado vindo de quem trabalhou em fabrica e sabe o qto é dificil fazer o mais proximo possivel do que a fabrica faria sem esquecer que os recursos são extremamente mais limitados é extremamente gratificante

          ah, eu to na proxima fase…acabei de voltar do dina golf gti 192cv com upgrade (gt2560r, bicos 440 e intercooler bombado)...302cv a 6.000 e 41mkgf a 5.000rpm...carro lisinho igual um original que até a embreagem original ta aguentando hehehe

          quantos bar de pressão de turbo? qual comando de válvulas?

          tirando o upgrade (coletor,turbina, escape, downpipe, bicos e intercooler)tudo original (taxa, comando, cabeçote smallport, etc)do gti 180( é exatamente a mesma mecânica do 192cv embora a vw alegue que mexeu em algo é tudo idêntico), pressão medida no intercooler (pelo map) deu entre 2.240mbar e 2.300… se medir no coletor de admissão deve ser uns 1,1~1,2bar.

          ponto final 15°(bem conservador) lambda perto dos 0,80 aos 6.000 rpm(bem conservador)temperatura nunca passou dos 65°c em nenhuma puxada (entre puxadas consecutivas caia uns 8cv a potência qdo chegava nestes 65°c)

          1 Resposta Última resposta
          • M Offline
            M Offline
            marcossilvass
            escreveu em última edição por
            #835

            overspeed, muito interessante, vou continuar essa conversa para tirar umas dúvidas porém por mp para não disvirtuar o tópico do lancia.

            obrigado

            1 Resposta Última resposta
            • S Offline
              S Offline
              svcglobal
              escreveu em última edição por
              #836

              ponto final 15°(bem conservador) lambda perto dos 0,80 aos 6.000 rpm(bem conservador)temperatura nunca passou dos 65°c em nenhuma puxada (entre puxadas consecutivas caia uns 8cv a potência qdo chegava nestes 65°c)

              overspeed que intercooler é esse?

              com aquele frontal que coloquei, por mais que eu tenha forçado o carro para ajustar seu desempenho, a temperatura do ar nunca passou da temperatura ambiente mais 5 graus e na pressão máxima de 1,0 bar.

              65°c eu tinha com 0,6 bar de pressão sem intercooler.

              1 Resposta Última resposta
              • O Offline
                O Offline
                overspeed
                escreveu em última edição por
                #837

                ponto final 15°(bem conservador) lambda perto dos 0,80 aos 6.000 rpm(bem conservador)temperatura nunca passou dos 65°c em nenhuma puxada (entre puxadas consecutivas caia uns 8cv a potência qdo chegava nestes 65°c)

                overspeed que intercooler é esse?

                com aquele frontal que coloquei, por mais que eu tenha forçado o carro para ajustar seu desempenho, a temperatura do ar nunca passou da temperatura ambiente mais 5 graus e na pressão máxima de 1,0 bar.

                65°c eu tinha com 0,6 bar de pressão sem intercooler.

                é este aqui, da spa:

                [intercooler lateral golf/a3](intercooler lateral golf/a3)

                ele queria algo 100% original no visual (vou ver se tiro foto depois)sem apelar pra frontal é a unica opção… recomendado pra qualquer upgrade até 300cv...

                na rua eu acabei esquecendo de ver a temperatura...mas acho que fique mais baixa, estes 65°c foram no dinamometro com ventilador e nunca é igual à rua.

                1 Resposta Última resposta
                • C Offline
                  C Offline
                  celso
                  escreveu em última edição por
                  #838

                  como vai o tipo, lancia? :)

                  1 Resposta Última resposta
                  • S Offline
                    S Offline
                    svcglobal
                    escreveu em última edição por
                    #839

                    vai muito bem, obrigado hehehehe.

                    na semana passada, depois de ter reajustado as válvulas de admissão e escapamento para 0,3mm de gap por sugestão de um bom amigo aqui do fórum (em vez dos tradicionais 0,4 e 0,5mm) a subida de giro ficou melhor ainda.

                    ontem, ao voltar do supermercado com a madame, o motor subitamente começou a funcionar com falhas de ignição.

                    pensei logo no meu módulo de descarga capacitiva sequencial, parei o carro e fiz o by-pass de modo a operar só em inductive wasted spark. porém o problema continuava.

                    mas como o motor ainda funcionava mesmo precariamente, fechei o capo e fui em frente. notei que o motor estava ainda forte e que não parecia que tinha perdido dois cilindros.

                    chegando em casa, troquei as quatro bobinas independentes (renault, motor 4km) pela convencional dupla para centelha perdida e tudo voltou ao normal.

                    resumindo, uma das quatro bobinas renault teve o secundário (at) queimado e o motor estava só com três cilindros.

                    devido aos ajustes nas válvulas estou dando alguns retoques a mais na injeção/ignição e assim que terminar passarei o carro no dyno.

                    novela longa eu sei, mas vai ter um bom final.

                    1 Resposta Última resposta
                    • O Offline
                      O Offline
                      overspeed
                      escreveu em última edição por
                      #840

                      vai muito bem, obrigado hehehehe.

                      na semana passada, depois de ter reajustado as válvulas de admissão e escapamento para 0,3mm de gap por sugestão de um bom amigo aqui do fórum (em vez dos tradicionais 0,4 e 0,5mm) a subida de giro ficou melhor ainda.

                      ontem, ao voltar do supermercado com a madame, o motor subitamente começou a funcionar com falhas de ignição.

                      pensei logo no meu módulo de descarga capacitiva sequencial, parei o carro e fiz o by-pass de modo a operar só em inductive wasted spark. porém o problema continuava.

                      mas como o motor ainda funcionava mesmo precariamente, fechei o capo e fui em frente. notei que o motor estava ainda forte e que não parecia que tinha perdido dois cilindros.

                      chegando em casa, troquei as quatro bobinas independentes (renault, motor 4km) pela convencional dupla para centelha perdida e tudo voltou ao normal.

                      resumindo, uma das quatro bobinas renault teve o secundário (at) queimado e o motor estava só com três cilindros.

                      devido aos ajustes nas válvulas estou dando alguns retoques a mais na injeção/ignição e assim que terminar passarei o carro no dyno.

                      novela longa eu sei, mas vai ter um bom final.

                      as bobinas eram novas ?…estranho queimar assim em tempo tão curto hein ?

                      1 Resposta Última resposta
                      • S Offline
                        S Offline
                        svcglobal
                        escreveu em última edição por
                        #841

                        não, elas são chinesas, me custaram na época menos de us$20 e as comprei em 2009 para inicio dos testes com a cd.

                        sendo chinesa, até que esta durou bastante com quatro anos de pau dentro.

                        preferi usar estas importadas porque na época a renault pedia quase 200 mangos por cada uma, tá louco sô…

                        mesmo queimando serviriam ao escopo do teste com a cd e assim estão cumprindo com o seu dever (bom, menos uma).

                        hoje, comprei uma no ml por r$42,00 + 13 de frete. assim valeu à pena comprar aqui.

                        mudando de assunto, ontem fui ao rio e pude novamente exercitar e anotar o desempenho do motor.

                        um detalhe que me agradou foi de poder manter 133km/h em 5ª marcha, com o motor em 4500 giros e 0 de pressão no manômetro.

                        ou seja, nem vácuo nem pressurização. acho que isso se deve a borboleta exponencial do tempra 16v que uso.

                        estou satisfeito porque motor está se comportando exatamente conforme o meu desejo que externei no início deste tópico.

                        e com 0,9 bar consegui 200km/h em 6000 rpm, sempre em 5ª marcha.

                        muito rapidamente e receoso, fui até os 6500 rpm mas confesso que o cagaço era tanto que não li nem o velocímetro nem o manômetro da pressão.

                        só queria ver se o afr se mantinha de acordo com o necessário e marcou 12.2/1. foi o único instrumento que li antes de desacelerar.

                        tenho que dar um jeito de prender uma sony blog do meu lado e filmando o painel de modo a fazer um log que possa ser estudado com calma em casa.

                        mesmo em retas, os 200 km/h não deixam que o cérebro raciocine corretamente na hora e muitos detalhes do painel passam desapercebidos.

                        1 Resposta Última resposta
                        • J Offline
                          J Offline
                          jonas_102
                          escreveu em última edição por
                          #842

                          kkkkkk,

                          perai, a pessoa que queria 0,6bar no máximo já chegou aos 0,9?? é amigo, você já foi contaminado.

                          sua câmera possui um furo rosqueado para tripé? se sim compre um suporte com ventosa e pendure-a no vidro.

                          ! …alguém avisa lá na race master que tem um tipo capa de revista rodando por aí...

                          1 Resposta Última resposta
                          • F Offline
                            F Offline
                            Flavio Cruz
                            escreveu em última edição por
                            #843

                            escrevam ai…

                            esse motor vai rodar com 1.5bar...

                            1 Resposta Última resposta
                            • S Offline
                              S Offline
                              svcglobal
                              escreveu em última edição por
                              #844

                              escrevam ai…

                              esse motor vai rodar com 1.5bar...

                              kkkkkkkkk só você mesmo, hein seu flávio? estava sentindo a falta dos seus (pertinentes) comentários…

                              jonas, tem o furo sim. onde acho tal ventosa?

                              1 Resposta Última resposta
                              • J Offline
                                J Offline
                                jonas_102
                                escreveu em última edição por
                                #845

                                bem aqui

                                1 Resposta Última resposta
                                • G Offline
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                                  genevro
                                  escreveu em última edição por
                                  #846

                                  amigos,

                                  li no autosped (site australiano) sobre o deslocamento do alternador.

                                  no nosso caso, em que a turbina superaquece o alternador, será que não seria o caso de deslocar o alternador pra longe ga turbina?

                                  acredito que o esquema seria o seguinte:

                                  • deslocamento no pé do alternador, via obilongo nos parafusos ou uma base deslocada para o mesmo, parafusada no bloco, e com prisioneiros ou rosca para prender a base antiga.

                                  • uma sobrepolia sobre a do virabrequim, pra colocar uma correia mais curta, a qual pegaria o alternador na nova posição.

                                  • uma correia mais curta para tocar apenas a bomba d agua.

                                  seria mais ou menos isto:

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • M Offline
                                    M Offline
                                    menegotto
                                    escreveu em última edição por
                                    #847

                                    não é a solução para um fiat tipo onde precisa deslocar o motor para retirar o alternador… resumindo, mal cabe no espaço original

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • S Offline
                                      S Offline
                                      svcglobal
                                      escreveu em última edição por
                                      #848

                                      amigos,

                                      li no autosped (site australiano) sobre o deslocamento do alternador.

                                      no nosso caso, em que a turbina superaquece o alternador, será que não seria o caso de deslocar o alternador pra longe ga turbina?

                                      acredito que o esquema seria o seguinte:

                                      • deslocamento no pé do alternador, via obilongo nos parafusos ou uma base deslocada para o mesmo, parafusada no bloco, e com prisioneiros ou rosca para prender a base antiga.

                                      • uma sobrepolia sobre a do virabrequim, pra colocar uma correia mais curta, a qual pegaria o alternador na nova posição.

                                      • uma correia mais curta para tocar apenas a bomba d agua.

                                      seria mais ou menos isto:

                                      bem, no cofre do tipo não dá para mexer fisicamente no alternador nem um milímetro (aliás, cofres de carros com motor transversal, 16v, com dh e ar então sempre lotados).

                                      o mais simples e eficiente no meu caso foi uma chapa de teflon de 15x15cm como antepara entre a turbina/saída de escape e o alternador.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • F Offline
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                                        Flavio Cruz
                                        escreveu em última edição por
                                        #849

                                        bem, no cofre do tipo não dá para mexer fisicamente no alternador nem um milímetro (aliás, cofres de carros com motor transversal, 16v, com dh e ar então sempre lotados).

                                        humm… será?

                                        nóis mizeraveis ainda achamos lugar pra enfiarmos:

                                        coletor, turbina, descarga maior, retorno de oleo, dosador, radiadior de oleo, intercooler, segunda bancada de bicos, pressurizaçaõ, prioridade, valv de alivio...

                                        kkkkkkkkkkkkkkk

                                        o resto sao detalhes :p

                                        1 Resposta Última resposta
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                                          #850

                                          bem, no cofre do tipo não dá para mexer fisicamente no alternador nem um milímetro (aliás, cofres de carros com motor transversal, 16v, com dh e ar então sempre lotados).

                                          humm… será?

                                          nóis mizeraveis ainda achamos lugar pra enfiarmos:

                                          coletor, turbina, descarga maior, retorno de oleo, dosador, radiadior de oleo, intercooler, segunda bancada de bicos, pressurizaçaõ, prioridade, valv de alivio...

                                          kkkkkkkkkkkkkkk

                                          o resto sao detalhes :p

                                          sim, sim, me esqueci dos milagres…

                                          1 Resposta Última resposta

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