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Turbinando o sevel 1.9

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  • C Offline
    C Offline
    celso
    escreveu em última edição por
    #838

    como vai o tipo, lancia? :)

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    • S Offline
      S Offline
      svcglobal
      escreveu em última edição por
      #839

      vai muito bem, obrigado hehehehe.

      na semana passada, depois de ter reajustado as válvulas de admissão e escapamento para 0,3mm de gap por sugestão de um bom amigo aqui do fórum (em vez dos tradicionais 0,4 e 0,5mm) a subida de giro ficou melhor ainda.

      ontem, ao voltar do supermercado com a madame, o motor subitamente começou a funcionar com falhas de ignição.

      pensei logo no meu módulo de descarga capacitiva sequencial, parei o carro e fiz o by-pass de modo a operar só em inductive wasted spark. porém o problema continuava.

      mas como o motor ainda funcionava mesmo precariamente, fechei o capo e fui em frente. notei que o motor estava ainda forte e que não parecia que tinha perdido dois cilindros.

      chegando em casa, troquei as quatro bobinas independentes (renault, motor 4km) pela convencional dupla para centelha perdida e tudo voltou ao normal.

      resumindo, uma das quatro bobinas renault teve o secundário (at) queimado e o motor estava só com três cilindros.

      devido aos ajustes nas válvulas estou dando alguns retoques a mais na injeção/ignição e assim que terminar passarei o carro no dyno.

      novela longa eu sei, mas vai ter um bom final.

      1 Resposta Última resposta
      • O Offline
        O Offline
        overspeed
        escreveu em última edição por
        #840

        vai muito bem, obrigado hehehehe.

        na semana passada, depois de ter reajustado as válvulas de admissão e escapamento para 0,3mm de gap por sugestão de um bom amigo aqui do fórum (em vez dos tradicionais 0,4 e 0,5mm) a subida de giro ficou melhor ainda.

        ontem, ao voltar do supermercado com a madame, o motor subitamente começou a funcionar com falhas de ignição.

        pensei logo no meu módulo de descarga capacitiva sequencial, parei o carro e fiz o by-pass de modo a operar só em inductive wasted spark. porém o problema continuava.

        mas como o motor ainda funcionava mesmo precariamente, fechei o capo e fui em frente. notei que o motor estava ainda forte e que não parecia que tinha perdido dois cilindros.

        chegando em casa, troquei as quatro bobinas independentes (renault, motor 4km) pela convencional dupla para centelha perdida e tudo voltou ao normal.

        resumindo, uma das quatro bobinas renault teve o secundário (at) queimado e o motor estava só com três cilindros.

        devido aos ajustes nas válvulas estou dando alguns retoques a mais na injeção/ignição e assim que terminar passarei o carro no dyno.

        novela longa eu sei, mas vai ter um bom final.

        as bobinas eram novas ?…estranho queimar assim em tempo tão curto hein ?

        1 Resposta Última resposta
        • S Offline
          S Offline
          svcglobal
          escreveu em última edição por
          #841

          não, elas são chinesas, me custaram na época menos de us$20 e as comprei em 2009 para inicio dos testes com a cd.

          sendo chinesa, até que esta durou bastante com quatro anos de pau dentro.

          preferi usar estas importadas porque na época a renault pedia quase 200 mangos por cada uma, tá louco sô…

          mesmo queimando serviriam ao escopo do teste com a cd e assim estão cumprindo com o seu dever (bom, menos uma).

          hoje, comprei uma no ml por r$42,00 + 13 de frete. assim valeu à pena comprar aqui.

          mudando de assunto, ontem fui ao rio e pude novamente exercitar e anotar o desempenho do motor.

          um detalhe que me agradou foi de poder manter 133km/h em 5ª marcha, com o motor em 4500 giros e 0 de pressão no manômetro.

          ou seja, nem vácuo nem pressurização. acho que isso se deve a borboleta exponencial do tempra 16v que uso.

          estou satisfeito porque motor está se comportando exatamente conforme o meu desejo que externei no início deste tópico.

          e com 0,9 bar consegui 200km/h em 6000 rpm, sempre em 5ª marcha.

          muito rapidamente e receoso, fui até os 6500 rpm mas confesso que o cagaço era tanto que não li nem o velocímetro nem o manômetro da pressão.

          só queria ver se o afr se mantinha de acordo com o necessário e marcou 12.2/1. foi o único instrumento que li antes de desacelerar.

          tenho que dar um jeito de prender uma sony blog do meu lado e filmando o painel de modo a fazer um log que possa ser estudado com calma em casa.

          mesmo em retas, os 200 km/h não deixam que o cérebro raciocine corretamente na hora e muitos detalhes do painel passam desapercebidos.

          1 Resposta Última resposta
          • J Offline
            J Offline
            jonas_102
            escreveu em última edição por
            #842

            kkkkkk,

            perai, a pessoa que queria 0,6bar no máximo já chegou aos 0,9?? é amigo, você já foi contaminado.

            sua câmera possui um furo rosqueado para tripé? se sim compre um suporte com ventosa e pendure-a no vidro.

            ! …alguém avisa lá na race master que tem um tipo capa de revista rodando por aí...

            1 Resposta Última resposta
            • F Offline
              F Offline
              Flavio Cruz
              escreveu em última edição por
              #843

              escrevam ai…

              esse motor vai rodar com 1.5bar...

              1 Resposta Última resposta
              • S Offline
                S Offline
                svcglobal
                escreveu em última edição por
                #844

                escrevam ai…

                esse motor vai rodar com 1.5bar...

                kkkkkkkkk só você mesmo, hein seu flávio? estava sentindo a falta dos seus (pertinentes) comentários…

                jonas, tem o furo sim. onde acho tal ventosa?

                1 Resposta Última resposta
                • J Offline
                  J Offline
                  jonas_102
                  escreveu em última edição por
                  #845

                  bem aqui

                  1 Resposta Última resposta
                  • G Offline
                    G Offline
                    genevro
                    escreveu em última edição por
                    #846

                    amigos,

                    li no autosped (site australiano) sobre o deslocamento do alternador.

                    no nosso caso, em que a turbina superaquece o alternador, será que não seria o caso de deslocar o alternador pra longe ga turbina?

                    acredito que o esquema seria o seguinte:

                    • deslocamento no pé do alternador, via obilongo nos parafusos ou uma base deslocada para o mesmo, parafusada no bloco, e com prisioneiros ou rosca para prender a base antiga.

                    • uma sobrepolia sobre a do virabrequim, pra colocar uma correia mais curta, a qual pegaria o alternador na nova posição.

                    • uma correia mais curta para tocar apenas a bomba d agua.

                    seria mais ou menos isto:

                    1 Resposta Última resposta
                    • M Offline
                      M Offline
                      menegotto
                      escreveu em última edição por
                      #847

                      não é a solução para um fiat tipo onde precisa deslocar o motor para retirar o alternador… resumindo, mal cabe no espaço original

                      1 Resposta Última resposta
                      • S Offline
                        S Offline
                        svcglobal
                        escreveu em última edição por
                        #848

                        amigos,

                        li no autosped (site australiano) sobre o deslocamento do alternador.

                        no nosso caso, em que a turbina superaquece o alternador, será que não seria o caso de deslocar o alternador pra longe ga turbina?

                        acredito que o esquema seria o seguinte:

                        • deslocamento no pé do alternador, via obilongo nos parafusos ou uma base deslocada para o mesmo, parafusada no bloco, e com prisioneiros ou rosca para prender a base antiga.

                        • uma sobrepolia sobre a do virabrequim, pra colocar uma correia mais curta, a qual pegaria o alternador na nova posição.

                        • uma correia mais curta para tocar apenas a bomba d agua.

                        seria mais ou menos isto:

                        bem, no cofre do tipo não dá para mexer fisicamente no alternador nem um milímetro (aliás, cofres de carros com motor transversal, 16v, com dh e ar então sempre lotados).

                        o mais simples e eficiente no meu caso foi uma chapa de teflon de 15x15cm como antepara entre a turbina/saída de escape e o alternador.

                        1 Resposta Última resposta
                        • F Offline
                          F Offline
                          Flavio Cruz
                          escreveu em última edição por
                          #849

                          bem, no cofre do tipo não dá para mexer fisicamente no alternador nem um milímetro (aliás, cofres de carros com motor transversal, 16v, com dh e ar então sempre lotados).

                          humm… será?

                          nóis mizeraveis ainda achamos lugar pra enfiarmos:

                          coletor, turbina, descarga maior, retorno de oleo, dosador, radiadior de oleo, intercooler, segunda bancada de bicos, pressurizaçaõ, prioridade, valv de alivio...

                          kkkkkkkkkkkkkkk

                          o resto sao detalhes :p

                          1 Resposta Última resposta
                          • S Offline
                            S Offline
                            svcglobal
                            escreveu em última edição por
                            #850

                            bem, no cofre do tipo não dá para mexer fisicamente no alternador nem um milímetro (aliás, cofres de carros com motor transversal, 16v, com dh e ar então sempre lotados).

                            humm… será?

                            nóis mizeraveis ainda achamos lugar pra enfiarmos:

                            coletor, turbina, descarga maior, retorno de oleo, dosador, radiadior de oleo, intercooler, segunda bancada de bicos, pressurizaçaõ, prioridade, valv de alivio...

                            kkkkkkkkkkkkkkk

                            o resto sao detalhes :p

                            sim, sim, me esqueci dos milagres…

                            1 Resposta Última resposta
                            • S Offline
                              S Offline
                              svcglobal
                              escreveu em última edição por
                              #851

                              aproveito a oportunidade para informar que o paciente encontra-se em baixa de hospital.

                              a junta dos coletores taranto não aguentou o rojão (literalmente) e queimou totalmente nas quatro bocas do escape, como se vê na foto.

                              só sobrou a alma de aço (onde encosta no escape) e o resto do papel foi-se, dava para ouvir o sopro do vazamento dentro da cabine e foi o que me chamou atenção ao problema.

                              na parte de baixo da foto está a nova junta que irei colocar, composta de três lâminas de aço de 0,3mm cada, totalizando 0,9mm montada.

                              eu retirei o cabeçote pois é mais fácil assim do que se contorcer para retirar as duas porcas mais internas que prendem os coletores a ele (quem tem tipo sabe do problema).

                              a agradável surpresa foi ver a turbina como se fosse nova (vê-se até o tracinho azul do balanceamento) e a junta sabó inteiríssima conforme o menegotto havia sugerido só com as marcas de sempre no estreitamento da água que vai dos cilindros ao cabeçote.

                              nota zero para a wastegate spa que custa quase 500 dilmas hoje (paguei 390 no início do ano) e que vaza horrores pressurização pelo eixo da válvula, um absurdo. é a azul na foto.

                              nova estava justinha (testei) e agora após 6000 km precisa de bucha nova, pode? parece um novo capítulo da novela da válvula de alívio da beepturbo…

                              enquanto não chega a tial (só assim se resolve) coloquei outra spa que tinha em estoque , nova, que é mais barata (uns 200 paus), é bem maior com 41mm mas que irá durar até a importada chegar (espero).

                              ela aparece um pouquinho na foto, prateada e montada sobre o coletor de escape.

                              1 Resposta Última resposta
                              • M Offline
                                M Offline
                                menegotto
                                escreveu em última edição por
                                #852

                                junta taranto uma época foi boa, hoje em dia não mais… nem as de cabeçote aguentam

                                1 Resposta Última resposta
                                • S Offline
                                  S Offline
                                  svcglobal
                                  escreveu em última edição por
                                  #853

                                  junta taranto uma época foi boa, hoje em dia não mais… nem as de cabeçote aguentam

                                  pois é, desde que retiraram o asbestos na composição das juntas todas vão para o saco antecipadamente, especialmente estas mistas (escape e admissão).

                                  a solução para a troca do amianto custa cara e só aparece disponível nos novos projetos de motores.

                                  os antigos iguais aos nossos ficaram muito para trás em termos tecnológicos.

                                  se bobear, um jogo completo de juntas feitas com a tecnologia moderna vai custar quase o preço de um tipo no mercado de usados… e ninguém (ou quase) vai comprar.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • F Offline
                                    F Offline
                                    Flavio Cruz
                                    escreveu em última edição por
                                    #854

                                    qual é esse turbo mesmo? é um padrao spa?

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • R Offline
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                                      Ricardo
                                      escreveu em última edição por
                                      #855

                                      no ap eu resolvi esse problema de queima de junta de escape cortando uma em alumínio de 2mm.

                                      eu mesmo fiz, com a tico-tico, dando acabamento na lima.

                                      nunca mais encheu o saco.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • F Offline
                                        F Offline
                                        Flavio Cruz
                                        escreveu em última edição por
                                        #856

                                        e num ja tem pronta em aluminio?

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • S Offline
                                          S Offline
                                          svcglobal
                                          escreveu em última edição por
                                          #857

                                          bom, tem esta junta de aço que já comprei, tipo sanduíche com três lâminas. vamos ver no que vai dar.

                                          flávio, é uma turbina spa 300 (t3) com caixa quente .63 eixo 49, é uma padrão spa sim.

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