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Motor md

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  • C Offline
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    Casantosef
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    #79

    de acordo com o catalogo diz que o motor 1.5 tem um virabrequim 80 mm.

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    • C Offline
      C Offline
      Casantosef
      escreveu em última edição por
      #80

      então vamos manipular os dados, pois dados sozinhos não nos ajudam. precisamos transformá-los em informações úteis.

      com um comando com uma duração do 049g pode oferece quase 6000 rpm(é o comando que mais influencia da na capacidade máxima de um motor). então vamos nos valer destes dados para obter a velocidade média do pistão - vmp.

      vmp=(curso do pistão x rpm)/30000= (80x6000)/30000= 16 m/s

      então obtivemos a vmp=16 m/s

      falta descobrir a relação diâmetro da válvula/lift do comando.

      qual a necessidade de achar este valor? É que essa relação é que determina o nível de turbulência ou velocidade de admissão da mistura ao sair do duto e entrar no cilindro.

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      • J Offline
        J Offline
        junior85
        escreveu em última edição por
        #81

        cara tenho um cabecote ap com valvulas 38 x 33 e uma junta md de cobre

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        • J Offline
          J Offline
          junior85
          escreveu em última edição por
          #82

          so lembrando que o bloco vai usar vira 1.6 e pistao stander

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          • C Offline
            C Offline
            Casantosef
            escreveu em última edição por
            #83

            que comando pretende usar?

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            • J Offline
              J Offline
              junior85
              escreveu em última edição por
              #84

              acho que o 49g

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              • C Offline
                C Offline
                Casantosef
                escreveu em última edição por
                #85

                então, o lift deste comando é 9,8. com o diâmetro da válvula de admissão do cabeçote que você citou tem 38 mm, vamos fazer as contas:

                9,8/38= 0,2578. para efeitos de cálculo eu colocaria 0,26

                essa relação é adimensional e por isso não tem nenhum unidade como m, mm ou cm. trata-se de um coeficiente que diz o quanto veloz ou turbulenta entra no cilindro. os livros de engenharia orientam que esta relação não deve ultrapassar o intervalo de 0,25 ou 0,35. abaixo de 0,25 temos uma turbulência tão alta que atrapalhará a queima quando a vela lançar a centelha. acima de 0,35 tem-se uma velocidade de admissão muito alta a ponto de diminuir a turbulência e dificultar a atomização perfeita da mistura fazendo com que o motor tenha dificuldade de subir o giro. como no seu caso os valores estão dentro do que é preconizado pelos livros e também dentro do que bons preparadores estimam podemos prosseguir.

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                • C Offline
                  C Offline
                  Casantosef
                  escreveu em última edição por
                  #86

                  minha net não me ajuda!

                  o que nos falta? praticamente nada. falta juntar todos os dados em uma única equação que muito chamam de Índice de mach ou simplesmente número de mach que é uma comparação entre a velocidade com que a mistura passa pelos dutos e chega ao cilindro com a velocidade do som. É consenso que este número deve ser o mais próximo possível de 0,5 e se possível, não ultrapassá-lo.

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                  • C Offline
                    C Offline
                    Casantosef
                    escreveu em última edição por
                    #87

                    desculpe-me, mas esqueci de perguntar o diâmetro do pistão do 1.6? É 79,5 mm mesmo?

                    1 Resposta Última resposta
                    • C Offline
                      C Offline
                      Casantosef
                      escreveu em última edição por
                      #88

                      Índice de mach=(diâmetro do cilindro/diâmetro da válvula de admissão)² x [velocidade média do pistão/velocidade do somx constante de escoamento x (lift do comando de válvula)]

                      então, vamos preencher o quebra cabeças e verificar o que casa ou não.

                      1 Resposta Última resposta
                      • C Offline
                        C Offline
                        Casantosef
                        escreveu em última edição por
                        #89

                        im=(79,5/38)²x[16/340x1,45x(9,8/38)]

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                        • N Offline
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                          Nando Moura
                          escreveu em última edição por
                          #90

                          casantosef,curti esses calculos,mas agora me surgiu um monte de duvidas,da uma força pra entendermos isso melhor,como faço para achar o lift do comando?bom no meu caso estou montando um ap 1.9 com valvula de admição 40 e esc 33 comando 49g pistão 83.3 curso 86.4,segundo o calculo de valvula e comando ficou um valor de 24.5,pensei nesse diametro pois estou usando tbi e adm do 2.0,então pensei em um fluxo maior,sera errado?10339582_637347863014530_515421365274569

                          1 Resposta Última resposta
                          • N Offline
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                            Nando Moura
                            escreveu em última edição por
                            #91

                            cara não consegui entende esses valores

                            1 Resposta Última resposta
                            • C Offline
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                              Casantosef
                              escreveu em última edição por
                              #92

                              fernando, o lift do comando é uma informação obtida quando se compra a peça. se você obtém um comando sem uma nota ou através de troca ele não vem com as especificações, a solução é utilizar um relógio comparador ligado a um suporte com um transferidor. o procedimento é quase que universal: coloca-se o comando em suporte com mancais para poder girá-lo e acopla-o ao suporte com o relógio. a seguir zera o relógio e começa a girar o comando a partir da parte mais baixa e longe do ressalto(esse ressalto, assim como todo ressalto ou quina rotaciona em contato com algo chamamos de came). quando o relógio comparador chegar ao ponto mais alto você obter o levante(lift) do comando.

                              no seu caso lift da admissão do comando 49g é 9,8 mm e você pretende usar válvulas de 40 mm. então fazemos: 9,8/40= 0,245. nesse caso você ultrapassa um pouco os 0,25 da relação que, na teoria, seria necessários. assim o motor vai ter um nível muito turbulento da admissão da mistura a ponto de atrapalhar a centelha da vela. recomendo que dê uma ultra caprichada no sistema de ignição, pois se não o fizer, o motor vai apresentar "buracos" no funcionamento. outra solução seria usar válvulas um pouco menor, 38 mm por exemplo. daria 9,8/38=25,78.

                              uma pergunta: que coletor é este?

                              1 Resposta Última resposta
                              • C Offline
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                                Casantosef
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                                #93

                                vou tentar esclarecer: a relação diâmetro da válvula/lift pode ser comparada à regulagem daqueles borrifadores  de água. quando você gira você altera a altura daquele pino obturador sairá na forma de de jato ou na forma de spray de acordo com a regulagem que você deixa.

                                1 Resposta Última resposta
                                • J Offline
                                  J Offline
                                  junior85
                                  escreveu em última edição por
                                  #94

                                  nao me recordo no monento mas e quase 80mm.

                                  valeu pela ajuda!!!!

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • C Offline
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                                    Casantosef
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                                    #95

                                    im=(79,5/38)²x[16/340x1,45x(9,8/38)]

                                    im=(2,09)²x[16/340x1,45(0,2578)]

                                    im=4,3681x[16/340x0,37381]

                                    im=4,2681x[16/127,0954]

                                    im=4,2681x[0,12588]

                                    im=0,537

                                    se  levarmos em consideração o im ideal é 0,5 pode-se ficar quase feliz, pois ele ficou bem próximo. significa que o motor vai girar razoavelmente bem até próximo do limite da rotação fornecida pelo comando, porém isto não é o ideal porque 0,537 não é 0,500.

                                    o que fazemosó vamos discutir as possíveis intervenções e, juntos, vamos perceber que coisas simples fazem muita diferença nos resultados.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • J Offline
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                                      #96

                                      ta mas altura de cabecote nao interfere em nada?

                                      pq nao sei como vai ficar a altura com a junta de cobre!

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • C Offline
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                                        #97

                                        fernando, desculpe não por não ter sanado suas dúvidas, acredito que minha abordagem não foi didática o suficiente. assim que ajustarmos o im do motor md em questão irei pormenorizar tudo com a maior cautela possível, afim de melhorar este post ok?

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                                        • C Offline
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                                          #98

                                          vai interferir sim, mas não na busca pelo melhor preenchimento do cilindro(maior eficiência volumétrica) e sim na eficiência térmica, pois a luz(distância entre a borda do pistão e o cabeçote vai ser um item a mais no cálculo da taxa de compressão. a luta agora é pela escolha e ajuste pormenorizado de cada peça do cabeçote, pois será ele quem vai determinar o quanto seu motor será eficiente.

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