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Motor md

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • J Offline
    J Offline
    junior85
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    #81

    cara tenho um cabecote ap com valvulas 38 x 33 e uma junta md de cobre

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    • J Offline
      J Offline
      junior85
      escreveu em última edição por
      #82

      so lembrando que o bloco vai usar vira 1.6 e pistao stander

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      • C Offline
        C Offline
        Casantosef
        escreveu em última edição por
        #83

        que comando pretende usar?

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        • J Offline
          J Offline
          junior85
          escreveu em última edição por
          #84

          acho que o 49g

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          • C Offline
            C Offline
            Casantosef
            escreveu em última edição por
            #85

            então, o lift deste comando é 9,8. com o diâmetro da válvula de admissão do cabeçote que você citou tem 38 mm, vamos fazer as contas:

            9,8/38= 0,2578. para efeitos de cálculo eu colocaria 0,26

            essa relação é adimensional e por isso não tem nenhum unidade como m, mm ou cm. trata-se de um coeficiente que diz o quanto veloz ou turbulenta entra no cilindro. os livros de engenharia orientam que esta relação não deve ultrapassar o intervalo de 0,25 ou 0,35. abaixo de 0,25 temos uma turbulência tão alta que atrapalhará a queima quando a vela lançar a centelha. acima de 0,35 tem-se uma velocidade de admissão muito alta a ponto de diminuir a turbulência e dificultar a atomização perfeita da mistura fazendo com que o motor tenha dificuldade de subir o giro. como no seu caso os valores estão dentro do que é preconizado pelos livros e também dentro do que bons preparadores estimam podemos prosseguir.

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            • C Offline
              C Offline
              Casantosef
              escreveu em última edição por
              #86

              minha net não me ajuda!

              o que nos falta? praticamente nada. falta juntar todos os dados em uma única equação que muito chamam de Índice de mach ou simplesmente número de mach que é uma comparação entre a velocidade com que a mistura passa pelos dutos e chega ao cilindro com a velocidade do som. É consenso que este número deve ser o mais próximo possível de 0,5 e se possível, não ultrapassá-lo.

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              • C Offline
                C Offline
                Casantosef
                escreveu em última edição por
                #87

                desculpe-me, mas esqueci de perguntar o diâmetro do pistão do 1.6? É 79,5 mm mesmo?

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                • C Offline
                  C Offline
                  Casantosef
                  escreveu em última edição por
                  #88

                  Índice de mach=(diâmetro do cilindro/diâmetro da válvula de admissão)² x [velocidade média do pistão/velocidade do somx constante de escoamento x (lift do comando de válvula)]

                  então, vamos preencher o quebra cabeças e verificar o que casa ou não.

                  1 Resposta Última resposta
                  • C Offline
                    C Offline
                    Casantosef
                    escreveu em última edição por
                    #89

                    im=(79,5/38)²x[16/340x1,45x(9,8/38)]

                    1 Resposta Última resposta
                    • N Offline
                      N Offline
                      Nando Moura
                      escreveu em última edição por
                      #90

                      casantosef,curti esses calculos,mas agora me surgiu um monte de duvidas,da uma força pra entendermos isso melhor,como faço para achar o lift do comando?bom no meu caso estou montando um ap 1.9 com valvula de admição 40 e esc 33 comando 49g pistão 83.3 curso 86.4,segundo o calculo de valvula e comando ficou um valor de 24.5,pensei nesse diametro pois estou usando tbi e adm do 2.0,então pensei em um fluxo maior,sera errado?10339582_637347863014530_515421365274569

                      1 Resposta Última resposta
                      • N Offline
                        N Offline
                        Nando Moura
                        escreveu em última edição por
                        #91

                        cara não consegui entende esses valores

                        1 Resposta Última resposta
                        • C Offline
                          C Offline
                          Casantosef
                          escreveu em última edição por
                          #92

                          fernando, o lift do comando é uma informação obtida quando se compra a peça. se você obtém um comando sem uma nota ou através de troca ele não vem com as especificações, a solução é utilizar um relógio comparador ligado a um suporte com um transferidor. o procedimento é quase que universal: coloca-se o comando em suporte com mancais para poder girá-lo e acopla-o ao suporte com o relógio. a seguir zera o relógio e começa a girar o comando a partir da parte mais baixa e longe do ressalto(esse ressalto, assim como todo ressalto ou quina rotaciona em contato com algo chamamos de came). quando o relógio comparador chegar ao ponto mais alto você obter o levante(lift) do comando.

                          no seu caso lift da admissão do comando 49g é 9,8 mm e você pretende usar válvulas de 40 mm. então fazemos: 9,8/40= 0,245. nesse caso você ultrapassa um pouco os 0,25 da relação que, na teoria, seria necessários. assim o motor vai ter um nível muito turbulento da admissão da mistura a ponto de atrapalhar a centelha da vela. recomendo que dê uma ultra caprichada no sistema de ignição, pois se não o fizer, o motor vai apresentar "buracos" no funcionamento. outra solução seria usar válvulas um pouco menor, 38 mm por exemplo. daria 9,8/38=25,78.

                          uma pergunta: que coletor é este?

                          1 Resposta Última resposta
                          • C Offline
                            C Offline
                            Casantosef
                            escreveu em última edição por
                            #93

                            vou tentar esclarecer: a relação diâmetro da válvula/lift pode ser comparada à regulagem daqueles borrifadores  de água. quando você gira você altera a altura daquele pino obturador sairá na forma de de jato ou na forma de spray de acordo com a regulagem que você deixa.

                            1 Resposta Última resposta
                            • J Offline
                              J Offline
                              junior85
                              escreveu em última edição por
                              #94

                              nao me recordo no monento mas e quase 80mm.

                              valeu pela ajuda!!!!

                              1 Resposta Última resposta
                              • C Offline
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                                Casantosef
                                escreveu em última edição por
                                #95

                                im=(79,5/38)²x[16/340x1,45x(9,8/38)]

                                im=(2,09)²x[16/340x1,45(0,2578)]

                                im=4,3681x[16/340x0,37381]

                                im=4,2681x[16/127,0954]

                                im=4,2681x[0,12588]

                                im=0,537

                                se  levarmos em consideração o im ideal é 0,5 pode-se ficar quase feliz, pois ele ficou bem próximo. significa que o motor vai girar razoavelmente bem até próximo do limite da rotação fornecida pelo comando, porém isto não é o ideal porque 0,537 não é 0,500.

                                o que fazemosó vamos discutir as possíveis intervenções e, juntos, vamos perceber que coisas simples fazem muita diferença nos resultados.

                                1 Resposta Última resposta
                                • J Offline
                                  J Offline
                                  junior85
                                  escreveu em última edição por
                                  #96

                                  ta mas altura de cabecote nao interfere em nada?

                                  pq nao sei como vai ficar a altura com a junta de cobre!

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • C Offline
                                    C Offline
                                    Casantosef
                                    escreveu em última edição por
                                    #97

                                    fernando, desculpe não por não ter sanado suas dúvidas, acredito que minha abordagem não foi didática o suficiente. assim que ajustarmos o im do motor md em questão irei pormenorizar tudo com a maior cautela possível, afim de melhorar este post ok?

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • C Offline
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                                      escreveu em última edição por
                                      #98

                                      vai interferir sim, mas não na busca pelo melhor preenchimento do cilindro(maior eficiência volumétrica) e sim na eficiência térmica, pois a luz(distância entre a borda do pistão e o cabeçote vai ser um item a mais no cálculo da taxa de compressão. a luta agora é pela escolha e ajuste pormenorizado de cada peça do cabeçote, pois será ele quem vai determinar o quanto seu motor será eficiente.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • J Offline
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                                        #99

                                        sera que eu uso o cabecote md?

                                        qual configuracao fica melhor entao?

                                        valeu pela atencao

                                        1 Resposta Última resposta
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                                          #100

                                          esta configuração está próxima do ideal, porém o problema será usar o cabeçote de um motor ap em um bloco de um md, pois se não estou enganado terá que fazer modificações nos dutos de óleo. não sei ao certo todos os pormenores. agora se for usar um cabeçote md o ideal seria usar um comando com as especificações do 49g e as válvulas de 38 mm para que o fluxo esteja próximo do im que a gente calculou.

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