Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Taxa de compreensão vs pressão de turbo.

Taxa de compreensão vs pressão de turbo.

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
79 Posts 7 Posters 6.3k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • N Offline
    N Offline
    Nando Moura
    escreveu em última edição por
    #43

    É veio ja vi esse filme,então vamos la,pra começar vc precisa de um jogo de pistão e bielas forjadas,lembre-se,novos de uma loja de performance,não da oficina do zé!!!!kkkkkk um vira std com aneis originais,ai vc começa pelo caminho certo!!!!!

    1 Resposta Última resposta
    • R Offline
      R Offline
      Ricardo Gallo
      escreveu em última edição por
      #44

      heheheh verdade esse erro eu não pretendo cometer….o barato que saiu caro....kkkk

      1 Resposta Última resposta
      • N Offline
        N Offline
        Nando Moura
        escreveu em última edição por
        #45

        ja cometi esse erro e a alegria duro so 4 dias,ai o rombo no bolso.!!!!kkkkk

        1 Resposta Última resposta
        • M Offline
          M Offline
          Milan
          escreveu em última edição por
          #46

          ih fala nao e eu acho que estourei a junta do motor denovo depois que a valvula de prioriadade deu uma de louca e deixou soprar 1.7 bar no meu motor original?¿

          sei que fiz uma viagem de 100km sumindo agua carro falhando e com mulher e meu filhinho de 3meses no carro de noite no desespero pra nao enguicar.

          e quando pisava por algum motivo o carro dava umas pipocadas cheguei até ver uam fumacinha preta na hora do estouro.

          cheguei em casa larguei o carro lá nem quis ver nada ainda…..

          1 Resposta Última resposta
          • C Offline
            C Offline
            Casantosef
            escreveu em última edição por
            #47

            há um risco enorme ao se taxar um cabeçote e empregar uma pressão relativamente grande afim de obter potência: exceder a taxa residual de segurança. existe uma série de critérios a serem  empregados para determinar a pressão mais próxima do ideal.

            1 Resposta Última resposta
            • R Offline
              R Offline
              Ricardo Gallo
              escreveu em última edição por
              #48

              hunnn sou muito leigo nessa parte de calculos…..e por este motivos gostaria que os amigos pudesem me ajudar ......então já cometi vairos erros e gastei um monte de dinheiro.....e pior que meu "mexanico" me fala.....vamo faze, e dpois nois ve oque dá.....ai fica ruim.....tipo loteria....

              1 Resposta Última resposta
              • C Offline
                C Offline
                Casantosef
                escreveu em última edição por
                #49

                minha experiência com motores turbo se resume a alguns motores ap (acho que 11 ou 12), motores boxer (fusquinhas e brasília), alguns motores ford(foram pouquíssimos) e um ou dois fiat. por isso não sou uma pessoa qualificada o bastante para dar dicas infalíveis. acredito que posso apenas contribuir com pouquíssima coisa, mas acho que o básico já dá para evitar erros mais grosseiros.

                primeira coisa é definir o que se quer com o seu motor ao turbinar, ou seja, definir o objetivo do projeto a ser seguido. o uso do turbo é o meio mais simples, barato e eficaz de se obter potência, mas também é um dos meios mais arriscados, pois pode comprometer a durabilidade.

                ao definir o que se quer, você vai buscar a taxa residual de compressão que é na verdade a taxa dinâmica obtida com aplicação da pressão requerida junto a taxa estática (muitos chamam de taxa geométrica).

                então, para seguir em um projeto, eu pergunto a você ricardo: qual seu motor? qual sua pretensão? com essas duas perguntas a gente pode ir adiante.

                1 Resposta Última resposta
                • R Offline
                  R Offline
                  rbsmontemor
                  escreveu em última edição por
                  #50

                  minha experiência com motores turbo se resume a alguns motores ap (acho que 11 ou 12), motores boxer (fusquinhas e brasília), alguns motores ford(foram pouquíssimos) e um ou dois fiat. por isso não sou uma pessoa qualificada o bastante para dar dicas infalíveis. acredito que posso apenas contribuir com pouquíssima coisa, mas acho que o básico já dá para evitar erros mais grosseiros.

                  primeira coisa é definir o que se quer com o seu motor ao turbinar, ou seja, definir o objetivo do projeto a ser seguido. o uso do turbo é o meio mais simples, barato e eficaz de se obter potência, mas também é um dos meios mais arriscados, pois pode comprometer a durabilidade.

                  ao definir o que se quer, você vai buscar a taxa residual de compressão que é na verdade a taxa dinâmica obtida com aplicação da pressão requerida junto a taxa estática (muitos chamam de taxa geométrica).

                  então, para seguir em um projeto, eu pergunto a você ricardo: qual seu motor? qual sua pretensão? com essas duas perguntas a gente pode ir adiante.

                  muito bem colocado.

                  1 Resposta Última resposta
                  • M Offline
                    M Offline
                    Milan
                    escreveu em última edição por
                    #51

                    acompanhando ;)

                    1 Resposta Última resposta
                    • R Offline
                      R Offline
                      Ricardo Gallo
                      escreveu em última edição por
                      #52

                      olá casantosef…...primeiramente pesso desculpas por não ter te respondido antes .... ando com uns problemas f***a....por isso me desliguei do forum.

                      então tudo que vc comentou sobre taxa, me soou como grego.......kkkkkkk

                      bom meu motor é um c16xe 16 válvulas......bom é o motor do corsa gsi....com os pistões do corsa nascional.

                      pretendo usa-lo turbo e tirar uns 300 cv não mais.....tendo que já tenho a embreagem de cerãmica com 980lbs onde a displatec me garantiu que suporta mais de 400cv....entre outras peças que acredito que se enquadrem nesse projeto...

                      vou usar o carro somente para "brincar" nos fins de semanas.....rsrsrssrsrsss

                      se puderes me explicar oque significa todas essas taxa e como calcula-las e ficarei muito agradecido....

                      desde já agradeço pela sua atenção.

                      1 Resposta Última resposta
                      • N Offline
                        N Offline
                        Nando Moura
                        escreveu em última edição por
                        #53

                        ricardo ai vai uma tabelinha pra vc entender melhor as taxas dinamica e estatica e pressão de turbo!!!!

                        espero que ajude!!!10325130_650900644992585_413899696487302

                        1 Resposta Última resposta
                        • M Offline
                          M Offline
                          Milan
                          escreveu em última edição por
                          #54

                          1bar=quantos psi?¿

                          1 Resposta Última resposta
                          • N Offline
                            N Offline
                            Nando Moura
                            escreveu em última edição por
                            #55

                            15 psi;

                            1 Resposta Última resposta
                            • M Offline
                              M Offline
                              Milan
                              escreveu em última edição por
                              #56

                              heuehue o meu com 8,3:1 com 1 bar entao estaria por volta de 16:1

                              1 Resposta Última resposta
                              • R Offline
                                R Offline
                                Ricardo Gallo
                                escreveu em última edição por
                                #57

                                hunnn axo que entendi. então de posse da taxa dinâmica do motor poderei calcular qual bielas suportariam os esforços…....

                                pré-ignição, a escolha da vela ideal, a escolha da turbina...???? tbm estão relacionados com a pressão dinâmica ???????

                                utilizando um exemplo. taxa de 9,5:1 com pressão de turbo 1.5bar (arredondando 22 psi) terei 23.7:1 de taxa dinâmica

                                qual seria os outros equipamentos a serem modificados para construção do projeto com uma margem de segurança......

                                1 Resposta Última resposta
                                • C Offline
                                  C Offline
                                  Casantosef
                                  escreveu em última edição por
                                  #58

                                  ok. seu primeiro passo foi dado: definiu seu motor e escolhou a taxa dinâmica, que no seu caso foi de 23,7:1, não foi? não pretendo entrar no mérito da escolha da taxa dinâmica, apenas das vantagens e riscos envolvidos e a vazão, já que a pressão por si só define metade do caminho.

                                  outra parte que, a princípio, muitos não dão a mínima importância, mas que se bem escolhido fará uma diferença assutadora: o comando(duração simétrica e assimétrica, levante simétrico e assimétrico e lob center). depois disso sugiro uma avaliação criteriosa afim de verificar a necessidade ou não de adequação do im(se puder dê uma olhada no tópico http://www.preparados.com.br/topic/74078-motor-md/ do junior85, onde há algumas explicações pormenorizadas que talvez possam te ajudar), r/l para motores turbo, tipos de bielas(tipos de ligas de aço, formato e distribuição dos centros de gravidade), alterações na câmara, modificações de dutos, fluxo rotacional horizontal ou vertical(depende do cabeçote) entre outras tantas coisas.

                                  minha proposta é permitir que, a pouca informação que tenho esteja disponível aos colegas da maneira mais simples possível. não se trata de um tutorial, mas alguns preceitos que possam nortear o ínicio de uma preparação para quem não está habituado.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • M Offline
                                    M Offline
                                    Milan
                                    escreveu em última edição por
                                    #59

                                    acho que a unica coisa que eu sei responder ai é o grau da vela hauhauhauhaua  no mínimo 10 kkkkkkkkkkk

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • C Offline
                                      C Offline
                                      Casantosef
                                      escreveu em última edição por
                                      #60

                                      milan, seu o ricardo gallo não se incomodar e permitir no tópico, até mesmo o gap de vela eu queria discutir.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • M Offline
                                        M Offline
                                        Milan
                                        escreveu em última edição por
                                        #61

                                        eu estaria acompanhando ;d

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • N Offline
                                          N Offline
                                          Nando Moura
                                          escreveu em última edição por
                                          #62

                                          casantosef, vamos discutir sobre isso sim, eu sei que temos que usar velas frias, mas a uns anos atras usavamos as bp8, agora as iridium 9, ai os loco ja tão usando vela de moto, na verdade apenas acompanhamos e imitamos, mas qual o criterio usado em uma graduação, prós e contras claro????

                                          1 Resposta Última resposta

                                          • Login

                                          • Não tem uma conta? Cadastrar

                                          • Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários