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Taxa de compreensão vs pressão de turbo.

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • M Offline
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    Milan
    escreveu em última edição por
    #51

    acompanhando ;)

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    • R Offline
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      Ricardo Gallo
      escreveu em última edição por
      #52

      olá casantosef…...primeiramente pesso desculpas por não ter te respondido antes .... ando com uns problemas f***a....por isso me desliguei do forum.

      então tudo que vc comentou sobre taxa, me soou como grego.......kkkkkkk

      bom meu motor é um c16xe 16 válvulas......bom é o motor do corsa gsi....com os pistões do corsa nascional.

      pretendo usa-lo turbo e tirar uns 300 cv não mais.....tendo que já tenho a embreagem de cerãmica com 980lbs onde a displatec me garantiu que suporta mais de 400cv....entre outras peças que acredito que se enquadrem nesse projeto...

      vou usar o carro somente para "brincar" nos fins de semanas.....rsrsrssrsrsss

      se puderes me explicar oque significa todas essas taxa e como calcula-las e ficarei muito agradecido....

      desde já agradeço pela sua atenção.

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      • N Offline
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        Nando Moura
        escreveu em última edição por
        #53

        ricardo ai vai uma tabelinha pra vc entender melhor as taxas dinamica e estatica e pressão de turbo!!!!

        espero que ajude!!!10325130_650900644992585_413899696487302

        1 Resposta Última resposta
        • M Offline
          M Offline
          Milan
          escreveu em última edição por
          #54

          1bar=quantos psi?¿

          1 Resposta Última resposta
          • N Offline
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            Nando Moura
            escreveu em última edição por
            #55

            15 psi;

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            • M Offline
              M Offline
              Milan
              escreveu em última edição por
              #56

              heuehue o meu com 8,3:1 com 1 bar entao estaria por volta de 16:1

              1 Resposta Última resposta
              • R Offline
                R Offline
                Ricardo Gallo
                escreveu em última edição por
                #57

                hunnn axo que entendi. então de posse da taxa dinâmica do motor poderei calcular qual bielas suportariam os esforços…....

                pré-ignição, a escolha da vela ideal, a escolha da turbina...???? tbm estão relacionados com a pressão dinâmica ???????

                utilizando um exemplo. taxa de 9,5:1 com pressão de turbo 1.5bar (arredondando 22 psi) terei 23.7:1 de taxa dinâmica

                qual seria os outros equipamentos a serem modificados para construção do projeto com uma margem de segurança......

                1 Resposta Última resposta
                • C Offline
                  C Offline
                  Casantosef
                  escreveu em última edição por
                  #58

                  ok. seu primeiro passo foi dado: definiu seu motor e escolhou a taxa dinâmica, que no seu caso foi de 23,7:1, não foi? não pretendo entrar no mérito da escolha da taxa dinâmica, apenas das vantagens e riscos envolvidos e a vazão, já que a pressão por si só define metade do caminho.

                  outra parte que, a princípio, muitos não dão a mínima importância, mas que se bem escolhido fará uma diferença assutadora: o comando(duração simétrica e assimétrica, levante simétrico e assimétrico e lob center). depois disso sugiro uma avaliação criteriosa afim de verificar a necessidade ou não de adequação do im(se puder dê uma olhada no tópico http://www.preparados.com.br/topic/74078-motor-md/ do junior85, onde há algumas explicações pormenorizadas que talvez possam te ajudar), r/l para motores turbo, tipos de bielas(tipos de ligas de aço, formato e distribuição dos centros de gravidade), alterações na câmara, modificações de dutos, fluxo rotacional horizontal ou vertical(depende do cabeçote) entre outras tantas coisas.

                  minha proposta é permitir que, a pouca informação que tenho esteja disponível aos colegas da maneira mais simples possível. não se trata de um tutorial, mas alguns preceitos que possam nortear o ínicio de uma preparação para quem não está habituado.

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                  • M Offline
                    M Offline
                    Milan
                    escreveu em última edição por
                    #59

                    acho que a unica coisa que eu sei responder ai é o grau da vela hauhauhauhaua  no mínimo 10 kkkkkkkkkkk

                    1 Resposta Última resposta
                    • C Offline
                      C Offline
                      Casantosef
                      escreveu em última edição por
                      #60

                      milan, seu o ricardo gallo não se incomodar e permitir no tópico, até mesmo o gap de vela eu queria discutir.

                      1 Resposta Última resposta
                      • M Offline
                        M Offline
                        Milan
                        escreveu em última edição por
                        #61

                        eu estaria acompanhando ;d

                        1 Resposta Última resposta
                        • N Offline
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                          Nando Moura
                          escreveu em última edição por
                          #62

                          casantosef, vamos discutir sobre isso sim, eu sei que temos que usar velas frias, mas a uns anos atras usavamos as bp8, agora as iridium 9, ai os loco ja tão usando vela de moto, na verdade apenas acompanhamos e imitamos, mas qual o criterio usado em uma graduação, prós e contras claro????

                          1 Resposta Última resposta
                          • M Offline
                            M Offline
                            Milan
                            escreveu em última edição por
                            #63

                            vela de moto é a mesma vela…... só que é fria...... sei que tem nego que usa grau 12 ai ja acho exagero.

                            eu com 1 bar uso 9 (acredito) ser suficiente ao menos nunca deu problema.

                            o problema que a vela tem uma faixa de trabalho, quanto mais frio maior essa faixa e usar uma 12 da vida por exemplo e ficar muito em baixa nao é bom pra ela.

                            em dias frios por exemplo as vezes eu tenho que dar uma pressurizada pra 'esquentar a vela'

                            1 Resposta Última resposta
                            • R Offline
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                              rbsmontemor
                              escreveu em última edição por
                              #64

                              temperatura da vela é determinada empiricamente nas montadoras.

                              existem velas específicas para esta determinação, com termopares em suas extremidades para verificação das temperaturas de trabalho nos diversos regimes de carga do motor.

                              a temperatura tem que ser adequada para que ocorra a autolimpeza da mesma, e para que não seja também um ponto "quente" na câmara de combustão.

                              para nós que não possuímos este equipamento, uma forma simples de verificar se o grau térmico está correto é dar uma checada na vela de tempos em tempos e verificar o aspecto da mesma.

                              1 Resposta Última resposta
                              • N Offline
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                                Nando Moura
                                escreveu em última edição por
                                #65

                                mas tirando a coloração da mistura, qual outros aspectos teriam de ser checado???

                                1 Resposta Última resposta
                                • M Offline
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                                  Milan
                                  escreveu em última edição por
                                  #66

                                  po ferrou a minha ta destruida kkkkkkkkkkkkkkkkkkk entao grau 9 pra 1bar é pouco!?????????????

                                  o cassete da cor da minha nao muda ainda to com aquela vela meia branca original… se limpar até vendo como 0km.

                                  po essa vela ai que determina o grau da vela é show heim sabia que existia isso nao.

                                  é assim explicando melhor: tem uma faixa de trabalho da vela.

                                  ela quando ta muito fria comeca a 'sujar' e pode dar falhas de ignicao (como falei no meu caso em dias muito frio em engarrafamentos).

                                  ela muito quente vai ficando incandescente e tem risco de dar pré ignicao (sem faisca) só pelo calor da mesma quando entra a mistura.

                                  agora me corrijam...... a temperatura de uma vela "padrao tipo grau 6"  varia de 400 a 700 graus  certo?¿

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • R Offline
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                                    rbsmontemor
                                    escreveu em última edição por
                                    #67

                                    grau 6 ou 7 ou 8 não é a temperatura em que ela funciona, é a transferência de calor do eletrodo para o cabeçote.

                                    o ideal é a vela sempre funcionar a por exemplo 400 a 700 graus como você citou…e o grau de transferência térmica (o quanto ela recebe de calor da câmara sem passar de tal temperatura, ou sem baixar de tal temperatura) é o que este número chamado grau térmico vai indicar.

                                    num motor turbo a energia dentro da câmara de combustão é maior, por isso comparando o mesmo motor turbo e não turbo, o turbo aquece mais água, aquece mais o escape, aquece mais as válvulas de escape...por que gera mais calor na sua câmara de combustão.

                                    a vela também aquece, e se uma vela mantinha sua temperatura ideal com um fluxo de calor x, é bem possível que ela não dissipe corretamente o calor com fluxo de calor 2x.

                                    por isso estas velas de grau mais frio, ou com índice de transferência térmica mais levado (as mais frias são com números "maiores") são utilizadas em motores que geram mais calor na câmara de combustão, corrigindo o aquecimento excessivo que ocorreria com a mesma vela utilizada no motor aspirado original.

                                    outro exemplo são os carros flex, por possuir taxa de compressão mais elevada (melhor rendimento térmico entre outras coisas), por trabalhar sempre com limite de detonação, ou em pequeno regime de detonação (motores flex mais modernos tem sua potência máxima trabalhando sempre com pequeno nível de detonação, controlado precisamente pela ecu com auxílio do knock sensor) utilizam velas consideradas frias, grau 8 ou até 9.

                                    ah, sobre sua pergunta, a vela deve estar destruída por mistura muito rica e/ou vela excessivamente fria. neste caso o eletrodo oxida e a camada cerâmica fica sempre com aspecto esbranquiçado, como se tivesse sido lavada mesmo.

                                    um motor com mistura correta, curva de avanço correta, e velas com grau térmico correto vai ter a cerâmica com cor "de tijolo", mas nunca cheia de pontinhos (pré ignição) ou limpa demais (vela fria / mistura excessivamente rica).

                                    isso vale para um carro de rua onde o consumo, geração de gases poluentes, qualidade da marcha lenta, carga parcial e outros fatores são importantes.

                                    para carros de arrancada de 1000cvs cheios de cimento nas galerias dágua, que não ficam ligados por mais de 30 segundos, nada disso importa...até por que a calibração em relação a avanço e combustível são diferentes...o que eles buscam do motor são parâmetros diferentes.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • M Offline
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                                      Milan
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                                      #68

                                      po cara,,,,,isso eh complicado.

                                      minhas velas sao iridium 9 (o grau acho que ta certo pra um 1.6 turbo destaxado a alcool certo?)

                                      elas nao tem eletrodo que consiga ver o estado deles.

                                      elas ficaram cinzaas mas 1 queimou comprei outra que nunca sai de branco.

                                      mas eu to penando la no outro topico pra ajustar o 2e…... fica sempre pobre fico vendo no hallmeter e no multimetro.

                                      to trocando gicle igual de roupa =s

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • N Offline
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                                        Nando Moura
                                        escreveu em última edição por
                                        #69

                                        acompanhando interessado!!!!esplica melhor como vemos a graduação perfeita da vela!!

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • M Offline
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                                          Milan
                                          escreveu em última edição por
                                          #70

                                          olha o estado da minha vela

                                          www.boxonline.blog.br/lixo_externo/cor_vela_md.jpg

                                          cor_vela_md.jpg

                                          1 Resposta Última resposta

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